Segundo levantamento feito pelo Sindicato Nacional dos Aeronautas, 204 voos foram impactados pela paralisação, em um universo de 3.068 voos previsto para o dia. Isso representa 6,65 % do total de voos programados.
Na liminar, o ministro afirma: “defiro parcialmente o pedido de liminar para determinar que seja mantido 80% (oitenta por cento) dos aeronautas e aeroviários, em serviço, a partir do dia 03 de fevereiro de 2016 e durante o período de feriado de carnaval, enquanto durar a greve, de forma a viabilizar o transporte aéreo em todo o território nacional, sob pena de multa diária de R$ 100.000,00 (cem mil reais), em caso de descumprimento da ordem.”
Desta forma, o entendimento do Sindicato Nacional dos Aeronautas é de que, no período, ou seja, a partir do dia 3 de fevereiro, quando iniciou-se o movimento grevista, a liminar foi cumprida integralmente com folga. Mais de 90% dos tripulantes escalados para voar cumpriram normalmente suas escalas.
A informação divulgada pelo SNEA (Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias) foi de que dos 399 voos previstos para acontecer (entre pousos e decolagens, domésticas e internacionais) entre 6h e 8h, 22% foram cancelados e 48% sofreram atraso. Desta forma, hipoteticamente, 279 voos teriam sido afetados. Ainda assim, esses 279 representariam 9,1% do total de voos do dia.
Cabe ressaltar que o movimento de paralisação dos aeronautas referiu-se apenas a decolagens, não havendo qualquer restrição quanto a pousos.
O sindicato ressalta que as próprias empresas se movimentaram para cancelar voos que aconteceriam entre as 6h e 8h desta quarta-feira, causando impactos para passageiros mesmo sem a influência direta do movimento de greve.
O formato da paralisação, de apenas duas horas, e a estratégia de realizar o movimento em apenas 12 aeroportos foi pensado pela categoria justamente para preservar os passageiros e a sociedade, causando os mínimos transtornos possíveis.
Por fim, o sindicato lembra que a paralisação desta quarta e o prosseguimento da greve poderiam ser evitados caso as empresas se propusessem a conceder a reposição inflacionária à categoria, retroativa à data-base.