Em assembleia realizada nesta quinta-feira (23), os aeronautas da Azul Linhas Aéreas rejeitaram a proposta de acordo apresentada pela empresa no processo que questiona irregularidades quanto ao fornecimento de uniformes pela empresa —ação coletiva nº 1000115-96.2017.5.02.0205, em trâmite na 5ª Vara do Trabalho de Barueri/SP. 

Um audiência está marcada para o próximo dia 2 de outubro. Sem o acordo, o processo correrá seu curso normal.

O departamento jurídico do SNA fica à disposição para eventuais esclarecimentos pelo telefone (11) 5090-5100 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

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Os tripulantes da Gol Linhas Aéreas aprovaram nesta quinta-feira (16), em assembleia, as regras para a o pagamento da participação dos lucros relativo a 2018, que será feito da seguinte maneira:

1. Metas Específicas de Experiência do Cliente

Consistem em “Eficiência em Atendimento”, “Pontualidade”, “Reclamação” e “NPS (Net Promoted Score)”, cada uma equivalendo a 5%, com peso total de 20% de um salário.

O pagamento, caso seja devido, será feito em duas parcelas (cada uma de até 10% de um salário). A primeira parcela será paga em setembro de 2018, e a segunda, em abril de 2019.

No primeiro e no segundo trimestres de 2018, como as metas não foram atingidas na plenitude, a primeira parcela, a ser paga em 17 de setembro de 2018, será de 5% de um salário. A segunda parcela ainda está aberta, já que a avaliação referente ao terceiro e ao quatro trimestre ainda não foi finalizada.

É importante ressaltar que esses pagamentos não estão atrelados ao atingimento da meta EBIT.

2. Metas Corporativas

Estão atreladas ao resultado da margem de lucro operacional (EBIT) do grupo GLAI (Gol Linhas Aéreas e Smiles), com peso de 80% de um salário.

O resultado da margem EBIT GLAI consiste no atingimento do resultado da margem EBIT da GLAI (Lucro antes de juros e Impostos), igual a 9,6% (nove vírgula seis por cento) no Exercício de 2018 – “GATILHO”.

Atingido o percentual GATILHO de 9,6% (nove virgula seis por cento) no Exercício de 2018 e cumpridas as meta corporativas da tripulação na sua plenitude, garante-se 40% de 1 salário a título de PPR.

A cada décimo (0,10%) de margem GLAI atingida, adicionais ao resultado da margem EBIT da GLAI de 9,6%, haverá um acréscimo de 0,016667 múltiplos salariais. Por exemplo: Se a margem atingida for de 9,7% o pagamento será de 41,66% de 01 (um) salário, e assim sucessivamente, até o pagamento de 80% de 01 salário, desde que as metas corporativas sejam integralmente atingidas ou na proporcionalidade.

As Metas Corporativas da Tripulação consistem em indicadores anuais que têm peso de 80% no PPR.

Caso o resultado da margem EBIT GLAI seja inferior 9,6% (nove vírgula seis por cento) no Exercício de 2018, não gerará direito ao recebimento de quaisquer valores relacionados mesmo com atingimento de metas corporativas, mantendo-se tão somente preservado o pagamento relativo ao atingimento das Metas Específicas de Experiência do Cliente.

METAS CORPORATIVAS

1. RASK Líquido Total GLAI 
Trip. Com. = 10% 
Trip. Téc. = 0%

2. CASK Ex-Fuel GOL 
Trip. Com. = 10% 
Trip. Téc. = 0%

3. CASK Fuel GOL 
Trip. Com. = 0% 
Trip. Téc. = 15%

4. NPS DOMÉSTICO 
Trip. Com. = 30% 
Trip. Téc. = 25%

5. Índice Corporativo de Eficiência Operacional 
Trip. Com. = 25% 
Trip. Téc. = 30%

6. NODSO 
Trip. Com. = 25% 
Trip. Téc. = 30%

Caso o valor mínimo de uma ou mais metas não seja atingido, o respectivo peso não será considerado para fins de definição do valor total devido a título de PPR (meta mínima não atingida = 0).

Aos colaboradores que exercem função de Tripulante Técnico, se atingido o gatilho da margem EBIT GLAI (9,6%) e pelo menos o resultado mínimo de uma das metas corporativas da tripulação, aplica-se um fator acelerador adicional referente à Economia de Combustível.

Esta meta adicional eleva o percentual entre 10% (dez por cento) e 30% (trinta por cento) do valor do PPR total a ser pago, considerando a mensuração das Metas Corporativas e Metas de Experiência do Cliente. No cálculo de PPR, ele é o parâmetro que define o Acelerador e o percentual adicional a ser pago.

Clique abaixo para saber mais detalhadamente as regras.

Grupo Echo: https://bit.ly/2vIDVNd
Grupo Mike: https://bit.ly/2MPjrsB

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O Sindicato Nacional dos Aeronautas informa que, em virtude do compromisso assumido pela Gol Linhas Aéreas de apresentar uma proposta em relação à ação que busca a reintegração de os aeronautas demitidos em 2012, o processo, que atualmente tramita no TST (Tribunal Superior do Trabalho), ficará suspenso por 60 dias, conforme acordado entre as partes.

Recentemente, a Gol apresentou uma lista de tripulantes que considera que seriam elegíveis para reintegração. O SNA, contudo, impugnou essa relação.

Após essa impugnação, a empresa convocou o sindicato para iniciar tratativas de um possível acordo —a primeira reunião foi realizada nesta quinta-feira (2).

Em breve, o SNA irá convocar uma assembleia para fazer esclarecimentos sobre a ação e sobre as negociações com a Gol para um acordo.

Lembramos que ação foi julgada procedente nas duas primeiras instâncias, que entenderam que foi comprovada redução de força de trabalho sem observação do que prevê a Convenção Coletiva de Trabalho.

Fiquem atentos aos meio de comunicação do SNA para novidades sobre o caso e para a publicação de edital de convocação para assembleia.

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O Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), da Força Aérea Brasileira, acaba de publicar em seu site o Sumário Estatístico da Aviação Particular 2008/2017, um vasto documento que visa apresentar, de forma estruturada, dados relativos às ocorrências deste segmento.

Com isso, o objetivo é conhecer melhor as tendências existentes e proporcionar um direcionamento adequado às atividades de prevenção de acidentes aeronáuticos.

A publicação tem prefácio assinado pela diretora do SNA Luciana Carpena, piloto de linha aérea e especialista em segurança de voo pelo ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica).

Carpena ressalta que a leitura do estudo proporciona ao profissional interessado a conscientização sobre vários elementos que podem contribuir para a prevenção de acidentes, possibilitando que o próprio aviador adquira conhecimento acerca da operação que realiza. 

Confira no link a seguir a íntegra do Sumário Estatístico da Aviação Particular 2008/2017: https://bit.ly/2moJOdr.

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O Sindicato Nacional dos Aeronautas obteve êxito em seu pedido liminar feito no processo judicial para realizar a assembleia sobre a alteração do Plano de Carreira dos pilotos da Latam. 

Com base na decisão concedida hoje pelo Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, o SNA convocará uma assembleia para deliberação. 

Entretanto, a referida decisão condicionou os efeitos do resultado da assembleia à finalização do processo em questão. 

Veja na íntegra a decisão aqui.

Fiquem atentos aos nossos meios de comunicação para mais novidades sobre o caso.

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A Comissão Nacional de Fadiga Humana (CNFH) se reuniu na terça-feira (26), no escritório regional do Sindicato Nacional dos Aeronautas em Brasília, para debater diversos temas pertinentes à segurança de voo.

Uma das pautas foi o projeto Fadigômetro (https://bit.ly/2My1ez5), coordenado pelo Comandante Tulio Rodrigues, representante do SNA como entidade coordenadora da CNFH.

O Fadigômetro é uma iniciativa inédita no país, que conta com a participação do SNA, da Asagol, da ATL, da Abrapac e da USP, e tem como objetivo mapear a fadiga na aviação brasileira, sem identificar participantes e empresas aéreas. O início da fase de coleta de dados está previsto para o mês de julho.

Além deste projeto, esteve em pauta a revisão da metodologia de investigação da Comissão.  

Participaram da reunião representantes do SNA, Abrapac, Asagol, ATL, Cenipa, Abear, Azul, Latam, Passaredo, Total, Modern Logistics, Vale, UNB e Faculdade de Saúde Pública da USP.

Fiquem atentos aos nossos canais de comunicação para mais novidades.

Venha conhecer mais de perto o trabalho do SNA. Participe conosco desta história.
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Em relação às informações veiculadas nos meios de comunicação sobre um eventual acordo entre a Massa Falida da Varig e o governo, o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) vem a público fazer alguns esclarecimentos.

O SNA sempre defendeu a urgência de um acordo de pagamento dos beneficiários do Fundo AERUS entre a Advocacia-Geral da União (AGU) e representantes da massa falida da VARIG, de forma que os trabalhadores do grupo recebam suas verbas rescisórias e todos os participantes (ativos e assistidos) do AERUS recebam seus direitos, para a reparação das injustiças históricas sobre o tema.

O SNA participou, através de seus advogados, de reunião entre a AGU e representantes da Massa Falida da Varig, para a defesa deste acordo de forma célere.

Neste primeiro encontro não foram debatidas propostas e formas de pagamento. Foram reforçadas apenas a necessidade de criação de um grupo de trabalho para analisar a sua viabilidade.

Vale ressaltar que os processos apresentam valores expressivos, multiplicidade de partes e matérias controvertidas – elementos que podem demandar tempo para o seu desfecho.  

