Km/hora Latam: SNA aponta inconsistências e convocará AGE para esclarecimentos

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O SNA realizou nesta segunda-feira (12) reunião com a Latam sobre a conversão do modelo de remuneração de km para hora. Esta reunião, solicitada pelo SNA, seria originalmente realizada na última quinta-feira (8), mas foi cancelada na ocasião pela companhia.

O SNA apresentou à empresa algumas inconsistências detectadas nas propostas apresentadas aos aeronautas. Dentre os apontamentos estão:

1. Ausência do adicional noturno e da remuneração em dobro pelo trabalho diurno aos domingos, feriados e dias santos nas reservas e sobreavisos;

2. A não manutenção nas relações atuais entre os valores de km remunerado nas funções de comissário, copiloto e comandante, quando da transformação para as horas de voo nos equipamentos wide-body;

3. Proposta com valores distintos para as horas de voo das tripulações técnicas do wide-body, fato este que introduz uma assimetria na remuneração variável entre pilotos do wide sem a garantia de um ordenamento correspondente em senioridade.

Diante dessas constatações, o SNA optou por informar a empresa de que irá realizar uma assembleia na próxima semana para prestar os esclarecimentos aos aeronautas sobre as inconsistências acima, bem como para deliberar sobre uma eventual extensão de prazo.

Essa decisão foi norteada pela postura sempre responsável e coerente por parte do SNA, uma vez que a pressão do tempo interfere negativamente na qualidade dos resultados atingidos.

Cumpre ressaltar que qualquer proposta da empresa terá que ser aprovada pelo grupo de tripulantes em uma outra assembleia.

Outro ponto importante que também foi levantado pelo SNA e pela própria empresa foi a baixa adesão ao simulador que foi disponibilizado. Nesse sentido, reforçamos a importância de os aeronautas utilizarem essa ferramenta, independentemente das inconsistências aqui apontadas que serão apresentadas na próxima AGE.

O simulador tem a característica de medir efeitos dinâmicos que não podem ser captados pelos cálculos, uma vez que estes são baseados em malhas de um passado recente. Ou seja, as alterações mais recentes da malha do A-350 (que ainda está em transição), assim como as modificações nas incidências de reserva e SAV (diurno, noturno e especial) nas programações de escala representam variáveis dinâmicas que só podem ser medidas através do simulador.

Portanto, para que você tripulante da Latam possa contribuir nesse processo de conversão, nos auxiliando na identificação de variações sistemáticas, solicitamos novamente para que preencham a planilha disponibilizada pelo SNA.

O preenchimento deverá ser feito com a escala que tiver a maior remuneração do mês correspondente (executada ou publicada). Clique no link a seguir e acesse a planilha para o envio dos resultados do simulador: https://goo.gl/MwfYv4.

Fiquem atentos às futuras comunicações do SNA.

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