Caros Aeronautas:
Seguem as regras atualizadas por empresa para utilização do Passe Livre.
Qualquer dúvida ou sugestão, por favor, envie um e-mail para passe.livre@aeronautas.org.br
Lembramos que a correta utilização é primordial para que possamos ao longo do tempo buscar melhorias e facilitar a utilização deste importante direito. Pedimos atenção para alguns pontos principais:
- solicitar apenas um passe para o destino desejado, de forma a não bloquear um assento em outro voo;
- uso do uniforme obrigatório;
- por ser uma reserva em stand by, aguardar o final do embarque para o ingresso na aeronave.
Bons voos!
###################################################################
AVIANCA
- Login Acesse o site: https://passelivre.avianca.com.br Digite CPF e Código ANAC; -Escolha dos Voos Pesquise e selecione o trecho e data desejada. Ao confirmar o agendamento o sistema criará uma “Chave” que deverá ser apresentada no balcão de check-in; – Check-in e Embarque Com a “chave”, que pode ser apresentada impressa ou por meio eletrônico deverá apresentar-se no balcão de check-in com até 1 hora de antecedência do voo.
AZUL
- Login Acesse o site: https://apps.voeazul.com.br/
GOL
- Login Acesse o site: https://passelivre.golnaweb.com.br Nome de Usuário = CPF Senha = Código ANAC – Escolha dos Voos Em Nova Reserva, selecione o trecho e data desejada. Para concluir sua reserva, é necessário informar e-mail e telefone. O código de reserva será gerado de imediato, podendo ser impresso ou consultado na opção “Meus voos”; – Check-in e Embarque Em posse do código localizador, realize o check-in nos Totens com até 45 minutos de antecedência do voo e dirija-se ao portão de embarque. Caso tenha mala a mesma deve ser despachada em nosso check-in. No portão identifique-se ao nosso colaborador como tripulante de congênere viajando de passe. O mesmo verificará a disponibilidade para embarque.
TAM
- Solicitação do voo E-mail para: passelivre@tam.com.br (horário de atendimento: 7 dias por semana, entre 5:00h e 22:00h)
Dados necessários no e-mail:
1) Nome completo
2) CPF
3) Código ANAC
4) Trecho
5) Data e número do voo
- Escolha dos Voos Via site regular: www.tam.com.br
- Check in e Embarque Após receber o e-ticket por e-mail, deverá seguir ao check in TAM para o processo de atendimento, no máximo 45 (quarenta e cinco) minutos antes do voo. No check in ocorrerá o atendimento para o voo, bem como o despacho de bagagem, caso haja. Após receber o e-ticket por e-mail, nas Bases de GRU, CGH e POA, deverá seguir diretamente ao portão de embarque, no máximo 30 (trinta) minutos antes do voo e se apresentar ao funcionário TAM com o número do e-ticket, procedendo o despacho de bagagem diretamente no portão de embarque (com etiqueta de portão), caso haja.
PASSAREDO
Os tripulantes, cumprindo com os requisitos gerais da CCT, deverão se apresentar no balcão de check in da companhia, portando uma xerox do crachá que deverá ser entregue ao funcionário que está efetuando o atendimento. A bagagem obrigatoriamente deverá ser despachada. O critério para desempate no embarque utilizado será o de hierarquia funcional (Comandante, Copiloto, Mecânico de Voo e Comissário);
TOTAL LINHAS AÉREAS
O passe livre deve ser solicitado para o e-mail: operacoes@total.com.br das 8h às 17h de segunda a sexta-feira. No e-mail, deverão constar as informações: Anac, Companhia, trecho, CMA válido e telefone para contato. Devido à limitação de espaço na cabine e na área adjacente à porta dianteira da aeronave, a bagagem do tripulante extra estará limitada a 1 (uma) mala (padrão Tripulante) e mais 1 (uma) bagagem de mão padrão bolsa ou mochila;
SIDERAL
Os tripulantes, cumprindo com os requisitos gerais da CCT, deverão se dirigir diretamente ao Comandante da aeronave para verificar a disponibilidade de assentos.
O critério adotado será por ordem de chegada e como desempate será utilizado será utilizada a hierarquia (Comandante, Copiloto, Mecânico de Voo e Comissário). Em qualquer outra situação, o critério será estabelecido pelo Comandante do Voo.