O SNA está atento aos desdobramentos dessa matéria, buscando uma solução o mais rápido possível, e reafirma o seu interesse em um acordo que defenda os direitos trabalhistas e sociais de todos os envolvidos.

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Nos dias 9 e 10 de junho o Sindicato Nacional dos Aeronautas participou do 5º Arraiá Aéreo Inspirando Gerações no Aeroclube de Bauru/SP. 

Diversas organizações militares e civis também prestigiaram a festa, com atividades ligadas à Aviação, Educação, Ciência e Tecnologia.  

Idealizado pelo astronauta Marcos Pontes, o Arraiá tem o objetivo nobre de usar ciência e tecnologia para motivar jovens para a Educação. 

O SNA apoia esse importante papel social e fica honrado em contribuir para o fomento de novos e futuros profissionais.

Toda a renda do Arraiá realizado pela Fundação Marcos Pontes foi revertida para ações sociais na região. 

Stand do SNA no Arraiá Aéreo

Stand do SNA no Arraiá Aéreo | Foto: Divulgação.

 

Carpena e Pontes

Marcos Pontes, astronauta e idealizador do Arraiá Aéreo | Foto: Divulgação.

Público do 5º Arraiá Aéreo Inspirando Gerações | Foto: Divulgação.

Público do 5º Arraiá Aéreo Inspirando Gerações | Foto: Divulgação.

 

 

O SNA conquistou, nesta terça-feira (5), a reintegração de copiloto que havia sido demitido de forma arbitrária pela BHS Táxi Aéreo. Além do retorno ao trabalho, a Justiça do Rio determinou que sejam pagos ao aeronauta os salários vencidos, as férias, o 13º salário e FGTS.

Com a ação movida pelo SNA, ficou provado que, no período da demissão do aeronauta, a empresa havia dispensado 30% de seu quadro, sem que houvesse contratações pelo período subsequente de 60 dias, o que contraria a CCT.

Caso haja descumprimento da decisão, a BHS Táxi Aéreo deverá pagar multa diária de 10 mil reais, com o limite de meio milhão de reais.

O resultado da ação reforça o compromisso do SNA na defesa dos direitos dos seus associados.

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Devido à greve dos caminhoneiros e à consequente falta de regularidade no fornecimento de combustível de aviação, o Sindicato Nacional dos Aeronautas orienta todos os tripulantes a ficarem especialmente atentos a todos os procedimentos de segurança, valorizando ainda mais o trabalho em equipe e cumprindo fielmente a regulamentação profissional. 

Reforçamos que eventuais ampliações da jornada de trabalho devem atender ao disposto no artigo 40 da lei 13.475/2017, a Nova Lei do Aeronauta, que estipula os casos em que a ampliação é possível, cabendo a decisão exclusivamente ao comandante da aeronave.

O SNA ressalta ainda que é de extrema importância que a categoria demonstre total profissionalismo e equilíbrio neste momento de crise, em nome da segurança de voo.

Em caso de dúvidas ou necessidade de orientação, o SNA fica disponível por meio do telefone 11 50-90-5100 e dos e-mails Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.,br ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Veja abaixo a íntegra do art. 40 da lei 13.475/2017:

Art. 40.  Os limites da jornada de trabalho poderão ser ampliados em 60 (sessenta) minutos, a critério exclusivo do comandante da aeronave, nos seguintes casos: 

I - inexistência, em local de escala regular, de acomodações apropriadas para o repouso da tripulação e dos passageiros; 

II - espera demasiadamente longa, fora da base contratual, em local de espera regular intermediária, ocasionada por condições meteorológicas desfavoráveis e trabalho de manutenção não programada; 

III - por imperiosa necessidade, entendida como a decorrente de catástrofe ou problema de infraestrutura que não configure caso de falha ou falta administrativa da empresa. 

Parágrafo único. Qualquer ampliação dos limites das horas de trabalho deverá ser comunicada, em no máximo 24 (vinte e quatro) horas após a viagem, pelo comandante ao empregador, que, no prazo de 15 (quinze) dias, comunicará a autoridade de aviação civil brasileira. 

Em assembleia realizada na terça-feira (15), em São Paulo, foi aprovada a contratação do Fundep para a realização de processo seletivo e disponibilização de curso de mestrado pelo ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), em parceria com o SNA.

Desta forma, estão abertas as inscrições para o curso de Mestrado Profissional em Segurança de Aviação e Aeronavegabilidade Continuada (MP-Safety) Turma 2.

Associados ao SNA pagam R$ 63 mil à vista ou R$ 70 mil em 30 vezes de R$ 2.333,33. Não associados pagam R$ 68 mil à vista ou R$ 75 mil em 30 vezes de R$ 2.500,00.

Detalhes sobre as inscrições e a seleção e podem ser obtidos no link https://bit.ly/2k2rYvC ou diretamente com o SNA pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e pelo telefone 11 5090-5100 (falar com William Rafael).

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