EDITAL DE CONVOCAÇÃO

REUNIÃO

O Presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo estatuto da entidade sindical, convoca todos os instrutores de voo do AEROCLUBE DE BATATAIS, para comparecerem a REUNIÃO, que será realizada no dia 20 de março de 2018 às 11h30min., no seguinte local: AEROCLUBE DE BATATAIS, localizado na Avenida Dr. Cássio Alberto Lima s/n, Jardim Aeroporto, Batatais-SP, CEP 14300-000, para tratar do seguinte tema: proposta de Acordo Coletivo de Trabalho dos instrutores de voo.

Rio de Janeiro, 15 de março de 2018.

Rodrigo Spader
Presidente

Foi realizada na quinta-feira (8) a segunda de uma série de cinco reuniões programadas para o mês de março do comitê criado para debater uma proposta de modificação do plano de carreira dos pilotos da Latam.

O comitê foi criado visando a atender um pleito dos pilotos da empresa, deliberado em assembleia, em virtude da contratação direta de copilotos no B767.

Nesta segunda reunião, já houve avanços nos entendimentos para a revisão do plano de carreira, porém o trabalho ainda está em fase inicial. 

Entre diversos critérios que estão sendo debatidos, deverá servir como linha-mestre a data de admissão na função de piloto.

O SNA e a ATT continuarão trabalhando em busca de atender aos anseios do grupo, sempre de forma transparente e com objetivo de garantir condições de acesso às promoções e transições de equipamento, através de critérios pré-estabelecidos, e privilegiando, entre outros, a meritocracia.

Fiquem atentos a nossos canais de comunicação para a divulgação de qualquer novidade. 

Visando atender um pleito dos pilotos da empresa, deliberado em assembleia, em virtude da contratação direta de copilotos no B767, foi realizada na quinta-feira a primeira reunião do comitê criado para debater uma proposta de modificação do plano de carreira dos pilotos.

Os encontros serão realizados todas as quintas-feiras do mês de março ―portanto, mais quatro estão previstos para as próximas semanas.

O intuito da iniciativa é debater o atual plano de carreira e verificar se o mesmo atende aos anseios da maioria dos pilotos da empresa, sempre de forma transparente e de forma a proporcionar que sejam garantidas condições de acesso às promoções e transições de equipamento, através de critérios pré-estabelecidos e privilegiando, entre outros, a meritocracia.

Na primeira reunião, integraram o grupo de trabalho quatro comandantes, dois copilotos, representantes da Latam, do SNA e da ATT. Foram definidas as linhas gerais, as premissas básicas, os prazos das iniciativas e os próximos passos a serem tomados pelo comitê.

Veja os participantes dessa primeira reunião:

Representantes do SNA:
Cmte Cuisse – Diretor
Cmte Tulio – Diretor
Dra Cintia- Advogada

Pilotos convidados pelo SNA:
Cmte Boyd B767
Cmte Valporto A320

Representantes da ATT:
Cmte Baia - Diretor Institucional
Cmte Ferdinand  VP da ATT
Dra Michelle – Advogada

Representantes da LATAM Linhas Aéreas:
Dr Júlio César de Oliveira - Gerente Sênior de RH
Cmte Gianinni - Piloto Chefe
Cmte. Sandro - Gerente Wide Body
Dr Leonardo  – Gerente Jurídico
Dra Milena – Advogada

Pilotos convidados pela LATAM:
Cmte Volpe  - B777
Cop Ailer - A320
Cop Senese – B767
Cmte Volcato – A32O

O SNA e a ATT continuarão com o trabalho de porta-voz das necessidades dos aeronautas perante a empresa, valorizando o respeito e a boa comunicação entre as partes.

Fiquem atentos, qualquer novidade será divulgada em nossos canais de comunicação.

Em assembleia realizada nesta terça-feira (27) em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Porto Alegre, aeronautas da Gol Linhas Aéreas aprovaram que o Sindicato Nacional dos Aeronautas tome todas as medidas cabíveis, inclusive judicialmente, para cobrar da empresa a remuneração de treinamento em simulador.

