A pedido do SNA, polícia militar intensifica combate a balões em Guarulhos

Fonte
  • Menor Pequena Medium Grande Maior
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Em resposta a pedido feito via ofício pelo Sindicato Nacional dos Aeronautas, a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e a Polícia Militar informaram que foi intensificado o patrulhamento nos arredores do aeroporto de Guarulhos para coibir a soltura de balões.

Em nome da categoria, o SNA agradece às autoridades pelos esforços e volta a ressaltar o risco que os balões representam para a aviação. A presença destes artefatos nos céus do país, e em especial nos arredores dos aeroportos, pode causar uma grande tragédia aérea.

Em abril de 2016, a Ifalpa (Federação Internacional das Associações de Pilotos) rebaixou o espaço aéreo do país para a categoria “Criticamente Deficiente” ―e um dos motivos principais foi justamente o perigo baloeiro.

O SNA vem trabalhando continuamente junto à SAC (Secretaria de Aviação Civil) e a diversas outras autoridades em um grupo que busca soluções para mitigar o risco baloeiro.

Mais uma vez, o sindicato pede que os pilotos façam reportes de todo avistamento de balões no espaço aéreo brasileiro. Para isso, podem ser usadas as ferramentas do próprio SNA (https://goo.gl/8OSkQv) ou das empresas aéreas (AQD, ASR, Relprev).

Também é importante reportar no site do Cenipa (https://goo.gl/EIVhNn).

Desta forma, os aeronautas podem dar subsídios para um mapeamento da incidência da soltura de balões no país, dados que são essenciais para o combate efetivo dessa prática pelas autoridades competentes.

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS