O SNA irá promover sessões para tirar dúvidas dos tripulantes associados sobre o RBAC 117 nos próximos dias 19, 20 e 21 de fevereiro, na sede do sindicato, em São Paulo.

O serviço estará disponível sempre das 13h30 às 17h30. Para participar, basta comparecer ao local.

O RBAC 117 entra em vigor no dia 29 de fevereiro.

Esse regulamento da Anac vai complementar a lei 13.475, a Nova Lei do Aeronauta, no que se refere a flexibilizações de jornadas e limites.

Participe!

Para saber mais:

Série explicativa sobre o RBAC 117: www.aeronautas.org.br/safety-sna/artigos-de-safety.html

Vídeos explicativos sobre o RBAC 117: https://tinyurl.com/rbac-117

Íntegra do RBAC 117: https://bit.ly/2JuUw0e

Íntegra da lei 13.475/2017: https://bit.ly/35VeuHo

Associe-se ao SNA
Via site: https://tinyurl.com/sna-associe-se
Via Whatsapp: 21 98702-6770
Via app: Procurar SNA no Google Play ou na Apple Store   

***

Tira Duvidas RBAC117

O SNA de São Paulo recebeu, em parceria com a Gol e a Azul, entre os dias 10 e 12 de fevereiro, o curso de FRMS (Sistema de Gerenciamento do Risco de Fadiga) ministrado pela Iata (Associação Internacional de Transportes Aéreos).
 
O curso abordou diversos aspectos relacionados ao gerenciamento da fadiga, como conceitos fisiológicos básicos, elaboração de um FRMS em empresas aéreas e noções gerais de construção de safety cases nos casos em que é necessária a extrapolação dos limites regulatórios. 
 
O objetivo principal do curso foi capacitar os envolvidos que irão atuar nos Gagefs (Grupos de Ação de Gerenciamento de Fadiga) e em setores de escala e fatores humanos nas empresas. Cinco associados ao SNA participaram do evento.  
 
Fiquem atentos aos nossos meios de comunicação para saber de outras oportunidades de ensino.

Associe-se ao SNA
Via site: https://tinyurl.com/sna-associe-se
Via Whatsapp: 21 98702-6770
Via app: SNA no Google Play ou Apple Store  

O SNA mais uma vez alerta todos os tripulantes sobre tentativas de golpe em que uma pessoa tenta se passar por representante do sindicato ao enviar convites de participação em grupos de WhatsApp.

O golpe consiste em solicitar à pessoa um código de acesso enviado via SMS, possibilitando que o número de WhatsApp do usuário seja roubado para realização de tentativas de fraude, como pedir dinheiro para os contatos da agenda do celular da vítima.

O SNA recebeu denúncia sobre a criação de um grupo denominado “Latam - SNA 2”, criado pelo usuário de número +55 24 99839-2047.

Outra pessoa, usando o número +55 21 98120-5040, convidou integrantes dos grupos oficiais do SNA para participar de um outro grupo denominado “Aviation World Two”.

O SNA ressalta que não é administrador e nem participa de tais grupos e tampouco possui relação com estas pessoas.

Reiteramos que, para participar dos grupos oficiais do SNA, os tripulantes devem utilizar sempre os links divulgados pelos canais oficiais da instituição (veja abaixo).

Lembramos ainda que não existe nenhum tipo de código de verificação ou envio de informações que deva ser feito para entrada nos grupos do SNA.

Por fim, o SNA solicita aos aeronautas que notifiquem nosso departamento jurídico caso recebam qualquer convite suspeito para participação em grupos de WhatsApp em nome do sindicato por meio de canais não oficiais.

O departamento jurídico do SNA fica à disposição pelo telefone (11) 5090-5100, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo WhatsApp 11 95375-0095 (somente para associados).

Associe-se ao SNA
Via site: https://tinyurl.com/sna-associe-se
Via WhatsApp: 21 98702-6770
Via app: SNA no Google Play ou Apple Store

*******

GRUPOS DE WHATSAPP OFICIAIS DO SNA

*Obs.: Os grupos são divididos por empresa e basta em entrar em um único grupo, já que os conteúdos divulgados são os mesmos.

Gol - Grupo 1
https://chat.whatsapp.com/LrO9k4rJmNYEQ60fkrt0v4

Gol - Grupo 2
https://chat.whatsapp.com/HgQSpNCeDbnAOkDeF2X5sZ

Gol - Grupo 3
https://chat.whatsapp.com/HEDRHRtKzu6Lpg6DLdfpcq

Avianca - Grupo 1
https://chat.whatsapp.com/FYXKHnoDpKXIdg4gO3W6Bt

Avianca - Grupo 2
https://chat.whatsapp.com/EPdMwigw0L6FA2p73giTia

Avianca  - Grupo 3
https://chat.whatsapp.com/Kph4S5feSF7CIJZSGrX3SP

Latam - Grupo 1
https://chat.whatsapp.com/F220lldr1qp4B1SJ9KYRWK

Latam - Grupo 2
https://chat.whatsapp.com/J8qVCvocclbH93uTYXuLQ5

Latam - Grupo 3
https://chat.whatsapp.com/Ere3Ddbv6XRL4gQtM4L7fm

Azul - Grupo 1
https://chat.whatsapp.com/InQaK76kRsn96WlPHPQqyd

Azul - Grupo 2
https://chat.whatsapp.com/Gf0rLZP0ZFTFVeEdWn2urt

Azul - Grupo 3
https://chat.whatsapp.com/GMMGr795Otn442DuhUNuRR

Em audiência realizada nesta terça-feira (28), a Justiça do Trabalho marcou para o dia 21 de fevereiro de 2020 o julgamento da ação movida pelo SNA contra a EJ Escola de Aviação e a Harpia Flight Academy pela regularização dos contratos de trabalhos dos instrutores de voo.

O SNA solicita que todos os instrutores que trabalham atualmente nas empresas e também aqueles que trabalharam em algum período a partir de outubro de 2012 que entrem em contato para terem seus cadastros atualizados.

O departamento jurídico do SNA fica à disposição pelo telefone (11) 5090-5100, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo Whatsapp 11 95375-0095 (somente para associados).

Associe-se ao SNA
Via site: https://tinyurl.com/sna-associe-se
Via Whatsapp: 21 98702-6770
Via app: SNA no Google Play ou Apple Store    

Treinamento Selecao Comissarios Feed

***

O SNA vai ser sede da terceira edição do curso preparatório para aqueles que querem fazer processo de seleção para comissário de voo.

O curso será ministrado nos dias 29 e 30 de janeiro, das 8h30 às 17h.

O valor do investimento  é de R$ 290,00, mas associados ao SNA têm desconto de 30% no pagamento à vista (valor total de R$ 203,00).

Informações e inscrições devem ser feitas pelo Whatsapp 11 99177-2855 com Ailton Oliveira.

1º dia
- Conceito de empresa aérea;
- Apresentação pessoal;
- Conceitos de avaliação de perfil psicológico;
- Desenvolvimento de apresentação individual.

2º dia
- Conceitos de avaliação de perfil comportamental;
- Práticas de dinâmicas de grupo;
- Entrevista individual.

A convite da Anac, o SNA participou de reunião de trabalho da Superintendência de Ação Fiscal da agência, na segunda-feira (16), em que foi tratado o tema da aviação clandestina no táxi aéreo —tanto transporte de passageiros como manutenção de aeronaves sem autorização.

A agência destacou ser fundamental uma parceria com o SNA para trazer empresas e tripulantes para a legalidade.

Por sua vez, o SNA fez apresentação sobre como vem buscando uma maior aproximação com os tripulantes que atuam na atividade de táxi aéreo, com trabalho de conscientização para eliminar os serviços clandestinos e a regularizar os contratos de trabalho.

- Voe Seguro

A Anac disponibiliza em seu site a ferramenta virtual Voe Seguro Táxi Aéreo (https://sistemas.anac.gov.br/voeseguro/).

Também é possível checar as informações via app para celular. Saiba mais: https://bit.ly/2KOUNvB.

Trata-se de um sistema de consulta para contratação segura de serviços de táxi-aéreo, em que qualquer pessoa pode checar previamente informações sobre empresas autorizadas pela Anac e aeronaves aptas a serem utilizadas nos voos.

O SNA ressalta a importância da ferramenta, que além de coibir o táxi aéreo clandestino corrobora as demais medidas adotadas pelo sindicato no sentido de formalizar a relação de emprego existente entre os aeronautas e as pessoas para as quais esses profissionais prestam serviços.

O Tribunal de Justiça de São Paulo proferiu decisão nesta terça-feira (10) atestando a legalidade da redistribuição dos slots da Avianca já feita pela Anac.

No processo de recuperação judicial da Avianca, o juiz determinou que a Anac não poderia fazer a redistribuição de todos os slots da empresa.

Porém a Anac recorreu ao TJ-SP, que proferiu decisão liminar reconhecendo o direito da agência de exercer integralmente suas atribuições legais, em especial quanto à redistribuição de slots ociosos.

A liminar foi ratificada no julgamento desta terça, conforme o voto do relator. A decisão prejudica o plano de recuperação judicial da companhia.

Ressaltamos que o SNA continuará acompanhando de perto os desdobramentos da recuperação e atuando judicialmente em todas as frentes possíveis para a defesa dos direitos dos tripulantes.

Fiquem atentos aos nossos meios de comunicação para novidades.

O departamento jurídico do SNA fica à disposição pelo telefone (11) 5090-5100, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo Whatsapp 11 95375-0095 (somente para associados).

Associe-se ao SNA
Via site: https://tinyurl.com/sna-associe-se
Via Whatsapp: 21 98702-6770
Via app: SNA no Google Play ou Apple Store    

Devido a um problema com o QR Code, o SNA informa que está fazendo a reimpressão do CHT Digital, em cartão de PVC, para os tripulantes associados que fizeram a solicitação.

Com autorização da Anac, o SNA está utilizando agora um QR Code maior —o cartão, porém, não inclui foto e assinatura, seguindo orientação da agência reguladora de manter o formato e design do arquivo PDF original.

Todos aqueles que fizeram pedidos serão avisados por whatsapp e/ou e-mail assim que o CHT estiver pronto para retirada.

Lembramos ainda que, desde o início, o SNA foi contrário à decisão da Anac de passar a emitir o CHT somente em versão digital, eliminando o documento físico, e que a impressão pelo sindicato foi uma forma encontrada de contornar o problema.

Manter o CHT somente digital pode trazer complicações para os tripulantes, especialmente em viagens ao exterior, bem como para acesso a aeroportos também no Brasil.

- Pedido de impressão

O associado interessado deve enviar o arquivo em PDF de seu CHT digital para o whatsapp 11 98687-0052. O arquivo pode ser baixado no site da Anac pelo link: https://bit.ly/2OjQCbk.  

O associado poderá optar por retirar a carteirinha na sede São Paulo do SNA ou recebê-la pelos correios.

Obs.: O SNA poderá emitir a carteira para não-associados mediante pagamento do valor de R$ 50 para os custos e com retirada na sede do sindicato.

Associe-se ao SNA
Via site: https://tinyurl.com/sna-associe-se
Via Whatsapp: 21 98702-6770
Via app: SNA no Google Play ou Apple Store

O SNA esclarece à categoria que a Medida Provisória 905/19, que institui o Contrato de Trabalho Verde e Amarelo, não afeta pilotos e comissários de voo.

O Art. 17 da MP 905 estabelece que é vedada a contratação sob a nova modalidade de trabalhadores submetidos a legislação especial, como é o caso dos aeronautas, regidos pela lei 13.475/2017.

A única alteração relacionada aos aeronautas se refere à multa administrativa por infração à Lei do Aeronauta, paga pela empresa aérea ao Estado, de forma a dar o mesmo tratamento dado às empresas de outros setores econômicos.

Ainda assim, o SNA ressalta que irá acompanhar de perto a tramitação da MP no legislativo, para buscar garantias de que não haja alterações que possam afetar a categoria.

O Congresso Nacional vai criar agora uma comissão mista para analisar a medida provisória. O relatório aprovado nesta comissão será votado posteriormente pelos plenários da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

Fiquem atentos a nossos meios de comunicação para novidades.

Associe-se ao SNA
Via site: https://tinyurl.com/sna-associe-se
Via Whatsapp: 21 98702-6770
Via app: Procurar SNA no Google Play ou na Apple Store

O aeronauta Marcelo de Barros Hermeto foi o único que teve sua candidatura registrada para concorrer no processo eleitoral para representante sindical da Total Linhas Aéreas S/A.

Conforme definido em assembleia realizada no dia 8 de novembro, a votação será feita on-line, entre os dias 21 e 23 de novembro.

No dia 21 de novembro, o SNA irá divulgar um link pelo qual os aeronautas com direito a voto deverão se cadastrar para votação.  Cada aeronauta receberá então por e-mail um link para votar efetivamente, entre os dias 21 e 23 de novembro.

No dia 26 de novembro será realizada apuração dos votos e divulgação do resultado.

Fiquem atentos a nossos meios de comunicação.

Associe-se ao SNA
Via site: https://tinyurl.com/sna-associe-se
Via Whatsapp: 21 98702-6770
Via app: SNA no Google Play ou Apple Store