Em audiência realizada na última sexta-feira (6), após solicitação feita pelo SNA de mediação para a questão da conversão do modelo de remuneração de km para hora na Latam, o Ministério Público do Trabalho sugeriu que a empresa apresente, no prazo de 15 dias, dados sobre horas de reserva e sobreaviso praticados em 2016.

O MPT também solicitou que o SNA faça então uma análise matemática sobre a incidência do adicional noturno e especial nessas horas de reserva e sobreaviso, em prazo de 15 dias a partir do recebimento dos dados.

Cabe ressaltar que os dados e a análise ficarão restritos à conversão pura e simples de km para hora de voo, não tratando, desta forma, da supressão de rubricas como a gratificação por equipamento.

Após a audiência, o MPT determinou que as partes prossigam com o processo de negociação, extinguindo a mediação.

Veja a ata da audiência: https://bit.ly/2Jvwyhi.
Veja retificação da ata da audiência: https://bit.ly/2GMOFxD.
Veja termo de arquivamento da mediação: https://bit.ly/2H9tuJn.

Lembramos que a proposta para conversão feita originalmente pela Latam foi reprovada em votação por parte dos tripulantes e que, por isso, o SNA solicitou ao MPT uma mediação.

O objetivo do sindicato é garantir que a conversão seja feita sem nenhum tipo de perda salarial para pilotos e comissários.

Por fim, destacamos que qualquer proposta para conversão terá que ser deliberada e aprovada em assembleia pelos tripulantes da companhia.

Fiquem atentos aos nossos meios de comunicação para novidades sobre o desenrolar do caso.

O departamento jurídico do SNA fica à disposição para eventuais esclarecimentos pelo telefone (11) 5531-0318 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

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Após a reprovação em votação, por parte dos tripulantes, das propostas da Latam para a conversão do modelo de remuneração de km para hora, o SNA solicitou ao Ministério Público do Trabalho uma mediação para resolver a questão. O MPT aceitou o pedido e já marcou a primeira audiência entre as partes para a próxima sexta-feira (6).

O objetivo do sindicato é garantir que a conversão seja feita sem nenhum tipo de perda salarial para pilotos e comissários.

A previsão de que o pagamento deve ser feito por hora de voo está contida na Nova lei do Aeronauta, que entrou em vigor em novembro de 2017. Porém os tripulantes da companhia aprovaram em assembleia uma solicitação da empresa de postergar o início deste modelo de remuneração para o dia 1º de abril.

Com a mediação do MPT, o SNA espera que uma solução seja alcançada o mais breve possível.

Fiquem atentos aos nossos meios de comunicação para novidades sobre o desenrolar do caso.

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Em votação realizada nesta quarta e quinta-feira (dias 28 e 29), nas quatro bases da Latam, São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Brasília, os tripulantes decidiram reprovar as propostas da companhia para a conversão do modelo de remuneração de km para hora, tanto para pilotos como para comissários.

Com isso, o Sindicato Nacional dos Aeronautas irá solicitar ao Ministério Público do Trabalho uma mediação para resolver a questão, de forma que não haja nenhum tipo de perda salarial para os tripulantes.

Em assembleia realizada em 26 de fevereiro, os aeronautas da Latam haviam aprovado uma solicitação da empresa de postergar o início de um eventual novo modelo de remuneração, com a conversão de km para hora de voo, para o dia 1º de abril ―a previsão de que o pagamento deverá ser feito por hora de voo está contida na Nova lei do Aeronauta.

Com o prazo às vésperas da expiração, o SNA entende que a participação do MPT poderá trazer celeridade e segurança para a categoria na resolução da questão.

Clique para ver as inconsistências apontadas pelo SNA nas propostas que foram reprovadas: https://goo.gl/ziZdAA.

Clique para ver vídeo explicativo: https://goo.gl/cLTSru.

Votação

As assembleias de votação ocorreram durante o dia 28 de março, das 9h às 21h, e o dia 29 de março, das 9h às 15h, com apuração dos votos logo em seguida, sob responsabilidade dos presidentes e secretários eleitos para a mesa, além do presidente e do secretário da assembleia.

A votação foi feita com cédulas separadas para pilotos e comissários.

Os pilotos poderiam optar entre as propostas 1, 2 ou 3, assim como refutar todas as propostas (venceu a opção por negar todas as propostas).

Os comissários poderiam aprovar ou não a proposta de conversão. Caso aprovassem a conversão, poderiam aprovar ou não o acordo de quitação do passivo (venceu a opção por negar a proposta).

Fiquem atentos aos meios de comunicação do SNA para novidades sobre o desenrolar do caso.

O departamento jurídico do SNA fica à disposição para eventuais esclarecimentos pelo telefone (11) 5531-0318 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

O Sindicato Nacional dos Aeronautas convoca todos os tripulantes da Latam para participar das assembleias de votação das propostas da companhia para a conversão do modelo de remuneração de km para hora. A votação, cujo modelo foi aprovado pelos aeronautas da companhia, será nos dias 28 e 29 de março, em São Paulo, Rio de janeiro, Brasília e Porto Alegre. Veja o edital completo com os endereços e horários: https://goo.gl/EMtRWu.

Em assembleia realizada no último dia 20, o SNA apresentou e explicou inconsistências encontradas em todas as propostas feitas pela Latam, após uma análise dos dados e das premissas ali contidas.

Clique para ver as inconsistências apontadas: https://goo.gl/ziZdAA.

Clique para ver vídeo explicativo: https://goo.gl/cLTSru.

O sindicato esclareceu e reforçou também que nunca fez nenhum tipo de proposta para a conversão, até porque esta é uma prerrogativa e uma responsabilidade da companhia.

Proposta Latam para tripulantes técnicos:
http://www.aeronautas.org.br/images/_sna/_noticias/Proposta_Latam_KmxHr_TT_SNA2.pdf

Proposta Latam para tripulantes comerciais:
http://www.aeronautas.org.br/images/_sna/_noticias/Proposta_Latam_KmxHr_TC_SNA.pdf

Votação

A votação será feita em assembleias nos dias 28 e 29 de março. No dia 28, a AGE para votação será das 9h às 21h, e no dia 29, das 9h às 15h.

Será eleita uma comissão formada por um presidente e um secretário para a mesa, além do presidente e do Secretário da AGE, com responsabilidade de coletar os votos e apurar os resultados. A apuração será no dia 29, após as 15h, com divulgação do resultado ao final.

A votação será feita com cédulas separadas para pilotos e comissários. 

Os pilotos poderão optar entre as propostas 1, 2 ou 3, assim como refutar todas as propostas. Os pilotos poderão aprovar ou não os itens adicionais, caso optem pela proposta 1 ou 2. Caso a opção seja feita pela proposta 3, os itens adicionais já ficam aprovados.

Os comissários poderão aprovar ou não a proposta de conversão. Caso aprovem a conversão, poderão aprovar ou não o acordo de quitação do passivo.

Itens adicionais para os pilotos:

- Acordo de quitação referente à reserva e sobreaviso noturnos;
- Extinção da gratificação de habilitação e indenização equivalente a três meses com o aumento das diárias (comandantes NB e WB).

Itens adicionais para os comissários:

- Acordo de quitação referente à reserva e sobreaviso noturnos;
- Descanso no B767 em classe executiva, mediante disponibilidade.

O departamento jurídico do SNA fica à disposição para eventuais esclarecimentos pelo telefone (11) 5531-0318 ou pelo e-mail juridico@aeronautas.org.br

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

O Presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo disposto no art. 22, “a” do estatuto da entidade sindical e observados os demais requisitos estatutários e legais, em especial o previsto no art. 20, “b”, do estatuto sindical supracitado, convoca seus associados e não associados, aeronautas da LATAM LINHAS AÉREAS S/A, para Assembleia Geral Extraordinária que será realizada nas seguintes datas: 1) dia 28 de março de 2018, às 09:00 horas em primeira convocação, e às 09:30 horas em segunda e última convocação com encerramento às 21:00h; e 2) dia 29 de março de 2018, , às 09:00 horas em primeira convocação, e às 09:30 horas em segunda e última convocação com encerramento 15:00h, ambos nos seguintes locais: Rio de Janeiro: Sede do SNA, localizada na Avenida Franklin Roosevelt, 194, Salas 802/805, Centro, Rio de Janeiro/RJ, CEP 20021-120; São Paulo: Hotel Slaviero Congonhas, localizado na Rua Baronesa de Bela Vista, 499 - Vila Congonhas, São Paulo - SP, CEP: 04612-002; Brasília: Hotel San Paul Plaza – Setor Hoteleiro Sul Q.2 – Asa Sul, Brasília – DF, CEP 70322-902; e Porto Alegre: Representação do SNA, localizada na Avenida dos Estados, 1825, loja 06, Anchieta, Porto Alegre/RS, CEP: 90200-001,  para a seguinte ordem do dia: A) Eleição de Presidente e Secretário da Mesa Apuradora; e B) Votação do novo modelo de remuneração (km para hora) proposto pela Latam.

Rio de Janeiro, 23 de março de 2018

Rodrigo Spader
Presidente

Em assembleia realizada nesta segunda-feira (20), tripulantes da Latam aprovaram um modelo de votação para a apreciação das propostas da companhia para a conversão do modelo de remuneração de km para hora. A votação será em assembleias nos dias 28 e 29, e o edital de convocação será publicado em breve ―veja mais informações abaixo.

A assembleia também serviu para que o SNA apresentasse e explicasse as inconsistências encontradas em todas as propostas feitas pela Latam, após uma análise dos dados e das premissas ali contidas.

Clique para ver as inconsistências apontadas: https://goo.gl/ziZdAA.

O sindicato esclareceu e reforçou também que nunca fez nenhum tipo de proposta para a conversão, até porque esta é uma prerrogativa e uma responsabilidade da companhia.

Proposta Latam para tripulantes técnicos:
http://www.aeronautas.org.br/images/_sna/_noticias/Proposta_Latam_KmxHr_TT_SNA2.pdf

Proposta Latam para tripulantes comerciais:
http://www.aeronautas.org.br/images/_sna/_noticias/Proposta_Latam_KmxHr_TC_SNA.pdf

Votação

Ficou definido que a votação será feita em assembleias nos dias 28 e 29 de março. No dia 28, a AGE para votação será das 9h às 21h, e no dia 29, das 9h às 15h.

Será eleita uma comissão formada por um presidente e um secretário, além do presidente e do Secretário da AGE, para a mesa, com responsabilidade de coletar os votos e apurar os resultados. A apuração será no dia 29, após as 15h, com divulgação do resultado ao final.

A votação será feita com cédulas separadas para pilotos e comissários. Os pilotos poderão optar entre as propostas 1, 2 ou 3, assim como refutar todas as propostas. Os pilotos poderão aprovar ou não os itens adicionais, caso optem pela proposta 1 ou 2. Caso a opção seja feita pela proposta 3 os itens adicionais já ficam aprovados.

Os comissários poderão aprovar ou não a proposta de conversão. Caso aprovem a conversão, poderão aprovar ou não o acordo de quitação do passivo.

Itens adicionais para os pilotos:

- Acordo de quitação referente à reserva e sobreaviso noturnos;
- Extinção da gratificação de habilitação e indenização equivalente a três meses com o aumento das diárias (comandantes NB e WB).

Itens adicionais para os comissários:

- Acordo de quitação referente à reserva e sobreaviso noturnos;
- Descanso no B767 em classe executiva, mediante disponibilidade.

O departamento jurídico do SNA fica à disposição para eventuais esclarecimentos pelo telefone (11) 5531-0318 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

O Sindicato Nacional dos Aeronautas convoca todos os tripulantes da Latam para assembleia que será realizada no dia 20 de março, às 15h30, para prestar esclarecimentos sobre as inconsistências detectadas nas propostas apresentadas pela empresa para a conversão do modelo de remuneração de km para hora e para deliberação sobre a forma de votação para apreciação das propostas. Veja o edital completo com os endereços: https://goo.gl/VLRThB.

Após a publicação da proposta oficial da empresa, o SNA realizou uma nova análise nos dados e premissas ali contidos e constatou algumas inconsistências. Clique para ver as inconsistências apontadas:https://goo.gl/v7GBxd.

Neste cenário, e tendo em vista que esse período de avaliações tem justamente o propósito de dirimir dúvidas, o SNA reitera que irá apresentar tais inconsistências aos aeronautas na assembleia, que também servirá para deliberar sobre os próximos passos da negociação.

O sindicato reforça também que nunca fez nenhum tipo de proposta para a conversão, até porque esta é uma prerrogativa e uma responsabilidade da companhia.

Independentemente das inconsistências apontadas, reforçamos a importância de que os aeronautas utilizem o simulador e, se possível, enviem dados ao SNA. Clique no link a seguir e acesse a planilha para o envio dos resultados do simulador: https://goo.gl/MwfYv4.

Fiquem atentos aos meios de comunicação do SNA para novidades sobre o tema. 

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

O Presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo disposto no art. 22, “a” do estatuto da entidade sindical e observados os demais requisitos estatutários e legais, em especial o previsto no art. 20, “b”, do estatuto sindical supracitado, convoca seus associados e não associados, aeronautas da LATAM LINHAS AÉREAS S/A, para Assembleia Geral Extraordinária que será realizada no dia 20 de março de 2018, às 15:30 horas em primeira convocação, e às 16:00 horas em segunda e última convocação nos seguintes locais: Rio de Janeiro: Sede do SNA, localizada na Avenida Franklin Roosevelt, 194, Salas 802/805, Centro, Rio de Janeiro/RJ, CEP 20021-120; São Paulo: Hotel Ibis Congonhas, localizado na Rua Baronesa de Bela Vista, 801 - Vila Congonhas, São Paulo - SP, CEP: 04612-002; Brasília: Hotel Ibes Styles BSB Aeroporto, localizado no Aeroporto Int De Brasilia - Setor de Concessionarias, Brasília/DF, CEP 71608-900; e Porto Alegre: Representação do SNA, localizada na Avenida dos Estados, 1825, loja 06, Anchieta, Porto Alegre/RS, CEP: 90200-001,  para a seguinte ordem do dia: A) esclarecimentos sobre as inconsistências detectadas nas propostas apresentadas pela Latam do novo modelo de remuneração (km para hora); e B) deliberação sobre a forma de votação para apreciação das propostas da Latam do novo modelo de remuneração (km para hora).

Rio de Janeiro, 15 de março de 2018

Rodrigo Spader
Presidente

Diante do comunicado divulgado pela Latam a respeito da conversão do modelo de remuneração de km para hora, o SNA vem esclarecer que desde julho de 2017 vem discutindo com a empresa sobre este processo, de forma a acompanhar a transição prevista na nova Lei do Aeronauta.

Nestes cerca de nove meses, o SNA sempre manteve uma postura técnica e profissional, com intuito de garantir total lisura na conversão, para que não haja nenhum tipo de prejuízo na remuneração dos aeronautas.

O sindicato reforça também que nunca fez nenhum tipo de proposta para a conversão, até porque esta é uma prerrogativa e uma responsabilidade da companhia.

É fato que, após a publicação da proposta oficial da empresa, o SNA realizou uma nova análise nos dados e premissas ali contidos e constatou algumas inconsistências. Clique para ver as inconsistências apontadas: https://goo.gl/v7GBxd.

Neste cenário, e tendo em vista que esse período de avaliações tem justamente o propósito de dirimir dúvidas, o SNA reitera que irá apresentar tais inconsistências aos aeronautas na assembleia na próxima semana ―o edital será publicado em breve.

Essa assembleia servirá para prestar todos os esclarecimentos sobre os problemas encontrados na proposta, bem como deliberar sobre os próximos passos da negociação.

Independentemente das inconsistências apontadas, reforçamos a importância de que os aeronautas utilizem o simulador e, se possível, enviem dados ao SNA. Clique no link a seguir e acesse a planilha para o envio dos resultados do simulador: https://goo.gl/MwfYv4.

Fiquem atentos aos meios de comunicação do SNA para a convocação das assembleias e para novidades sobre o tema.

Visando a cumprir o objetivo de trocar informações sobre a utilização do simulador de conversão km/hora da Latam, de debater reclamações e de receber sugestões, o SNA pede aos aeronautas que puderem que enviem, voluntariamente, os dados obtidos em suas simulações para análise.

Para isso, solicitamos que baixem e preencham a seguinte planilha: http://www.aeronautas.org.br/images/planilha_km_hora_latam.xlsx.

A planilha tem quatro abas, sendo três modelos para tripulação técnica e um para comissários.

O sindicato pede que os aeronautas preencham a planilha com os dados da maior quantidade possível de meses, para podermos fazer uma melhor análise.

As planilhas deverão ser enviadas já preenchidas e salvas para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Reforçamos a necessidade de que todos os tripulantes da Latam utilizem o simulador e, sempre que possível, informem ao SNA sobre problemas encontrados. 

O SNA se reuniu com a Latam na última terça-feira (27) para apresentar o resultado da assembleia realizada um dia antes com os tripulantes da companhia, sobre a conversão km/hora, e para solicitar modificações nas propostas da empresa, muitas delas solicitadas pelos próprios aeronautas.

No dia 26, os aeronautas decidiram em votação aprovar a solicitação da empresa de postergar o início de um eventual novo modelo de remuneração para o dia 1º de abril.

Durante o mês de março, os tripulantes irão utilizar o simulador disponibilizado pela Latam fazer suas avaliações, devendo analisar se o modelo proposto não gera nenhum tipo de perda salarial.

Sobre as propostas apresentadas, o grupo propõe as seguintes alterações:

- Que o modelo 3 da proposta para pilotos seja votado separadamente da proposta de extinção de gratificação/quitação do passivo, permitindo a possibilidade de aceitação dos valores propostos no modelo 3 sem a obrigatoriedade de aceitação da extinção de gratificação/quitação do passivo. Isso corrigiria os problemas identificados nos cálculos do A350 e na hora distinta entre os equipamentos;

- Que o valor da hora de voo para os comissários do widebody seja ajustado para 27,1% do valor da hora proposta para comandante de B777 nos modelos 1 e 3. Com isso, será preservada a proporcionalidade atual entre os valores remunerados em km entre as duas funções;

-Que o texto do descanso do B767 traga mais garantias de utilização dos assentos da classe executiva pelos comissários.

A empresa sugeriu e o SNA aceitou que sejam feitas reuniões semanais, a partir da próxima semana, com objetivo de trocar informações sobre a utilização do simulador, debater reclamações e sugestões recebidas por ambas as partes.

Após esse período de avaliação no simulador, o SNA convocará assembleias para votação, em que os aeronautas vão aprovar ou rejeitar a proposta da empresa ―as votações serão separadas para pilotos e comissários.

Reforçamos a necessidade de que todos os tripulantes da Latam utilizem o simulador e, sempre que possível, informem ao SNA sobre problemas encontrados.

Em assembleia realizada nesta segunda-feira (26), tripulantes da Latam decidiram em votação aprovar a solicitação da empresa de postergar o início de um eventual novo modelo de remuneração, com a conversão de km para hora de voo, para o dia 1º de abril. 

A empresa disponibilizou nesta segunda um simulador on-line para que os aeronautas possam comparar o modelo atual de remuneração e o modelo proposto.

O simulador vai ficar disponível durante o mês de março para que os tripulantes façam suas avaliações, devendo analisar se o modelo proposto não gera nenhum tipo de perda salarial.

Após esse período de avaliação no simulador, o SNA convocará assembleias para votação, em que os aeronautas vão aprovar ou rejeitar a proposta da empresa ―as votações serão separadas para pilotos e comissários. 

Propostas

Foram feitas propostas diferentes para tripulantes técnicos e tripulantes comerciais.

Tripulantes Técnicos – Consiste de três modelos:

VEJA PROPOSTA http://www.aeronautas.org.br/images/_sna/_noticias/Proposta_Latam_KmxHr_TT_SNA2.pdf

Tripulantes Comerciais – Modelo único:

VEJA PROPOSTA: http://www.aeronautas.org.br/images/_sna/_noticias/Proposta_Latam_KmxHr_TC_SNA.pdf

Ressaltamos que estas propostas foram formuladas pela Latam, e não pelo SNA.

Lembramos também que a proposta terá que passar pela apreciação e aprovação do grupo de tripulantes em assembleia. Por fim, destacamos que é de extrema importância a utilização do simulador que a empresa disponibilizou para que o grupo tire suas conclusões sobre as propostas. 

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