Passe Livre - Regras e Condições

Fonte

Caros Aeronautas:

Seguem as regras atualizadas por empresa para utilização do Passe Livre.

Qualquer dúvida ou sugestão, por favor, envie um e-mail para regulamentacao@aeronautas.org.br

Lembramos que a correta utilização é primordial para que possamos ao longo do tempo buscar melhorias e facilitar a utilização deste importante direito. Pedimos atenção para alguns pontos principais:

- solicitar apenas um passe para o destino desejado, de forma a não bloquear um assento em outro voo;

- uso do uniforme obrigatório;

- por ser uma reserva em stand by, aguardar o final do embarque para o ingresso na aeronave.

Bons voos!

###################################################################

AVIANCA

- Login Acesse o site: https://passelivre.avianca.com.br Digite CPF e Código ANAC; -Escolha dos Voos Pesquise e selecione o trecho e data desejada. Ao confirmar o agendamento o sistema criará uma “Chave” que deverá ser apresentada no balcão de check-in; – Check-in e Embarque Com a “chave”, que pode ser apresentada impressa ou por meio eletrônico deverá apresentar-se no balcão de check-in com até 1 hora de antecedência do voo.

AZUL

- Login Acesse o site: https://apps.voeazul.com.br/passelivreintegrado/Login.aspx Nome de Usuário = CPF Senha = Código ANAC – Escolha dos Voos Em Nova Reserva, selecione o trecho e data desejada. Para concluir sua reserva, é necessário informar e-mail e telefone. O código de reserva será gerado e encaminhado pelo e-mail informado; – Check-in e Embarque Com a reserva, realize o check-in em qualquer canal disponível da Azul (Balcão, Totem ou Web). Com o cartão, apresente-se no portão de embarque, informando ao agente de aeroporto que está como stand by, devendo aguardar a sua autorização para embarque. Se houver bagagem, estas deverão ser despachadas no balcão.

GOL

- Login Acesse o site: https://passelivre.golnaweb.com.br Nome de Usuário = CPF Senha = Código ANAC – Escolha dos Voos Em Nova Reserva, selecione o trecho e data desejada. Para concluir sua reserva, é necessário informar e-mail e telefone. O código de reserva será gerado de imediato, podendo ser impresso ou consultado na opção “Meus voos”; – Check-in e Embarque Em posse do código localizador, realize o check-in nos Totens com até 45 minutos de antecedência do voo e dirija-se ao portão de embarque. Caso tenha mala a mesma deve ser despachada em nosso check-in. No portão identifique-se ao nosso colaborador como tripulante de congênere viajando de passe. O mesmo verificará a disponibilidade para embarque.

TAM

- Solicitação do voo E-mail para: passelivre@tam.com.br (horário de atendimento: 7 dias por semana, entre 5:00h e 22:00h)

Dados necessários no e-mail:

1) Nome completo

2) CPF

3) Código ANAC

4) Trecho

5) Data e número do voo

- Escolha dos Voos Via site regular: www.tam.com.br

- Check in e Embarque Após receber o e-ticket por e-mail, deverá seguir ao check in TAM para o processo de atendimento, no máximo 45 (quarenta e cinco) minutos antes do voo. No check in ocorrerá o atendimento para o voo, bem como o despacho de bagagem, caso haja. Após receber o e-ticket por e-mail, nas Bases de GRU, CGH e POA, deverá seguir diretamente ao portão de embarque, no máximo 30 (trinta) minutos antes do voo e se apresentar ao funcionário TAM com o número do e-ticket, procedendo o despacho de bagagem diretamente no portão de embarque (com etiqueta de portão), caso haja.

PASSAREDO

Os tripulantes, cumprindo com os requisitos gerais da CCT, deverão se apresentar no balcão de check in da companhia, portando uma xerox do crachá que deverá ser entregue ao funcionário que está efetuando o atendimento. A bagagem obrigatoriamente deverá ser despachada. O critério para desempate no embarque utilizado será o de hierarquia funcional (Comandante, Copiloto, Mecânico de Voo e Comissário);

TOTAL

Os tripulantes, cumprindo com os requisitos gerais da CCT, deverão entrar em contato com o telefone central da escala (31) 3343-8695, para verificar a disponibilidade de assentos disponíveis no voo desejado; ou se dirigir diretamente ao Comandante da aeronave, para verificar a disponibilidade de assentos, de acordo com os critérios já estabelecidos e condições operacionais do equipamento;

SIDERAL

Os tripulantes, cumprindo com os requisitos gerais da CCT, deverão se dirigir diretamente ao Comandante da aeronave para verificar a disponibilidade de assentos.

O critério adotado será por ordem de chegada e como desempate será utilizado será utilizada a hierarquia (Comandante, Copiloto, Mecânico de Voo e Comissário). Em qualquer outra situação, o critério será estabelecido pelo Comandante do Voo.

Em voos do Banco Central, por força de contrato e segurança, toda e qualquer pessoa deverá obter autorização da Diretoria de Operações para pleitear o seu embarque.

RIO

Os tripulantes, cumprindo com os requisitos gerais da CCT, deverão se dirigir diretamente ao Comandante da aeronave para verificar a disponibilidade de assentos.

O critério adotado será por hierarquia (Comandante, Copiloto, Mecânico de Voo e Comissário). Em qualquer outra situação, o critério será estabelecido pelo Comandante do Voo.

Em voos do Banco Central, por força de contrato e segurança, toda e qualquer pessoa deverá obter autorização da Diretoria de Operações para pleitear o seu embarque.

MAP Linhas Aéreas

Os tripulantes, cumprindo com os requisitos gerais da CCT, deverão se apresentar no balcão de check in da companhia, portando seu crachá que deverá ser apresentado, juntamente com sua CHT, ao funcionário que está efetuando o atendimento.

A bagagem seguirá a mesma regra prevista para o passageiro pagante, assim como o embarque.

O embarque ficará condicionado à disponibilidade de lugar e peso e estará condicionado a cinco tripulantes por voo.

TAM CARGO

Os tripulantes, cumprindo os requisitos gerais da CCT, deverão seguir as seguintes regras:

- Envio de e-mail com 24 horas de antecedência informando data e se souber o voo pretendido para coordvcp@tamcargo.com.br ;

-Será enviado um link para preenchimento dos dados para embarque de acordo com a informação do voo, disponibilidade e prioridade de embarque;

-Considerando a possibilidade de mudanças de horário, itinerário ou até mesmo o cancelamento do voo, o interessado deverá confirmar as informações sobre o voo com antecedência de 03h00 antes ao embarque, apenas através do e-mail coordvcp@tamcargo.com.br ;

-Após confirmação o nome do tripulante será incluído no manifesto de pessoas a bordo e seu embarque será condicionado à apresentação com antecedência mínima de 00:45 min antes do ETD na aeronave.

COLT CARGO

Os tripulantes deverão se dirigir diretamente ao comandante da aeronave para verificar a disponibilidade de assentos, de acordo com os critérios já estabelecidos e condições operacionais do equipamento.

Os tripulantes também podem encaminhar um email para coordenacao@coltcargo.com.br ou ligar para (11 3199‐1400) e informar NOME , CANAC, CPF, EMPRESA e TRECHO, solicitando autorização.


###############################################


Dicas de etiqueta e cortesia para uma utilização tranquila:

- Providencie tempo suficiente para cumprir todos os procedimentos requeridos pelas empresas;

- seja sempre cortês e educado com todos os funcionários;

- quando no jump seat, autorizado pelo Comandante e pela Empresa, lembre-se que você é um tripulante adicional. Mantenha-se sempre alerta. Cumpra as recomendações dos pilotos. Coloque um fone para acompanhar as comunicações. Observe os procedimentos de segurança, comunicações e evacuação. Desligue seu telefone tão logo entre na cabine de comando. Cumpra o “sterile cockpit” quando 10.000 pés ou abaixo (em alguns casos até acima);

- Se permitido e oferecido um upgrade de classe, informe o comissário responsável pela cabine de passageiros. Este upgrade não quer dizer que você terá os mesmos benefícios dos passageiros pagantes;

- não consuma bebidas alcoólicas;

- leve apenas bagagens compatíveis com as regras estabelecidas;

- sempre se porte adequadamente, não conversando alto ou escutando música em volume inapropriado;

Mais uma vez, parabéns pela conquista!

Associe-se!

 

 ############################################################################
 
 
PASSE LIVRE: Regras e Procedimentos
 
A partir de 1º de agosto de 2014, demos início a umas das maiores conquistas obtidas em Convenção Coletiva nos últimos anos: o Passe Livre. Milhares de aeronautas passaram a ter mais possibilidades de voos para se deslocarem ao trabalho e retornarem aos seus lares, tendo mais tempo junto às suas famílias e amigos.
 
A conquista desse benefício, tão importante para a melhora da nossa qualidade de vida, só pôde ser obtida com a participação de cada um de vocês que vêm se empenhando diariamente no resgate da dignidade da nossa profissão. Mais do que a conquista de benefícios, nossa união tem mostrado que juntos somos capazes de buscarmos as condições de vida e trabalho tão sonhadas para nós tripulantes.
 
A correta utilização desse benefício é vital para a sua continuidade, expansão e facilitação de uso, portanto reiteramos o estrito cumprimento das regras e contamos com a usual colaboração entre os tripulantes para que essa utilização ocorra de forma harmoniosa, trazendo maior interação entre todos os colegas da aviação.
 
Por isso, aeronautas, comemorem conosco e aproveitem mais esta vitória!
 
Seguem abaixo as regras definidas pelas empresas, em conformidade com a Cláusula 78 da CCT da Aviação Regular, que regula o direito do Passe Livre.
 
Regras gerais:
 
1. A concessão de passe livre é exclusiva para voos domésticos, a favor de tripulantes com contrato de trabalho ativo e em escala de serviço, para início ou pós encerramento de jornada ou de viagem;
 
2. Estão excluídos desse programa os aeronautas que estiverem de férias ou de licença assim como aqueles com o contrato de trabalho suspenso ou interrompido e os aposentados;
 
3. Os tripulantes deverão, obrigatoriamente, se apresentar para embarque e viajar trajando o uniforme completo de sua empresa, e identificados pelo crachá funcional (devendo retirar o crachá após o embarque) e documento válido de identificação com foto;
 
4. Será permitido no máximo 5 (cinco) solicitações de reserva por voo, em cada empresa, na condição de stand by;
 
5. A disponibilização do código de reserva ou realização de check in não garantem o embarque;
 
6. Os tripulantes eletivos serão posicionados no último ranking de priorização, de acordo com a política interna de cada empresa;
 
7. A prioridade será, sempre, dos tripulantes da própria empresa na mesma situação;
 
8. A prioridade de embarque do tripulante usuário do passe livre será pela ordem de criação da reserva ou comparecimento no check in/gate, conforme regra de cada empresa;
 
9. O direito ao passe livre é pessoal e intransferível;
 
10. A empresa aérea transportadora informará à empresa empregadora qualquer situação de embaraço ou mau uso do passe livre pelos aeronautas;
 
11- O tempo de deslocamento quando da utilização do passe livre não será considerado, em qualquer hipótese, como hora ou quilômetro voado para efeito de remuneração;
 
12. As empresas constituirão um banco de dados único, no qual serão inseridos o nome completo, CPF e código ANAC dos aeronautas elegíveis ao Passe Livre de cada empresa. Caso o aeronauta não autorize o compartilhamento destes dados, deverá notificar formalmente sua empresa, refletindo na sua exclusão de utilização do Passe Livre;
 
13. Só será possível solicitar reservas de stand by para voos com antecedência de 24 horas a até 2 horas antes do voo.
 
 
############################################################################


BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS