TST convoca SNA para audiência no dia 17; aeronautas fazem assembleia nesta sexta

Fonte
  • Menor Pequena Medium Grande Maior
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O ministro Ives Gandra Martins Filho, do TST (Tribunal Superior do Trabalho), convocou o Sindicato Nacional dos Aeronautas para uma audiência de conciliação com as empresas aéreas no próximo dia 17, em Brasília, às 9h, devido ao impasse na questão do reajuste salarial na renovação da Convenção Coletiva de Trabalho de pilotos e comissários de voo.

Desta forma, o sindicato convocou, em regime de urgência, uma assembleia da categoria para esta sexta-feira, dia 5 de fevereiro, às 18h, em São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas, Porto Alegre e Brasília, para deliberar sobre novos rumos para o movimento de greve.

Na quarta-feira (3), pilotos e comissários cruzaram os braços por duas horas, das 6h às 8h, em 12 aeroportos do país: Congonhas, Guarulhos, Santos Dumont, Galeão, Viracopos, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Brasília, Salvador, Recife e Fortaleza.

Logo após a paralisação, uma assembleia decidiu suspender a greve no período de carnaval e eventualmente retomar o movimento de greve a partir do dia 12 de fevereiro, nos mesmos moldes.

A reivindicação da categoria é um reajuste de 11%, contemplando unicamente a reposição da inflação, retroativo à data-base de 1º de dezembro de 2015 —o INPC fechou o período em 10,97%.

As propostas das empresas previam reajustes progressivos e não-retroativos, encerrando a recomposição somente em novembro de 2016, de forma a deixar a categoria quase dois anos sem reposição inflacionária.

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS