PF sugere “procedimento de urgência” para passaportes de tripulantes

Fonte
  • Menor Pequena Medium Grande Maior
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Em reunião com o Sindicato Nacional dos Aeronautas nesta sexta-feira (15), em Brasília, representantes da Divisão de Passaportes da Policia Federal destacaram a possibilidade de emissão de novos passaportes para tripulantes no prazo máximo de 72 horas, por meio do “procedimento de urgência”.

O SNA relatou todo o histórico de problemas dos tripulantes com o cancelamento de passaportes, ressaltando que a partir do ato do cancelamento o tripulante efetivamente sofre prejuízos financeiros ao ficar impossibilitado de voar.

A Polícia Federal afirma seguir às regras de segurança nacional e internacional, principalmente com o objetivo de evitar fraudes, mas se mostrou sensibilizada com a impossibilidade de realização dos voos internacionais dos tripulantes e a remuneração, destacando assim a possibilidade do “procedimento de urgência”.

Esse procedimento deverá ser solicitado pelo tripulante imediatamente no ato de comparecimento às agências especificas da PF (veja locais abaixo).

O aeronauta que desejar solicitar o novo documento deverá estar em posse dos documentos exigidos pela Polícia Federal e portando a “Carta de Apresentação do Aeronauta”, que será emitido pela companhia aérea onde trabalha, que, por sua vez, identificará sua admissão e função a bordo de aeronave, com a devida assinatura.

Excepcionalmente, para os casos de tripulantes que não tenham vínculo com empresas brasileiras, o SNA poderá realizar a emissão da “carta de apresentação”, mediante a assinatura da entidade e companhia estrangeira em que o aeronauta for aprovado ou trabalhe.

Caso o documento não seja retirado em até 90 dias da notificação de disponibilidade para retirada na agência, ele será automaticamente cancelado e descartado.

Fiquem atentos aos meios de comunicação do SNA para novidades sobre o tema.

O departamento jurídico do SNA fica à disposição para esclarecimentos pelo telefone (11) 5090-5100, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo Whatsapp 11 95375-0095 (somente para associados).

Associe-se ao SNA
Via site: https://tinyurl.com/sna-associe-se
Via Whatsapp: 21 98702-6770
Via app: SNA no Google Play ou Apple Store

———————————————

Agências da Polícia Federal que realizam o “procedimento de urgência”

POA - Em todas as agências de emissão de passaportes da capital

FLN - Em todas as agências de emissão de passaportes da capital

SP - Em todas as agências de emissão de passaportes da Capital e nos aeroportos de Guarulhos e Viracopos

RJ - Em todas as agências da capital e em Niterói

BH - Em todas as agências de emissão de passaportes da capital

BSB - Em todas as agências de emissão de passaportes da capital

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS