Esta petição pública tem como objetivo solicitar que a Prefeitura de São Paulo apresente publicamente seus planos para a área do aeroporto do Campo de Marte, bem como abrir espaço para o debate e para a apresentação de propostas, de maneira democrática, transparente e participativa.

Assine a petição no link: https://goo.gl/fRgW4E.

O Sindicato Nacional dos Aeronautas, juntamente com diversas associações ligadas à aviação, lançou no último dia 16 a campanha Salve o Campo de Marte (#SalveOCampoDeMarte), que tem o objetivo de evitar o fechamento do aeroporto.

Saiba mais clicando aqui.

Fazem parte do movimento as seguintes instituições: SNA (Sindicato Nacional dos Aeronautas), Abrapac (Associação Brasileira de Pilotos da Aviação Civil), Sneta (Sindicato Nacional das Empresas de Táxi Aéreo), ABTAer (Associação Brasileira de Táxi Aéreo o Oficinas de Manutenção), Acecam (Associação do Aeroporto Campo de Marte), Abag (Associação Brasileira de Aviação Geral), AOPA (Associação de Pilotos e Proprietários de Aeronaves) e ABEFAER (Associação Brasileira das Entidades de Formação Aeronáutica).

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

O Presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo disposto no art. 22, “a” do estatuto da entidade sindical e observados os demais requisitos estatutários e legais, em especial o previsto no art. 20, “b”, do estatuto sindical supracitado, convoca todos os instrutores de voo do AEROCLUBE DE CARAZINHO, para Assembleia Geral Extraordinária que será realizada no dia 28 de agosto de 2017, às 14:00 horas em primeira convocação, e às 14:30 horas em segunda e última convocação no seguinte local: AEROCLUBE DE CARAZINHO, localizado na Rua Sadi Kissmann, nº 800, bairro Santa Terezinha, Carazinho, Rio Grande do Sul, CEP 99500-000, para deliberarem sobre a seguinte ordem do dia: proposta de Acordo Coletivo de Trabalho dos instrutores de voo.

Rio de Janeiro, 07 de agosto de 2017

Rodrigo Spader
Presidente

Após diversas tentativas de solucionar irregularidades da escola Voe Cachoeira (antiga Born to Fly), e diante da irredutibilidade da instituição em regularizar a situação dos instrutores de voo e em negociar acordo coletivo, o Sindicato Nacional dos Aeronautas ajuizou ação coletiva pelo não cumprimento da legislação trabalhista e aeronáutica.

Na ação, são pleiteadas todas as verbas decorrentes do vínculo empregatício, além de adicionais noturno e de periculosidade, pagamento especial decorrente do trabalho aos domingos e feriados, respeito aos limites de jornada, diárias de alimentação, cesta básica e seguro de vida.

Nos últimos meses, o SNA vem atuando fortemente na busca da regularização das relações de trabalho dos instrutores de voo que atuam profissionalmente nas escolas de aviação  e aeroclubes de todo o Brasil. 

Historicamente os empregadores não cumprem os direitos previstos na Lei do Aeronauta e na CLT, causando prejuízos a pilotos instrutores e a toda a categoria.

O SNA continuará atuando na defesa dos direitos dos instrutores de voo, profissionais que estão inseridos na categoria dos aeronautas,  e fará essa discussão com todas as escolas de aviação e aeroclubes do país, seja na esfera administrativa ou na judicial.

Todos os aeronautas que tenham conhecimento de irregularidades que afetem os instrutores de voo de qualquer escola ou aeroclube do país, por favor, façam denúncias através do email: juríEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

A empresa Fuzhou Airlines vai realizar screening para comandantes B737 em São Paulo, de 4 a 8 de setembro. O salários anuais podem chegar a $323 268.

Requisitos:
-No more than 55 years old;
-ATPL license with the type rating B737
-Valid/Current First class medical certificate
-ICAO 4 or above
-PIC time on B737 is no less than 500 hours, total PIC hours on Jet aircraft is no less than 3000 hours.

A reserva de slot pode ser feita através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou WhatsApp 21 98109 7722.

*O SNA lembra que apenas divulga ofertas de empregos e que não tem responsabilidade sobre os anúncios.

 

O Sindicato Nacional dos Aeronautas, juntamente com diversas associações ligadas à aviação, lançou nesta quarta-feira (16) a campanha Salve o Campo de Marte (#SalveOCampoDeMarte), que tem o objetivo de evitar o fechamento do aeroporto na zona norte de São Paulo. O lançamento foi realizado durante a feira de aviação Labace, também na capital paulista.

O movimento teve início após divulgação de que a prefeitura paulistana pretende criar um parque e um museu aeroespacial no local, encerrando as operações aéreas do aeroporto em um prazo de três anos.

Embora sejam favoráveis a ações sustentáveis e integrativas, as associações entendem que impor restrições às operações aéreas hoje existentes no Campo de Marte traria impactos negativos significativos. Até o momento, a comunidade aeronáutica não teve acesso ao projeto e, portanto, não teve oportunidade de opinar sobre o assunto.

“Os impactos devem ser discutidos com a participação de todos os envolvidos. Somente com diálogo poderemos entender as pretensões do projeto e encontrar saídas que sejam satisfatórias para todas as partes”, afirmou o comandante Adriano Castanho, diretor de Relações Institucionais do SNA.

Até o momento, o prefeito João Dória ainda não recebeu os representantes. Associações de trabalhadores, empresários e usuários que atuam no Campo de Marte elaboraram um abaixo-assinado e devem acionar o Ministério Público para intervir na questão. 

Ao longo de todo o ano, o Campo de Marte movimenta cerca de 120 mil passageiros em 70 mil voos, sendo o terceiro aeroporto mais movimentado do estado de São Paulo, atrás apenas de Congonhas e Guarulhos. No Brasil, há poucas pistas desse tipo e não seria viável acomodar as atividades do Campo de Marte em outros aeroportos hoje existentes —todos com estrutura já esgotada.

A comunidade aeronáutica lembra que há muitas sugestões a serem feitas, como, por exemplo, a possibilidade de criação de um aeroporto metropolitano no local, a exemplo de outras cidades, que têm investido em aeroportos já criados.

Fazem parte do movimento as seguintes instituições: SNA (Sindicato Nacional dos Aeronautas), Abrapac (Associação Brasileira de Pilotos da Aviação Civil), Sneta (Sindicato Nacional das Empresas de Táxi Aéreo), ABTAer (Associação Brasileira de Táxi Aéreo o Oficinas de Manutenção), Acecam (Associação do Aeroporto Campo de Marte), Abag (Associação Brasileira de Aviação Geral), AOPA (Associação de Pilotos e Proprietários de Aeronaves) e ABEFAER (Associação Brasileira das Entidades de Formação Aeronáutica).

Os aeronautas que receberam, por e-mail, o formulário de consulta sobre a proposta de acordo da Rio Linhas Aéreas têm até dia 28 de agosto para enviar suas respostas.

A consulta virtual foi enviada pelo SNA após sugestão do procurador do MPT (Ministério Público do Trabalho) da 9ª Região em audiência realizada no dia 1º de junho, para encerramento da ação de reintegração movida contra a Rio Linhas Aéreas.

O objetivo da pesquisa é garantir que os aeronautas que não puderam comparecer à última AGE manifestem sua vontade a respeito do acordo oferecido pela empresa.

Caso não tenha recebido o formulário, ou queira esclarecer dúvidas, o aeronauta pode enviar um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

O Presidente do SINDICATO NACIONAL DOS AERONAUTAS, no uso de suas atribuições que lhes são conferidas pelo disposto no art. 22, “a” do estatuto da entidade sindical e observados os demais requisitos estatutários e legais, em especial o previsto no art. 20, “b”, do estatuto sindical supracitado, bem como o estabelecido no art. 615 da Consolidação das Leis Trabalhistas – CLT, convoca todos os aeronautas brasileiros da British Airways, para Assembleia Geral Extraordinária que será realizada no dia 22 de agosto de 2017, às 13:30 horas em primeira convocação e às 14:00 horas em segunda e última convocação no seguinte local: São Paulo: Auditório Hotel Ibis Congonhas, localizado na Rua Baronesa de Bela Vista, 801, Congonhas, São Paulo/SP, para esclarecimentos sobre o anúncio do desligamento de aeronautas brasileiros baseados São Paulo.

