Reunião entre o SNA e a TAM

Fonte
  • Menor Pequena Medium Grande Maior
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Na sexta-feira (31/1), em sua sede em São Paulo, a Diretoria do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), acompanhada do representante sindical da TAM, Cmte. Luciano Baía,  recebeu dirigentes do departamento de Recursos Humanos da TAM para  discutir questões levantadas pelos tripulantes referentes ao  fornecimento dos últimos holerites e o pagamento das diárias de ceia. Além disso, abordou sobre o formato de pagamento por quilômetros utilizado pela empresa e o cumprimento da cláusula 27 da CCT, que especifica o  pagamento da escala publicada em caso de mudanças que impactem em uma  menor produtividade do que a prevista ao longo do mês.  

A mudança do formato de pagamento é uma reivindicação dos tripulantes, da qual o SNA tem questionado a empresa constantemente. Após terem sido  apresentados os inúmeros motivos sobre essa mudança, de quilômetros  voados para horas de voo, a empresa informou que apresentará um  cronograma detalhado para alteração da forma remuneratória, bem como  para implementação de sistema que conferirá maior transparência nos  holerites dos aeronautas.  

Esse é um projeto complexo a ser desenvolvido, e o SNA acordou com a  empresa a participação de um comitê formado por tripulantes que  acompanharão o desenvolvimento de toda a ação. Nesse projeto,  também será desenvolvida uma ferramenta para garantir o pagamento da  escala publicada conforme especifica a cláusula 27 da CCT.  Em breve, o  SNA divulgará as datas para candidatura ao comitê e Assembleia para  aprovação do cronograma de trabalho. 

No final da reunião, o presidente do SNA Ceriotti expôs discordância com a atitude de alteração de pagamento de Descanso Semanal Remunerado para  os tripulantes dos modelos 319/320/321. Os representantes apresentaram  alguns argumentos, justificando e embasando esta modificação do ponto de  vista da TAM, porém não houve entendimento sobre o assunto.

Haverá outra reunião para tratar do tema no mês de março, uma vez que o SNA entende que a redução não poderia ter ocorrido.

O SNA considera que obteve um avanço importantíssimo para a obtenção de um novo modelo de pagamento baseado em horas de voo, o que atenderá uma grande reivindicação dos tripulantes da TAM atualmente.

Em breve, o SNA divulgará as datas para os próximos  passos. 

Fiquem atentos e acompanhem!!!  

A Diretoria do Sindicato Nacional dos Aeronautas

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS