Diante das constantes alterações no plano de carreira promovidas pela empresa Azul Linhas Aéreas, de forma unilateral, o Sindicato Nacional dos Aeronautas informa aos tripulantes da empresa que o assunto foi levado a conhecimento do Ministério Público do Trabalho.

Uma assembleia será convocada pelo SNA para a próxima semana para esclarecimentos sobre o assunto. A participação de todos é de extrema importância para resguardar os direitos dos aeronautas.

Histórico 

Nos últimos anos, a Azul vem alterando unilateralmente o plano de carreira, sempre de acordo somente com as necessidades da companhia.

Em fevereiro de 2017, a empresa revisou o Manual de Processos de Operações de Voo (M-OPS-009), alterando formas de movimentações dentro do quadro de promoções.

Na última semana, a Azul apresentou um novo plano de carreira, sem qualquer consulta à categoria, que modificou novamente as modalidades de movimentações de cargos e equipamentos, bem como as possibilidades de contratação externa (by-pass).

As diversas alterações acarretam inúmeros prejuízos aos tripulantes.

Embora a elaboração de plano de cargos e salários seja inerente ao poder diretivo da empresa, uma vez que exista prejuízo aos aeronautas, o Sindicato tem o dever de atuar e questionar a alteração unilateral do plano.

O SNA também vai cobrar da empresa o registro do plano de carreira no Ministério do Trabalho.

Após solicitação formal do Sindicato Nacional dos Aeronautas, a Prefeitura de Campinas informou, por meio de ofício, que a Guarda Municipal foi orientada a intensificar o patrulhamento nas imediações do aeroporto de Viracopos.

Em nome dos tripulantes e demais frequentadores do local, o SNA agradece à Prefeitura.

O sindicato continuará atento a eventuais problemas de segurança na região e conta com a colaboração das autoridades.

O Sindicato Nacional dos Aeronautas fez na quinta-feira (11) uma reunião com tripulantes da Azul Linhas Aéreas tratar das alterações no plano de carreira que a companhia pretende implementar.

Ressaltamos que o SNA está atuando no sentido de buscar uma solução para a questão que seja adequada aos anseios da categoria.

Uma reunião entre o SNA e a empresa já está agendada para tratar do assunto. Todos os desdobramentos do caso serão informados ao grupo por nossos meios de comunicação.

O Sindicato Nacional dos Aeronautas convoca todos os tripulantes da Azul para participarem de reunião a ser realizada nesta quinta-feira, às 13h30, no auditório Representação do SNA em Campinas ―veja endereço abaixo.

Serão discutidas diversas questões relacionadas à empresa.

Esta será uma grande oportunidade para esclarecimentos sobre o andamento de ações judiciais, para os aeronautas apresentarem suas demandas e denúncias, para que todos tirem suas dúvidas e, principalmente, para uma maior aproximação entre os tripulantes da Azul e o SNA.

Compareçam e ajudem a divulgar!

Reunião de tripulantes da Azul
Data: 11/5/2017
Horário: 13h30
Local: Centro Empresarial Viracopos, SPE, Rodovia Santos Dumont, km 66, S/N, 2° andar, sala 217, Campinas/SP

O Sindicato Nacional dos Aeronautas se reuniu na segunda-feira com a empresa Azul Linhas Aéreas para tratar dos assuntos pendentes relativos a denúncias de descumprimento da regulamentação, dando continuidade à última reunião, realizada em 20 de fevereiro.

Foram tratados assuntos como a inobservância dos limites de madrugada consecutivas em voo e a supressão de dias nas escalas ―segundo a empresa, decorrentes de falhas no sistema que teriam sido solucionadas.

Com relação aos dias suprimidos, apesar de demonstrada a regularização, a Azul reconheceu a falha. Recomendamos que, ao verificar dia suprimido nas escalas, o aeronauta comunique a empresa e o SNA via e-mail, ficando desobrigado de qualquer atividade naquele período. 

A Azul também se comprometeu a implantar legendas nas escalas de serviço no aplicativo de celular, as quais também serão encaminhadas por e-mail aos aeronautas.

A fim de solucionar eventuais irregularidades nas escalas e atender às solicitações e reclamações dos aeronautas, a empresa afirmou ainda que irá implantar um chat que, além de registrar as ocorrências, vai viabilizar o contato direto entre aeronautas e escaladores.

Sobre as reclamações do “serviço apanha”, a empresa disse que o aeronauta poderá contatar diretamente a escala para solicitar o serviço, mesmo em situações de contingência, que acarretem atrasos e mudanças na programação, ou acionamentos em reserva e sobreaviso, quando a solicitação não for realizada antecipadamente.

