O Sindicato Nacional dos Aeronautas lamenta profundamente a morte do comandante Daniel Barbosa Bonfim, ocorrida na segunda-feira (19), em São Paulo. Em nome da categoria, o SNA se solidariza com familiares e amigos e expressa suas condolências.

Bonfim, que estava com 86 anos, teve atuação destacada como associado e como dirigente do SNA desde os anos 1950 até a década de 1990.

Comandante da Varig e depois da Vasp, chegou a ser eleito presidente do SNA, democraticamente, em 1975. Porém não chegou a exercer o mandato já que pouco depois de empossado foi preso pela ditadura militar.

Participou das lutas pela aposentadoria especial e pela primeira regulamentação da profissão de aeronauta. A aposentadoria foi sancionada em dezembro de 1958, e a regulamentação, em maio de 1961.

Participou dos movimentos de paralisações e greves dos tripulantes em 1985, 1987 e 1988 por melhorias nas condições de trabalho e manteve-se ativo no movimento político-sindical até meados dos anos 90, sempre ao lado do SNA.

Recentemente, participou do projeto Memória SNA e esteve na sede São Paulo para receber uma homenagem e contar um pouco de sua história, ao lado de sua esposa, Rita Valéria Bonfim, que foi comissária e também teve participação ativa no SNA.

“O comandante Bonfim era nosso associado mais antigo e certamente marcou a história do SNA e da aviação brasileira com todos esses anos de luta pela categoria. Em nome de todos os aeronautas, agradecemos e prestamos nossa reverência”, afirma o presidente do SNA, comandante Ondino Dutra.

DANIEL BARBOSA BONFIM

entrega placa bonfim

O Sindicato Nacional dos Aeronautas informa que a partir o último dia 9 os tripulantes das companhias Connect e Omni passam a ter direito ao uso do Passe Livre.

Desta forma, os tripulantes das congêneres passam a ter também a possibilidade de solicitar Passe Livre por estas duas empresas. Veja regras abaixo.

Lembramos que, para que esse direito seja plenamente exercido, é necessário que os tripulantes também cumpram todas as suas obrigações e sigam estritamente as regras. Veja aqui as regras: https://bit.ly/2GUIV6L.

A concessão de Passe Livre é exclusiva para voos domésticos, a favor de tripulantes com contrato de trabalho ativo e em escala de serviço, especialmente para início ou após encerramento de jornada ou de viagem.

- Procedimento para pedido de passe na Connect Linhas Aéreas S/A

Sigla: “cc”
Frota: 2 Aeronaves B737-400
Rotas: Inicialmente com Operações em GRU, MAO, REC.
Orientação para embarque: O tripulante interessado deverá encaminhar mensagem eletrônica para o CCO–CONNECT através do seguinte endereço eletrônico: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e o contato do CCO 011. 2229-5065. A solicitação deverá ser realizada com antecedência entre 24 a 3 horas antes da decolagem.

Na mensagem deverão constar os seguintes dados:
a)- Nome do interessado.
b)- Identidade
c)- Cód. ANAC
d)- CPF
e)- Data do voo
f)- Trecho solicitado.
g)- Telefone de contato
h)- Nome e telefone de contato para emergência
i)- Empresa onde trabalha

Confirmação da solicitação: O CCO CONNECT responderá a mensagem do tripulante informando a confirmação ou não da reserva solicitada.

Regras CONNECT para embarque: Os tripulantes deverão se encaminhar para a porta da aeronave com pelo menos 15 minutos antes da EOBT e se apresentarem ao Comandante do voo, o qual fará o ordenamento de acordo com as prioridades de embarque. O embarque e acomodação na aeronave deverá ocorrer após o término do carregamento. As aeronaves da CONNECT possuem 6 assentos disponíveis sendo dois jump seat na cabine de comando e 4 assentos na área traseira.

- Procedimento para pedido de passe na Omni Táxi Aéreo – Omni Aviation

Sigla: “om”
Frota: 1 ATR 42-500
Rota: GIG – Macaé

Orientação para embarque: Os tripulantes deverão se dirigir diretamente ao Comandante da aeronave para verificar a disponibilidade de assentos. O critério adotado será por ordem de chegada e como desempate será utilizado será utilizada a hierarquia (Comandante, Copiloto, Mecânico de Voo e Comissário). Em qualquer outra situação, o critério será estabelecido pelo Comandante do Voo.

CLIQUE PARA VER OS PROCEDIENTOS EM TODAS AS COMPANHIAS: https://www.aeronautas.org.br/index.php/free-pass.

A Bejing Capital Airlines, por meio da empresa de recrutamento CAE Parc Aviation, planeja conduzir recrutamento em simulador de voo nos dias 6 e 7 de setembro, em São Paulo.

