O Sindicato Nacional dos Aeronautas esteve reunido na última terça-feira (14) com a Avianca para tratar de diversas demandas dos tripulantes. Entre os temas discutidos estavam repouso antes das férias, passe livre, vale alimentação, alteração do horário de apresentação e uniforme.

Confira no link a seguir o posicionamento da companhia sobre cada um dos itens: https://bit.ly/2KYD67N.

Recomendamos que os aeronautas acompanhem cada um dos assuntos no dia a dia e que reportem ao SNA eventuais desconformidades constatadas.

Fiquem atentos aos meios de comunicação do SNA para novidades sobre o assunto.

O departamento jurídico do SNA fica à disposição para eventuais esclarecimentos pelo telefone (11) 5090-5100 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

De forma a buscar celeridade no processo, o Sindicato Nacional dos Aeronautas solicitou mediação do Ministério Público do Trabalho para a negociação com a Avianca sobre a conversão do modelo de remuneração de km para hora de voo. Desde forma, aguardamos uma resposta do MPT o mais breve possível para dar continuidade à negociação.

A obrigatoriedade da alteração de km para hora está prevista na Nova Lei do Aeronauta, em vigor desde novembro de 2017, porém este item específico da remuneração por hora de voo foi postergado como parte do acordo firmado na Convenção Coletiva de Trabalho da aviação regular —e, desta forma, a alteração poderia ser feita até 1º de março de 2018.

Para realizar a transição de maneira adequada e com garantias de que não haveria nenhum tipo de perda salarial, os tripulantes concordaram em estender as negociações e, por três vezes, o prazo foi prorrogado. Em assembleia realizada no dia 30 de maio, os aeronautas aprovaram um pedido da companhia de prorrogação para 31 de julho do prazo para que uma proposta formal fosse colocada em votação.

Poucos dias antes desse prazo, a Avianca apresentou ao SNA uma proposta, que foi levada a votação em assembleia plebiscitária, nos dias 30 e 31 de julho, e rejeitada pela categoria.

Após a negativa, o SNA realizou no dia 9 de agosto uma assembleia para prestar esclarecimentos aos tripulantes da companhia e deliberar sobre uma eventual contraproposta —ou ainda autorizar o sindicato a tomar as medidas judiciais cabíveis. Ocorreu, no entanto, que momentos antes da realização da assembleia a Avianca apresentou ao SNA uma nova proposta.

Assim, foi deliberado na ocasião pelos aeronautas que deveria ser feita uma ampla análise dessa nova proposta antes que a mesma fosse colocada para deliberação.

Em adição a isso, o SNA solicitou agora a mediação do MPT, de forma a buscar mais rapidez nesse processo de conversão e segurança para os aeronautas da companhia.

Fiquem atentos aos meios de comunicação do SNA para a convocação de assembleias e para novidades sobre o tema.

Clique para ver a última proposta da Avianca: https://bit.ly/2MlaIS9.

O departamento jurídico do SNA fica à disposição para eventuais esclarecimentos pelo telefone (11) 5090-5100 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..br.

Associe-se ao SNA
Via site: https://tinyurl.com/sna-associe-se
Via Whatsapp: 21 98702-6770

A 12ª Vara do Trabalho de São Paulo extinguiu, sem resolução do mérito, a ação em que o SNA cobrava da Avianca o pagamento dos salários de acordo com o publicado em escala nos casos de dispensa médica. O sindicato irá recorrer da decisão.

Na decisão, o juiz diz considerar que a ação coletiva não seria a via adequada para a correta instrução probatória e apuração da violação dos direitos dos empregados, pois seria necessária a análise individualizada do contrato de trabalho de cada aeronauta empregado.

Fiquem atentos aos meios de comunicação do SNA para novidades sobre o caso.

O departamento jurídico do SNA fica à disposição para eventuais esclarecimentos pelo telefone (11) 5090-5100 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Associe-se ao SNA
Via site: https://tinyurl.com/sna-associe-se
Via Whatsapp: 21 98702-6770 

Após a negativa da categoria à proposta da Avianca para a conversão do modelo de remuneração de km para hora, o Sindicato Nacional dos Aeronautas realizou nesta quinta-feira (9) uma assembleia para prestar esclarecimentos aos tripulantes da companhia e deliberar sobre uma eventual contraproposta —ou ainda autorizar o sindicato a tomar as medidas judiciais cabíveis. 

Ocorreu, no entanto, que momentos antes da realização da assembleia a Avianca apresentou ao SNA uma nova proposta.

Diante disso, foi deliberado pelos aeronautas na assembleia que deverá ser feita uma ampla análise dessa nova proposta antes que a mesma seja colocada para deliberação.

CLIQUE PARA VER A NOVA PROPOSTA DA AVIANCA: https://bit.ly/2MlaIS9.

Lembramos que será disponibilizado pela empesa um simulador atualizado. É de extrema importância que os tripulantes utilizem esse simulador e, se possível, enviem os dados obtidos ao SNA para análise.

Para isso, basta preencher a planilha disponível no link https://bit.ly/2Abtvdu e enviar para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..br.

Mais uma vez, o SNA reforça que é fundamental a participação de todos os tripulantes da companhia neste processo, contribuindo com informações e participando ativamente nas assembleias.

Fiquem atentos aos meios de comunicação do SNA para a convocação de assembleias e para novidades sobre o tema. 

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

O Presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo disposto no art. 22, “a”, do estatuto da entidade sindical, e observados os demais requisitos estatutários e legais, em especial, o previsto no art. 20, §1º, “b”, convoca os aeronautas associados e não associados da AVIANCA LINHAS AÉREAS para Assembleia Geral Extraordinária, que será realizada no dia 09 de agosto de 2018, às 13h30min, em primeira convocação, e às 14h00min, em segunda e última convocação, nos seguintes locais: Rio de Janeiro: Sede do SNA, localizada na Avenida Franklin Roosevelt, 194, Salas 802/805, Centro, Rio de Janeiro-RJ, CEP 20021-120; e São Paulo: Subsede do SNA, localizada na Rua Barão de Goiânia, 76, Vila Congonhas, São Paulo-SP, CEP: 04612-002,  para as seguintes ordens do dia: A) esclarecimentos sobre o resultado da votação da proposta apresentada pela Avianca do novo modelo de remuneração (km para hora); B) deliberação sobre eventual contraproposta; e C) não aprovado o item “B”, autorização para providências judiciais e extrajudiciais cabíveis.

Rio de Janeiro, 07 de agosto de 2018

Ondino Dutra Cavalheiro Neto
Presidente

O Sindicato Nacional dos Aeronautas convoca os tripulantes da Avianca para assembleia que será realizada no dia 9 de agosto, às 13h30 para tratar da conversão km/hora, em São Paulo e Rio de Janeiro. Veja o edital completo: https://bit.ly/2OeYrvA.
 
 
Além dos esclarecimentos sobre o resultado da votação ocorrida nos dias 30 e 31/7, será deliberada eventual contraproposta. Caso a categoria entenda por não elaborar uma contraproposta, será deliberada autorização ao SNA para que tome todas as providências judiciais e extrajudiciais cabíveis.

O SNA também aproveita para agradecer aos aeronautas pela participação, contribuindo com informações de grande valia para o processo.
 
 

Em assembleia plebiscitária realizada nesta segunda e terça-feira, dias 30 e 31 de julho, em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre, Curitiba e Salvador, os tripulantes da Avianca reprovaram a proposta da companhia para a conversão do modelo de remuneração de km para hora, de acordo com o que é previsto na Nova lei do Aeronauta.

Com isso, o SNA irá convocar em breve uma assembleia para que os aeronautas da companhia deliberem sobre os próximos passos a serem tomados a respeito da questão.

CLIQUE PARA VER A PROPOSTA QUE FOI REPROVADA: https://bit.ly/2LRB8XR.

A votação foi secreta, por meio do depósito de cédulas em urnas. A apuração foi feita nesta terça, logo após o fim da votação —50,90% escolheram reprovar a proposta e 49,10% optaram por aprová-la.

O departamento jurídico do SNA fica à disposição para eventuais esclarecimentos pelo telefone (11) 5090-5100 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Associe-se ao SNA
Via site: https://tinyurl.com/sna-associe-se
Via Whatsapp: 21 98702-6770

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA PLEBISCITÁRIA

O Presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo estatuto desta entidade sindical, art. 22, “a” e art. 17, em especial, o previsto no art. 20, §1º, “b”, observados os demais requisitos legais, convoca os aeronautas associados e não associados da AVIANCA LINHAS AÉREAS para Assembleia Geral Extraordinária Plebiscitária, que será realizada nas seguintes datas: dia 30 de julho de 2018, às 09h30min em primeira convocação, e às 10h00 em segunda e última convocação com encerramento às 18h00; e dia 31 de julho de 2018 às 09h00 com encerramento às 16h00, todas nos seguintes locais: Rio de Janeiro: Sede do SNA, localizada na Avenida Franklin Roosevelt, 194, Salas 802/805, Centro, Rio de Janeiro-RJ, CEP 20021-120; São Paulo: Subsede do SNA, localizada na Rua Barão de Goiânia, 76, Vila Congonhas, São Paulo-SP, CEP: 04612-002; Brasília: Hotel Ibis Styles BSB Aeroporto, localizado no Aeroporto Internacional de Brasília, Setor de Concessionárias, Brasília-DF, CEP 71608-900; Porto Alegre: Representação do SNA, localizada na Avenida dos Estados, 1825, loja 06, Anchieta, Porto Alegre- RS, CEP: 90200-001; Curitiba: Aeroporto Internacional de Curitiba CWB (República) - setor de checkin, localizado na Avenida Rocha Pombo - Águas Belas, São José dos Pinhais - PR, 83010-900); e Salvador: América Towers Hotel, localizado na Rua Frederico Simões, 120, quadra C, lote 4 - Caminho das Árvores, Salvador – BA, 41820-774,  para a seguinte ordem do dia: A) Eleição de Presidente e Secretário da Mesa Apuradora; e B) Votação da proposta de alteração do novo modelo de remuneração (km para hora) da Avianca.

Rio de Janeiro, 27 de julho de 2018.

Ondino Dutra Cavalheiro Neto
Presidente

Em assembleia realizada nesta quarta-feira (25), tripulantes da Avianca decidiram o formato de votação para deliberação da proposta da companhia para a conversão do modelo de remuneração de km para hora. 

Conforme ficou decidido, a assembleia plebiscitária será nos dias 30 de julho, das 9h30 às 18h, e dia 31 de julho, das 9h às 16h, em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre, Curitiba e Salvador. 

Veja o edital com os endereços: https://bit.ly/2uUcUpA.

A votação será secreta, por meio do depósito de cédulas em urnas. A apuração ocorrerá logo após o fim da votação, com divulgação do resultado em seguida.


- Proposta

CLIQUE PARA VER A PROPOSTA DA AVIANCA A SER VOTADA: https://bit.ly/2LRB8XR.

Após a publicação da primeira proposta oficial da Avianca, o SNA realizou uma análise e apresentou seus apontamentos, bem como repassou à companhia os relatos feitos pelos aeronautas em relação ao simulador.

Depois de seguidas reuniões de negociação, a Avianca apresentou uma nova proposta na última terça (24), em que alterou o valor pago pelas sessões de simulador (para os alunos e instrutores), conforme a seguir:

- Pilotos NB
Comandante: de R$ 117,91 para R$ 162,12;
Copiloto: de R$ 70,65 para R$ 97,13.

- Pilotos WB
Comandante: de R$ 155,66 para R$ 162,12;
Copiloto: de R$ 93,26 para R$ 97,13.

O valor da hora de reserva para os comissários com habilitação wide, no entanto, não foi alterado, já que, segundo a empresa, não haverá perdas para os tripulantes.

Reiteramos a importância de que os aeronautas continuem a utilizar o simulador e, se possível, enviem dados ao SNA. Para isso, basta preencher a planilha disponível no link https://bit.ly/2Abtvdu e enviar para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Por fim, o SNA reforça que é fundamental a participação de todos os tripulantes da companhia neste processo, contribuindo com informações e participando ativamente nas assembleias.

Fiquem atentos aos meios de comunicação do SNA para a convocação da assembleia plebiscitária e para novidades sobre o tema.  

A Avianca apresentou ao SNA nesta terça-feira (24) uma nova proposta para a conversão do modelo de remuneração de km para hora, com evolução no que havia sido oferecido.

Após a publicação da primeira proposta oficial da empresa, o SNA realizou uma análise nos dados e premissas ali contidos e apresentou seus apontamentos, bem como repassou os relatos até então feitos pelos aeronautas em relação à nova versão do simulador.

Na nova proposta apresentada nesta terça, a Avianca alterou o valor pago pelas sessões de simulador (para os alunos e instrutores), conforme a seguir:

- Pilotos NB
Comandante: de R$ 117,91 para R$ 162,12;
Copiloto: de R$ 70,65 para R$ 97,13.

- Pilotos WB
Comandante: de R$ 155,66 para R$ 162,12;
Copiloto: de R$ 93,26 para R$ 97,13.

Os valores são de uma hora de simulador, sendo que para cada sessão serão pagas 4 horas, com reflexos de noturno, especial diurno e especial noturno.

A empresa informou ainda que até esta quarta-feira uma nova versão do simulador, com os valores atualizados, será disponibilizada.

O valor da hora de reserva para os comissários com habilitação wide, no entanto, não foi alterado, já que, segundo a empresa, não haverá perdas para os tripulantes.

Nesta quarta-feira (25), será realizada assembleia para prestar esclarecimentos sobre a proposta e para deliberação sobre a forma de votação (definição de datas, horários e locais). Veja o edital completo: https://bit.ly/2OaKLT3.

Reiteramos a importância de que os aeronautas continuem a utilizar o simulador e, se possível, enviem dados ao SNA. Para isso, basta preencher a planilha disponível no link https://bit.ly/2O0H56A e enviar para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Por fim, o SNA reforça que é fundamental a participação de todos os tripulantes da companhia neste processo, contribuindo com informações e participando ativamente nas assembleias, de forma a garantir que a conversão seja feita sem nenhum tipo de perda salarial.

Fiquem atentos aos meios de comunicação do SNA para novidades sobre o tema.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

O Presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo disposto no art. 22, “a”, do estatuto da entidade sindical, e observados os demais requisitos estatutários e legais, em especial, o previsto no art. 20, “b”, convoca os aeronautas associados e não associados da AVIANCA LINHAS AÉREAS para Assembleia Geral Extraordinária, que será realizada no dia 25 de julho de 2018, às 14h30min, em primeira convocação, e às 15h00min, em segunda e última convocação, nos seguintes locais: Rio de Janeiro: Novotel SDU, localizado na Avenida Marechal Câmara, 300, Centro, Rio de Janeiro  – RJ CEP: 20020-080; e São Paulo: Hotel Ibis Congonhas , localizado na Rua Baronesa de Bela Vista, 801, Vila Congonhas, São Paulo – SP, CEP 04612-002,  para a seguintes ordens do dia: A) esclarecimentos sobre a proposta apresentada pela Avianca do novo modelo de remuneração (km para hora); e B) deliberação sobre a forma de votação para apreciação da proposta da Avianca do novo modelo de remuneração (km para hora).

Rio de Janeiro, 23 de julho de 2018

Ondino Dutra Cavalheiro Neto
Presidente

O Sindicato Nacional dos Aeronautas convoca os tripulantes da Avianca para assembleia que será realizada no dia 25 de julho, às 14h30, em primeira convocação, para prestar esclarecimentos sobre a proposta apresentada pela empresa para a conversão do modelo de remuneração de km para hora e para deliberação sobre a forma de votação das propostas. Veja o edital completo: https://bit.ly/2OaKLT3.

Após a publicação da proposta oficial da empresa, o SNA realizou uma nova análise nos dados e premissas ali contidos e apresentou seus apontamentos, bem como repassou todos os relatos realizados pelos aeronautas em relação à nova versão do simulador disponibilizado.

Por sua vez, a Avianca se comprometeu a analisar os pontos de maior divergência, como a questão da remuneração das sessões de simulador (para os alunos e instrutores) e os valores das horas de reserva para os comissários com habilitação wide.

Tendo em vista que esse período de avaliações tem justamente o propósito de dirimir dúvidas, o SNA reitera que irá apresentar todos os apontamentos realizados a Avianca aos aeronautas na assembleia, que também servirá para deliberar sobre os próximos passos da negociação.

O sindicato reforça que nunca fez nenhum tipo de proposta para a conversão, até porque esta é uma prerrogativa e uma responsabilidade da companhia.

Por fim, reiteramos a importância de que os aeronautas utilizem o simulador e, se possível, enviem dados ao SNA. Para isso, basta preencher a planilha disponível no link https://bit.ly/2O0H56A e enviar para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

O SNA agradece aos aeronautas pela participação, contribuindo com informações de grande valia para o processo.

Fiquem atentos aos meios de comunicação do SNA para novidades sobre o tema.