Rio de Janeiro, 17 de agosto de 2017

Rodrigo Spader
Presidente

O Sindicato Nacional dos aeronautas participou, de 8 a 10 de agosto, do Congresso Sindag Mercosul, realizado em Canela - RS.

Entre outros temas, os participantes acompanharam palestras sobre tecnologia, comunicação e segurança.

O Cmte. Adriano Castanho, diretor da Secretaria Extraordinária de Relações Institucionais do SNA, palestrou sobre os temas "Regras de aposentadoria" e "Reflexos da Nova Lei do Aeronauta para o piloto agrícola". O diretor Mateus Ghisleni, da Secretaria de Segurança de Voo do SNA também participou do evento com a palestra "Colisão com redes".

Já o Cmte. Gianni Bozetto, representantes dos pilotos agrícolas do SNA, participou de fórum sobre a Convenção Coletiva de Trabalho.

Ao todo, existem mais de 2 mil aviões agrícolas no País, que também fazem trabalho de semeadura e aplicação de fertilizantes, trato de florestas, combate a incêndios florestais e povoamento de rios e lagos.

O SNA enviou um ofício à Anac, no último dia 8 de agosto, solicitando o fim da obrigatoriedade de que os exames psicológicos e psiquiátricos sejam feitos anualmente, conforme previsto no RBAC-67, passando a ter uma validade maior, de 5 anos. As agências FAA (Federal Aviation Administration) e EASA (European Aviation Safety Agency) já recomendam alteração da periodicidade.
 
A comunidade aeronáutica mundial chegou à conclusão que os testes aplicados atualmente não atingem os objetivos que nortearam sua obrigatoriedade, e que programas de acompanhamento da saúde mental dos tripulantes, que envolvam a entidade de classe, serão muito mais efetivos do que exames psicológicos anuais.

Esses programas visam o atendimento psicológico de forma proativa, atendendo o tripulante sempre que sinta necessidade de acompanhamento e tratamento psicológico, sem preocupações com o afastamento do trabalho ou medidas punitivas adotadas pelas empresas ou pela autoridade aeronáutica.

A análise de saúde psicológica dos tripulantes não deve apenas criar uma ilusão de aprimoramento de segurança, mas perceber e tratar as doenças psicológicas dos tripulantes, reabilitando esse profissional para a atividade profissional, vida familiar e convívio social.
 
A aplicação anual desses exames foi determinada por diversas agências reguladoras após o acidente com o voo 9525 da empresa Germanwings, em 2015, mas vêm sendo descontinuada por não atender o objetivo principal de detectar uma incapacidade psicológica futura, e apenas realizar uma análise momentânea.

Por entender a importância da boa saúde mental para a segurança operacional, o SNA apoia firmemente o acompanhamento psicológico dos tripulantes, e disponibiliza aos associados um programa de assistência com atendimento psicológico gratuito.

O Sindicato Nacional dos Aeronautas firmou nesta segunda-feira (14), em Florianópolis, um ACT (Acordo Coletivo de Trabalho) para os instrutores de voo da VoeFloripa, sediada em Florianópolis-SC, após aprovação dos termos pelos trabalhadores em assembleia.
 
O acordo regulariza a atividade e a relação de trabalho entre os instrutores e aeroclube.
 
Entre outros itens, o ACT estabelece:
 
- Remuneração mínima fixa e adicional por hora;
- Adicional noturno e de periculosidade;
- Diária de alimentação;
- Seguro de vida;
- Limites de jornada de trabalho e de horas de voo;
- Repouso mínimo e garantia mínima de oito folgas mensais;
- Garantia de emprego aos acidentados;
- Custeio de revalidações de CMA e CHT.
 
O SNA ressalta que continuará trabalhando para a regularização de todos os aeroclubes e escolas de aviação do Brasil.
 
Lembramos que os aeronautas podem denunciar quaisquer irregularidades por meio do e-mail do Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..