As vagas disponíveis são para comandantes de A320 e A330, para fazer parte da frota de A320 da companhia.

Os interessados devem se registrar no link abaixo:

https://caeparcaviation.com/aviation-jobs/pilot/sao-paulo-sim-screening-a32030-captain-23258

A vinda ao Brasil dependerá do número de interessados.

Obs.: O SNA apenas divulga vagas e não tem responsabilidade sobre as seleções.

O Sindicato Nacional dos Aeronautas informa que o Escritório Regional de Campinas ficará fechado nesta quarta-feira, dia 24 de julho.

As atividades do escritório voltarão ao normal no dia 25 de julho a partir das 9h.

Em caso de necessidade, por favor entrar em contato com qualquer uma das outras representações ou sede do SNA em São Paulo.

Veja os endereços e telefones: https://goo.gl/lce2F7.

O Sindicato Nacional dos Aeronautas fechou uma parceria exclusiva com a CAE South America Flight Training do Brasil. Agora, associados ao SNA terão direito a descontos nos serviços oferecidos.

Associados ao SNA têm direito a:

- 20% de desconto nas provas de proficiência linguística SDEA/ICAO;

- 7,5% de desconto na revalidação de licenças para pilotos;

- De 2,5% a 5% de desconto no “inicial” de licença para pilotos.

tabela

* Valores líquidos e expressos em USD com exceção ao teste de proficiência – SDEA/ICAO que está expresso em BRL. 

Em caso de dúvida, entre em contato com o SNA pelo telefone (11) 5090-5100 ou pelo Whatsapp 11 95375-0095 (somente para associados).

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A agência de recrutamento Brookfield Aviation International vai realizar roadshows na sede do SNA em São Paulo, nos dias 11 e 12 de julho, com sessões às 10h e às 15h.

São vagas abertas para pilotos em diferentes tipos de equipamentos (A320, B737, E190, B767, B757 e B777).

As oportunidades são em companhias aéreas de países como Japão, China, Vietnã, Cazaquistão, Camboja, Iraque e Marrocos. 

Os interessado devem se registrar em https://forms.gle/LDFJ2s3pBp8kQN5y9.

Também há um grupo de Whatsapp para informações. Para entrar, acesse:  https://chat.whatsapp.com/HEjIOpH32GoK1fw6bGnQPY.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Obs. O SNA apenas divulga vagas e não responsabilidade sobre os processos de seleção.

RoadShow Brazil

O grupo de tripulantes da ABSA (Latam Cargo) aprovou, por meio de votação on-line, o Acordo Coletivo de Trabalho apresentado pela companhia. Este é um ACT pioneiro no Brasil e foi feito em função do tipo de operação efetuada pela companhia, equilibrado com o interesse dos pilotos.

A votação teve início no dia 15, conforme definição em assembleia, e foi encerrada nesta sexta, às 14h, ocasião em que foi realizada a AGE de apuração. Dos 76 pilotos da companhia, 74 votaram —e a proposta foi aprovada por 43 votos a favor e 31 votos contra.

O acordo prevê a utilização de nova escala de trabalho baseada nas necessidades da aviação de carga, em que a flexibilidade é de extrema importância.

Entre outras coisas, estão previstas compensações financeiras pelo uso da escala flexível, proteções ao término de folgas e descansos e indenizações por eventuais invasões de folgas.

O acordo é valido por um ano e será revisto na medida em que dificuldades sejam eventualmente identificadas.

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Em assembleia realizada nesta quarta-feira (15), em Campinas, aeronautas associados da Absa Aerolinhas Brasileiras S/A (Latam Cargo) aprovaram, após esclarecimentos sobre a proposta, a realização de votação virtual (on-line) do Acordo Coletivo de Trabalho apresentado pela companhia.

Foi definido que que a votação terá início imediato nesta quarta e término na sexta-feira, dia 17 de maio, às 14h, ocasião em que será realizada AGE de encerramento e apuração dos votos.

Para votar, os aeronautas devem acessar o link https://votacao.aeronautas.org.br.

Conheça a proposta: https://bit.ly/30krVz4.

O SNA fica à disposição para dúvidas e quaisquer outras orientações pelo telefone (11) 5090-5100, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo Whatsapp 11 95375-0095 (somente para associados).

Em assembleia realizada na segunda-feira (13) em Porto Alegre, com acompanhamento remoto em São Paulo, os tripulantes da Uniair aprovaram proposta de Acordo Coletivo de Trabalho.

O ACT visa flexibilizar a possibilidade de alteração do limite diário da jornada de trabalho e da majoração da interrupção de jornada. 

O acordo estabelece também o compromisso de realizar reuniões bimestrais para que as partes continuem a busca por soluções para as demandas dos tripulantes.

O SNA ressalta que o acordo representa um avanço na busca de melhores condições de trabalho aos aeronautas da empresa.

É importante lembrar que mesmo com a aprovação dos aeronautas o acordo requer a aprovação também da Anac no que se refere às alterações dos limites de majoração e interrupção de jornada.

O departamento jurídico do SNA fica à disposição para esclarecimentos pelo telefone (11) 5090-5100, pelo e-mail juridico@aeronautas.org.br ou pelo Whatsapp 11 95375-0095 (somente para associados).

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O Sindicato Nacional dos Aeronautas relembra a todos os seus associados que presta serviços previdenciários, seja para requerimento do benefício, para cálculos para saber se você já pode pedir sua aposentadoria ou outros serviços de assessoria jurídica.

Atualmente, existem as aposentadorias por tempo de contribuição, por idade e a especial.

Para a aposentadoria por idade, o homem deve ter mínimo de 65 anos e 180 contribuições, enquanto a mulher deve ter mínimo de 60 anos e 180 contribuições.

Para a aposentadoria por tempo de contribuição, o aeronauta deve ter contribuído ao menos por 35 anos no caso dos homens e por 30 anos no caso das mulheres, não se exigindo idade mínima —porém o fator previdenciário deve ser considerado para saber o valor do benefício.

Com relação à aposentadoria especial, por exercerem suas funções expostos a algum tipo de agente nocivo ou condição desfavorável que causem prejuízos a longo prazo, também não se exige idade mínima e não há a incidência do fator previdenciário. Porém existem certos requisitos que devem ser observados:

1. Caso você já tenha 25 anos na profissão de aeronauta ou em outras atividades reconhecidamente desenvolvidas em condições especiais, é possível pleitear a aposentadoria especial administrativamente. Caso não obtenha êxito na via administrativa, será possível pleitear a aposentadoria especial pela via judicial. O SNA presta todos os serviços extrajudiciais e judiciais.

2. Para aqueles que ainda não atingiram os 25 anos em exercício de atividade especial, é possível utilizar a soma do tempo especial com o período trabalhado em outros serviços de tempo comum. Nesta hipótese, ocorre o acréscimo de 20% do tempo de contribuição para as mulheres e de 40% para os homens, relativos ao período de atividade especial. Contudo, a aposentadoria concedida não será a especial, mas sim aposentadoria por tempo de contribuição.

O SNA recomenda que antes de ingressar com qualquer requerimento o aeronauta agende um horário para elaboração de seus cálculos e, a partir desses, decidir qual é o melhor caminho a seguir.

Para agilizar seu atendimento, traga consigo os laudos de PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário) fornecidos pela empresa; CTPS (carteira de trabalho) e CNIS (extrato previdenciário).

Para obter o CNIS acesse o link: https://meu.inss.gov.br/central.

Entre em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., pelo Whatsapp (11) 95375-0095, pelo telefone (11) 5090-5100 ou presencialmente na sede do SNA, em São Paulo. 

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Em audiência realizada na segunda-feira (29), não houve acordo com a Gol Linhas Aéreas sobre a ação movida pelo Sindicato Nacional dos Aeronautas que pede o correto pagamento do tempo em solo, com base nos critérios utilizados para a remuneração de tempo em voo.

O juízo declarou encerrada a fase de instrução processual e foi concedido prazo de 15 dias para o SNA apresentar sua manifestação (réplica) sobre a contestação da Gol.

O SNA fará requerimento para que o Ministério Público do Trabalho emita parecer sobre o tema.

Após cumpridas estas etapas, a perspectiva é de que ocorra o julgamento do processo pela 5ª Vara do Trabalho de Campinas.

O SNA pede a condenação da empresa ao pagamento do tempo em solo devido aos aeronautas, segundo os mesmos parâmetros e valores por ela observados quanto ao pagamento do tempo em voo, no período compreendido entre 1º de março de 2018 e a data em que forem estabelecidos os critérios em comum acordo com o sindicato.

O art. 57 da Lei nº 13.475/2017 (Nova Lei do Aeronauta) prevê a remuneração do tempo em solo do aeronauta, sendo que seu parágrafo único estabelece que os valores e critérios para remuneração serão estabelecidos no contrato de trabalho e em convenção ou acordo coletivo de trabalho.

Fiquem atentos aos nossos meios de comunicação para novidades sobre o caso.

O departamento jurídico do SNA fica à disposição para esclarecimentos pelo telefone (11) 5090-5100 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

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