Concurso Fotográfico Olhares da Aviação

Conheça os cinco finalistas, escolhidos pela comissão julgadora. Ressaltamos que os nomes estão em ordem alfabética.

A classificação do 1º ao 5º colocado será revelada no dia 14 de outubro, durante o 1º Congresso Nacional de Aviação.

Parabéns aos finalistas!

César Augusto Novaes
José Stuppiello
Leonardo Jacinto Caldas
Rafael Borba
Tadeu Antunes Primo

Veja as fotos finalistas no link abaixo:
https://www.flickr.com/…/sindicato…/albums/72157671080528704

Atendendo a uma demanda que partiu do próprio grupo de tripulantes, o SNA criou, em parceria com associados ativos em causas raciais, o Comitê de Tripulantes Negros.

O objetivo do comitê é promover e dar suporte aos tripulantes negros na aviação civil brasileira.

Formam o comitê os comissários Kenia Aquino Garcia, Shirlei dos Reis Borburema e Jivarlos Pereira Silva da Cruz, que mantêm o perfil do Instagram @VooNegro, e a comissária Laiara Amorim Borges, do perfil @Voe_Como_Uma_Garota_Negra.

Por meio de ações afirmativas, o comitê pretende conscientizar as empresas aéreas e os próprios profissionais sobre às questões relativa aos tripulantes negros.

O comitê pretende criar campanhas de valorização dos tripulantes negros e de combate ao racismo.

Entre as ações, o comitê pretende trabalhar junto às escolas de aviação de forma a viabilizar o acesso da população negra à formação.

O comitê pretende também, por meio de pesquisas, levantar dados e estatísticas da população negra na aviação e, ainda, investigar demandas e necessidades destes profissionais.

Para acolher e apoiar a população negra entre os tripulantes, o comitê manterá um canal por e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

- Aproximação com as empresas

Como primeira ação, o Comitê de Tripulantes Negros se reuniu na última quarta-feira (22) com a direção da Gol Linhas Aéreas. A companhia mostrou-se bastante aberta ao tema e se comprometeu a dar apoio ao comitê. Em breve, o comitê pretende conversar com as outras companhias.

- Diversidade

O comitê está disposto a apoiar também a quaisquer outros grupos minoritários na aviação que assim necessitem.

Contamos com o apoio de todos.

Associe-se ao SNA
Via site: https://tinyurl.com/sna-associe-se
Via Whatsapp: 21 98702-6770
Via app: SNA no Google Play ou Apple Store

***
comite de tripulantes negros

A Ifalpa (Federação Internacional das Associações de Pilotos de Linha Aérea) publicou, no último dia 11 de dezembro, um posicionamento a respeito do uso dos dados obtidos através do sistema Automatic Dependent Surveillance – Broadcast (ADS-B).

O ADS-B é uma ferramenta de vigilância que utiliza informações sobre identificação, posição e outras informações provenientes dos sistemas a bordo da aeronave que são transmitidas por meio de um equipamento instalado a bordo da aeronave. Para receber tais informações, basta que a estação em terra possua um equipamento receptor adequado e esteja no raio de alcance do sinal.

O ADS-B tem sido utilizado como uma forma de aumentar a capacidade do espaço aéreo através da diminuição de separações longitudinais e verticais, sem que haja comprometimento da segurança.

Recentemente, alguns pilotos estrangeiros foram convocados por uma entidade de controle de tráfego aéreo, também do exterior, para prestar esclarecimentos sobre possíveis descumprimentos relacionados a restrições de velocidade, falha no cumprimento do perfil de subida ou ainda com procedimentos relativos à falha de comunicações.

A Ifalpa destaca que os dados derivados do transponder não devem ser utilizados para fins punitivos, e sim para análises e implementação de melhorias. Além de fugir da finalidade do uso do sistema, é importante ressaltar que as transmissões de dados ADS não são codificadas, e podem ser facilmente adulteradas —e possivelmente criar uma política de punição aos pilotos.

O SNA se posiciona contra o uso inadequado da ferramenta e ainda reforça que os pilotos levem em conta as seguintes recomendações:

- Cumprir rigorosamente as instruções de tráfego aéreo (proa, velocidade, razão de subida/descida, desvios meteorológicos etc);
- Se não for possível cumprir com a instrução, avisar ao órgão ATC e solicitar uma instrução alternativa;
- Em áreas remotas, se não for possível obter uma autorização, efetuar o procedimento de contingência específico para a área sobrevoada;
- Utilizar a fraseologia padrão;
- Em caso de dúvidas, questionar o órgão ATC (Say again).

O conteúdo completo da publicação pode ser acessado através do seguinte link: https://bit.ly/2uo2XTL.

EDITAL CONVOCATÓRIO DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

O Sindicato Nacional dos Aeronautas - SNA, nos termos do seu Estatuto Social, por seu Diretor Presidente, ao final assinado, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo disposto no artigo 27, alínea “a”, combinado com os artigos 20, 21 §4º e §5º, 24, 25 “c ” e parágrafo único, “b”, 30, caput, e §2º e 31, §1º,  todos do referido Estatuto Social e observados os demais requisitos estatutários e legais, convoca os aeronautas associados ao SNA da ABSA AEROLINHAS BRASILEIRAS S/A (LATAM CARGO), a participarem da Assembleia Geral Extraordinária, que será realizada no dia 16 de janeiro de 2019, às 13:30h, em primeira convocação, e às 14:00h, em segunda e última convocação, no seguinte local: Campinas – Hotel Ramada localizado na Rua Sérgio Fernandes Borges Soares, 1.000 - Distrito Industrial, Campinas – SP, CEP 13054-709, para a seguinte ordem do dia: a) votação do Termo Aditivo do Acordo Coletivo de Trabalho firmado em maio de 2019.

São Paulo, 14 de janeiro de 2020.

Ondino Dutra Cavalheiro Neto
Diretor Presidente

Nos dias 10, 11 e 12 de fevereiro de 2020, a sede São Pauo do SNA vai abrigar o curso de FRMS (Sistema de Gerenciamento do Risco de Fadiga) ministrado pela Iata (Associação Internacional de Transportes Aéreos).

O Curso “FRMS - Fatigue Risk Management System with Safety Case for Regulators” possui como objetivo principal capacitar os envolvidos que irão atuar nos Grupos de Ação de Gerenciamento de Fadiga (GAGEFs) e em setores de escala e fatores humanos nas empresas.

O SNA irá disponibilizar, sem custo, um número limitado de vagas para aeronautas associados. Os interessados devem ser obrigatoriamente associados ao SNA e possuir proficiência no idioma inglês equivalente a Icao 4 ou superior (o curso será ministrado totalmente em inglês).

Para se inscrever, os candidatos devem enviar um e-mail com nome completo, CPF, função e empresa para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até o dia 10 de janeiro. O SNA poderá solicitar formalmente à empresa aérea dispensa de escala aos aeronautas selecionados que manifestarem interesse.

Mais detalhes do curso podem ser acessados pelo link: https://bit.ly/2szKbIT.

Caso o número de associados interessados supere o número de vagas disponíveis, os critérios de desempate serão ser um associado efetivo e possuir maior tempo de filiação ao SNA.

A Justiça condenou a Passaredo Linhas Aéreas em ação na qual o SNA pede o pagamento dos seguintes direitos:

- Diferenças de FGTS;
- Indenização correspondente a ajuda de custo;
- Indenização relativa ao transporte aéreo e a bagagem do aeronauta e de seus dependentes;
- Indenização de oito dias de folga.

A empresa ainda pode recorrer da sentença.

O departamento jurídico do SNA fica à disposição pelo telefone (11) 5090-5100, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo Whatsapp 11 95375-0095 (somente para associados).

Associe-se ao SNA
Via site: https://tinyurl.com/sna-associe-se
Via Whatsapp: 21 98702-6770
Via app: SNA no Google Play ou Apple Store    

O SNA compareceu no último dia 11 de dezembro a uma audiência no Ministério Público do Trabalho de Goiânia para tratar das denúncias de irregularidades das operações da FBO Brasil Flight, tais como táxi aéreo pirata e a contratação de pilotos como pessoas jurídicas.

No dia 13, foi apresentada manifestação detalhada no inquérito civil do MPT.

O departamento jurídico do SNA fica à disposição pelo telefone (11) 5090-5100, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo Whatsapp 11 95375-0095 (somente para associados).

Associe-se ao SNA
Via site: https://tinyurl.com/sna-associe-se
Via Whatsapp: 21 98702-6770
Via app: SNA no Google Play ou Apple Store

EDITAL CONVOCATÓRIO DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

O Sindicato Nacional dos Aeronautas - SNA, nos termos do seu Estatuto Social, por seu Diretor Presidente, ao final assinado, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo disposto no artigo 27, alínea “a”, combinado com os artigos 20, 21 §4º, 22 caput e §2º, 24, 25 “c ” e parágrafo único, “b”, 30 caput e §2 e 3º e 31, §1 º, todos do referido Estatuto Social e observados os demais requisitos estatutários e legais, convoca os pilotos do AEROCLUBE BIRIGUI, a participarem da Assembleia Geral Extraordinária, que será realizada no dia 16 de dezembro de 2019, às 14:00h, em primeira convocação, e às 14:30h, em segunda e última convocação, na Sede da Empresa, localizada na Rodovia Deputado Roberto Rollemberg, nº 1, bairro Zona Rural, na cidade de Birigui/SP, CEP: 16204-174, para seguinte ordem do dia: Esclarecimentos e deliberação sobre proposta de Acordo Coletivo de Trabalho.

São Paulo, 12 de novembro de 2019.

Ondino Dutra Cavalheiro Neto
Diretor Presidente

A agência de recrutamento Proctor Aviation está co  vagas abrtas para pilotos de A320 e de ATR nas empesas Indigo, Go Air e Alliance Air, todas da Índia.

Existe a possibilidade de organização de processo de seleção no Brasil no caso de haver grupos de pelo menos oito pilotos interessados.

Para saber as qualificações exigidas, os detalhes das vagas e para fazer candidatura, acessem os links abaixo:

ATR Alliance Air - https://mailchi.mp/proctoraviation.com/atr-brasil
ATR IndiGo - https://mailchi.mp/proctoraviation.com/atr72-6e
A320 IndiGo - https://mailchi.mp/proctoraviation.com/a320indigo
A320 GoAir -  https://mailchi.mp/proctoraviation.com/goair

Obs.: O SNA apenas divulga vagas e não tem responsabilidade sobre a seleção.

Em assembleia realizada nesta terça-feira (26), em São Paulo, foi aprovada por unanimidade a previsão orçamentária do Sindicato Nacional dos Aeronautas para o exercício de 2020.
 
Na mesma oportunidade, a categoria também deliberou e aprovou a retificação da previsão orçamentária do exercício de 2019. 
 
O departamento financeiro do SNA fica à disposição para esclarecimentos pelo telefone (11) 5090-5100.
 
Associe-se ao SNA
Via site: https://tinyurl.com/sna-associe-se
Via Whatsapp: 21 98702-6770
Via app: SNA no Google Play ou Apple Store

Diante de diversos reportes de aeronautas, o SNA entrou em contato com a Gol Linhas Aéreas para averiguar problemas no check-in de tripulantes das congêneres no uso do Passe Livre.

A companhia informou ao sindicato que já está trabalhando para regularizar a situação e que os problemas são decorrentes da mudança do sistema de check-in que está em curso.

Momentaneamente, o check-in por meio de aplicativo e de totens não está operando — é possível fazer o atendimento no balcão da companhia.

O SNA continuará em contato com a direção da Gol para acompanhar os ajustes necessários no sistema.

Associe-se ao SNA
Via site: https://tinyurl.com/sna-associe-se
Via Whatsapp: 21 98702-6770
Via app: Procurar SNA no Google Play ou na Apple Store