Na quarta reunião com a Gol Linhas Aéreas para o desenvolvimento de um plano de carreira, realizada nesta quinta-feira (29), o SNA, os tripulantes e a empresa aprofundaram a discussão, com novas ideias para um projeto que seja sustentável para a companhia e ao mesmo atenda aos anseios do grupo de voo.

Foi feita uma explicação detalhada pelo departamento de Operações sobre o plano proposto a partir da apresentação feita na última semana, sobre o modelo de reconhecimento.

As conversas avançaram bastante, mas o plano continua aberto e pode receber sugestões de todos. Para isso, basta enviar um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

No momento em que o plano tomar forma efetiva, todos os tripulantes serão convidados a participar de workshops e reuniões na Gol e no SNA para discutir e trocar ideias.

Na próxima semana, não haverá reunião. Os encontros serão retomados na quinta-feira seguinte.

Fiquem atentos a nossos meios de comunicação para novidades sobre o tema.

O departamento jurídico do SNA fica à disposição para esclarecimentos pelo telefone (11) 5090-5100, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo Whatsapp 11 95375-0095 (somente para associados).

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O SNA está em tratativas com o administrador judicial das Massas Falidas Varig, Rio Sul e Nordeste, Nogueira & Bragança Advogados Associados, para viabilizar ainda em 2019 um terceiro rateio para os credores trabalhistas.

A Massa Falida informou que já está fazendo cálculos de contingências para verificar qual será qual será a disponibilidade do rateio.

Assim que houver prazo e valores definidos, o sindicato comunicará a todos.

Ressaltamos que já houve a arrecadação dos ativos e foram deferidos dois rateios no valor total de aproximadamente R$ 152 milhões.

No endereço www.sanordesteriosul.com.br é possível obter mais informações.

Para esclarecimentos adicionais, o site disponibiliza o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

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As companhias Cathay Pacifc e Cathay Dragon, ambas de Hong Kong, estão com vagas abertas para copilotos de B747 e A 320/330, respectivamente.

Candidaturas podem ser feitas pelos links abaixo (fiquem atentos aos requisitos):

https://careers.cathaypacific.com/jobs/first-officer-cathay-dragon

https://careers.cathaypacific.com/jobs/first-officer-cathay-pacific

Mais informações também podem ser obtidas pelos e-mails Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Obs.: O SNA apenas divulga vagas e não tem responsabilidade pela seleção.

O Sindicato Nacional dos Aeronautas informa que o escritório regional de Campinas excepcionalmente fechará às 15h nesta sexta-feira, dia 30 de agosto.

O expediente em Porto Alegre voltará ao normal no dia 2 de setembro.

Em caso de necessidade, por favor entrar em contato com qualquer uma das outras sedes, subsedes e escritórios do SNA.

Veja endereços e telefones: https://goo.gl/lce2F7.

O Sindicato Nacional dos Aeronautas informa que o escritório regional de Porto Alegre excepcionalmente não funcionará nesta sexta-feira, dia 30 de agosto.

O expediente em Porto Alegre voltará ao normal no dia 2 de setembro.

Em caso de necessidade, por favor entrar em contato com qualquer uma das outras sedes, subsedes e escritórios do SNA.

Veja endereços e telefones: https://goo.gl/lce2F7.

Os pilotos agrícolas desempenham papel fundamental no combate a incêndios florestais, atuando especialmente durante a temporada em que as queimadas ocorrem com mais frequência. Desde meados de agosto, esses aeronautas têm trabalhado intensamente para conter os incêndios que se multiplicaram na região amazônica.

Um exemplo é o trabalho atual no estado de Rondônia, fruto de uma parceria do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) com a empresa Americasul Aviação Agrícola.

De acordo com o Sindag (Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola), uma das principais funções das operações de combate a incêndios com aviões agrícolas consiste em fazer o resfriamento do local, diminuindo a intensidade do fogo e o deslocamento das chamas.

Desta forma, as brigadas em terra conseguem ter acesso à área, trabalhando em conjunto para extinguir todo foco de fogo.
“O pessoal dos bombeiros e do Ibama faz voos de reconhecimento e, quando um foco é encontrado, é feita uma análise do tamanho e da logística necessária, para se definir quem vai atuar”, conta Douglas (Carioca) Menezes, um dos pilotos que trabalha na operação em Rondônia.

O combate a incêndios florestais é, inclusive, uma prerrogativa legal da aviação agrícola, instituída pelo Decreto-Lei 917, de 8 de outubro de 1969.

O SNA, assim como o Sindag, manifesta sua solidariedade aos pilotos e empresas agrícolas, bem como aos órgãos federais, estaduais e comunidades envolvidos nas operações contra incêndios na região Amazônica e outras reservas naturais de todo o país.

O SNA é contrário à decisão da Anac de passar a emitir o CHT (Certificado de Habilitação Técnica) somente em versão digital, eliminando o documento físico.

De acordo com a agência reguladora, a licença física impressa pela Casa da Moeda só será aceita até o dia 31 de dezembro de 2019. A partir do dia 1° de janeiro de 2020, o profissional de aviação civil terá que portar, obrigatoriamente, a versão digital da licença, em meio físico ou impresso, com o QR Code.

O SNA ressalta que essa medida pode trazer complicações para os tripulantes, especialmente em viagens ao exterior, bem como para acesso a aeroportos também no Brasil.

Lembramos que nos EUA, Europa, China, países árabes, America Latina, além de muitos outros, o CHT é físico. Assim, os tripulantes brasileiros podem enfrentar dificuldades por não portarem o documento físico.

Destacamos ainda que o CHT Digital não conterá foto e não será mais aceito como documento de identificação.

Desta forma, o SNA estuda as medidas cabíveis para tentar reverter essa decisão.

Fiquem atentos a nossos meios de comunicação.

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O SNA fechou uma parceria com a Universidade Municipal de São Caetano do Sul que dá 15% de desconto aos associados no MBA em Gestão Aeronáutica, curso de pós-graduação presencial voltado para profissionais da aviação civil.

As aulas têm início em 10 de outubro e serão realizadas sempre às quintas-feiras, das 8h às 17h, na sede São Paulo do SNA ou em um dos campus da universidade (Bela Vista ou São Caetano do Sul). O local fica à escolha do aluno.

O curso tem duração de 18 meses e associados ao SNA têm direito a um desconto de 15% (exceto na 1ª mensalidade). O valor mensal para associados, que era de R$ 799, baixou para R$ 724 — existe a opção de pagar R$ 501 em 26 vezes.

Para saber mais sobre o curso e fazer inscrição, acesse: https://bit.ly/2Kw591f.

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O SNA se manifestou nas audiências públicas nº 12/2019 e nº 13/2019, promovidas pela Anac, de forma a rejeitar integralmente as mudanças propostas para o RBAC 121 relativas ao cálculo do combustível mínimo para despacho.

As propostas de mudança preveem diminuição dos atuais 10% para 5% como reserva mínima de contingência (Audiência 12) e a possibilidade de a própria empresa determinar esta porcentagem do cálculo pré-voo do combustível, após aprovação da Anac (Audiência 13), podendo inclusive não haver previsão de combustível de contingência.

O sindicato defende a manutenção do texto atual do RBAC 121, Emenda 07, conforme as seguintes justificativas:

1. Condições meteorológicas comuns no período de verão exigem desvios frequentes em rota;

2. Existem deficiências de infraestrutura aeroportuária e de gerenciamento de tráfego aéreo, principalmente na região amazônica, com poucos aeroportos de alternativa;

3. Áreas terminais congestionadas que exigem com frequência a espera durante o procedimento de descida e aproximações, assim como a necessidade de vetoração por parte do controle de aproximação para o sequenciamento de tráfego;

4. Alguns operadores podem não possuir dados suficientes para garantir a manutenção dos níveis de segurança;

5. Imprecisão das navegações planejadas, que em muitos casos não preveem os procedimentos de saída e chegada, como as paradas nas subidas e descidas;

6. Imprecisão das navegações planejadas que preveem voos em níveis ótimos, o que pode não ocorrer em função do gerenciamento do tráfego;

7. Capacidade questionável de cálculo preciso do consumo por aeronave, não prevendo aumento do consumo por degradação das aeronaves e motores.

Diante do exposto, o SNA reitera proposta para que se mantenha o texto atual do RBAC 121, Emenda 07.

Fiquem atentos aos nosso meios de comunicação para novidades sobre o tema.

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