A Azul também afirmou que a apresentação para voos internacionais voltou a ser realizada no CrewDesk de Campinas com uma hora e trinta minutos antes da decolagem e a utilização de tripulação composta, em atendimento às normas previstas na legislação aeronáutica.

Por fim, as partes acordaram que a nova rodada de negociações do PBS será realizada em 20 de abril, restando pendente apenas a designação da data para próxima reunião.

Diante da demanda dos tripulantes e após pedidos de providências do Sindicato Nacional dos Aeronautas, a Azul Linhas Aéreas informa que realizou as mudanças necessárias para adequar o CrewRest de Campinas (VCP).

Com as reformas, o local respeita agora os padrões mínimos exigidos pela Convenção Coletiva de Trabalho em relação a acústica, controle de luminosidade e temperatura. Assim, ficam possibilitadas as reservas superiores a 3 (três) horas no aeroporto de Viracopos.

É importante ressaltar que o CrewRest deve ser utilizado exclusivamente pelos aeronautas que estiverem cumprindo reserva, não contemplando qualquer outra atividade em que o aeronauta tenha tempo de solo e tampouco empregados fora da escala.

Também cabe lembrar que a CCT determina que deve haver número de camas ou poltronas para no mínimo 50% dos tripulantes na condição de reserva em um mesmo período. Caso haja descumprimento de tal preceito, o SNA orienta que os aeronautas façam denúncia para que seja requisitada a adequação.

O SNA continuará em constante contato com a Azul e com as demais empresas para verificar e sanar possíveis irregularidades, sempre visando a maior qualidade para o exercício das atividades laborais dos tripulantes.

O sindicato fica à disposição para eventuais dúvidas por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

O SNA reuniu-se com a empresa Azul Linhas Aéreas na segunda-feira (20) para discutir o andamento de providências quanto às denúncias ligadas descumprimentos da CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) e da Lei do Aeronauta, e para receber um feedback sobre os temas tratados na última reunião, realizada em 16 de janeiro de 2017.

Dentre os assuntos levantados, destaca-se, inicialmente, o CrewRest de Campinas (VCP). Na última reunião, a empresa havia se comprometido a realizar as mudanças necessárias para atender aos requisitos mínimos de acústica, iluminação e temperatura, que até então não eram respeitados.

Nesta segunda-feira, atendendo às solicitações do SNA, a empresa informou que já instalou a parede acústica, ajustou a iluminação e está reformando algumas poltronas para descanso.

É importante ressaltar que o CrewRest deve ser utilizado exclusivamente pelos aeronautas que estiverem cumprindo reserva, não contemplando qualquer outra atividade em que o aeronauta tenha tempo de solo e tampouco empregados fora da escala.

Outro tema tratado na reunião foi o plano de carreira. A companhia informou que ainda neste ano pretende realizar novas movimentações, sendo que a estrutura e critérios de promoções do plano estão disponíveis a todos os aeronautas da empresa no manual de processos. O SNA solicita que os aeronautas da Azul tomem conhecimento do Plano de Carreira e informem qualquer descumprimento verificado.

Por fim, foram abordados também os seguintes assuntos: sistema PBS, inclusão da nomenclatura repouso para desvirtuar instituto do sobreaviso, dias suprimidos na escala, não fornecimento de um dia civil para realização do CMA, descumprimento escala mãe, forma como os aeronautas são tratados pelos escaladores, deslocamento de aeronautas de VCP para CGH, extrato de horas de voo e Hot Box.

Recomendamos que os aeronautas verifiquem o status da cada assunto tratado nas reuniões via link abaixo e que reportem ao SNA as desconformidades constatadas. A próxima reunião foi designada para o dia 20 de março.

CONFIRA AQUI DETALHES SOBRE OS DEMAIS TEMAS TRATADOS

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

O Presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo disposto no art. 22, “a” do estatuto da entidade sindical e observados os demais requisitos estatutários e legais, em especial o previsto no art. 20, “b”, do estatuto sindical supracitado, convoca os empregados da Empresa AZUL LINHAS AÉREAS, para Assembleia Geral Extraordinária que será realizada no dia 21 de fevereiro de 2017, às 13:30 horas em primeira convocação, e às 14:00 horas em segunda e última convocação nos seguintes locais: Campinas: Representação do SNA, localizado no Centro Empresarial Viracopos, SPE, Rodovia Santos Dumont, km 66, S/N, 2° andar, sala 217, CEP: 13052-901, Campinas/SP; Porto Alegre: Representação do SNA, localizado na Avenida dos Estados, 1825, loja 06, Anchieta, CEP: 90200-001, Porto Alegre/RS; e Rio de Janeiro: Sede do SNA, localizado na Avenida Franklin Roosevelt, 194, Centro, CEP: 20021-120, Rio de Janeiro/RJ,  para deliberarem sobre a seguinte ordem do dia: avaliar e deliberar sobre a adequação salarial de aeronautas provindos de seleção interna.