A remuneração de simulador está contida no aditivo à CCT que entrou em vigor condicionado à nova Lei do Aeronauta. Pelo acordo, este item deveria entrar passar a vigorar em 1º de março.

O SNA fez diversas reuniões de negociação com a empresa, porém nenhuma proposta foi feita. Desta forma, o sindicato, com a autorização do grupo de tripulantes, tomará as medidas cabíveis para fazer valer os direitos dos aeronautas.

Remuneração do tempo em solo

Nesta quarta-feira (28), será realizada outra assembleia, às 16h30, para todos os aeronautas da aviação regular, em que serão feitos esclarecimentos sobre a remuneração do tempo em solo entre etapas de uma mesma jornada e será deliberada a possibilidade de tomada de medidas judiciais sobre o tema. 

Veja o edital completo com endereços: https://goo.gl/ccoMn3.

O Art. 57 da Lei 13.475/17 afirma que o período de tempo em solo entre etapas de voo em uma mesma jornada será remunerado e que os valores e critérios para remuneração do período serão estabelecidos no contrato de trabalho e em convenção ou acordo coletivo de trabalho.

Na última CCT, assinada no final de 2017, ficou determinou que, em razão da necessidade do aprofundamento dos debates e discussões sobre o tema, as partes concordam que os critérios referentes a esta cláusula seriam definidos até 01/03/2018.

O SNA reforça a importância da participação do grupo para deliberar acerca do assunto neste dia 28, oportunidade em que serão feitos todos os esclarecimentos necessários. Participe! 

O SNA convoca todos os tripulantes da Gol para assembleia que será realizada na próxima terça-feira, dia 27 de fevereiro, às 13h30, para deliberar sobre a negociação de Acordo Coletivo de Trabalho para pagamento do tempo de solo entre etapas de uma mesma jornada e simulador. Veja o edital completo com os endereços: https://goo.gl/1sQtwJ.

Também poderão ser debatidos temas que estão na pauta de negociação com as empresas como licença não-remunerada, operação de "part time" e possíveis benefícios ofertados a fim de incentivar a aposentadoria, entre outros.

O pagamento de tempo em solo está previsto na Nova Lei do Aeronauta, mas a entrada deste item em vigor foi postergada para 1º de março pela atual CCT da aviação regular. A remuneração de simulador está contida no aditivo à CCT condicionado à nova lei e também entra em vigor em 1º de março.

Lembramos que qualquer proposta da empresa deve necessariamente passar por deliberação dos aeronautas em assembleia para aprovação ou rejeição.

O SNA reforça a importância da participação do grupo para deliberar acerca do assunto na terça-feira, oportunidade em que serão feitos todos os esclarecimentos necessários. 

Venha conhecer mais de perto o trabalho do SNA. Participem conosco desta história.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

O Presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo disposto no art. 22, “a” do estatuto da entidade sindical e observados os demais requisitos estatutários e legais, em especial o previsto no art. 20, “b”, do estatuto sindical supracitado, convoca todos os aeronautas instrutores de voo da ACES HIGH ESCOLA DE AVIAÇÃO CIVIL, para Assembleia Geral Extraordinária que será realizada no dia 23 de fevereiro de 2018, às 13:00 horas em primeira convocação, e às 13:30 horas em segunda e última convocação no seguinte local: ACES HIGH ESCOLA DE AVIAÇÃO, localizada na Avenida Caramuru, nº 1.014, bairro República, Ribeirão Preto-SP, CEP 4030-000, para deliberarem sobre a seguinte ordem do dia: proposta de Acordo Coletivo de Trabalho dos instrutores de voo.

Rio de Janeiro, 20 de fevereiro de 2018.

Rodrigo Spader
Presidente

Em virtude do que determinaria a Nova Lei do Aeronauta, o SNA e Latam se reuniram em 18/07/2017, em workshop, para esclarecimentos do atual modelo de remuneração, como verbas e benefícios atualmente praticados, visando a construção de um novo modelo que obedecesse a previsão do até então projeto de lei.

Após a aprovação da Lei (28 de agosto de 2017), o SNA e Latam definiram um calendário de reuniões para dar continuidade ao tema.

Ressaltamos que a alteração do modelo de pagamento, ou seja, de km para hora de voo, não está sendo discutida, já que trata de determinação expressa pela Nova Lei do Aeronauta. O tema da discussão são os valores das horas de voo, a fim de que não haja divergência entre o modelo atual e o novo modelo de remuneração.

Diversas reuniões foram realizadas e a premissa do SNA sempre foi a de não aceitar imposição de perdas salariais aos aeronautas.

Em se tratando de uma transição de grande complexidade, foi acordado em Convenção Coletiva de Trabalho a postergação da implementação do novo modelo de remuneração para até 1º de março de 2018.

Ato continuo, as contrapartidas elaboradas pelos aeronautas em Assembleia Geral Extraordinária foram encaminhadas à diretoria da Latam.

Em dezembro, a proposta do modelo de conversão do km para hora foi exibida pela Latam. O SNA solicitou ajustes na proposta, a fim de evitar qualquer prejuízo para os aeronautas.

A proposta final da Latam, com algumas alterações, foi apresentada na última semana.

Esclarece a companhia que disponibilizará aos aeronautas um simulador para comparação e realização de cálculos do novo modelo de remuneração em horas de voo. Informa, ainda, que as mudanças nos sistemas de pagamento somente serão implementadas a partir de outubro de 2018.

A proposta apresentada pela Latam será levada ao conhecimento dos aeronautas através de nossos meios de comunicação logo após a realização de reunião no início da próxima semana, em que será apresentado pela empresa o simulador para comparação e realização de cálculos do novo modelo de remuneração em horas de voo, bem como prestado os últimos esclarecimentos sobre a proposta.

Em breve será convocada assembleia pelo SNA para os seguintes esclarecimentos e deliberações:

1 - Esclarecimentos da proposta: Apresentação do histórico das reuniões e a proposta final da empresa, esclarecendo dúvidas dos presentes, sem deliberação do modelo proposto, pois o período necessário para que todos tripulantes da empresa tenham conforto na decisão dependerá da utilização do simulador;

2 - Deliberação: será deliberado sobre o prazo de trinta dias requerido pela empresa para que os tripulantes realizem, via simulador e individualmente, os testes em seu holerite com o objetivo de comparar o impacto que será causado com o novo modelo proposto. A prorrogação do prazo para implementação do novo modelo de remuneração será objeto de Acordo Coletivo de Trabalho.

O aceite ou não da proposta elaborada pela empresa irá determinar os próximos passos do processo.

Obs.: Caso a deliberação da AGE seja de estender o prazo para realização do simulador, ao final de março será realizada uma nova assembleia para deliberação do modelo com os prazos propostos pela empresa e testado no simulador durante os trinta dias pelos aeronautas.

Obs. 2: Caso a deliberação da AGE seja não estender o prazo de trinta dias para realização do simulador, em 1º de março entra em vigor o pagamento em hora previsto na lei e, não havendo cumprimento, qualquer uma das partes poderá judicializar o seu pleito para discussão.

Por isso, é importante que fiquem atentos aos nossos meios de comunicação para ciência da data em que ocorrerá a assembleia.

O Sindicato Nacional dos Aeronautas informa aos tripulantes da Latam que recebeu nesta sexta-feira (9) a proposta da empresa para alteração do modelo de remuneração de km para hora de voo.

A proposta já está sendo analisada pelo SNA e será divulgada em sua íntegra em breve. O objetivo do sindicato é garantir que não ocorra nenhum tipo de perda salarial para os aeronautas.

Foi agendada uma reunião entre SNA e Latam para o dia 19 de fevereiro, em que a companhia irá apresentar um simulador que será disponibilizado a todos os tripulantes para que possam comparar como era e como ficaria sua remuneração conforme a proposta apresentada.

A obrigatoriedade da alteração de km para hora está prevista na Nova Lei do Aeronauta, já em vigor, porém este item foi postergado para o dia 1º de março de 2018 como parte do acordo firmado na Convenção Coletiva de Trabalho da aviação regular.

Ressaltamos que qualquer proposta da empresa terá que passar pela apreciação e aprovação do grupo de tripulantes em assembleia.

Fiquem atentos aos nosso meios de comunicação para novidades sobre este processo e para a convocação de assembleia para deliberar sobre o tema.

Dando prosseguimento à busca pela regularização dos contratos de trabalho dos instrutores de voo de todo o país, o SNA finalizou nesta segunda-feira (22) um ACT (Acordo Coletivo de Trabalho) para os instrutores de voo do Aeroclube de Pará de Minas (MG), após aprovação dos termos pelos trabalhadores em assembleia.

O acordo, que reafirma a condição desses profissionais de aviação na categoria de aeronautas, prevê, entre outras coisas:

- Remuneração mínima fixa e adicional por hora;
- Adicional noturno e de periculosidade;
- Vale alimentação;
- Seguro de vida;
- Limites de jornada de trabalho e de horas de voo;
- Repouso mínimo e garantia mínima de oito folgas mensais;
- Garantia de emprego aos acidentados;
- Custeio de revalidações de CMA e CHT;
- Vale-transporte.

O SNA ressalta que continuará trabalhando para a regularização de todos os aeroclubes e escolas de aviação do Brasil.

Confira a lista de aeroclubes e escolas recomendados pelo SNA e que já regularizaram os contratos de trabalho: https://goo.gl/9G64Dg.

Lembramos por fim que os aeronautas podem e devem denunciar quaisquer irregularidades por meio do e-mail do Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Contamos com a participação de todos.

Dando prosseguimento à busca pela regularização dos contratos de trabalho dos instrutores de voo de todo o país, o SNA finalizou na quinta-feira (18) um ACT (Acordo Coletivo de Trabalho) para os instrutores de voo da EPA Flight Academy (Guaratuba-PR), após aprovação dos termos pelos trabalhadores em assembleia.

O acordo, que reafirma a condição desses profissionais de aviação na categoria de aeronautas, prevê, entre outras coisas:

- Remuneração mínima fixa e adicional por hora;
- Adicional noturno e de periculosidade;
- Vale alimentação;
- Seguro de vida;
- Limites de jornada de trabalho e de horas de voo;
- Repouso mínimo e garantia mínima de oito folgas mensais;
- Garantia de emprego aos acidentados;
- Custeio de revalidações de CMA e CHT;
- Vale-transporte.

O SNA ressalta que continuará trabalhando para a regularização de todos os aeroclubes e escolas de aviação do Brasil.

Confira a lista de aeroclubes e escolas recomendados pelo SNA e que já regularizaram os contratos de trabalho: https://goo.gl/9G64Dg.

Lembramos por fim que os aeronautas podem e devem denunciar quaisquer irregularidades por meio do e-mail do Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Contamos com a participação de todos.

Desde março de 2017, quando foi firmado um documento histórico para a aviação brasileira, o primeiro Acordo Coletivo de Trabalho para instrutores de voo do país, o Sindicato Nacional dos Aeronautas vem trabalhando pela regularização dos contratos de trabalho dos instrutores de voo de todos os aeroclubes e escolas de aviação do Brasil.

Os instrutores são profissionais de aviação que têm a responsabilidade da formação de nossos pilotos. Porém, historicamente, não são reconhecidos por muitas escolas e aeroclubes, que acreditam que nenhuma garantia trabalhista seja merecida pelos instrutores, já que eles estariam acumulando experiência —como se o trabalho dedicado e profissional desses pilotos não precisasse ser reconhecido.

É de extrema importância que os alunos valorizem estas escolas que firmaram acordos coletivos e se regularizaram, procurando sempre a formação em aeroclubes que respeitam seus profissionais instrutores, observando a sua condição de aeronauta.

Por isso, destacamos abaixo todas as escolas que já formalizaram acordos coletivos e regularizaram as relações trabalhistas de seus instrutores. Estas são as instituições recomendadas pelo SNA.

Lembramos ainda que o sindicato vem adotando uma postura de buscar a via do diálogo e da construção do consenso com as escolas e aeroclubes. Porém nem sempre isso é possível, já que certas vezes esbarra-se na intransigência de determinadas instituições, que não aceitam a necessidade de regularização dos instrutores de voo.

Nestas situações, não há outro meio possível que não a busca da solução pela via judicial. Reafirmamos que continuaremos trabalhando para a regularização dos contratos de trabalho dos instrutores de todos os aeroclubes e escolas de aviação do Brasil.

Os aeronautas que tenham conhecimento de irregularidades que afetem os instrutores de voo de qualquer escola ou aeroclube podem fazer denúncias pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone 5531-0318 ramal 21.

LISTA DOS AEROCLUBES REGULARIZADOS

Rio Grande do Sul

1. Aeroclube de Eldorado do Sul
2. Aeroclube do Rio Grande do Sul (Belém Novo)
3. Aeroclube de Santa Cruz do Sul
4. Aeroclube de Caxias do Sul
5. Aeroclube de Canela
6. Aeroclube de Erechim
7. Aeroclube de Carazinho
8. Realizar Escola de aviação civil (Torres)
9. Aeroclube de Novo Hamburgo
10. Aeroclube de Veranópolis
11. RS Escola de Aviação Civil

Santa Catarina

1. Aeroclube de Blumenau
2. Voe Floripa Escola de aviação
3. Plano de Voo Escola de Aviação

Paraná

1. Aerocon
2. Fly Eagle Escola de Aviação Civil
3. EPA Flight Academy
4. Aeroclube do Paraná
5. Aeroclube de Ponta Grossa
6. Aeroclube de Londrina
7. Aeroclube de Maringá
8. Sikorski Escola de Aviação Civil

São Paulo

1. Aeroclube de Bragança Paulista
2. Aces High Escola de Aviação (Ribeirão Preto)
3. Aeroclube de Batatais
4. Aeroclube de Franca
5. Aeroclube de São Paulo
6. Aeroclube de Bauru
7. Aeroclube de Fernandópolis
8. Go Air Escola de Aviação
9. Aeroclube de Votuporanga
10. Aeroclube de São José dos Campos
11. Rangel Escola de Aviação
12. Aeroclube de Presidente Prudente
13. Aeroclube de Ibitinga

Minas Gerais

1. Aeroclube de Minas Gerais
2. Aeroclube de Pará de Minas
3. MG Escola de Aviação
4. Aeroclube de Uberlândia
5. ATP Flight School - Escola De Aviação Civil 

Espírito Santo

1. Aeroclube do Espírito Santo

Goiás

1. Aeroclube de Goiás

O Sindicato Nacional dos Aeronautas fechou na terça-feira (5) um ACT (Acordo Coletivo de Trabalho) para os instrutores de voo do Aeroclube de Novo Hamburgo, após aprovação dos termos pelos trabalhadores em assembleia.
 
O acordo, que reafirma a condição desses profissionais de aviação na categoria de aeronautas, prevê, entre outras coisas:
 
- Remuneração mínima fixa e adicional por hora;
- Adicional noturno e de periculosidade;
- Vale alimentação;
- Seguro de vida;
- Limites de jornada de trabalho e de horas de voo;
- Repouso mínimo e garantia mínima de oito folgas mensais;
- Garantia de emprego aos acidentados;
- Custeio de revalidações de CMA e CHT;
- Auxilio transporte aos para os instrutores não optantes pelo vale-transporte.
 
O SNA ressalta que continuará trabalhando para a regularização de todos os aeroclubes e escolas de aviação do Brasil.
 
Lembramos por fim que os aeronautas podem e devem denunciar quaisquer irregularidades por meio do e-mail do Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
 
Contamos com a participação de todos.