Os tripulantes associados da aviação agrícola aprovaram, por meio de votação on-line realizada entre os dias 16 e 17 de setembro, a proposta apresentada para renovação da Convenção Coletiva de Trabalho da categoria para 2020/2021.

Foram registrados 57% de votos a favor da aprovação, e 43% de votos contrários.

A negociação do SNA com o Sindag (Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola) garantiu a recomposição total das perdas inflacionárias.

Assim, a nova CCT prevê reajuste dos salários pelo INPC do período compreendido entre 1º de setembro de 2019 e 31 de agosto de 2020 —ou seja, 2,94%.

Uma novidade da nova convenção coletiva é o compromisso de criação de uma comissão paritária, com calendário de reuniões periódicas, com a finalidade de elaborar plano de carreira, cargos e salários para os pilotos.

Veja a íntegra da CCT aprovada: https://tinyurl.com/y6dugowf.

Em caso de dúvida, entre em contato com o SNA.

Canais de atendimento: https://bit.ly/3breFNZ.

Associe-se ao SNA
Via site: https://tinyurl.com/associe-se-sna
Via Whatsapp: 21 98702-6770
Via app: SNA no Google Play ou Apple Store 

O SNA convoca os tripulantes associados da aviação agrícola para votação on-line, entre os dias 16 e 17 de setembro, da proposta apresentada pelo Sindag (Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola) para renovação da Convenção Coletiva de Trabalho da categoria para 2020/2021.

Veja a íntegra da proposta: https://tinyurl.com/y6dugowf.

A votação on-line terá início às 9h do dia 16 de setembro e será encerrada às 17h do dia 17 de setembro. Terão direito a voto aqueles que ingressarem nos quadros sociais do SNA até as 12h do dia 15. 

Para votar, acesse o link a seguir a partir das 9h do dia 16 de setembro e siga todas as instruções: https://votacao.aeronautas.org.br.

- Edital de convocação: https://tinyurl.com/y28w35nv.

- Live de esclarecimentos: https://www.youtube.com/watch?v=Fet2P_dq39s.

Caso o tripulante enfrente qualquer dificuldade na votação, deverá entrar em contato com o SNA pelo WhatsApp (11) 99959-5241 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Associe-se ao SNA
Via site: https://tinyurl.com/associe-se-sna
Via Whatsapp: 21 98702-6770
Via app: SNA no Google Play ou Apple Store 

EDITAL CONVOCATÓRIO DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA PLEBISCITÁRIA PERMANENTE

O Sindicato Nacional dos Aeronautas - SNA, nos termos do seu Estatuto Social, por seu Diretor Presidente, ao final assinado, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo disposto no artigo 27, alínea “a”, combinado com os artigos 20, 21, caput e §4º, 22, caput e §2º, 24, 25 “c ” e parágrafo único, “b”, 30 caput e §3º e 31, §1º,  todos do referido Estatuto Social e observados os demais requisitos estatutários e legais, convoca os pilotos agrícolas associados ao SNA, que ingressaram no quadro social até às 12h do dia 15 de setembro de 2020, a participarem da Assembleia Geral Extraordinária Plebiscitária Permanente, que devido a impossibilidade de ser efetuada presencialmente, será feita totalmente em ambiente virtual com votação on-line, que será iniciada no dia 16 de setembro de 2020às 09h, e encerrada no dia 17 de setembro de 2020 às 17h, com a seguinte ordem do dia: deliberação da proposta, apresentada pelo SINDAG, para renovação da Convenção Coletiva de Trabalho da Aviação Agrícola 2020/2021.  


São Paulo, 14 de setembro de 2020.
Ondino Dutra Cavalheiro Neto

O SNA realizou uma live na sexta-feira (11), em seu canal no Youtube, para apresentar aos tripulantes da aviação agrícola a proposta do Sindag (Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola) para renovação da Convenção Coletiva de Trabalho da categoria para 2020/2021.

Inscreva-se em nosso canal do Youtube para: https://www.youtube.com/sindicatonacionaldosaeronautas.

Lembramos que a data-base da categoria venceu no último dia 1º de setembro.

Associe-se ao SNA
Via site: https://tinyurl.com/associe-se-sna
Via Whatsapp: 21 98702-6770
Via app: SNA no Google Play ou Apple Store 

O SNA vai realizar uma live nesta sexta-feira (11), às 19h, em seu canal no Youtube, para apresentar aos tripulantes da aviação agrícola a proposta do Sindag (Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola) para renovação da Convenção Coletiva de Trabalho da categoria para 2020/2021.

Inscreva-se em nosso canal do Youtube para: https://www.youtube.com/sindicatonacionaldosaeronautas.

Lembramos que a data-base da categoria venceu no último dia 1º de setembro.

Associe-se ao SNA
Via site: https://tinyurl.com/associe-se-sna
Via Whatsapp: 21 98702-6770
Via app: SNA no Google Play ou Apple Store 

O SNA enviou nesta sexta-feira (4) um ofício à Alepe (Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco) em que solicita o arquivamento ou rejeição do Projeto de Lei 1441/2020, que pretende alterar a Lei nº 9.465/1984 para proibir a pulverização aérea de agrotóxicos e pesticidas no estado.

Veja a  íntegra do ofício: https://tinyurl.com/yxbrv9bn.

O SNA considera esta uma medida drástica e desproporcional, conforme diversas razões técnicas, configurando cerceamento e embaraço ao direito do livre exercício da  profissão —garantido pela Constituição Federal.

Além disso, o sindicato lembra que a Constituição Federal é clara ao estabelecer que compete privativamente à União legislar sobre direito aeronáutico.

O SNA entende a que utilização de pulverização aérea é fundamental para que, utilizando-se a menor área de plantio possível, produza-se a quantidade necessária de alimentos, evitando, assim, a necessidade de expansão da fronteira agrícola e o desmatamento. Portanto, fundamental para a proteção sustentável do meio ambiente.

É responsabilidade não só dos produtores como das autoridades governamentais promover tanto o desenvolvimento da atividade agrícola como a preservação e proteção das pessoas e do meio ambiente, de forma sustentável e sem a criação de estereótipos e a difusão de informações inverídicas.

O SNA e o Sindag (Sindicato das Empresas de Aviação Agrícola) estiveram presentes a um evento com o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, realizado na terça-feira (18), em Mato Grosso, no qual entregaram um documento que sugere a criação do Plano Nacional de Combate a Incêndios Florestais com uso de aviões agrícolas.

O documento lembra o avanço rápido das queimadas no Brasil e reforça que a aviação agrícola é regulada pelo Decreto-Lei nº. 917, de 1969, que autoriza a atividade deste setor no combate a incêndios florestais.

Os sindicatos ressaltam ainda que o plano deverá contemplar um cadastro de todas as empresas aptas prestar esse serviço e prever a capacitação dos profissionais envolvidos e os protocolos para atendimentos das demandas.

Para isso, o documento propõe a criação de um grupo de trabalho, composto por membros do Ministério do Meio Ambiente e também por entidades que representam a aviação agrícola e os profissionais que atuam nessa atividade.

Veja a íntegra do documento: https://tinyurl.com/y5fj7epr.

No evento, que faz parte das comemorações do Dia da Aviação Agrícola, comemorado nesta quarta-feira, 19, também foi entregue uma placa ao ministro, em reconhecimento pelos serviços prestados.

Associe-se ao SNA
Via site: https://tinyurl.com/associe-se-sna
Via Whatsapp: 21 98702-6770
Via app: SNA no Google Play ou Apple Store

Em assembleia realizada on-line nesta segunda-feira (3), os pilotos associados da aviação agrícola definiram uma pauta de reivindicações da categoria para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (período 2020/2021).

Ficou definido que o pedido de reajuste nos salários  conforme o INPC do período (2,57%).

A pauta de reivindicações será encaminhada pelo SNA ao Sindag (Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola) e esperamos uma resposta o mais breve possível.

Lembramos que a atual CCT da aviação agrícola está válida até o dia 31 de agosto —a data-base é 1º de setembro.

Fiquem atentos aos nossos meios de comunicação para novidades e para eventuais convocações de assembleias.

Associe-se ao SNA
Via site: https://tinyurl.com/associe-se-sna
Via Whatsapp: 21 98702-6770
Via app: SNA no Google Play ou Apple Store  

O SNA convoca os pilotos associados da aviação agrícola para assembleia que será realizada on-line na próxima segunda-feira, dia 3 de agosto, às 16h, para deliberar sobre a definição de uma pauta de reivindicações da categoria para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (período 2020/2021).

Veja o edital de convocação a AGE: https://tinyurl.com/y56vjajm.

Para participar, os pilotos associados irão receber por e-mail o link de acesso à assembleia.

Esse é o momento de cada piloto dar sua contribuição e sugerir mudanças e melhorias a serem reivindicadas na CCT.

Sugestões também podem ser enviadas para ao SNA pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Lembramos que a atual CCT da aviação agrícola está válida até o dia 31 de agosto. A data-base é 1º de setembro, e o SNA espera que uma nova convenção possa ser fechada com o sindicato patronal antes desta data.

Associe-se ao SNA
Via site: https://tinyurl.com/associe-se-sna
Via Whatsapp: 21 98702-6770
Via app: SNA no Google Play ou Apple Store

EDITAL CONVOCATÓRIO DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

O Sindicato Nacional dos Aeronautas - SNA, nos termos do seu Estatuto Social, por seu Diretor Presidente, ao final assinado, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo disposto no artigo 27, alínea “a”, combinado com os artigos 20, 21, caput e §4º, 22, caput e §2º, 24, 25 “c ” e parágrafo único, “b”, 30 caput e §3º e 31, §1 º, todos do referido Estatuto Social e observados os demais requisitos estatutários e legais, convoca os pilotos agrícolas associados ao SNA, a participarem da Assembleia Geral Extraordinária, que devido à impossibilidade de ser efetuada presencialmente, será feita totalmente em ambiente virtual cujos dados de acesso serão disponibilizados pelo SNA, que será iniciada no dia 03 de agosto de 2020, às 16:00h, em primeira convocação, e às 16:30h em segunda e última convocação (horário de Brasília), com a seguinte ordem do dia: a) Avaliação e deliberação da Pauta de Reivindicação da categoria para renovação da Convenção Coletiva de Trabalho da Aviação Agrícola 2020/2021; b) Autorização para negociação, pelo SNA, da Pauta de Reivindicação; c) Deliberação para tornar esta AGE permanente, caso seja autorizado o item “b”; d) Autorização para o SNA Instaurar o Dissídio Coletivo, caso malogrem as negociações junto ao Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola.

São Paulo, 30 de julho de 2020.

Ondino Dutra Cavalheiro Neto
Diretor Presidente

O SNA vai realizar uma reunião on-line com os tripulantes associados da aviação agrícola na segunda-feira, dia 13 de julho, às 15h, para tratar da renovação da Convenção Coletiva de Trabalho da categoria.

Para ter acesso, os tripulantes associados receberão um link enviado pelo SNA por e-mail.

Em caso de dúvida, entre em contato com o SNA.

Canais de atendimento: https://bit.ly/3breFNZ.

Associe-se ao SNA
Via site: https://tinyurl.com/associe-se-sna
Via Whatsapp: 21 98702-6770
Via app: SNA no Google Play ou Apple Store    

EDITAL CONVOCATÓRIO DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

O Sindicato Nacional dos Aeronautas - SNA, nos termos do seu Estatuto Social, por seu Diretor Presidente, ao final assinado, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo disposto no artigo 27, alínea “a”, combinado com os artigos 20, 21 §4º e §5º, 22, 24, 25 “c ” e parágrafo único, “b”, 30, caput, e §2º e 31, §1º,  todos do referido Estatuto Social e observados os demais requisitos estatutários e legais, convoca os aeronautas associados ao Fundo de Auxílio Mútuo – FAM do Plano III  - Pilotos Agrícolas, a participarem da Assembleia Geral Extraordinária, no dia 28 de novembro de 2019, às 18:30h, em primeira convocação, e às 19:00h, em segunda e última convocação, que será realizada de forma virtual, mediante a disponibilização de link no sítio eletrônico do SNA e também na Sede, localizada na Rua Barão de Goiânia, 76, Vila Congonhas, São Paulo - SP, CEP: 04612-020 para a seguinte ordem do dia: a) esclarecimentos e deliberação sobre gestão do Plano III – Pilotos Agrícolas.

São Paulo, 26 de novembro de 2019.

Ondino Dutra Cavalheiro Neto
Diretor Presidente