O SNA irá promover reuniões com tripulantes associados da Avianca nos próximos dias 20 de junho, em São Paulo, e 21 de junho, no Rio de Janeiro, ambas às 13h, para prestar esclarecimentos sobre diversas questões que estão sendo tratadas com a empresa e receber demandas tanto de pilotos como de comissários.

As reuniões contarão com a participação de advogados e diretores do SNA que estão trabalhando em ações e negociações com a Avianca.

Esta é uma excelente oportunidade para os tripulantes da companhia associados ao SNA de estreitarem relações com o sindicato e tirarem dúvidas sobre quaisquer temas.

É muito importante a participação da aeronauta nesta reuniões, não só para realizar a aproximação entre tripulantes e sindicato, mas também para dar força ao SNA na defesa das causas do grupe perante a empresa.

Não é necessário fazer inscrição e nem confirmar presença.

Participe!

Reunião com tripulantes da Avianca – São Paulo
Data: 20/06/2018
Horário: 13h
Local: Subsede do SNA, rua Barão de Goiânia, 76

Reunião com tripulantes da Avianca – Rio de Janeiro
Data: 21/06/2018
Horário: 13h
Local: Sede do SNA, Av. Franklin Rosevelt, 194, Salas 802/803

Em assembleia realizada nesta quarta-feira (30), o SNA prestou esclarecimentos aos tripulantes da Avianca sobre a negociação com a empresa a respeito da conversão do modelo de remuneração de km para hora. Os tripulantes também deliberaram por aprovar o pedido da companhia de prorrogação para 31 de julho do prazo para que uma proposta formal seja colocada em votação plebiscitária.

Como condição para levar o pedido de prorrogação para votação na assembleia, a companhia assumiu os seguintes compromissos com o SNA: 

1. Continuar analisando a proposta no sentido de buscar um avanço aos aeronautas nas questões apontadas pelo SNA relativas à remuneração das sessões de simulador (para os alunos e instrutores) e valores das horas de reserva para os comissários com habilitação wide;

2. Aprimorar o simulador de conversão km/h (cujas inconsistências previamente apontadas pelo SNA e por alguns aeronautas já foram inclusive reconhecidas publicamente pela empresa), de forma que este reflita de forma adequada os dados de horas de voo do sistema SIGLA, com um resultado de simulador para escalas publicadas e outro para escalas executadas;

3. Aprimorar o sistema SIGLA para que este apresente as informações relevantes de horas de voo (tanto como titular quanto em viagens de extra remunerado), reservas e sobreavisos (diurno, noturno, especial diurno e especial noturno) de maneira que haja mais transparência aos aeronautas, permitindo uma melhor integração entre o SIGLA e o simulador de conversão;

4. Disponibilizar a minuta do acordo.

Reiteramos que o papel do SNA no processo é o de garantir que não ocorram perdas salariais para os tripulantes na conversão. Para tal, incentiva que os aeronautas continuem enviando seus relatos para juríEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Fiquem atentos aos meios de comunicação do sindicato para eventual convocação de assembleia de votação.

Associe-se ao SNA
Via site: https://tinyurl.com/sna-associe-se
Via Whatsapp: 21 98702-6770

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

O Presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo disposto no art. 22, “a” do estatuto da entidade sindical e observados os demais requisitos estatutários e legais, em especial o previsto no art. 20, “b”, do estatuto sindical supracitado, convoca os aeronautas associados e não associados da AVIANCA LINHAS AÉREAS, para Assembleia Geral Extraordinária que será realizada no dia 30 de maio de 2018, às 13h30 em primeira convocação, e às 14h:00 em segunda e última convocação nos seguintes locais: Rio de Janeiro: Sede do SNA, localizada na Avenida Franklin Roosevelt, 194, Salas 802/805, Centro, Rio de Janeiro/RJ, CEP 20021-120; São Paulo: Subsede do SNA, localizada na Rua Barão de Goiânia, 76, Jardim Aeroporto, São Paulo – SP, CEP 04612-020; e Brasília: Hotel Ibis Styles BSB Aeroporto, localizado no Setor de Concessionárias, Lote 02 - Lago Sul, Brasília/DF, CEP 71608-900; A) Esclarecimentos sobre a conversão do modelo de remuneração (km para hora) e B) Deliberação sobre a prorrogação do prazo de 31/05 para 31/07, para votação da proposta Avianca de conversão km-Hora.

Rio de Janeiro, 28 de maio de 2018

Ondino Dutra Cavalheiro Neto
Presidente

O SNA informa que a Avianca se comprometeu a dar uma resposta até o dia 29 de maio a respeito dos apontamentos feitos pelo sindicato como importantes para a evolução da negociação da conversão do modelo de remuneração de km para hora. Desta forma, o SNA convocará uma assembleia para o dia 30 de maio para prestar esclarecimentos aos tripulantes.

A companhia pede que seja prorrogado para 31 de julho o prazo para que uma proposta formal seja colocada em votação. Este pedido será levado a deliberação na assembleia do dia 30 de maio, porém o SNA colocou como condição que a companhia assuma os seguintes compromissos: 

1. Continuar analisando a proposta no sentido de buscar um avanço aos aeronautas nas questões apontadas pelo SNA relativas à remuneração das sessões de simulador (para os alunos e instrutores) e valores das horas de reserva para os comissários com habilitação wide;

2. Aprimorar o simulador de conversão km/h para que este reflita de forma adequada os dados de horas de voo do sistema SIGLA, com um resultado de simulador para escalas publicadas e outro para escalas executadas;

3. Aprimorar o sistema SIGLA para que este apresente as informações relevantes de horas de voo (tanto como titular quanto em viagens de extra remunerado), reservas e sobreavisos (diurno, noturno, especial diurno e especial noturno) de maneira que haja mais transparência aos aeronautas, permitindo uma melhor integração entre o SIGLA e o simulador de conversão;

4. Disponibilizar a minuta do acordo.

Reiteramos que o papel do SNA no processo é o de garantir que não ocorram perdas salariais para os tripulantes a conversão. Para tal, incentiva que os aeronautas continuem enviando seus relatos para juríEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Associe-se ao SNA
Via site: https://tinyurl.com/sna-associe-se
Via Whatsapp: 21 98702-6770 

SNA e Avianca se reuniram na última quarta-feira (9) para uma nova rodada de negociações relativa à conversão km/h. Na oportunidade, a empresa apresentou ao SNA uma proposta referente à franquia de horas para os comissários de voo que operam equipamentos narrow e wide. 
 
A ideia da empresa foi manter a franquia de narrow de 17h22min (17,37h) para todos os comissários, porém adotando um critério no qual o consumo da mesma ao longo do mês seja inicialmente realizado pelas horas de voo no narrow e, caso num dado mês o(a) comissário(a) tenha menos horas de voo em equipamento narrow do que as 17h22min da franquia, o restante da mesma seja consumido pelas horas de voo em equipamento wide, porém aplicando-se um fator multiplicativo de 1,32 de maneira a representar a relação entre os fatores de conversão (km/h) para WB e NB: 760,07/575,76 = 1,32. 
 
Clique e confira a proposta da empresa: https://bit.ly/2IuDBcq.
 
Com esse novo critério, os(as) comissários(as) de voo que só tiverem horas de voo wide nas suas escalas perceberão a franquia de horas equivalente ao wide adotada para os técnicos, ou seja: 13,16h = 17,37h/1,32.
 
O SNA, mesmo reconhecendo o avanço em relação à franquia dos comissários do wide, aproveitou a reunião para reforçar, novamente, que existem ainda dois pontos de suma importância para a evolução da negociação, quais sejam: 
 
1. A remuneração das sessões de simulador de voo;
2. A remuneração das horas de reserva dos comissários que voam wide. 
 
No que se refere aos instrutores de simulador, o SNA mencionou que recebeu relatos que apontam para uma variação muito significativa, ficando a empresa comprometida a reanalisar essa questão.
 
Outro ponto exaustivamente debatido na reunião foi o simulador para conversão km/h e sua interface com o sistema SIGLA. O SNA recebeu diversos relatos de tripulantes que demonstram a necessidade de correções por parte da empresa. Dentre os principais pontos elencados citamos: 
 
1. Dificuldades no acesso ao portal;
2. Falta de somatória das horas de voo (diurna, noturna, especial diurna e especial noturna) no sistema SIGLA (funcionalidade esta que sempre existiu);
3. Inconsistências nas quantidades de horas lançadas no simulador em relação ao sistema SIGLA; 
4. Ausência das quantidades de horas de reserva, sobreaviso e tripulante extra remunerado no sistema SIGLA;
5. Discrepâncias na função correta do tripulante e/ou lançamentos não condizentes com a escala.
 
A empresa se comprometeu a endereçar todos esses apontamentos, reconhecendo que esse passo fundamental deverá ser concluído sem ressalvas antes da deliberação em assembleia.
 
Reiteramos novamente que o papel do SNA sempre foi o de garantir que não ocorram perdas salariais para os tripulantes no processo de conversão. Para tal, incentiva que os aeronautas continuem enviando seus relatos para juríEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
 
Associe-se ao SNA
Via Whatsapp: 21 98702-6770

O SNA se reuniu nesta quinta-feira (3) com a Avianca para apresentar à empresa alguns apontamentos feitos pelos tripulantes em relação à proposta da empresa para a conversão do modelo de remuneração de km para hora de voo, discutida em assembleia no último dia 27 de abril.

Durante a reunião, a empresa recebeu as reivindicações e se comprometeu a analisar e a dar uma resposta ao SNA assim que possível.

Foram feitos apontamentos à empresa referentes à franquia de horas de voo e sobre o valor da hora de reserva/sobreaviso dos comissários que voam as aeronaves wide body e narrow body, que ficaram indexados aos valores de narrow body.

Além disso, foram feitas considerações sobre hora paga para treinamento em simulador para os pilotos, assim como sobre a gratificação dos instrutores de simulador e checadores.

A necessidade da regularização do Sistema Sigla também foi apontada pelo grupo, de forma que seja possível a avaliação da proposta juntamente com o simulador já disponibilizado.

Reforçamos a necessidade de que todos os tripulantes da Avianca utilizem o simulador para que possam comparar como era e como ficaria sua remuneração conforme a proposta apresentada. Caso haja problemas, solicitamos que os informem ao SNA através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., a fim de que possam ser corrigidos.

O SNA recorda que a proposta ainda deverá ser aprovada pelos tripulantes em assembleia específica para esse fim. Em breve, uma nova assembleia será convocada para deliberação a respeito do formato de votação. Fiquem atentos aos nossos meios de comunicação.

Associe-se ao SNA
Via site: https://tinyurl.com/sna-associe-se
Via Whatsapp: 21 98702-6770

Em assembleia realizada nesta sexta-feira (27), o Sindicato Nacional dos Aeronautas prestou esclarecimentos aos tripulantes da Avianca sobre a proposta apresentada pela companhia para a conversão do modelo de remuneração de km para hora de voo.

A empresa revisou a proposta apresentada em 19 de abril com o objetivo de não gerar nenhum tipo de perda salarial aos aeronautas e disponibilizou a mesma para todos os tripulantes através do canal corporativo.

O SNA fez algumas considerações sobre a franquia de horas de voo e sobre o valor da hora de reserva/sobreaviso dos comissários que voam as aeronaves wide body e narrow body, que ficaram indexados aos valores de narrow body.

Também foram feitas considerações sobre a hora paga para treinamento em simulador para os pilotos, assim como sobre a gratificação dos instrutores de simulador e checadores.

Foi suscitada pelo grupo a necessidade da regularização do Sistema Sigla para que seja possível a avaliação da proposta juntamente com o simulador que será disponibilizado.

Por essa razão, é de extrema importância que os tripulantes utilizem o simulador, que segundo a empresa será disponibilizado até o dia 1º de maio, para que possam comparar como era e como ficaria sua remuneração conforme a proposta apresentada.

Lembramos a todos que a proposta terá que passar pela apreciação e aprovação do grupo de tripulantes em assembleia específica para esse fim. Em breve será convocada uma nova assembleia para deliberar sobre o formato de votação.

Fiquem atentos aos nosso meios de comunicação para novidades e para as convocações de assembleias.

Associe-se ao SNA
Via site: https://tinyurl.com/sna-associe-se
Via Whatsapp: 21 98702-6770

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

O Presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo disposto no art. 22, “a” do estatuto da entidade sindical e observados os demais requisitos estatutários e legais, em especial o previsto no art. 20, “b”, do estatuto sindical supracitado, convoca os aeronautas associados e não associados da AVIANCA LINHAS AÉREAS, para Assembleia Geral Extraordinária que será realizada no dia 27 de abril de 2018, às 13:30 horas em primeira convocação, e às 14:00 horas em segunda e última convocação nos seguintes locais: Rio de Janeiro: Sede do SNA, localizada na Avenida Franklin Roosevelt, 194, Salas 802/805, Centro, Rio de Janeiro/RJ, CEP 20021-120; São Paulo: Hotel Ibis Congonhas, localizado na Rua Baronesa de Bela Vista, 801, Vila Congonhas, São Paulo – SP, CEP 04612-002; e Brasília: Hotel Ibis Styles BSB Aeroporto, localizado no Setor de Concessionárias, Lote 02 - Lago Sul, Brasília/DF, CEP 71608-900; A) Esclarecimentos sobre a proposta da empresa de alteração do modelo de remuneração (km para hora).

Rio de Janeiro, 24 de abril de 2018

Ondino Dutra Cavalheiro Neto
Presidente

O Sindicato Nacional dos Aeronautas informa que, diferentemente do que havia sido divulgado antes, a assembleia para os tripulantes da Avianca, que servirá para esclarecimentos sobre a proposta apresentada pela companhia para a conversão do modelo de remuneração de km para hora de voo, será realizada na próxima sexta-feira, dia 27 de abril —e não no dia 26. 
 
Veja o edital com horários e endereços: https://bit.ly/2vJfj9w.
 
Clique aqui para ver a íntegra da proposta: https://bit.ly/2HNUfkD.
 
O objetivo do SNA nessa negociação é garantir que a mudança de modelo não gere nenhum tipo de perda salarial aos aeronautas. Por essa razão, é de extrema importância que os tripulantes utilizem o simulador, que segundo a empresa será disponibilizado em breve, para que possam comparar como era e como ficaria sua remuneração conforme a proposta apresentada.
 
Reforçamos que a assembleia deste dia 27 não será para deliberar pela aprovação ou não da proposta, mas apenas para apresentação e esclarecimento da mesma.
 
A proposta terá que passar pela apreciação e aprovação do grupo de tripulantes em assembleia específica para esse fim.
 
Fiquem atentos aos nosso meios de comunicação para novidades e para as convocações de assembleias.
 
Associe-se ao SNA
Via Whatsapp: 21 98702-6770 

A Avianca apresentou ao SNA na última quinta-feira (19) uma proposta formal para a conversão do modelo de remuneração de km para hora de voo, juntamente com um esboço do simulador que, de acordo com a empresa, será disponibilizado aos tripulantes a partir da próxima semana. 

Clique aqui para ver a íntegra da proposta: https://bit.ly/2HNUfkD.

Dada a complexidade do assunto, e tendo em vista que os tripulantes decidiram em assembleia no dia 26 de fevereiro aceitar uma extensão de prazo para a alteração, o SNA vai convocar uma nova assembleia para esclarecer a proposta. 

O sindicato irá, desta forma, se aprofundar na proposta para apresentar suas considerações aos tripulantes da empresa.

O objetivo do SNA nessa negociação é garantir que a mudança de modelo não gere nenhum tipo de perda salarial aos aeronautas. Por essa razão, é de extrema importância que os tripulantes utilizem o simulador que será disponibilizado para que possam comparar como era e como ficaria sua remuneração conforme a proposta apresentada.

De acordo com a empresa, será feito upload das escalas pregressas tanto em km como em horas para fornecer um comparativo a respeito da remuneração variável.

Reforçamos também que a assembleia a ser convocada não será para deliberar pela aprovação ou não da proposta, mas apenas para apresentação e esclarecimento da mesma.

Por fim, ressaltamos que a proposta da empresa terá que passar pela apreciação e aprovação do grupo de tripulantes em assembleia específica para esse fim.

Fiquem atentos aos nosso meios de comunicação para novidades e para as convocações de assembleias.

Associe-se ao SNA
Via site: https://tinyurl.com/sna-associe-se
Via Whatsapp: 21 98702-6770  

Em resposta a ofício enviado pelo Sindicato Nacional dos Aeronautas, a Avianca afirmou que já realizou a adequação para atender a norma sobre base contratual, conforme a cláusula 3.3.15 da Convenção Coletiva de Trabalho da aviação regular.

Segundo a companhia, todos os tripulantes do Estado de Sâo Paulo têm agora como base o aeroporto de Guarulhos, e todos os tripulantes do Estado de Rio de Janeiro têm como base o aeroporto Santos Dumont.

O SNA havia enviado o ofício devido a diversas denúncias de aeronautas de que a norma não vinha sendo cumprida.

Pedimos aos tripulantes que informem ao sindicato caso o problema persista.

O departamento jurídico do SNA fica à disposição para eventuais esclarecimentos pelo telefone (11) 5531-0318 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Associe-se ao SNA
Via site: https://tinyurl.com/sna-associe-se
Via Whatsapp: 21 98702-6770 

Diante do número expressivo de denúncias de tripulantes sobre a alteração unilateral do plano de saúde oferecido pela Avianca, o SNA pede que os aeronautas que sentiram lesados que entrem em contato individualmente para a verificação de possíveis medidas cabíveis.

Cabe lembrar que é imprescindível a comprovação documentada do prejuízo acarretado.

O departamento jurídico do SNA fica à disposição pelo telefone (11) 5531-0318, pelo e-mail juridico@aeronautas.org.br ou para atendimento presencial.