Rio de Janeiro, 16 de fevereiro de 2017

Rodrigo Spader
Presidente

O Sindicato Nacional dos Aeronautas esteve reunido com a direção da Azul Linhas Aéreas no dia 16 de janeiro para tratar de demandas dos tripulantes e de descumprimentos por parte da empresa de itens da Convenção Coletiva de Trabalho e da lei 7183/84, que regulamenta a profissão de aeronauta.

CONFIRA AQUI DETALHES SOBRE TODOS OS TEMAS TRATADOS

Entre os temas tratados estavam alterações e dias suprimidos na escala, complementação de jornada na base, envio de SMS em folgas e repousos, acionamentos fora de período de sobreaviso ou reserva, horas em solo superiores a três horas, deslocamentos entre CGH e VCP, revalidação de CMA, alimentação a bordo e PBS.

Também foram discutidos a questão do uso de tripulações simples em voos internacionais, descumprindo os limites de jornadas de trabalho e gerando fadiga aos tripulantes, o não bloqueio de assentos para descanso da tripulação, o não uso de tripulações exclusivas para A330, o feedback operacional entre tripulantes, sala de descanso adequada, planos de carreira e lista de senioridade.

A companhia se comprometeu a avaliar todas as demandas. Uma nova reunião com o SNA foi marcada para o dia 20 de fevereiro.

Temas já tratados e pacificados

A Azul afirma que já foram alinhadas soluções para o Serviço Apanha, obrigatoriedade do passaporte, tempo para acionamento do sobreaviso em BH e exame médico periódico, faltando apenas divulgar via e-mail para seus tripulantes. Mais uma vez questionada, a empresa se comprometeu a enviar tais comunicados.



O Sindicato Nacional dos Aeronautas esteve reunido com a direção da Azul Linhas Aéreas na última segunda-feira (16) para tratar de demandas dos tripulantes e de descumprimentos por parte da empresa de itens da Convenção Coletiva de Trabalho e da lei 7183/84, que regulamenta a profissão de aeronauta.

Entre os temas tratados estavam alterações e dias suprimidos na escala, complementação de jornada na base, envio de SMS em folgas e repousos, acionamentos fora de período de sobreaviso ou reserva, horas em solo superiores a três horas, deslocamentos entre CGH e VCP, revalidação de CMA, alimentação a bordo e PBS.

Também foram discutidos a questão do uso de tripulações simples em voos internacionais, descumprindo os limites de jornadas de trabalho e gerando fadiga aos tripulantes, o não bloqueio de assentos para descanso da tripulação, o não uso de tripulações exclusivas para A330, o feedback operacional entre tripulantes, sala de descanso adequada, planos de carreira e lista de senioridade.

A companhia se comprometeu a avaliar todas as demandas. Uma nova reunião com o SNA foi marcada para o dia 20 de fevereiro.

Temas já tratados e pacificados

A Azul afirma que já foram alinhadas soluções para o Serviço Apanha, obrigatoriedade do passaporte, tempo para acionamento do sobreaviso em BH e exame médico periódico, faltando apenas divulgar via e-mail para seus tripulantes. Mais uma vez questionada, a empresa se comprometeu a enviar tais comunicados.

O Sindicato Nacional dos Aeronautas informa que as empresas Latam e Azul criaram meios alternativos para atendimento em casos de contingências do Passe Livre.

Os aeronautas que tiverem dificuldades com a emissão do Passe Livre nas referidas empresas devem enviar um print com a mensagem de erro, o voo pretendido e demais dados para a solicitação do passe (nome completo, empresa que trabalha, CPF, código Anac, trecho, data e número do voo) para:

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O departamento jurídico do SNA fica à disposição para eventuais esclarecimentos pelo telefone (11) 5531-0318 ou pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Em assembleia realizada na segunda-feira (19), funcionários da Azul Linhas Aéreas aprovaram a propositura de ações coletivas contra a empresa, em virtude de irregularidades e consequente descumprimento da Convenção Coletiva de Trabalho e da Lei n°. 7183/84.

Também foi deliberado que algumas das irregularidades serão tratadas por meio de denúncias aos órgãos competentes, como Anac, Anvisa e Ministério Público do Trabalho.

O SNA buscou, através de reuniões que ocorreram durante o presente ano, soluções e meios para regularização da situação. Contudo, não houve resposta efetiva da empresa, motivo pelo qual houve a aprovação da categoria pela propositura de ações coletivas pelo SNA.

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