O Sindicato Nacional dos Aeronautas informa que encontra-se disponível em seu site a nova CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) da aviação agrícola.

Assinado em agosto, o acordo garantiu aos tripulantes reposição integral da inflação, corrigindo os salários pelo INPC (aferido na ocasião em 9,42%).

Um grande avanço da nova CCT foi a criação de uma comissão paritária para desenvolver uma nova metodologia de remuneração do piloto agrícola com relação à participação nos resultados das empresas ― os resultados da comissão deverão ser apresentados até abril de 2017.

CONFIRA NA ÍNTEGRA A CCT 2016/2017 DA AVIAÇÃO AGRÍCOLA

Obs. 1: Para receber pelo correio o livreto da nova CCT, encaminhe seu endereço para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Obs. 2: A data-base da categoria é 1º de maio. Envie suas sugestões para a próxima CCT (2017/2018) para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

======================================================

Lembramos a todos que os aeronautas associados ao SNA têm direito a diversos serviços e benefícios. Além das parcerias, os tripulantes podem contar com nosso departamento jurídico, que atua constantemente para garantir o cumprimento das legislações trabalhistas.

O SNA oferece assessoria jurídica individual aos associados, para o ajuizamento de ações individuais que busquem o recebimento de todos os direitos trabalhistas previstos em lei.

Também estamos à disposição para receber denúncias de descumprimento de itens da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), da CCT e da lei 7183/84 – regulamentação do aeronauta, adotando as medidas cabíveis para restabelecer o cumprimento dos mesmos.

Em busca de promover uma aproximação cada vez maior com os aeronautas da aviação agrícola, o SNA tem estado cada vez mais presente nas empresas, aeroclubes e escolas de aviação de todo o país. Contamos com a participação de todos para juntos tornarmos a categoria cada vez mais forte.

VISITE UM DOS ESCRITÓRIOS DO SNA

Rio de Janeiro
Av. Franklin Rosevelt, 194
Salas 802/803 Centro
Tel: (21) 3916-3800
Horário de funcionamento: das 9 às 18 horas

São Paulo
Av. Washington Luis, 6817
Sala 101 Congonhas
Tel: (11) 5531-0318
Horário de funcionamento: das 9 às 18 horas

Belém
Av. Senador Lemos, 4700, – Sacramenta – Aeroporto Brigadeiro Protásio
Tel: +55 (91) 3233-2385, +55 (91) 3254-8642
Horário de funcionamento: das 9 às 18 horas
Fechado para almoço das 12 às 13 horas

Belo Horizonte
Praça Bagatelle, 204 Aeroporto da Pampulha Vista Panorâmica S/N – São Luis
Tel: +55 (31) 3492-1902
Horário de funcionamento: das 9 às 18 horas
Fechado para almoço das 12 às 13 horas

Brasília
SBN - Ed. Via Capital
Quadra 2 - Bloco F - Lote 12 - Salas 1010/1011
Tel.: 61 3964-3838
Horário de funcionamento: das 9 às 18 horas
Fechado para almoço das 12 às 13 horas

Campinas
Centro Empresarial Viracopos – SPE – Rodovia Santos Dumont – Km 66 – S/N – 2º andar – Sala 217
Tel: +55(19) 3725-6579
Horário de funcionamento: das 9 às 18 horas
Fechado para almoço das 12 às 13 horas

Goiânia
Avenida dos Índios, 472, Sala 01 Via Mariah, Setor Santa Genoveva
Tel: +55 (62) 36376131
Horário de funcionamento: das 9 às 18 horas
Fechado para almoço das 12 às 13 horas

Macaé
Rua Dr. Geraldo Menecucci de Oliveira (Pestalozzi), 612 Parque Aeroporto (Junto ao Sindicato dos Aeroviários)
Tel: +55 (22) 2762-3654
Horário de funcionamento: das 9 às 18 horas
Fechado para almoço das 12 às 13 horas

Manaus
Avenida Professor Nilton Lins, 1040, Galeria BBC Center, Loja 3
Tel: +55 (92) 3343-5949
Horário de funcionamento: das 9 às 18 horas
Fechado para almoço das 12 às 13 horas

Porto Alegre
Avenida dos Estados, 1825/loja 06, Bairro Anchieta
Tel: +55 (51) 3094-6619
Horário de funcionamento: das 9 às 18 horas
Fechado para almoço das 12 às 13 horas

A Secretaria de Segurança de Voo do Sindicato Nacional dos Aeronautas está realizando um levantamento dos dados referentes aos acidentes envolvendo colisão com obstáculos na aviação agrícola, em especial aqueles relacionados a colisões com redes elétricas, torres de transmissão e estais das estruturas.

Nessa análise estão todos os relatórios e sumas de acidentes aeronáuticos emitidos pelo Cenipa, assim como dados da Anac.

O sindicato já teve reunião com uma das empresas responsáveis pela manutenção de redes elétricas para entender a legislação a ser cumprida referente às sinalizações das redes. Em breve haverá outras reuniões com outras empresas.

Também será pleiteada uma reunião com o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) para discutir uma solução para esse assunto.

Tão logo tenhamos mais informações do andamento das ações informaremos a todos.

O Sindicato Nacional dos Aeronautas promove, nos próximos dias 11 e 12 de agosto, em Primavera do Leste (MT), mais uma edição do Seminário Nacional de Aviação Agrícola.

O evento, que terá diversas palestras de profissionais renomados do setor, tem como objetivo discutir a aviação agrícola no país, primando pela profissionalização e união da classe.

Os temas das palestras vão desde operações e manutenção até saúde de pilotos, passando por mercado de trabalho, segurança, relações de trabalho, legislação e visão geral da área.

O seminário é uma excelente oportunidade de aproximação dos profissionais da área com o sindicato, em busca de defesa dos direitos dos trabalhadores.

A aviação agrícola é um setor em franca expansão no Brasil, país que possui a segunda maior frota de aeronaves deste tipo do mundo —e onde a área agriculturável tem aumentado cada vez mais.

Por isso mesmo, a participação dos profissionais da área e o envolvimento com o sindicato se tornam cada vez mais importantes, especialmente no debate de questões que envolvem toda a categoria dos aeronautas —como a regulamentação do setor.

Podem participar não apenas pilotos como demais profissionais ligados à aviação agrícola, empresários, agrônomos, técnicos agrícolas, agricultores, pecuaristas, lavoureiros e fazendeiros, além de empresas fornecedoras de bens e serviços.

Participe!

Inscrições em: www.aviacaoagricola.com

Confira abaixo a programação

O Sindicato Nacional dos Aeronautas convoca os tripulantes associados da aviação agrícola para eleição de um Representante Sindical, que ficará responsável pela representação das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. O prazo para candidaturas será até o dia 21 de junho de 2016.

Para candidatar-se, o aeronauta deverá ser associado ao SNA há pelo menos seis meses e ter mais de dois anos de exercício na profissão, além de estar em pleno gozo de seus direitos sindicais, conforme estabelece o art. 529 da CLT.

Para formalização da candidatura, o aeronauta deverá preencher o formulário no link abaixo e encaminhar cópias dos seguintes documentos: Registro na ANAC, RG, CPF e CTPS (ficha de qualificação civil e registro de trabalho).

Os documentos deverão ser encaminhados para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

A Assembleia Geral Extraordinária em que será realizado a eleição, em escrutínio secreto, será realizada no dia 22 de junho de 2016, no Aeroporto de Botucatu/SP, durante o evento SINDAG, no stand do SNA.

A Assembleia terá início às 16h em primeira chamada e 16h30 horas em segunda e última chamada com qualquer quantidade de associados em condições de voto (veja edital completo abaixo).

A votação será apurada e o candidato eleito tomará posse no mesmo dia da assembleia, 22 de junho.

FICHA DE INSCRIÇÃO – REPRESENTANTE SINDICAL DE AVIAÇÃO AGRÍCOLA

==========================

SINDICATO NACIONAL DOS AERONAUTAS

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

O Presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas, no uso das atribuições que lhes são conferidas pelo disposto no art. 22, “a” do Estatuto do SNA e observados os demais requisitos estatutários e legais, em especial o previsto no art. 19 “caput” do estatuto da entidade sindical supracitada e em conformidade com a CLT no art. 529, convoca os aeronautas associados da Aviação Agrícola, em condições de se candidatar, nos termos do Estatuto do SNA, para que, caso possuam interesse, realizem inscrições para candidatura a representante sindical das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, que devem ser realizadas através de formulário de inscrição preenchido (disponível no site www.aeronautas.org.br), da carteira de registro na ANAC, CPF e CTPS para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., até o dia 21/06/2016. Os associados em condições de votar, ficam convocados a participar da Assembleia Geral Extraordinária, com votação secreta, a ser realizada no dia 22 de junho de 2016, onde serão instalados os trabalhos às 16:00 horas em primeira convocação, e às 16:30 horas em segunda e última convocação, com qualquer número de associados presentes, a fim de deliberarem sobre a seguinte ordem do dia: Votação e eleição do representante sindical para representatividade nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, nos termos do que dispõe o art. 529 da CLT. O encerramento das reuniões e votação se dará às 17:00 horas do dia 22/06/2016, iniciando-se em seguida a apuração dos votos, a declaração dos eleitos e consequente nomeação e posse neste mesmo dia 22/06/2016, às 17:15 horas, no Aeroporto Municipal Tancredo Neves, na cidade de Botucatu/SP, localizado na Avenida Alcides Cagliari, s/n, no stand do SNA, evento SINDAG.

Rio de Janeiro, 16 de junho de 2016.

RODRIGO SPADER
Presidente

Entre os dias 22 e 24 de junho, será realizado em Botucatu (SP) o Congresso Sindag, evento do Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola voltado para diversos profissionais do setor, de pilotos a empresários e fornecedores.

O SNA participa das discussões no dia 22, durante o painel intitulado Fórum Aviação Agrícola Brasileira, e irá contribuir com uma palestra a ser apresentada no dia 24 por seu secretário-geral, comandante Dutra.

Um dos objetivos do congresso é promover uma ampla discussão da aviação agrícola para apontar as melhores alternativas para todos.

Congresso Sindag - Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola
Datas: de 22 a 24 de junho
Local: Botucatu (SP)
Site: www.congressosindag.com.br 

O Sindicato Nacional dos Aeronautas promoveu, entre quinta e sexta, em Cachoeira do Sul (RS), mais uma edição do Seminário Nacional de Aviação Agrícola.
 
O evento, teve diversas palestras de profissionais renomados do setor, com o objetivo de discutir a aviação agrícola no país, primando pela profissionalização e união da classe.
 
Os temas das palestras foram desde operações e manutenção até saúde de pilotos, passando por mercado de trabalho, segurança, relações de trabalho, legislação e visão geral da área.
 
O seminário serviu uma excelente oportunidade de aproximação dos profissionais da área com o sindicato, em busca de defesa dos direitos dos trabalhadores.
 
A aviação agrícola é um setor em franca expansão no Brasil, país que possui a segunda maior frota de aeronaves deste tipo do mundo —e onde a área agriculturável tem aumentado cada vez mais.
 
Por isso mesmo, a participação dos profissionais da área e o envolvimento com o sindicato se tornam cada vez mais importantes, especialmente no debate de questões que envolvem toda a categoria dos aeronautas —como a regulamentação do setor.


O Sindicato Nacional dos Aeronautas informa que a Assembleia Geral Extraordinária que seria realizada nesta quinta-feira (9/6/2016) será prorrogada para que seja feita abertura de prazo para recebimento de novas candidaturas de aeronautas interessados para elegibilidade de representante sindical da aviação agrícola.

Informamos ainda que, além do prazo para candidaturas dos interessados, serão divulgadas as informações que deverão constar na ficha cadastral a ser disponibilizada posteriormente, junto com as demais instruções.

O departamento jurídico do SNA fica à disposição para responder a eventuais dúvidas pelo telefone (11) 5531-0318 ou por meio eletrônico através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.">juríEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

O Sindicato Nacional dos Aeronautas participou na terça-feira, em Porto Alegre, da primeira reunião com o Sindag (Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola) para discutir a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho da aviação agrícola.

