A pedido da Anac, será remarcada a reunião com o Sindicato Nacional dos Aeronautas que seria realizada na última quarta-feira (17) para tratar das novas regras da CIV Digital (Caderneta Individual de Voo Digital). A nova data ainda não foi definida.

As novas regras estão previstas na revisão B da Instrução Suplementar IS nº 61-001 da Anac (https://bit.ly/2PVFjoj), que trata dos procedimentos para demonstrar a experiência de voo requerida para fins de concessão e/ou revalidação de licenças ou habilitações previstas no RBAC nº 61.

Na prática, o documento prevê a impossibilidade de duplicidade de registro de horas de voo como de piloto em comando, nos voos em que os Manuais de Cursos (PP e PC) preveem que o lançamento das horas em comando devam ser realizadas pelos alunos, que buscam a conclusão da experiência mínima para certificação da licença pretendida.

O SNA informa aos instrutores de voo e às escolas de aviação que continuará atuando para que a categoria não fique prejudicada com a adoção dos novos procedimentos e pede que relatos sejam enviados para o e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..br ou ou pelo telefone 11 5090-5100.

O departamento jurídico do SNA fica à disposição para eventuais esclarecimentos.

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O Sindicato Nacional dos Aeronautas fará uma reunião na próxima quarta-feira (17) com a Anac para tratar das novas regras da CIV Digital (Caderneta Individual de Voo Digital), conforme a revisão B da Instrução Suplementar IS nº 61-001 da Anac (https://bit.ly/2PVFjoj), que trata dos procedimentos para demonstrar a experiência de voo requerida para fins de concessão e/ou revalidação de licenças ou habilitações previstas no RBAC nº 61.

Na prática, o documento prevê a impossibilidade de duplicidade de registro de horas de voo como de piloto em comando, nos voos em que os Manuais de Cursos (PP e PC) preveem que o lançamento das horas em comando devam ser realizadas pelos alunos, que buscam a conclusão da experiência mínima para certificação da licença pretendida.

Desta forma, o SNA informa aos instrutores de voo e às escolas de aviação que está atuando para que a categoria não fique prejudicada com a adoção dos novos procedimentos e pede que relatos sejam enviados para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou ou pelo telefone 11 5090-5100.

O departamento jurídico do SNA fica à disposição para eventuais esclarecimentos.

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O SNA finalizou na quarta-feira (03) mais um ACT (Acordo Coletivo de Trabalho) para instrutores de voo, desta vez para a Go Air Escola de Aviação, da cidade de São Paulo-SP (campo de marte), após aprovação dos termos pelos trabalhadores.

Com isso, o sindicato dá prosseguimento à busca pela regularização dos contratos de trabalho dos instrutores de voo de todo o Brasil.

O acordo, o 37º fechado em todo o país, reafirma a condição desses profissionais de aviação como pilotos de aeronaves, conforme estipula a Lei 13.475/17, assim representados pelo SNA, e prevê, entre outras coisas:

- Remuneração mínima fixa e adicional por hora de voo;
-Jornada por tempo parcial
- Férias e 13º salário;
- Vale alimentação;
- Vale Refeição;
- Diária de Hospedagem/Alimentação;
- Seguro de vida;
- Adicional noturno e de periculosidade;
- Limites de jornada de trabalho e de horas de voo;
- Repouso mínimo e garantia mínima de oito folgas mensais;
- Garantia de emprego aos acidentados;
- Dispensa para realização de exames médicos;
- Custeio de revalidações de CMA e CHT;
- Vale-transporte;
- Auxílio Transporte.

O SNA ressalta que continuará trabalhando para a regularização dos contratos de trabalho em todos os aeroclubes e escolas de aviação do Brasil.

Confira a lista de aeroclubes e escolas recomendados pelo SNA para o ensino prático de pilotos e que já regularizaram os contratos de trabalho: https://goo.gl/9G64Dg.

Lembramos, por fim, que os aeronautas podem e devem denunciar quaisquer irregularidades por meio do e-mail do Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Contamos com a participação de todos.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

Reunião

O Presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo estatuto da entidade sindical, convoca todos os instrutores de voo da MASTER ESCOLA DE AVIAÇÃO CIVIL LTDA - GO AIR, para comparecerem a REUNIÃO, que será realizada no dia 03 de outubro de 2018 às 15h00min., no seguinte local: MASTER ESCOLA DE AVIAÇÃO CIVIL LTDA – GO AIR - Aeroporto Campo de Marte, Parque Anhembi – São Paulo/SP, CEP 02012-021, para tratar do seguinte tema: proposta de Acordo Coletivo de Trabalho dos instrutores de voo.

Rio de Janeiro, 02 de outubro de 2018.

ONDINO DUTRA CAVALHEIRO NETO
Presidente

O SNA finalizou na segunda-feira (24) mais um ACT (Acordo Coletivo de Trabalho) para instrutores de voo, desta vez para o Aeroclube de Fernandópolis, em São Paulo, após aprovação dos termos pelos trabalhadores.

Com isso, o sindicato dá prosseguimento à busca pela regularização dos contratos de trabalho dos instrutores de voo de todo o Brasil.

O acordo, o 36º fechado em todo o país, reafirma a condição desses profissionais de aviação como pilotos de aeronaves, conforme estipula a Lei 13.475/17, assim representados pelo SNA, e prevê, entre outras coisas:

- Remuneração mínima fixa e adicional por hora de voo;
- Férias e 13º salário;
- Diárias de alimentação;
- Seguro de vida;
- Adicional noturno e de periculosidade;
- Limites de jornada de trabalho e de horas de voo;
- Repouso mínimo e garantia mínima de oito folgas mensais;
- Garantia de emprego aos acidentados;
- Dispensa para realização de exames médicos;
- Custeio de revalidações de CMA e CHT;
- Vale-transporte.

O SNA ressalta que continuará trabalhando para a regularização dos contratos de trabalho em todos os aeroclubes e escolas de aviação do Brasil.

Confira a lista de aeroclubes e escolas recomendados pelo SNA para o ensino prático de pilotos e que já regularizaram os contratos de trabalho: https://goo.gl/9G64Dg.

Lembramos, por fim, que os aeronautas podem e devem denunciar quaisquer irregularidades por meio do e-mail do Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Contamos com a participação de todos.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

REUNIÃO

O Presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo estatuto da entidade sindical, convoca todos os instrutores de voo do AEROCLUBE DE FERNANDÓPOLIS, para comparecerem a REUNIÃO, que será realizada no dia 24 de setembro de 2018 às 10h00min., no seguinte local: AEROCLUBE DE FERNANDÓPOLIS, localizado na Rodoviária João Carlos Estuqui - s/n Km 1, Fernandópolis - SP, 15600-000, para tratar do seguinte tema: proposta de Acordo Coletivo de Trabalho dos instrutores de voo.

Rio de Janeiro, 21 de setembro de 2018.

ONDINO DUTRA CAVALHEIRO NETO
Presidente

No intuito de ajudar a atualizar o Anexo 29 da Ifalpa (Federação Internacional das Associações de Pilotos de Linha Aérea), que trata das condições dos aeroportos na região da América do Sul, o Sindicato Nacional dos Aeronautas criou um formulário on-line em que os tripulantes podem dar suas contribuições referentes aos aeródromos brasileiros.

Para isso, basta acessar o link https://goo.gl/forms/KOTzpDaaIGGccRgI3  e sugerir a adição ao documento de novas deficiências ou exclusão de alguma existente —ou ainda a manutenção do status de problemas que não foram resolvidos.

A participação do maior número possível de pilotos é de grande importância para contribuir para a segurança de voo na região.

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O Sindicato Nacional dos Aeronautas convoca todos os tripulantes de táxi aéreo para enviarem suas sugestões de mudanças e melhorias para a renovação da CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) para 2018/2019.

Em breve será convocada assembleia para que os tripulantes deliberem a definição da pauta de reivindicações. Fiquem atentos a nossos meios de comunicação para a publicação do edital.

Ressaltamos que a presença dos tripulantes nas assembleias é essencial para a discussão e  para o sucesso nas negociações da renovação da CCT.

As sugestões põem ser enviadas por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Participe e faça sua parte!

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O Sindicato Nacional dos Aeronautas esteve reunido na segunda-feira (20) com representantes da SAC (Secretaria de Aviação Civil) e da Anac para tratar do acesso dos tripulantes aos aeroportos em todo o país e sobre novos procedimentos com a implementação do DNI (Documento Nacional de Identificação).

Sobre o acesso aos aeroportos, o SNA relatou todo o histórico de problemas dos tripulantes em aeroportos administrados pela Infraero e concessionárias.

A Anac se comprometeu a divulgar uma circular para clarificar a RBAC 107 e a resolução 207, de forma a evitar que cada aeroporto possua um entendimento e crie procedimentos específicos.

O SNA sugeriu ainda que, num futuro breve, seja implementado um programa nos moldes de como funciona o acesso dos tripulantes aos aeroportos nos EUA, com um canal dedicado de inspeção com regras mais brandas e que assim proporciona maior agilidade.

No caso especifico ao acesso do Aeroporto de Congonhas, o SNA também já está buscando também junto à Infraero uma resolução rápida para a questão.

Quanto ao DNI, que será digital e vai integrar diversos documentos, tais como e-CNH, e-CPF e e-título de eleitor, já foram enviadas notificações a aeroportos, empresas aéreas e Abear para permitir acesso aos aeroportos com o uso do mesmo, que em breve deverá começar a ser emitido para toda a população.

O SNA sugeriu a possibilidade de inclusão do CHT dos aeronautas neste documento, já que outros documentos profissionais também poderiam ser integrados (ex.: OAB, CRM etc). A ideia seria manter o CHT físico, mas criar também o e-CHT para inclusão ao DNI. SAC e Anac se comprometeram a levar o tema a discussão.

Fiquem atentos aos meios de comunicação do SNA para novidades sobre esses temas.

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EDITAL DE CONVOCAÇÃO

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

O Presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo disposto no art. 22, “a”, do estatuto da entidade sindical, e observados os demais requisitos estatutários e legais, em especial, o previsto no art. 20, § 1º, alínea “b”, convoca os aeronautas substituídos da ação de Redução de Força de Trabalho de 2012 da GOL LINHAS AÉREAS S/A para Assembleia Geral Extraordinária, que será realizada no dia 21 de Agosto de 2018, às 13h30min, em primeira convocação, e às 14h00min, em segunda e última convocação, na Subsede do SNA São Paulo: localizada na Rua Barão de Goiânia, 76 - Vila Congonhas, São Paulo - SP, CEP: 04612-002,  para a seguinte ordem do dia: A) Esclarecimentos sobre a Ação de Redução de Força de Trabalho. B) Formação de comissão de substituídos;

Rio de Janeiro, 17 de agosto de 2018.

Ondino Dutra Cavalheiro Neto
Presidente

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

O Presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo disposto no art. 22, “a”, do estatuto da entidade sindical, e observados os demais requisitos estatutários e legais, em especial, o previsto no art. 20, §1º, “b”, convoca os aeronautas associados e não associados da AERO RIO TÁXI AÉREO LTDA para Assembleia Geral Extraordinária, que será realizada no dia 22 de agosto de 2018, às 09h30min, em primeira convocação, e às 10h00min, em segunda e última convocação, no seguinte local, Rio de Janeiro: Hangar da Aero Rio, localizado na Avenida Vinte de Janeiro, sem número, Setor Norte (Sistema 10-28, Lote H-5), Aeroporto do Galeão, Rio de Janeiro-RJ, CEP 21941-570,  para a seguinte ordem do dia: A) esclarecimentos e deliberação da proposta de Acordo Coletivo de Trabalho apresentada pela AERO RIO TÁXI AÉREO LTDA.

Rio de Janeiro, 13 de agosto de 2018

Ondino Dutra Cavalheiro Neto
Presidente

A FAA (Federal Aviation Administration), entidade governamental dos Estados Unidos responsável pelos regulamentos da aviação civil no país, lançou recentemente um vídeo informativo sobre pousos em pistas erradas. 

A entidade alerta para o quão perigoso pode ser um pouso em pista incorreta e ressalta que esses eventos que ocorrem em taxa alarmante.

Em julho de 2017 um Airbus A320 da Air Canada quase pousou erroneamente em uma das pistas de taxiamento do aeroporto de São Francisco, onde havia quatro aeronaves. O incidente poderia ter ocasionado uma colisão entre esses aviões, assim como ocorreu em Tenerife (ESP), em 1977 —no caso de 2017, os controladores alertarem os pilotos sobre o perigo e evitaram um incidente.

Os dados da FAA mostram que 85% dos pousos em pistas incorretas envolvem aeronaves da aviação geral e que 89% dos eventos ocorrem durante o dia e em condições de voo visual. 

A configuração das pistas nos aeroportos e as condições externas durante o voo são aspectos de grande influência, podendo gerar confusões até para pilotos experientes.

A comunicação deve ser eficiente e se dar de maneira clara entre controlador e piloto. É importante seguir as orientações da torre, ainda que o piloto sinta-se convicto do que deve fazer.

Jamais hesite em consultar o controle de tráfego e não se esqueça: na dúvida, arremeta!

Vídeo publicado pela FAA: https://bit.ly/2LUZaFE