EDITAL DE CONVOCAÇÃO

ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

Presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo disposto no art. 22, “a” do estatuto da entidade sindical e observados os demais requisitos estatutários e legais, em especial o previsto no art. 20, § 1º, “b”, do estatuto sindical supracitado, convoca os Aeronautas associados e não associados, ex -empregados, desligados a partir de janeiro de 2015 da Empresa RIO LINHAS AÉREAS para Assembleia Geral Extraordinária que será realizada no dia 30 de outubro de 2017 às 15:00 horas em primeira convocação, e às 15:30 horas em segunda e última convocação, nos seguintes locais: São Paulo: Hotel Ibis Congonhas: R. Baronesa de Bela Vista, 801 - Vila Congonhas, São Paulo - SP, 04612-002, e Rio de Janeiro: Sede do SNA, localizada na Avenida Franklin Roosevelt, 194, Salas 802/805, Centro, Rio de Janeiro/RJ, CEP 20021-120, para a seguinte ordem do dia: Esclarecimentos e deliberação sobre a proposta de acordo realizada pelo juízo, nos autos dos processos nºs. 000106464.2015.5.09.0965 e 0001141-73.2015.5.09.0965.

Rio de Janeiro, 20 de outubro de 2017

Rodrigo Spader
Presidente

O Sindicato Nacional dos Aeronautas informa a todos que, devido a um problema técnico, o site da instituição não está acessível por meio do navegador Safari, nativo dos sistemas iOS e Mac OS (Iphones e Macs).

Estamos trabalhando para resolver a questão.

Caso você use aparelhos da Apple e precise entrar no site do SNA, sugerimos tentar usar qualquer outro navegador que não seja o Safari (Chrome, Firefox, Opera, Dolphin etc).

Contamos com a compreensão de todos e esperamos resolver o problema o mais breve possível.

A empresa de recutamento Proctor Aviation está em busca de comandantes de A320 para atuar em clientes na Índia e no Oriente Médio.

Veja abaixo os requisitos (em inglês):

Line Captain for our client in India:

Total flying hours: 4000hrs
Minimum Total PIC hours: 2000 hrs 
Minimum Pilot in command hours on A320 type: 500 hrs 
Minimum total Glass cockpit experience - 1000 hours 
Language Proficiency: English language level 4 and above
Pilot should have flown as PIC in the last 12 months and should not be above 60 years of age.

Line Captain for our clients in Middle East:

Total Flying Hours on jet: 7000 of which 3000 are to be logged on jet aircraft with a maximum takeoff weight of 30,000 kg or more.
Minimum Total PIC Hours on A320- 2000 hrs.
Maximum age restriction of 55 years at time of joining.
Language Proficiency: English language level 4 and above.
The date of last flight must be within the last 6 months.

Interessados devem se inscrever no link www.proctoraviation.com ou pelo mandar currículo para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Obs.: O SNA apenas divulga vagas e não tem responsabilidade por seu conteúdo.

SINDICATO NACIONAL DOS AERONAUTAS

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

O Presidente do SINDICATO NACIONAL DOS AERONAUTAS, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo disposto no art. 22, “a” do estatuto da entidade sindical e observados os demais requisitos estatutários e legais, em especial o previsto no art. 20, “b”, do estatuto sindical supracitado, convoca todos os instrutores de voo de Minas Helicópteros, para Assembleia Geral Extraordinária que será realizada no dia 24 de outubro de 2017, às 16:30 horas em primeira convocação, e às 17:00 horas em segunda e última convocação, no seguinte local: Aeroclube do Estado de Minas Gerais, localizado Rua Ocidente, n 100 - Aeroporto Carlos Prates, Padre Eustáquio, CEP 30730-560, Belo Horizonte/MG, para deliberarem sobre a seguinte ordem do dia: proposta de Acordo Coletivo de Trabalho dos instrutores de voo.

Rio de Janeiro, 19 de outubro de 2017.

Rodrigo Spader
Presidente

Depois de 27 dias, os pilotos da Avianca Colômbia continuam em greve devido ao impasse na renovação de sua Convenção Coletiva de Trabalho.

O Sindicato Nacional dos Aeronautas mais uma vez declara seu apoio aos colegas colombianos e rechaça as decisões do Ministério do Trabalho e da Autoridade Aeronáutica da Aviação Civil colombianos, que publicaram uma resolução permitindo que pilotos estrangeiros substituam os tripulantes em greve.

Além disso, o Tribunal Superior de Bogotá declarou a greve como ilegal, o que fere o direito constitucional de greve do país e também os acordos internacionais assinados pelo estado colombiano.

Os pilotos colombianos, apoiados pela ACDAC (Asociación Colombiana de Aviadores Civiles), pedem medidas para garantir maior segurança de voo e equiparação das condições de trabalho no país ao que é praticado internacionalmente pela própria Avianca.

É dever dos pilotos brasileiros apoiar os colegas colombianos, que declararam greve em busca de melhores condições de trabalho.

Como a Avianca cortou os salários dos pilotos, a ACDAC faz um apelo a todos que puderem ajudar para que depositem qualquer quantia, a ser distribuída entre os pilotos, na seguinte conta, em nome da ACDAC:

Bancolombia 601-630963-27, identificada com o NIT número 860014047-7, Código Swift. COLOCOE3MXXX.

O SNA se solidariza com os colegas e declara seu suporte a todas as ações e meios legais utilizados para que busquem garantir seus direitos.

Por fim, o SNA pede aos pilotos brasileiros da Avianca que, caso recebam convocação para realizar voos na Colômbia, entrem em contato para orientação sobre como proceder pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone 11 5531-0318 ramal 101.

VEJA O COMUNICADO DA ACDAC AO SNA: http://www.aeronautas.org.br/images/comunicado_acdac.pdf

O Sindicato Nacional dos Aeronautas informa que o Escritório Regional de Brasília ficará fechado entre os dias 23 de novembro de 2017 e 1º de janeiro de 2018.

As atividades do escritório voltarão ao normal no dia 2 de janeiro de 2018.

Em caso de necessidade, por favor entrar em contato com qualquer uma das outras sedes, subsedes e escritórios do SNA.

Veja endereços e telefones: https://goo.gl/lce2F7.

O Sindicato Nacional dos Aeronautas informa que o Escritório Regional de Belém ficará fechado entre os dias 13 de novembro e 1 de dezembro de 2017.

As atividades do escritório voltarão ao normal no dia 4 de dezembro.

Em caso de necessidade, por favor entrar em contato com qualquer uma das outras sedes, subsedes e escritórios do SNA.

Veja endereços e telefones: https://goo.gl/lce2F7.

O Sindicato Nacional dos Aeronautas informa que enviou comunicado via e-mail aos aeronautas ex-empregados da Colt Linhas Aéreas para consultá-los sobre nova tentativa de acordo apresentada pela empresa. Os tripulantes interessados que não tenham recebido o comunicado devem entrar em contato com o SNA para esclarecimentos sobre as condições da proposta (veja contatos abaixo).
 
Após os aeronautas terem negado em assembleia o acordo oferecido na ação coletiva ajuizada pelo SNA, que trata do não pagamento de salários em atraso, 13º salários e verbas rescisórias, além de depósitos de FGTS e multa, a empresa agora propõe acordos individuais para aqueles que manifestarem interesse.

A proposta da companhia para os acordos individuais tem exatamente os mesmos moldes da que havia sido oferecida ao grupo e negada coletivamente em assembleia realizada no dia 20 de junho.
 
O julgamento da ação está temporariamente suspenso para que cada um dos tripulantes apresente manifestação individual, aceitando ou negando a proposta da empresa, até o dia 17 de outubro de 2017.
 
Uma nova audiência de conciliação está marcada para o dia 18 de outubro, para ratificação dos acordos aos interessados.
 
Em caso de dúvidas, o departamento jurídico do SNA fica à disposição pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone 11 5531-0318 ramal 101.

Diante da intransigência extrema do sindicato patronal (Sneta), que há quase três anos vem negando qualquer acordo que atenda minimamente às reivindicações da categoria, mesmo com a realização de duas greves dos trabalhadores, os aeronautas de táxi aéreo aprovaram uma proposta para fechar novas Convenções Coletivas de Trabalho para as datas-bases de 2015/2016, 2016/2017 e 2017/2018, apesar dos índices aquém do que seria razoável.

Os aeronautas de táxi aéreo estavam sem nenhum tipo de reajuste salarial ou em seus benefícios havia três anos, já que a última CCT assinada havia sido a de 2014/2015.

Diante do cenário e da falta de alternativa, os trabalhadores presentes à assembleia realizada em sete localidades na terça-feira (10), sob protestos e sem unanimidade, decidiram aprovar uma proposta construída pelo TST (Tribunal Superior do Trabalho).

Basicamente, os novos acordos preveem:

1 - CCT 2015/2016 - Reajuste de 5,5% no salário e INPC (10,97%) nos demais itens econômicos, com aplicação retroativa a junho/2016 e abono R$ 1.000,00;

2 - CCT 2016/2017 - Reajuste de 3,5% no salário e INPC (7,39%) nos demais itens econômicos, com aplicação retroativa a julho/2017;

3 - CCT 2017/2018 - Reajuste com base no INPC para os itens econômicos e inserção de cláusula de Diárias Internacionais, com os seguintes valores: América do Sul e Caribe: U$ 21,00, América do Norte: U$ 25,00, Europa: € 25,00, Inglaterra: £ 25,00, sendo ressalvadas as condições mais benéficas já praticadas pelas empresas.

O Sindicato Nacional dos Aeronautas mais uma vez ressalta à categoria que participou de incontáveis reuniões de negociação com as empresas ao longo deste período.

No ano de 2016, o TST realizou mediação na tentativa de uma conciliação, que não prosperou. Diante da corriqueira intransigência patronal e do insucesso da conciliação no TST, a categoria deflagrou greve e realizou dois movimentos paredistas, em razão do que o SNA ajuizou dissídio coletivo, discutindo a data-base 2015/2016, em dezembro do ano passado.

O processo seguia seu curso, mas havia sinalização de que seria extinto, sem análise do mérito, sob alegação de não caracterização de greve. 

Numa última tentativa de conciliação, a presidência do TST elaborou uma proposta que contemplava as duas datas-bases já vencidas e a data-base deste ano, para que fosse submetida à assembleia de trabalhadores.

Os diretores do SNA que presidiram as deliberações constataram a enorme insatisfação do grupo com a demora e com a proposta apresentada, que representa prejuízo para a classe.

Por fim, urge a necessidade de mobilização do grupo e da união de forças, para que as próximas negociações tomem rumos diferentes e mais prósperos. O SNA não poupará esforços para que esta parcela da categoria, espalhada por todo território nacional, consiga se fortalecer para fazer frente às dificuldades.

Foi realizada no último sábado (7) a Jornada de Segurança Operacional, evento organizado pelo Sindicato Nacional dos Aeronautas em parceria com o DTCEA-FL e a Fiesc-Senai. 

O ciclo de palestras, que aconteceu no Centro de Eventos Fiesc, foi o primeiro realizado pelo SNA em Florianópolis e reuniu cerca de 150 pilotos, controladores, comissários de voo e mecânicos de aeronaves.

As palestras trataram de temas como: O sono e a segurança Operacional; Performance Based Navigation; Airmanship; O uso de medicamentos na aviação; Excesso de confiança, Auto-afirmação e risco na aviação; Unapproved parts; Performance do 737NG e sua operação na Gol linhas aéreas; Drones, laser e balões.

O SNA agradece a todos que participaram e que tornaram o evento um sucesso.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

O Presidente do SINDICATO NACIONAL DOS AERONAUTAS, no uso de suas atribuições que lhes são conferidas pelo disposto no art. 22, “a” do estatuto da entidade sindical e observados os demais requisitos estatutários e legais, em especial o previsto no art. 20, “b”, do estatuto sindical supracitado, bem como o estabelecido no art. 615 da Consolidação das Leis Trabalhistas – CLT, convoca toda a categoria de aeronautas do Táxi Aéreo, associados e não associados, para Assembleia Geral Extraordinária que será realizada no dia 10 de outubro de 2017, às 18:00 horas em primeira convocação e às 18:30 horas em segunda e última convocação nos seguintes locais: Rio de Janeiro: Sede do Sindicato Nacional dos Aeronautas, localizado na Avenida Franklin Roosevelt, 194, Salas 802/805, Centro, CEP 20021-120, Rio de Janeiro/RJ; São Paulo: Subsede do Sindicato Nacional dos Aeronautas, localizado na Av. Washington Luis, 6817, Sala 101, Congonhas, CEP 04627-005, São Paulo/SP; Jacarepaguá: STS Escola de Aviação Civil – Av. Ayrton Senna, 2541 (Rua F1) – Aeroporto de Jacarepaguá, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro/RJ; Macaé: Nobile Macaé - Rua Dolores de Carvalho Vasconcelos, 110 – Gloria, Macaé – RJ - Cep: 27937-600; Belo Horizonte: Quality Hotel Pampulha, localizado na Av. Presidente Antonio Carlos, 7456, São Luiz, Belo Horizonte/MG; Vitória: Quality Hotel Aeroporto Vitória, Av. Adalberto Simão Nader, 605, Vitória/ES; e Cabo Frio: Hotel Paradiso Corporate - Av. Teixeira e Souza, 2011 - Braga, Cabo Frio - RJ, 28907-410, para deliberarem sobre a seguinte ordem do dia: A) Avaliação e deliberação da Pauta de Reivindicação da categoria para renovação das Convenções Coletivas de Trabalho de Táxi Aéreo 2015/2016, 2016/2017 e 2017/2018; B) Autorização para negociação pelo SNA da Pauta de Reivindicação das Convenções Coletivas de Trabalho de Táxi Aéreo 2015/2016, 2016/2017 e 2017/2018; C) Autorização para o SNA Instaurar o Dissídio Coletivo, caso malogrem as negociações junto ao Sindicato Nacional das Empresas de Táxi Aéreo 2017/2018.

Rio de Janeiro, 04 de outubro de 2017.

Rodrigo Spader
Presidente