O SNA informa a todos os tripulantes e seguidores de nosso perfil na rede social Instagram que nossa conta foi recuperada e está funcionando normalmente, após ter sido hackeada e ficado alguns dias fora do ar.

As informações postadas no perfil @sindicatonacionaldosaeronautas são seguras e de responsabilidade do SNA novamente a partir desta quarta-feira, 26/8/2020.

Acompanhe nossas notícias também no site e no Facebook, além dos grupos de Whatsapp por empresa.

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Insta voltou

Após reunião realizada na terça-feira (25), em que o SNA levou à Gol Linhas Aéreas sugestões e contribuições do grupo de tripulantes, a empresa concordou em fazer algumas alterações em sua proposta de Acordo Coletivo de Trabalho que trata de itens operacionais.

Veja a nova proposta (alterações em vermelho): https://tinyurl.com/y2klohl7.

Nesta quarta (26), às 20h, o sindicato vai promover mais uma live em seu canal no Youtube para esclarecimentos e debates sobre o tema.

Inscreva-se em nosso canal no Youtube para acompanhar: https://www.youtube.com/sindicatonacionaldosaeronautas.

Também foi disponibilizado um e-mail para o envio de dúvidas e sugestões dos tripulantes: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

- Alterações

Entre as principais alterações, foi incluído que o tripulante, a seu critério, sem motivo justificado, poderá manifestar a sua desistência do SAL (sobreaviso longo) comunicando a empresa com até 45 dias de antecedência à publicação da próxima escala de voo.

Também foi adicionada a previsão de que quando for encerrada uma programação na base virtual, nova programação iniciada na base contratual somente poderá ocorrer caso seja precedida de uma folga gozada na base virtual —caso não haja a concessão de folga na base virtual, a nova programação deverá obrigatoriamente ser iniciada na base virtual.

Outra ponto importante alterado foi a inclusão de que tripulantes que desfrutarem do benefício da base virtual e que optarem pelo SAL terão esses sobreavisos atribuídos apenas para a base contratual, ou seja, somente poderão ser acionados no SAL para assumirem programação iniciada na base contratual.

Quanto ao pedido de folgas, foi incluída a possibilidade de solicitação dos últimos 5 dias de um mês e primeiros 5 dias do mês subsequente.

Sobre a flexibilização da publicação de escalas, o texto passou a especificar que apenas nos meses de outubro, novembro e dezembro de 2020, as escalas de todos os tripulantes da empresa poderão ser publicadas quinzenalmente, com antecedência mínima de quatro dias —de acordo com a Gol, isso é necessário devido à volatilidade da malha no período.

Outras alterações podem ser conferidas no arquivo disponibilizado acima. Todas serão apresentadas mais detalhadamente na live desta quarta, às 20h.

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Para votar, acesse o link a seguir a partir das 9h do dia 27 de agosto e siga todas as instruções: https://votacao.aeronautas.org.br.

Veja o edital de convocação da assembleia plebiscitária: https://tinyurl.com/yymmvpfs.

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Os RAs de Projeção, eventos que ocasionam subida/descida excessiva da aeronave devido a alertas de conflito com outro tráfego nas vizinhanças, embora não impliquem em um risco de colisão real, elevam significativamente a carga de trabalho de todos os envolvidos e, acima de tudo, impõem uma manobra de evasão a ambas as aeronaves e levam a desvios desnecessários das trajetórias originalmente autorizadas.

Veja neste artigo recomendações e as melhores práticas para evitar RAs de Projeção: https://tinyurl.com/y58cbdjc

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post tcas safety

Veja como foi a live realizada na noite de segunda-feira (24) em que o SNA prestou esclarecimentos aos tripulantes da Gol sobre a proposta apresentada pela empresa para um novo Acordo Coletivo de Trabalho, que trata de diversos itens operacionais.

A pedido do grupo de voo, o SNA vai estendeu o período para debates, sugestões e esclarecimentos sobre a proposta.

A votação on-line da proposta também tem novas datas —será realizada nos dias 27 e 28 de agosto. Veja o novo edital: https://tinyurl.com/yymmvpfs.

Ressaltamos que o sindicato vai promover ainda mais uma live em seu canal no Youtube para esclarecimentos e debates sobre o tema, na quarta-feira (26), às 20h.

Inscreva-se em nosso canal no Youtube para acompanhar: https://www.youtube.com/sindicatonacionaldosaeronautas.

Também foi disponibilizado um e-mail para o envio de dúvidas e sugestões dos tripulantes: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Veja a íntegra da proposta apresentada pela Gol: https://tinyurl.com/y46y2c5z.

Para votar, acesse o link a seguir a partir das 9h do dia 27 de agosto e siga todas as instruções: https://votacao.aeronautas.org.br.

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EDITAL RETIFICATÓRIO DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA PLEBISCITÁRIA PERMANENTE

O Sindicato Nacional dos Aeronautas - SNA, nos termos do seu Estatuto Social, por seu Diretor Presidente, ao final assinado, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo disposto no artigo 27, alínea “a”, combinado com os artigos 20, 21, caput e §4º, 22, caput e §2º, 24, 25 “c” e parágrafo único, “b”, 30 caput e §3º e 31, §1º,  todos do referido Estatuto Social e observados os demais requisitos estatutários e legais, convoca os aeronautas associados ao SNA da Gol Linhas Aéreas S.A., que ingressaram no quadro social até às 12h do dia 26 de agosto de 2020, a participarem da Assembleia Geral Extraordinária Plebiscitária Permanente, que devido a impossibilidade de ser efetuada presencialmente, será feita totalmente em ambiente virtual com votação on-line, que será iniciada no dia 27 de agosto de 2020, às 9h, e encerrada no dia 28 de agosto de 2020, às 17h, com a seguinte ordem do dia: deliberação da proposta de Acordo Coletivo de Trabalho, que versa sobre itens operacionais, apresentada pela Gol Linhas Aéreas S.A.

São Paulo, 24 de agosto de 2020.

Ondino Dutra Cavalheiro Neto
Diretor Presidente

O SNA enviou nesta segunda-feira (24) um ofício à Anac em que questiona as razões da mudança de regulamento que faz com que o operador RBAC 91 não esteja incluído nas flexibilizações para mínimos operacionais de decolagem IFR.

A nova regulamentação discrimina os operadores privados sujeitos ao RBAC 91 dos operadores sujeitos ao RBAC 121 e 135, fazendo com que os mínimos para decolagem IFR sejam muitos mais restritivos aos operadores privados RBAC 91, resultando, assim, em prejuízos operacionais.

O SNA ressalta que o ideal seria uma distinção entre operadores RBAC 91, a fim de não penalizar aqueles que possuem capacidade de realizar tais procedimentos.

Desta forma, o SNA solicita à Anac que informe as razões de o operador RBAC 91 não estar incluído nas flexibilizações para mínimos operacionais de decolagem IFR.

Além disso, o SNA requer que seja dada a possibilidade aos operadores que possuam capacidade, ou seja, de um operador RBAC 91, de se enquadrarem em mínimos de decolagem menos restritivos por meio de algum tipo de autorização especial ou comprovação de que o nível de segurança operacional se encontra dentro do limite regulamentar aceitável.

Veja a íntegra do ofício enviado à Anac: https://tinyurl.com/y6qzg8t9.

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A pedido do grupo de voo da Gol Linhas Aéreas, o SNA vai estender o período para debates, sugestões e esclarecimentos sobre a proposta apresentada pela empresa para um novo Acordo Coletivo de Trabalho, que trata de diversos itens operacionais.

A votação on-line da proposta também terá novas datas —será realizada nos dias 27 e 28 de agosto. Veja o novo edital: https://tinyurl.com/yymmvpfs.

Ressaltamos que o sindicato vai promover mais duas lives em seu canal no Youtube para esclarecimentos e debates sobre o tema, a primeira ainda nesta segunda-feira, às 20h30, e mais uma na quarta-feira (26), às 20h.

Inscreva-se em nosso canal no Youtube para acompanhar: https://www.youtube.com/sindicatonacionaldosaeronautas.

Também foi disponibilizado um e-mail para o envio de dúvidas e sugestões dos tripulantes: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Veja a íntegra da proposta apresentada pela Gol: https://tinyurl.com/y46y2c5z.

Para votar, acesse o link a seguir a partir das 9h do dia 27 de agosto e siga todas as instruções: https://votacao.aeronautas.org.br.

