O Sindicato Nacional dos Aeronautas convoca todos os tripulantes de táxi aéreo para enviarem suas sugestões de mudanças e melhorias para a renovação da CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) para 2018/2019.

Em breve será convocada assembleia para que os tripulantes deliberem a definição da pauta de reivindicações. Fiquem atentos a nossos meios de comunicação para a publicação do edital.

Ressaltamos que a presença dos tripulantes nas assembleias é essencial para a discussão e  para o sucesso nas negociações da renovação da CCT.

As sugestões põem ser enviadas por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

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O Sindicato Nacional dos Aeronautas esteve reunido na segunda-feira (20) com representantes da SAC (Secretaria de Aviação Civil) e da Anac para tratar do acesso dos tripulantes aos aeroportos em todo o país e sobre novos procedimentos com a implementação do DNI (Documento Nacional de Identificação).

Sobre o acesso aos aeroportos, o SNA relatou todo o histórico de problemas dos tripulantes em aeroportos administrados pela Infraero e concessionárias.

A Anac se comprometeu a divulgar uma circular para clarificar a RBAC 107 e a resolução 207, de forma a evitar que cada aeroporto possua um entendimento e crie procedimentos específicos.

O SNA sugeriu ainda que, num futuro breve, seja implementado um programa nos moldes de como funciona o acesso dos tripulantes aos aeroportos nos EUA, com um canal dedicado de inspeção com regras mais brandas e que assim proporciona maior agilidade.

No caso especifico ao acesso do Aeroporto de Congonhas, o SNA também já está buscando também junto à Infraero uma resolução rápida para a questão.

Quanto ao DNI, que será digital e vai integrar diversos documentos, tais como e-CNH, e-CPF e e-título de eleitor, já foram enviadas notificações a aeroportos, empresas aéreas e Abear para permitir acesso aos aeroportos com o uso do mesmo, que em breve deverá começar a ser emitido para toda a população.

O SNA sugeriu a possibilidade de inclusão do CHT dos aeronautas neste documento, já que outros documentos profissionais também poderiam ser integrados (ex.: OAB, CRM etc). A ideia seria manter o CHT físico, mas criar também o e-CHT para inclusão ao DNI. SAC e Anac se comprometeram a levar o tema a discussão.

Fiquem atentos aos meios de comunicação do SNA para novidades sobre esses temas.

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EDITAL DE CONVOCAÇÃO

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

O Presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo disposto no art. 22, “a”, do estatuto da entidade sindical, e observados os demais requisitos estatutários e legais, em especial, o previsto no art. 20, § 1º, alínea “b”, convoca os aeronautas substituídos da ação de Redução de Força de Trabalho de 2012 da GOL LINHAS AÉREAS S/A para Assembleia Geral Extraordinária, que será realizada no dia 21 de Agosto de 2018, às 13h30min, em primeira convocação, e às 14h00min, em segunda e última convocação, na Subsede do SNA São Paulo: localizada na Rua Barão de Goiânia, 76 - Vila Congonhas, São Paulo - SP, CEP: 04612-002,  para a seguinte ordem do dia: A) Esclarecimentos sobre a Ação de Redução de Força de Trabalho. B) Formação de comissão de substituídos;

Rio de Janeiro, 17 de agosto de 2018.

Ondino Dutra Cavalheiro Neto
Presidente

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

O Presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo disposto no art. 22, “a”, do estatuto da entidade sindical, e observados os demais requisitos estatutários e legais, em especial, o previsto no art. 20, §1º, “b”, convoca os aeronautas associados e não associados da AERO RIO TÁXI AÉREO LTDA para Assembleia Geral Extraordinária, que será realizada no dia 22 de agosto de 2018, às 09h30min, em primeira convocação, e às 10h00min, em segunda e última convocação, no seguinte local, Rio de Janeiro: Hangar da Aero Rio, localizado na Avenida Vinte de Janeiro, sem número, Setor Norte (Sistema 10-28, Lote H-5), Aeroporto do Galeão, Rio de Janeiro-RJ, CEP 21941-570,  para a seguinte ordem do dia: A) esclarecimentos e deliberação da proposta de Acordo Coletivo de Trabalho apresentada pela AERO RIO TÁXI AÉREO LTDA.

Rio de Janeiro, 13 de agosto de 2018

Ondino Dutra Cavalheiro Neto
Presidente

A FAA (Federal Aviation Administration), entidade governamental dos Estados Unidos responsável pelos regulamentos da aviação civil no país, lançou recentemente um vídeo informativo sobre pousos em pistas erradas. 

A entidade alerta para o quão perigoso pode ser um pouso em pista incorreta e ressalta que esses eventos que ocorrem em taxa alarmante.

Em julho de 2017 um Airbus A320 da Air Canada quase pousou erroneamente em uma das pistas de taxiamento do aeroporto de São Francisco, onde havia quatro aeronaves. O incidente poderia ter ocasionado uma colisão entre esses aviões, assim como ocorreu em Tenerife (ESP), em 1977 —no caso de 2017, os controladores alertarem os pilotos sobre o perigo e evitaram um incidente.

Os dados da FAA mostram que 85% dos pousos em pistas incorretas envolvem aeronaves da aviação geral e que 89% dos eventos ocorrem durante o dia e em condições de voo visual. 

A configuração das pistas nos aeroportos e as condições externas durante o voo são aspectos de grande influência, podendo gerar confusões até para pilotos experientes.

A comunicação deve ser eficiente e se dar de maneira clara entre controlador e piloto. É importante seguir as orientações da torre, ainda que o piloto sinta-se convicto do que deve fazer.

Jamais hesite em consultar o controle de tráfego e não se esqueça: na dúvida, arremeta!

Vídeo publicado pela FAA: https://bit.ly/2LUZaFE

Uma das maiores vitórias da história da categoria acaba de completar um ano. No dia 12 de junho de 2017, após seis anos de tramitação no Congresso Nacional, ocorreu a aprovação final da Nova Lei do Aeronauta, por unanimidade, em votação no plenário do Senado Federal. 

O texto foi então encaminhado para sanção presidencial e a lei 13.475/17 entrou em vigor alguns meses depois, no dia 27 de novembro.

Esta foi a maior conquista para pilotos e comissários em décadas, já que a regulamentação dos aeronautas era a mesma havia mais de 30 anos. Foi uma forma de garantir em lei melhorias substanciais nas condições de trabalho. 

O SNA comemora especialmente a data da aprovação final da lei devido ao esforço de anos de trabalho de seus diretores junto aos parlamentares —sempre apoiados pela categoria.

Parabéns a todos que aqueles que se dedicaram, que foram a Brasília para cada votação, que acreditaram. Sem a participação de cada um, esta conquista não teria sido possível.

Veja a íntegra da lei 13.475/17: https://bit.ly/2zBtmzO

Conheça as principais novidades para aviação regular: https://bit.ly/2mgu2ky

Conheça as principais novidades para táxi aéreo: https://bit.ly/2NfBfN9 

aprovacao lei aeronauta

Atendendo ao recurso do Sindicato Nacional dos Aeronautas, a 4ª Câmara Cível do TJRJ determinou a realização da Assembleia Geral de Credores (AGC), para deliberar sobre a constituição de Comitê de Credores da Varig.

Conforme previsto no artigo 27 da Lei de Falências e Recuperações Judiciais (Lei 11.101/05), esse comitê pode auxiliar o administrador judicial, zelar pelo bom andamento do processo, emitir comunicações ao Juízo, dentre outros.

A constituição do comitê de credores e seus representantes será decidida nesta assembleia, onde todo e qualquer credor trabalhista poderá votar, de acordo com seus créditos. O sindicato representará todos os aeronautas não presentes, votando pelos eleitos na assembleia realizada no dia 5 de abril pelo grupo. Veja mais detalhes aqui

Na decisão do dia 9 de julho, os desembargadores reconheceram a legitimidade processual do SNA em postular e votar em nome dos credores aeronautas, os maiores credores trabalhistas.

Histórico
Nos autos do Processo de Falência da Viação Aérea Rio Grandense, que tramita na 1ª Vara Empresarial da Capital, no Rio de Janeiro, foi requerido pelo SNA a convocação de Assembleia Geral de Credores para deliberar a criação de um novo Comitê.

Na época, o Juízo entendeu que a existência de um comitê não era obrigatória e que o pedido não havia sido formulado pela totalidade dos membros, motivo pelo qual indeferiu o pedido realizado pelo SNA.

Neste passo, o SNA interpôs Agravo de Instrumento, buscando a reforma dessa decisão.

No dia 9 de julho, foi proferida a decisão, reformando a anterior e determinando que fosse convocada a devida Assembleia Geral de Credores.

Vamos aguardar os próximos desdobramentos para convocação da referida assembleia que discutirá e deliberará pela formação do Comitê de Credores.

Fiquem atentos aos nossos meios de comunicação para as próximas novidades sobre o caso.

Venha conhecer mais de perto o trabalho do SNA. Participe conosco desta história.
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A empresa de carga Uni-top Airlines, com bases nas cidades chinesas Shenzhen, Wuhan, Kunming e Wuxi, está expandindo sua malha aérea e pretende contratar Comandantes de aeronaves B747-400. 
 
Os interessados devem enviar um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
 
Para informações sobre proposta de contratos, clique aqui. Para mais detalhes sobre a seleção, aqui.
 
O SNA não tem responsabilidade pelos termos do contrato apresentado, que é de inteira responsabilidade da empresa, e apenas repassa as informações das vagas disponíveis.

No dia 30 de maio, o Sindicato Nacional dos Aeronautas firmou um acordo de cooperação com a Associação Internacional de Pilotos de Linha Aérea (Alpa) - Comissão da DELTA (Delta MEC), representante dos pilotos da empresa estadunidense Delta Air Lines.

