Em um informe divulgado na quinta-feira (12), a SBI (Sociedade Brasileira de Infectologia) fez uma série de avaliações e recomendações sobre a pandemia de covid-19, de forma a orientar toda a sociedade.

O comunicado ressalta que as medidas preventivas mais eficazes para reduzir a capacidade de contágio do novo coronavírus são: “etiqueta respiratória”; higienização, com água e sabão ou álcool gel a 70%, frequente das mãos; identificação e isolamento respiratório dos acometidos pela covid-19 e uso dos EPIs (equipamentos de proteção individual) pelos profissionais de saúde.

Veja a íntegra do informe da SBI: https://bit.ly/33e5u0e.

De acordo com a SBI, o momento no Brasil “é de prudência; não de pânico”. Contudo, ressalta que a epidemia é dinâmica e que as informações e recomendações podem ser atualizadas em poucos dias.

A SBI destaca também que pode ocorrer nos próximos dias a 3ª fase epidemiológica ou de transmissão comunitária, quando o número de casos aumenta exponencialmente, especialmente em grandes cidades como São Paulo e Rio de Janeiro.

Informa ainda que aproximadamente 80 a 85% dos casos são leves e não necessitam hospitalização, devendo permanecer em isolamento respiratório domiciliar; 15% necessitam internamento hospitalar fora da UTI e menos de 5% precisam de suporte intensivo.

Segundo a SBI, o período de incubação, ou seja, o tempo entre o dia do contato com o paciente doente e o início dos sintomas é, em média, de cinco dias para a covid-19. Em casos raros, o período de incubação chegou a 14 dias. E provavelmente os três a cinco dias de início dos sintomas são os de maior transmissibilidade.

O SNA também destaca que requereu que as empresas aéreas brasileiras disponibilizem em todas as aeronaves um kit completo de EPIs (máscara, luva, óculos e avental) para cada tripulante, de forma a serem utilizados em caso de suspeita a bordo. Saiba mais: https://bit.ly/3aWR0Vn.

O sindicato continuará acompanhando os reportes de organizações nacionais e mundiais de saúde, bem como, questionará à ANVISA sobre possíveis novas orientações.

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ATENÇÃO: Mudança de data do workshop em São Paulo para o dia 27 de março


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Introdução ao offshore • Cenário / Petróleo / Plataformas • Principais áreas de exploração • Principais áreas exploradoras • Comissário offshore • Requisitos • Documentação • Apres. pessoal • Ética   • Regulamentação • Agentes físicos • Primeiros socorros • CRM • GCI • Emergências • Safety • Security • Salvatagem • Evacuação destinado a CCT e CHT • Preparatório para seleção offshore.

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Wokshop comissario de voo em asas rotativas

Diante da declaração de pandemia de Covid-19 declarada nesta quarta-feira (11) pela Organização Mundial da Saúde, o SNA requereu que as empresas aéreas brasileiras disponibilizem em todas as aeronaves um kit completo de EPIs (máscara, luva, óculos e avental) para cada tripulante, de forma a serem utilizados em caso de suspeita a bordo.

O sindicato requereu também que sejam disponibilizadas máscaras para todos os tripulantes que desejarem utilizá-las, seja em voos domésticos ou internacionais. Requereu, ainda, que sejam retificadas ou esclarecidas as recomendações já enviadas aos aeronautas em seus informativos internos, em linha com as recomendações de segurança da Anvisa.

Por fim, o SNA pediu também que as empresas disponibilizem luvas para a realização do recolhimento de todos os tipos de serviços de bordo.

O SNA orienta que todos que leiam a cartilha elaborada pelo Ministério da Saúde e sigam os procedimentos recomendados pela Anvisa.

Clique para ver a cartilha: https://bit.ly/2TigeqZ.

O sindicato continuará acompanhando os reportes de organizações nacionais e mundiais de saúde, bem como, questionará à ANVISA sobre possíveis novas orientações.

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O SNA tomou as medidas cabíveis para tentar reverter a decisão da Justiça do Trabalho de indeferir o pedido de liminar feito pelo sindicato na ação coletiva contra a Latam pelo pagamento das gratificações por equipamentos aos pilotos.

O pedido de liminar foi indeferido porque o juízo entendeu que a demanda envolve questões que exigem análise, após dar oportunidade de manifestação à Latam.

O SNA ingressou com ação para que sejam declaradas nulas as alterações unilaterais promovidas pela companhia referentes à supressão do pagamento das gratificações para os pilotos contratados desde janeiro 2019, bem como aos contratos vincendos.

Também é requerido que a empresa seja obrigada a pagar, retroativamente, as gratificações de equipamento aos aeronautas desde a assinatura dos respectivos contratos de trabalho.

O SNA aguarda a designação da data de audiência.

O departamento jurídico do SNA fica à disposição pelo telefone (11) 5090-5100, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo Whatsapp 11 95375-0095 (somente para associados).

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Em assembleia realizada nesta terça-feira (10), em Campinas, comissários da Azul aprovaram uma pauta de reivindicações a ser levada pelo SNA à direção da companhia em busca de melhorias nas condições de trabalho.

Entre os principais pleitos estão a implementação de um plano de carreira, melhorias na ergonomia do serviço de bordo (trolley, sapatilhas etc), melhorias no BID, além de adequações ligadas à remuneração (garantia mínima de horas e reajuste).

Também será criado um comitê de comissários para participar de reuniões periódicas com empresa, visando apresentar questões levantadas pelos tripulantes —os tripulantes que irão compor o grupo serão eleitos pelo grupo em assembleia.

O SNA irá apresentar a pauta de reivindicações dos comissários à Azul e aguardará uma resposta o mais breve possível.

Fiquem atentos aos nossos meios de comunicação para novidades.

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Pilotos e comissários participantes podem requerer o auxílio nos casos de afastamento temporário, afastamento permanente (perda de CMA) ou morte, de acordo com as previsões do regulamento e seus anexos. 

Acesse o link para obter mais informações. https://bit.ly/2xPcYIg

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Após intensa atuação do SNA junto à Anac, com o envio de diversos ofícios, além da realização de reuniões, uma importante vitória foi conquistada para a categoria. A agência reguladora anunciou nesta terça-feira (10) que vai retomar a concessão do Nível 6 – Expert no SDEA, exame de proficiência linguística Santos Dumont English Assessment.

Desde agosto de 2019, diante de denúncias de tripulantes, o SNA vinha atuando na questão.

O SNA ressalta que a impossibilidade de conceder nível 6 colocava o teste fora do padrão Icao, em desacordo com as disposições do Anexo 1 da Convenção de Chicago e prejudicava os pilotos brasileiros que possuem proficiência suficiente para atingir o nível máximo na avaliação.

De acordo com o comunicado da Anac, os candidatos que obtiveram o Nível 5 – Avançado a partir de janeiro de 2020 ou que venham a obter este nível a partir de agora serão convidados pela agência, via e-mail, a realizarem o exame específico para verificações adicionais, que poderá resultar na concessão de Nível 6.

Veja o comunicado da Anac: https://bit.ly/2Q4u8LA.

Mais uma vez, o SNA ressalta que a solução desta questão é muito importante para a categoria.

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A TV Senado e a Rádio Senado divulgaram na última semana reportagens sobre a audiência pública, realizada no dia 3, na Comissão de Direitos Humanos, em que foi discutida a necessidade da inclusão da atividade aérea embarcada no projeto de lei da aposentadoria especial (PLP 245/2019).

Clique para ver a matéria da TV Senado: https://bit.ly/3cLt5cY.

Clique para conferir a reportagem da Rádio Senado: https://bit.ly/3cD8p7b.

O SNA ressalta que aguarda a votação do PLP 245/2019 na Comissão de Assuntos Especiais do Senado, contando com a aprovação da emenda em favor dos aeronautas.

Fiquem atentos aos meios de comunicação do SNA para a data da votação e para o desenrolar da tramitação do projeto de lei.

LEIA TAMBÉM: Em audiência pública no Senado, SNA defende aposentadoria especial a tripulantes

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