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O SNA fará uma live nesta terça-feira (25), às 19h, em seu canal no Youtube, para prestar esclarecimentos aos tripulantes da Azul Linhas Aéreas sobre uma proposta de flexibilização de Acordo Coletivo de Trabalho apresentada pela empresa e de alterações de itens operacionais.

Inscreva-se em nosso canal do Youtube para acompanhar: https://www.youtube.com/sindicatonacionaldosaeronautas.

A proposta, que está sendo finalizada pela companhia, será levada a deliberação dos tripulantes associados em votação que será realizada on-line. O edital de convocação de convocação será publicado em breve.

Fiquem atentos aos nossos meios de comunicação.

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live azul 25 8 20

O SNA fará mais uma live nesta segunda-feira (24), às 20h30, em seu canal no Youtube, para prestar esclarecimentos aos tripulantes da Gol Linhas Aéreas sobre a proposta de Acordo Coletivo de Trabalho apresentada pela empresa para tratar de diversas questões operacionais.

Inscreva-se em nosso canal do Youtube para acompanhar: https://www.youtube.com/sindicatonacionaldosaeronautas.

Para o envio de dúvidas e sugestões, o SNA disponibilizou o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

O acordo proposto versa sobre possibilidades de alterações nos seguintes itens: sobreaviso, bases virtuais, pedidos de folga, portal de trocas de voos e de folgas, LNR voluntárias longas, flexibilização da publicação de escalas e férias.

Veja como foi a live de esclarecimentos feita na última sexta-feira sobre o assunto: https://www.youtube.com/watch?v=88_bwsCAbfE.

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O SNA convoca os tripulantes associados da Gol Linhas Aéreas para votação on-line, que será realizada nos dias 25 e 26 de agosto, para deliberar sobre a proposta de Acordo Coletivo de Trabalho apresentada pela empresa para tratar de diversas questões operacionais.

Veja o edital de convocação: https://tinyurl.com/y6oa787z.

Para votar, acesse o link a seguir a partir das 9h do dia 25 de agosto e siga todas as instruções: https://votacao.aeronautas.org.br.

Veja a íntegra da proposta: https://tinyurl.com/y46y2c5z.

O acordo proposto versa sobre possibilidades de alterações nos seguintes itens: sobreaviso, bases virtuais, pedidos de folga, portal de trocas de voos e de folgas, LNR voluntárias longas, flexibilização da publicação de escalas e férias.

Para esclarecimentos da diretoria do SNA sobra a proposta, confira a live que foi realizada na sexta-feira, nosso canal no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=88_bwsCAbfE.

Caso o tripulante enfrente qualquer dificuldade na votação, deverá entrar em contato com o SNA pelo WhatsApp (11) 99959-5241 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

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Seguindo os passos do Cenipa e da Comissão Nacional da Fadiga Humana, que já haviam referendado o Projeto Fadigômetro, a Azul Linhas Aéreas tornou-se a primeira companhia aérea brasileira a apoiar a pesquisa que, até o momento, já processou mais de 12 mil escalas de trabalho, perfazendo mais de 1,4 milhão de horas de jornada.

O apoio da Azul, além de ratificar a importância da pesquisa para a segurança de voo e o  gerenciamento dos riscos da fadiga na aviação, fortalecerá a coleta de dados e dará ainda mais robustez às análises estatísticas feitas pelo Fadigômetro.

Dois importantes pilares do Fadigômetro são os critérios éticos estabelecidos desde o início para o seu desenvolvimento e ações, dentre eles o anonimato na divulgação de dados e resultados e as hipóteses e métodos de análises fundamentados na literatura científica.

O estudo tem SNA, Abrapac, Asagol e ATL como entidades idealizadoras e financiadoras, e conta com participação e suporte científico da Faculdade de Saúde Pública, do Instituto de Física e do Laboratório de Ciências da Cognição do Instituto de Biociências da USP.

Os resultados iniciais da pesquisa referentes ao ano de 2018 foram publicados recentemente na Revista Brasileira de Medicina do Trabalho (https://cdn.publisher.gn1.link/rbmt.org.br/pdf/v18n1a02.pdf).

Conheça o Fadigômetro e participe da pesquisa: https://www.fadigometro.com.br/index.php/sobre-o-fadigometro.