Neste acordo, os pilotos da Gol e da Delta concordam em desenvolver uma estratégia comum para proteger os interesses profissionais dos aeronautas. Como as duas companhias têm ampliado o relacionamento entre elas, é necessário um estreitamento das relações também entre os tripulantes. Essa aliança pode ter efeitos significativos a longo prazo nos pilotos de ambas as empresas.

Os dois sindicatos concordam em buscar provisões para que, em casos de greve, as companhias aéreas não possam exigir que os pilotos executem o trabalho normalmente feito pelos pilotos da outra companhia aérea. 
Para promover os objetivos gerais deste pacto, um grupo de trabalho será estabelecido.

Além da agenda de reuniões, que também contou com a participação da Asagol, foram visitadas também as instalações da Gol - a quem agradecemos a disponibilidade, com apresentação do setores de operações.

Em novembro o SNA pretende ir até Atlanta, sede da Alpa (Delta MEC), nos Estados Unidos, para dar continuidade aos compromissos ora firmados.

O departamento jurídico do SNA fica à disposição para eventuais esclarecimentos pelo telefone (11) 5090-5100 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Leia o acordo completo aqui

Os tripulantes da Avianca participaram de reuniões nas sedes do Sindicato Nacional dos Aeronautas, em São Paulo e Rio de Janeiro, realizadas nos dias 20 e 21 de junho respectivamente, para compartilhar com o sindicato as demandas do grupo.

Diversos assuntos foram trazidos pelos aeronautas e serão encaminhados para a empresa, dentre eles o processo de conversão do modelo de remuneração de quilômetro para hora, assunto que tem despertado apreensão dos associados por causa da demora na resolução.

Os tripulantes aceitaram prorrogação de prazo para a deliberação da conversão km/h até o final de julho – o que demonstra maturidade para a busca de uma solução consensual. Desta forma o grupo aguarda uma proposta que possa ser avaliada com maior brevidade possível, para que os prazos aprovados na última assembleia sejam cumpridos. Reiteramos que o papel do SNA neste processo é o de garantir que não ocorram perdas salariais para os tripulantes na conversão.

Também foram atualizados todos os status dos processos judiciais contra a Avianca, a saber: transferência de base, diárias de alimentação Guarulhos/Cidade do México, dispensa médica, pagamento do DSR e redução salarial.

Aproveitamos a oportunidade para coletar dos participantes informações gerais do dia-a-dia dos aeronautas da Avianca, como problemas no pagamento do vale alimentação na volta das férias; cursos online que não são publicados na escala; condições precárias do D.O. de Guarulhos; possibilidade dos comissários do A330 receberem gratificação pelo equipamento; não observação do prazo de 45 dias de antecedência para informar sobre a concessão das férias; problemas relacionados aos uniformes; problemas com o Passe Livre ( não está sendo possível antecipar e postergar o passe no portão de embarque); instrutores de simulador ficam fora de base por tempo superior à previsão legal; dentre outros.

Estamos empenhados em levar à Avianca uma “Agenda Positiva” para melhoria dos processos internos que desagradam os tripulantes, pela burocracia e dificuldade. Importante que os tripulantes subsidiem o SNA com informações e documentos para auxiliar na correção dos problemas. O sigilo é absoluto.

Histórico do Km/Hora

Até o momento o SNA já teve 11 encontros com a Avianca e, após apresentação da proposta inicial da empresa na AGE do dia 26/04/20158, foi disponibilizado o simulador de conversão para que os aeronautas pudessem avaliar o impacto em sua remuneração.

Durante a utilização do simulador foram constatadas algumas inconsistências na ferramenta, repassadas para a Avianca, que se comprometeu a realizar os devidos ajustes, bem como estudar pontos controversos da proposta.

Veja mais detalhes aqui

 

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A Latam irá requerer um pedido de mediação junto ao Ministério Público do Trabalho (MPT) nesta quinta-feira (21), para buscar uma solução da negociação de conversão do modelo de remuneração.

A empresa alega que a contraproposta feita pela categoria impactaria em um aumento de custo, e a mediação do MPT visa o avanço do processo negocial e a transparência.

O Sindicato Nacional dos Aeronautas aguarda o acolhimento pelo MPT do pedido da empresa para retomar a negociação e informa ainda que qualquer proposta precisa de aprovação assemblear.

Clique para ver qual era contraproposta dos tripulantes: https://bit.ly/2s3EKOy.

O departamento jurídico do SNA fica à disposição para eventuais esclarecimentos pelo telefone (11) 5090-5100 ou pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

A direção da Latam informa que irá apresentar uma nova proposta sobre a conversão do km/hora nesta quarta-feira, dia 20 de junho.

Após a análise técnica, o SNA vai convocar uma assembleia para deliberação da categoria.

Ressaltamos mais uma vez que o objetivo do sindicato é garantir que a conversão seja feita sem nenhum tipo de perda salarial para pilotos e comissários.

Clique para ver qual era contraproposta dos tripulantes: https://bit.ly/2s3EKOy.

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