EDITAL CONVOCATÓRIO DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

O Sindicato Nacional dos Aeronautas - SNA, nos termos do seu Estatuto Social, por seu Diretor Presidente, ao final assinado, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo disposto no artigo 27, alínea “a”, combinado com os artigos 20, 21 §4º, 22 caput e §2º, 24, 25 “c ” e parágrafo único, “b”, 30 caput e §2 e 3º e 31, §1 º, todos do referido Estatuto Social e observados os demais requisitos estatutários e legais, convoca os pilotos da TWO Taxi aéreo, das bases de Belo Horizonte, Brasília e Recife, a participarem da Assembleia Geral Extraordinária, que será realizada no dia 20 de setembro de 2019, às 16:00h, em primeira convocação, e às 16:30h, em segunda e última convocação, na Sede do SNA, localizada na Rua Barão de Goiânia, 76 - Congonhas – São Paulo/SP, CEP: 04612-020, para seguinte ordem do dia: Avaliação e Deliberação sobre a proposta e negociação do Acordo Coletivo com a TWO TÁXI AÉREO LTDA (TWO).

São Paulo, 17 de setembro de 2019.

Ondino Dutra Cavalheiro Neto
Diretor Presidente

EDITAL CONVOCATÓRIO DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

O Sindicato Nacional dos Aeronautas - SNA, nos termos do seu Estatuto Social, por seu Diretor Presidente, ao final assinado, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo disposto no artigo 27, alínea “a”, combinado com os artigos 20, 21 §4º, 22 caput e §2º, 24, 25 “c ” e parágrafo único, “b”, 30 caput e §2 e 3º e 31, §1 º, todos do referido Estatuto Social e observados os demais requisitos estatutários e legais, convoca os pilotos do Aeroclube de Pará de Minas, a participarem da Assembleia Geral Extraordinária, que será realizada no dia 23 de Setembro de 2019, às 13:30h, em primeira convocação, e às 14:00h, em segunda e última convocação, na Sede da Empresa, localizada na Rua Ponte Nova, 111, - Bairro Santos Dumont - Aeroporto Municipal Arnaud Marinho, Pará de Minas, Minas Gerais, CEP: 35.660-321, para seguinte ordem do dia: Esclarecimentos e deliberação sobre proposta de renovação do Acordo Coletivo de Trabalho.

São Paulo, 17 de setembro de 2019.

Ondino Dutra Cavalheiro Neto
Diretor Presidente

A partir do dia 16 de setembro de 2019, será iniciada a fase operacional do projeto piloto do procedimento para reporte de condição de pista, que incialmente será realizado no Aeroporto Afonso Pena (SBCT), em Curitiba. A tendência é que esse procedimento, em breve, seja adotado em um número maior de aeroportos no país.

Importância e Histórico

A Excursão de Pista (Runway Excursion – RE) é o tipo de evento mais comum entre os acidentes e incidentes relacionados à segurança de pista. Dentro desta categoria, um dos principais fatores contribuintes é a presença de contaminantes sobre a pista, o que pode impactar na capacidade de frenagem, na aceleração/desaceleração e no controle direcional de uma aeronave.Em muitos eventos de RE, verificou-se que a tripulação não possuía o correto entendimento das condições da pista no momento do pouso. Com o intuito de aumentar a consciência situacional dos pilotos e reduzir os riscos de excursões de pista, a Icao (Organização da Aviação Civil Internacional) estabeleceu, no Doc. 9981, uma nova metodologia para reporte de condição de pista, chamada de GRF (Global Reporting Format). No Brasil, compete aos órgãos reguladores (Anac e Decea), juntamente com a participação de diversos setores da indústria, a implementação dos novos procedimentos estabelecidos neste documento.

Como funciona essa nova codificação? Quem faz essa medição?

Quando a precipitação atingir um certo valor previamente determinado, a administração aeroportuária fará uma avaliação das condições da pista. Baseado na avaliação do contaminante (tipo, profundidade e extensão), será atribuído um código resumido, chamado de Runway Condition Code (RWYCC), para cada terço da pista. O RWYCC varia de 1 a 6, conforme a Tabela 1 (itens destacados na tabela na cor cinza).

No dia a dia, onde encontro essa informação? Como ela vai ser passada?