Em voos do Banco Central, por força de contrato e segurança, toda e qualquer pessoa deverá obter autorização da Diretoria de Operações para pleitear o seu embarque.
RIO
Os tripulantes, cumprindo com os requisitos gerais da CCT, deverão se dirigir diretamente ao Comandante da aeronave para verificar a disponibilidade de assentos.
O critério adotado será por hierarquia (Comandante, Copiloto, Mecânico de Voo e Comissário). Em qualquer outra situação, o critério será estabelecido pelo Comandante do Voo.
Em voos do Banco Central, por força de contrato e segurança, toda e qualquer pessoa deverá obter autorização da Diretoria de Operações para pleitear o seu embarque.
MAP Linhas Aéreas
Os tripulantes, cumprindo com os requisitos gerais da CCT, deverão se apresentar no balcão de check in da companhia, portando seu crachá que deverá ser apresentado, juntamente com sua CHT, ao funcionário que está efetuando o atendimento.
A bagagem seguirá a mesma regra prevista para o passageiro pagante, assim como o embarque.
O embarque ficará condicionado à disponibilidade de lugar e peso e estará condicionado a cinco tripulantes por voo.
TAM CARGO
Os tripulantes, cumprindo os requisitos gerais da CCT, deverão seguir as seguintes regras:
- Envio de e-mail com 24 horas de antecedência informando data e se souber o voo pretendido para coordvcp@tamcargo.com.br ;
-Será enviado um link para preenchimento dos dados para embarque de acordo com a informação do voo, disponibilidade e prioridade de embarque;
-Considerando a possibilidade de mudanças de horário, itinerário ou até mesmo o cancelamento do voo, o interessado deverá confirmar as informações sobre o voo com antecedência de 03h00 antes ao embarque, apenas através do e-mail coordvcp@tamcargo.com.br ;
-Após confirmação o nome do tripulante será incluído no manifesto de pessoas a bordo e seu embarque será condicionado à apresentação com antecedência mínima de 00:45 min antes do ETD na aeronave.
COLT CARGO
Os tripulantes deverão se dirigir diretamente ao comandante da aeronave para verificar a disponibilidade de assentos, de acordo com os critérios já estabelecidos e condições operacionais do equipamento.
Os tripulantes também podem encaminhar um email para coordenacao@coltcargo.com.br ou ligar para (11 3199‐1400) e informar NOME , CANAC, CPF, EMPRESA e TRECHO, solicitando autorização.
MODERN LOGISTICS
O tripulante deve enviar um email para passelivre@modern.com.br informando:
1. Nome
2. Data de nascimento
3. Empresa em que trabalha
4. Código Anac
5. Telefone para contato em caso de urgência
6. Data e trecho solicitado
A Modern responderá ao email informando a possibilidade de embarque e a sequência de prioridades até três horas antes do voo. Por motivos de segurança, em alguns tipos de operações, haverá restrição ao transporte de tripulantes no sistema passe livre.
###############################################
Dicas de etiqueta e cortesia para uma utilização tranquila:
- Providencie tempo suficiente para cumprir todos os procedimentos requeridos pelas empresas;
- seja sempre cortês e educado com todos os funcionários;
- quando no jump seat, autorizado pelo Comandante e pela Empresa, lembre-se que você é um tripulante adicional. Mantenha-se sempre alerta. Cumpra as recomendações dos pilotos. Coloque um fone para acompanhar as comunicações. Observe os procedimentos de segurança, comunicações e evacuação. Desligue seu telefone tão logo entre na cabine de comando. Cumpra o “sterile cockpit” quando 10.000 pés ou abaixo (em alguns casos até acima);
- Se permitido e oferecido um upgrade de classe, informe o comissário responsável pela cabine de passageiros. Este upgrade não quer dizer que você terá os mesmos benefícios dos passageiros pagantes;
- não consuma bebidas alcoólicas;
- leve apenas bagagens compatíveis com as regras estabelecidas;
- sempre se porte adequadamente, não conversando alto ou escutando música em volume inapropriado;
Mais uma vez, parabéns pela conquista!
Associe-se!