Em resposta ao ofício enviado pelo SNA sobre descontos irregulares, relativos a empréstimos consignados de tripulantes, o banco Santander negou a prática ilegal e informou que realiza o desconto de até 30% do salário e que está cumprindo o que é determinado em cada convênio.

 Veja a resposta do Santander na íntegra: https://tinyurl.com/y65sr3gj.
 

O SNA ingressou com duas ações coletivas sobre o tema - uma envolvendo Santander, Gol Linhas Aéreas e Latam Airlines Brasil e, outra, Santander, Azul Linhas Aéreas e Itaú.

As ações foram movidas após diversas denúncias dos tripulantes, pois o desconto acima do limite de 35% dos vencimentos disponíveis viola a lei 10.820/2003, o Código de Processo Civil, decisões judiciais e também um informativo do próprio Banco Central sobre o assunto (https://tinyurl.com/y2n42lyr).

Na ação contra Santander, Gol e Latam, a Justiça determinou que apenas as empresas aéreas limitem o desconto de 30% na folha de pagamento dos tripulantes.  

Na segunda ação, a Justiça determinou que a cobrança de empréstimos consignados dos bancos Itaú e Santander em folha de pagamento dos aeronautas da Azul deve ser limitada a 30% dos vencimentos recebidos. O Santander tem até o dia 8 de outubro para comprovar que está cumprindo a decisão judicial.

Caso seja percebido algum desconto indevido, entre em contato com o departamento jurídico do SNA.

Canais de atendimento: https://bit.ly/3breFNZ.

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O SNA vai realizar mais uma live nesta terça-feira (6), às 20h, em seu canal no Youtube, para fazer esclarecimentos sobre o acordos coletivos de trabalho firmados com a Azul Linhas Aéreas.

Durante a transmissão serão abordadas as questões referentes às férias, ao 13º salário e às licenças não remuneradas.

Veja mais detalhes, acesse: https://tinyurl.com/y5wzq4lu

Inscreva-se em nosso canal: youtube.com/sindicatonacionaldosaeronautas

Em caso de dúvida, entre em contato com o SNA.

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O SNA enviou novo ofício à Icon G Táxi Aéreo nesta sexta-feira (2) solicitando que a empresa preste mais esclarecimentos sobre as denúncias de irregularidades trabalhistas e apresente o chamado "termo de quitação de verbas trabalhistas" assinado pelos tripulantes.

A medida foi tomada após a empresa negar todas as denúncias de irregularidades, em resposta ao SNA no último dia 28 de setembro.

Veja a resposta da Icon G: https://tinyurl.com/y2ftn6xt.
Veja o ofício enviado pelo SNA: https://tinyurl.com/yyqvz8z2.

Segundo denúncias feitas anteriormente, a empresa teria requerido aos seus aeronautas que assinassem o documento, discriminando valores pagos pela empresa via pessoa jurídica —além de promover a reconstituição dos contratos com os aeronautas pela CLT com redução de remuneração.

Na resposta, a empresa se furtou de explicar exatamente qual foi o documento assinado pelos aeronautas e não esclareceu o que foi feito com a documentação que já havia sido assinada pelos tripulantes, tal como havia se comprometido a fazer em reunião realizada com o sindicato.
 
Veja mais detalhes sobre o caso: https://tinyurl.com/y5lkpc2j.
 
O SNA aguarda a regularização da situação o mais breve possível. Fiquem atentos aos nossos meios de comunicação para novidades.

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Em votação on-line realizada nos dias 1º e 2 de outubro, os tripulantes associados da Latam Airlines Brasil deliberaram por autorizar que a diretoria do SNA negocie com a empresa mudanças permanentes no modelo de remuneração.

Veja a seguir os números da votação, que foi dividida por função.

- Comandantes: 65,5% a favor e 34,5% contra.
- Copilotos: 65,4% a favor e 34,6% contra.
- Comissários: 55,7% a favor e 44,3% contra.

Diante deste resultado, o SNA irá apresentar a resposta da categoria para o TST (Tribunal Superior do Trabalho), mediador da negociação com a Latam, que encaminhará os próximos passos.