Nesta fase do projeto, o RWYCC será comunicado apenas aos voos em aproximação para o Aeroporto Afonso Pena (SBCT). O piloto poderá obter essa informação por meio do ATIS (ou D-ATIS) do aeroporto, que será reportado da seguinte forma:

Exemplo de reporte: RWYCC 5/5/2

Obs: 5/5/2 se refere ao RCC de cada terço da pista:

Figura 1 

Com base nesses dados e na política operacional de cada operador, os tripulantes poderão ajustar o briefing e preparar os dispositivos de frenagem da aeronave de acordo com a condição de pista vigente. Em caso de dúvidas de como adequar esse novo procedimento à sua realidade, questione o departamento de flight standards da sua empresa, a Anac e/ou fabricante da aeronave.Adicionalmente, em casos onde ocorra uma mudança significativa das condições de pista, o RWYCC poderá ser passado aos pilotos também via fonia pela TWR na aproximação final.Contudo, existe ainda o RCR (Runway Codition Report), que é uma informação mais completa. O RCR informa, por exemplo, espessura do contaminante, porcentagem do terço da pista que está coberto, entre outros. Essa informação será publicada no AISWEB para fins de despacho.

Além disso, preciso fazer mais alguma coisa?

Sim. A metodologia GRF prevê que a tripulação forneça, voluntariamente, o RBA (Runway Braking Action) da pista em uso. O reporte é subjetivo e deverá ser feito com base na percepção da tripulação quanto à capacidade de desaceleração da aeronave, bem como à facilidade (ou dificuldade) do controle direcional sobre a pista. O reporte deve seguir o padrão descrito na Tabela 1 (itens destacados na cor azul) e também o disposto na ICA 100-37, item 6.8.8.

Figura 2 vale

Por que é importante reportar o RBA?

Ao fornecer o RBA, você ajudará não só o aeroporto a monitorar as condições da pista, mas também os próximos tráfegos que pousam. Um RBA que não seja condizente com um RCC poderá levar o administrador aeroportuário a fazer uma nova avaliação do RCC, ou até mesmo suspender as operações naquela pista em casos mais extremos.

Quer saber mais?

Acesse: https://www.anac.gov.br/rcc.   

Os ministros da 2ª Seção do STJ (Superior Tribunal de Justiça) decidiram na última quarta-feira (11), por maioria, negar recurso do SNA e do Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo sobre a questão da competência para decidir o destino dos valores arrecadados com as vendas de bens em benefício aos credores da ação contra a massa falida da Vasp e das demais empresas do Grupo Canhedo.

Desta forma, fica mantida a decisão do ministro Moura Ribeiro, que determinou que compete ao juízo da 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais de São Paulo decidir sobre o destino dos valores arrecadados com as vendas da Fazenda Santa Luzia, da Fazenda Rio Verde, da Fazenda Invernada e dos bens móveis e semoventes da Fazenda Santa Luzia na execução da ação civil pública.

Os pagamentos foram suspensos em fevereiro de 2017, em decorrência desta decisão.

A decisao do STJ ainda não foi publicada. Assim que disponibilizado o acórdão em seu inteiro teor o SNA analisará as medidas necessárias para a continuidade da defesa dos interesses dos trabalhadores envolvidos.

Fiquem atentos aos meios de comunicação do SNA para novidades sobre o caso.

Em assembleia plebiscitária, com votação on-line entre os dias 11 e 13 de setembro, os tripulantes da Embraer aprovaram a proposta apresentada pela empresa para renovação Acordo Coletivo de Trabalho sobre o limite de dias consecutivos de trabalho fora da base contratual.

A apuração ocorreu nesta sexta-feira (13), e a proposta foi aprovada com 94,7% dos votos.

Confira os termos do acordo: https://bit.ly/2kIN9GV.

Além da imposição de limite de dias consecutivos fora da base contratual, o acordo prevê, entre outras questões, o pagamento de compensação financeira para pilotos e comissários do 31º ao 45º dia, folgas compensatórias e publicação de escala mensal.

Esta é a renovação do primeiro acordo celebrado com a Embraer, após amplos esforços para chegar a um entendimento que resguardasse os direitos e necessidades dos tripulantes em compatibilidade com as operações da empresa.

O departamento jurídico do SNA fica à disposição pelo telefone (11) 5090-5100, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo Whatsapp 11 95375-0095 (somente para associados).

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Qualquer aeronauta pode participar, quantas vezes quiser. Após preencher as opções, a pesquisa mostra as respostas certas e erradas.

Lembramos que o questionário tem apenas caráter educativo e instrucional. Nenhum tipo de dado é coletado e o desempenho individual de cada tripulante não é usado como avaliação.

Clique e teste seus conhecimentos:

https://forms.gle/T8Y4vxKrrvao8Phd9    

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post face quiz safety

O SNA participou na quarta-feira (11) da quinta reunião com a Gol Linhas Aéreas para o desenvolvimento de um plano de carreira para os tripulantes.

O grupo de trabalho continuou simulando cenários diferentes e propondo ajustes para chegar a um modelo que seja sustentável para a companhia e ao mesmo atenda aos anseios do grupo de voo.

O plano permanece aberto e pode receber sugestões de todos. Para isso, basta enviar um e-mail para planodecarreiragol@aeronautas.org.br.

Mais detalhes ainda não foram divulgados porque não há um modelo fechado. A divulgação do que foi construído será feita em breve, através de workshops na empresa e no SNA. Fiquem atentos a nossos meios de comunicação para novidades.

O departamento jurídico do SNA fica à disposição para esclarecimentos pelo telefone (11) 5090-5100, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo Whatsapp 11 95375-0095 (somente para associados).

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EDITAL CONVOCATÓRIO DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA PLEBISCITÁRIA PERMANENTE

O Sindicato Nacional dos Aeronautas - SNA, nos termos do seu Estatuto Social, por seu Diretor Presidente, ao final assinado, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo disposto no artigo 27, alínea “a”, combinado com os artigos 20, 21, caput,  §4º e 5º,  24, 25 “c ” e parágrafo único, “b”, 30 caput e §2º e 3º e 31, §1º,  todos do referido Estatuto Social e observados os demais requisitos estatutários e legais, convoca os aeronautas da aviação regular associados ao SNA para Assembleia Geral Extraordinária, no dia 17 de setembro de 2019, às 13:30h em primeira convocação, e às 14:00h em segunda e última convocação, no seguintes locais: São Paulo – Sede do SNA - R. Barão de Goiânia, 76 - Vila Congonhas, São Paulo - SP, CEP: 04612-020; Rio de Janeiro – Escritório Regional do SNA - Av. Franklin Roosevelt, 194 – Salas 802/805 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, CEP 20020-080; Brasília – Blue Tree Premium Jade Brasília – SGCV Sul Lote 15 – Guará, Brasília – DF, CEP 71215-100; Porto Alegre – Escritório Regional do SNA - Avenida dos Estados, 1825, loja 06, Anchieta, Porto Alegre/RS, CEP: 90200-001; Campinas – Hotel Ramada localizado na Rua Sérgio Fernandes Borges Soares, 1.000 - Distrito Industrial, Campinas – SP, CEP 13054-709, para a seguinte ordem do dia: a) Avaliação e deliberação da Pauta de Reivindicação da categoria para renovação da Convenção Coletiva de Trabalho da Aviação Regular 2019/2020; b) Autorização para negociação pelo SNA da Pauta de Reivindicação; c) Deliberação para tornar esta AGE permanente, caso seja autorizado o item “b”; d) Autorização para o SNA Instaurar o Dissídio Coletivo, caso malogrem as negociações junto ao Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias.

São Paulo, 12 de setembro de 2019.

Ondino Dutra Cavalheiro Neto
Diretor Presidente

EDITAL CONVOCATÓRIO DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

O Sindicato Nacional dos Aeronautas - SNA, nos termos do seu Estatuto Social, por seu Diretor Presidente, ao final assinado, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo disposto no artigo 27, alínea “a”, combinado com os artigos 20, 21 §4º e §5º, 24, 25 “c ” e parágrafo único, “b”, 30 caput e §2º e 31, §1 º,  todos do referido Estatuto Social e observados os demais requisitos estatutários e legais, convoca os aeronautas associados ao SNA da LATAM Linhas Aéreas S/A, a participarem da Assembleia Geral Extraordinária, que será realizada no dia 18 de setembro de 2019, às 13:30h, em primeira convocação, e às 14:00h, em segunda e última convocação, nos seguintes locais: São Paulo - Sede do SNA, localizada na Rua Barão de Goiânia, 76, Vila Congonhas, São Paulo - SP, CEP: 04612-020; Rio de Janeiro – Subsede do SNA, localizada na Avenida Franklin Rosevelt, 194, Salas 802/803, Centro, Rio de Janeiro – RJ, CEP: 20021-120; Brasília – Blue Tree Premium Jade Brasília – SGCV Sul Lote 15 – Guará, Brasília – DF, CEP 71215-100 e Porto Alegre – Escritório Regional do SNA, localizado na Avenida dos Estados, 1825, loja 06, Bairro Anchieta, Porto Alegre – RS, CEP: 90200-001 para as seguintes ordens do dia: a) Esclarecimentos sobre a desassociação da Latam do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias – SNEA e sobre a intenção da companhia em negociar um Acordo Coletivo de Trabalho; b) Autorização ao SNA para iniciar negociação do referido Acordo Coletivo de Trabalho.

São Paulo, 12 de setembro de 2019.

Ondino Dutra Cavalheiro Neto
Diretor Presidente