A proposta apresentada pelo SNA às empresas prevê, entre outras coisas, reajuste de 11,28% nos pisos, reajuste de 9,5% nos salários, criação de pisos por hectare aplicado (sólidos e líquidos) e o ressarcimento de valores gastos com exames complementares quando da renovação do CMA.

A próxima reunião está marcada para o dia 13 junho, quando o SNA espera receber uma resposta positiva das empresas para que a negociação possa ser finalizada o quanto antes.

O Sindicato Nacional dos Aeronautas promove, nos próximos dias 9 e 10 de junho, em Cachoeira do Sul (RS), mais uma edição do Seminário Nacional de Aviação Agrícola.

O evento, que terá diversas palestras de profissionais renomados do setor, tem como objetivo discutir a aviação agrícola no país, primando pela profissionalização e união da classe.

Os temas das palestras vão desde operações e manutenção até saúde de pilotos, passando por mercado de trabalho, segurança, relações de trabalho, legislação e visão geral da área.

O seminário é uma excelente oportunidade de aproximação dos profissionais da área com o sindicato, em busca de defesa dos direitos dos trabalhadores.

A aviação agrícola é um setor em franca expansão no Brasil, país que possui a segunda maior frota de aeronaves deste tipo do mundo —e onde a área agriculturável tem aumentado cada vez mais.

Por isso mesmo, a participação dos profissionais da área e o envolvimento com o sindicato se tornam cada vez mais importantes, especialmente no debate de questões que envolvem toda a categoria dos aeronautas —como a regulamentação do setor.

Podem participar não apenas pilotos como demais profissionais ligados à aviação agrícola, empresários, agrônomos, técnicos agrícolas, agricultores, pecuaristas, lavoureiros e fazendeiros, além de empresas fornecedoras de bens e serviços.

Participe!

Inscrições em: www.aviacaoagricola.com

Confira abaixo a programação

Aos associados e às associadas,

O Sindicato Nacional dos Aeronautas realizará eleições para renovação de sua diretoria e conselho fiscal durante o período de 4 a 10 de abril do corrente ano. Você poderá optar por exercer seu direito de voto em um dos locais de votação conforme consta na cópia do Edital de Convocação ou, se preferir, poderá fazê-lo por correspondência.

- Veja a relação de candidatos

- Veja os locais e horários de votação

- Voto por correspondência


- Quem pode votar

==========================

PUBLICAÇÕES IMPORTANTES:

- Assembleia aprova participação do MPT no processo eleitoral do SNA

- Edital de retificação - candidatos ao pleito eleitoral

- Edital para publicação da relação de candidatos

- Edital convocatório Eleições 2016 

- Prazo de impugnação

- Assembleia aprova instauração e define datas do processo eleitoral do SNA

- Estatuto do Sindicato Nacional dos Aeronautas

O Sindicato Nacional dos Aeronautas apresenta à categoria mais uma importante inovação: a partir de agora, disponibilizamos uma ferramenta de associação on-line.

Clique para conhecer a ferramenta: http://www.aeronautas.org.br/index.php/associe-se-ao-sna/associacao-online.html

Com isso, qualquer aeronauta pode se tornar um associado do SNA sem a necessidade de comparecer pessoalmente a uma das sedes do sindicato ―todo o cadastramento é feito via internet, pelo computador ou celular, e sem burocracias.

Graças a esse avanço, você pode se juntar aos quase 7.000 tripulantes que já estão sindicalizados.

Lembramos que uma categoria forte depende diretamente do número de associados. As recentes conquistas do SNA só foram possíveis graças a um vigoroso crescimento ―desde que a atual diretoria assumiu, em 2013, era de apenas cerca de 400 associados.

Apesar dos diversos avanços palpáveis e inúmeros benefícios para a categoria, o caminho a percorrer ainda é longo para garantir à profissão a dignidade que ela merece.

A participação efetiva de cada aeronauta nas causas que envolvem o futuro da categoria é essencial. Por isso, precisamos de uma mobilização cada vez maior para continuar avançando.

Acreditamos que essa nova ferramenta pode fazer a diferença.

Convidamos todos que ainda não são associados para que se associem. Sua ação ou omissão é que define o seu próprio futuro —e de toda a profissão.

Juntos, somos fortes!

Página 1 de 2