Fiquem atentos aos nossos meios de comunicação para mais novidades.

Inscreva-se em nosso canal do Youtube para acompanhar as lives de esclarecimentos a qualquer momento: https://www.youtube.com/sindicatonacionaldosaeronautas.

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O SNA enviou nesta sexta-feira (2) um ofício à Passaredo para solicitar esclarecimentos sobre supostas práticas irregulares trabalhistas, denunciadas pelos tripulantes da empresa.

Ao todo são nove denúncias, listadas a seguir.

- Apropriação indébita da contribuição previdenciária e do FGTS;
- Ausência de informação sobre os valores pagos por quilometragem;
- Não pagamento dos valores referentes ao vale-alimentação MAP;
- Não disponibilização de ônibus para transporte dos tripulantes;
- Tratamento não isonômico dos tripulantes;
- Pagamento de férias após o gozo do período;
- Não pagamento do 13º salário de 2018 até o momento;
- Salários abaixo do ajustado em Convenção Coletiva de Trabalho;
- Não cumprimento de decisões judiciais.

Veja a íntegra do ofício enviado à empresa: https://tinyurl.com/y69u5x5h.

O SNA aguarda uma resposta da Passaredo no prazo de cinco dias úteis, contados da data de recebimento do ofício, e a solução de todas as irregularidades.

Em caso de dúvida, entre em contato com o SNA.

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A Justiça determinou, no último dia 24 de setembro, a liberação do FGTS e do seguro-desemprego aos ex-empregados da Avianca (OceanAir Linhas Aéreas S/A – Massa Falida).
 

A decisão autoriza que a Massa Falida tenha acesso aos sistemas da Caixa Econômica Federal a fim de regularizar os dados trabalhistas desses tripulantes, independentemente de baixa da carteira ou geração de chave de acesso.

Veja todas as ações contra a Avianca: https://tinyurl.com/yyqeb4wo.

Em caso de dúvida, entre em contato com o SNA.

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A maioria dos tripulantes associados da Total Linhas Aéreas aprovou, por meio de votação realizada no dia 30 de setembro, a proposta apresentada pela empresa de Acordo Coletivo de Trabalho para redução de jornada e de salário.

Veja a íntegra do ACT aprovado: https://tinyurl.com/yxj9ujsv.

O ACT é válido de 01/10/2020 a 30/10/2020 e tem garantia de emprego durante o período de redução da jornada de trabalho e de salário de cada aeronauta e após o restabelecimento da jornada de trabalho e de salário, por período equivalente à redução.

Em caso de dúvida, entre em contato com o SNA.

Canais de atendimento: https://bit.ly/3breFNZ.

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O SNA convoca os tripulantes associados da Latam Airlines Brasil para votação on-line, entre os dias 1º e 2 de outubro, para deliberação de autorização à diretoria do SNA para iniciar ou não negociação de acordo coletivo de trabalho de redução permanente no modelo de remuneração da empresa.

Editais de convocação da votação:
- Comandantes: https://tinyurl.com/ybnxaodn
- Copilotos: https://tinyurl.com/y84a3xsj
- Comissários: https://tinyurl.com/yalc2bvh

- Live de esclarecimentos realizada no dia 29 de setembro: https://www.youtube.com/watch?v=-li8eGRFAzc.

A votação on-line terá início às 9h do dia 1º de outubro e será encerrada às 17h do dia 2 de outubro.

Para votar, acesse o link a seguir a partir das 9h do dia 1º de outubro e siga todas as instruções: https://votacao.aeronautas.org.br.

Caso o tripulante enfrente qualquer dificuldade, deverá entrar em contato com o SNA pelo WhatsApp (11) 99959-5241 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Em pedido de mediação de negociação feito ao TST (Tribunal Superior do Trabalho) no dia 21 de setembro, a Latam afirmou ter ainda 1.200 tripulantes excedentes —e que tem o objetivo de reduzir 20% o custo de sua folha de pagamento com os aeronautas.

A empresa ainda não apresentou uma proposta concreta para evitar demissões, mas o TST intimou o SNA a deliberar em assembleia a autorização para iniciar o processo de negociação de uma redução permanente.

Veja manifestação formal da empresa no procedimento de mediação: https://tinyurl.com/y5rablak.

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Nos dias 7 e 8 de outubro, o SNA vai iniciar a deliberação sobre uma pauta de reivindicações dos associados para a renovação da CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) da aviação regular para 2020/2021.
 
Os associados que quiserem contribuir e sugerir mudanças e melhorias na CCT podem enviar um e-mail para o endereço abaixo.

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Lembramos que a participação da categoria é fundamental e que a decisão sobre a pauta será tomada por meio de votação dos associados nas assembleias realizadas on-line. O edital de convocação será publicado em breve em nossos meios de comunicação.

O SNA pretende entregar a pauta de reivindicações da categoria ao Snea (Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias) o mais cedo possível, de forma a permitir que as negociações evoluam da melhor forma e na tentativa de chegar a um acordo respeitando a data-base (1º de dezembro).

O departamento jurídico do SNA fica à disposição pelo telefone (11) 5090-5100, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo Whatsapp 11 95375-0095 (somente para associados).

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Veja como foi a live realizada na noite de terça-feira (29) pelo SNA em que foram feitos esclarecimentos aos tripulantes da Latam a respeito da votação para deliberar sobre autorização à diretoria do sindicato para iniciar ou não negociação sobre acordo coletivo de trabalho de redução permanente no modelo de remuneração da empresa.

Inscreva-se em nosso canal no Youtube: https://www.youtube.com/sindicatonacionaldosaeronautas.

Veja os editais de convocação das AGEs Plebiscitárias:
- Comandantes: https://tinyurl.com/ybnxaodn
- Copilotos: https://tinyurl.com/y84a3xsj
- Comissários: https://tinyurl.com/yalc2bvh

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Em resposta ao ofício enviado pelo SNA em agosto, a Líder Táxi Aéreo negou todas as denúncias de irregularidades apontadas pelo sindicato, em documento recebido nesta segunda-feira (28).

As denúncias referem-se aos não pagamentos de hospedagens aos tripulantes em missão, aos cursos EAD e aos treinamentos ministrados por instrutores sem devida remuneração, além da não discriminação em contracheque do pagamento dos treinamentos de Ground School, simulador e cursos de EAD.

Leia na íntegra o ofício enviado pela Líder: https://tinyurl.com/y57tnma8.

Diante dessa resposta, o SNA vai analisar as providências cabíveis e espera encontrar uma solução para o impasse.

Ressaltamos que todos os tripulantes da Líder que estiverem enfrentando dificuldades podem contatar o representante sindical da empresa, ou ainda entrar em contato com o departamento jurídico do sindicato pelos canais de atendimento abaixo.

- Whatsapp: 11 95375-0095
- E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
- Telefone: 11 5090-5100

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O SNA convoca os aeronautas associados da Total Linhas Aéreas para assembleia que será realizada on-line, no dia 30 de setembro, a partir das 14h, para deliberar sobre proposta de Acordo Coletivo de Trabalho apresentada pela empresa para redução de jornada e de salário.

O link para participação será enviado pelo SNA aos associados. Terão direito a voto todos aqueles que ingressaram no quadro social até às 17h do dia 29 de setembro.

Edital de convocação: https://tinyurl.com/y2np3tpt.

Íntegra da proposta: https://tinyurl.com/yxj9ujsv.

A proposta prevê que os aeronautas submetidos à jornada parcial de trabalho tenham a redução de 30% no salário. Em contrapartida, a empresa se compromete a conceder uma ajuda compensatória mensal, sem natureza salarial e sem incidência de imposto de renda, nos seguintes valores:

- Comandante: R$ 1.267,80
- Copiloto: R$ 767,46
- Mecânico de voo: R$ 767,46

O ACT é válido de 01/10/2020 a 30/10/2020 e tem garantia de emprego durante o período de redução da jornada de trabalho e de salário de cada aeronauta e após o restabelecimento da jornada de trabalho e de salário, por período equivalente à redução.

Em caso de dúvida, entre em contato com o SNA.

Canais de atendimento: https://bit.ly/3breFNZ.

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