A convite da Anac, o SNA participará, no dia 13 de novembro, em Brasília, do evento promovido pela agência reguladora sobre desafios e oportunidades do RBAC 117.

O Painel terá como objetivo discutir a implementação do RBAC 117 para os operadores brasileiros.

Entre os temas estarão: implementação do GRF, utilização de “safety cases”, possibilidades de melhoria no gerenciamento de fadiga dos tripulantes, possibilidades de melhorias na competitividade dos operadores etc.

A palestra a ser apresentada pelo SNA tratará especificamente dos impactos do RBAC 117 para os tripulantes.    

O SNA fará assembleia no dia 18 de setembro, às 13h30, em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Brasília, para prestar esclarecimentos aos associados sobre o anúncio da Latam de que pretende negociar um ACT (Acordo Coletivo de Trabalho) com seus aeronautas e para deliberar sobre autorização dos tripulantes para início dessa negociação.

Veja o edital completo: https://bit.ly/2lNCL0G.

Em reunião realizada na terça-feira (10), a empresa anunciou ao SNA que não é mais associada ao Snea (Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias) e que deseja iniciar uma negociação para pactuar um ACT, seguindo as diretrizes abaixo.

1. A Latam informou que não pretende suprimir direitos previstos atualmente na CCT;

2. Adequar os temas da CCT para a realidade da empresa;

3. Debater os seguintes temas da CCT, sem prejuízo de outros que serão apresentados no futuro (a empresa ainda não apresentou uma pauta):

3.1. Definir um conceito para aposentados por complementação ou suplementação e o que significa aposentáveis da cláusula de redução de força de trabalho;

3.2. Criar um regramento para retorno à base contratual de extra remunerado no final da jornada;

3.3. Estabelecer formas de remuneração indireta;

3.4. Permitir o uso do Passe livre.

4. Agregar temas novos:

4.1. Voos de longa distância à luz do RBAC 117;

4.2. Sigla OFF;

4.3. Aeronautas que exercem funções executivas;

4.4. Escala casada;

4.5. Dispensa de hotel em pernoite dirigido em determinada localidade;

4.6. Bases virtuais;

4.7. Regras de transferência de base contratual;

4.8. Alteração do modelo de remuneração de Km para hora.

O SNA ressalta que qualquer decisão deverá ser tomada pelos tripulantes em assembleia.

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Em ação coletiva movida pelo SNA, a Justiça condenou a Avianca a entregar toda a documentação necessária para a comprovação das condições do ambiente de trabalho e saúde dos tripulantes. Alguns dos documentos são essenciais para o requerimento de aposentadoria especial junto à Previdência Social.

Assim, a companhia fica obrigada a entregar, em um prazo de 20 dias após ser intimada, sob pena de multa, os seguintes documentos:

- PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais), com atualizações dos últimos cinco anos;

- PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional), com atualizações dos últimos cinco anos;

- LTCAT (Laudo Técnico das Condições de Ambiente de Trabalho).

- PPP (Perfil Profissiográfico Profissional ) e cópias das fichas de controle de entrega de equipamentos de proteção individual, referente a todos os períodos em que houver indicação de utilização de EPIs eficazes no formulário PPP.

Com isso, o SNA espera garantir que os tripulantes não percam essa documentação e que não se repitam situações ocorridas em experiências passadas, com empresas como Varig, Vasp e Transbrasil.

Cabe ressaltar que a companhia ainda pode recorrer da decisão.

O departamento jurídico do SNA fica à disposição pelo telefone (11) 5090-5100, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo Whatsapp 11 95375-0095 (somente para associados).

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Com o intuito de promover e facilitar a recolocação de profissionais no mercado, foi realizado na sede do SNA, em São Paulo, nos dias 9 e 10 de setembro, um curso preparatório para aqueles que querem fazer processo de seleção para comissário de voo.

O curso, ministrado por Aílton Oliveira e que teve preço especial para os associados, foi um grande sucesso.

O SNA já estuda a possibilidade de realização de novas turmas do curso.  

Fiquem atentos aos nossos meios de comunicação para novidades.

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Na última sexta-feira (6), o SNA finalizou mais uma renovação de Acordo Coletivo de Trabalho para instrutores de voo, desta vez para a Sikorski Escola de Aviação, após aprovação dos termos pelos trabalhadores.

Com isso, o sindicato reforça e mantém a atuação para a regularização dos contratos de trabalho dos instrutores de voo de todo o Brasil.

As renovações dos acordos coletivos reafirmam a condição desses profissionais da aviação como pilotos de aeronaves, conforme estipula a lei 13.475/17.

O SNA já renovou os acordos com:

- Aeroclube de Blumenau;
- Aeroclube de Carazinho;
- Aeroclube de Eldorado do Sul;
- Aeroclube do Espírito Santo;
- Aeroclube de Santa Cruz;
- Aeroclube do Rio Grande do Sul;
- Floripa Flight Escola;
- Realizar Escola de Aviação Civil;
- EPA – Escola Paranaense de Aviação;
- Aces High Escola de Aviação;
- Aeroclube de Maringá;
- Aeroclube do Espirito Santo;
- Fly Eagle Escola de Aviação;
- EFA Escola de Aviação;
- Aeroclube de Ponta Grossa;
- MG Escola de Aviação Civil;
- Aeroclube de Erechim;
- Sikorski Escola de Aviação.

Confira a lista de aeroclubes e escolas que já regularizaram os contratos de trabalho e que estão de acordo com a legislação aeronáutica neste quesito: https://goo.gl/9G64Dg.

Lembramos, por fim, que os aeronautas podem e devem denunciar quaisquer irregularidades por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

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Em reunião com a Anac, o Sindicato Nacional dos Aeronautas fez solicitações de revisão em diversos pontos dos regulamentos. Confira abaixo os temas.

- Revisão da norma de exame psicotécnico: a proposta de revisão apresentada pela agência determina que o exame psicotécnico deve ser realizado somente para exames iniciais e a cada cinco anos, o que o SNA entende ser um grande avanço. Porém, devido ao embasamento de legislações internacionais (FAA e Easa) além do Doc. 8984 da Icao, o SNA requereu que o exame deve ocorrer somente em testes iniciais e após acidentes ou incidentes graves. A fundamentação apresentada pelo SNA demonstra a falta de efetividade de exames psicológicos anuais na renovação do CMA.

- Locais de exames: Foi proposto a possibilidade de que médicos credenciados realizem exame de CMA em locais distintos, não necessariamente em clínicas especializadas.

- Diabéticos: Requerida a permissão para tripulantes portadores de diabetes (insulino-dependentes) em situação controlada a obterem o CMA.

- Portadores de HIV: Solicitada alteração para não restringir significantemente o CMA para portadores de HIV assintomático.

A Anac se comprometeu a avaliar todas as reivindicações do sindicato em revisão do RBAC 67 e IS 67-004 que está em curso.

Fiquem atentos a nossos meios de comunicação para novidades sobre o tema.

Veja o oficio encaminhado à Anac: https://bit.ly/2lPxoOq.

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O SNA se reuniu na terça-feira (10) com a direção da Latam na qual a empresa informou que não é mais associada ao Snea (Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias).

A companhia afirmou também que pretende iniciar negociações para firmar um Acordo Coletivo de Trabalho exclusivo para os seus tripulantes, que verse sobre os temas contidos na CCT (Convenção Coletiva de Trabalho). 

Dinte disso, o SNA irá convocar uma assembleia para o dia 18 de setembro para esclarecimentos sobre esse assunto e para deliberação dos tripulantes sobre o possível início destas negociações.

Fiquem atentos aos nossos meios de comunicação para a publicação do edital de convocação da assembleia e para novidades sobre o tema.

O departamento jurídico do SNA fica à disposição pelo telefone (11) 5090-5100, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo Whatsapp 11 95375-0095 (somente para associados).

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O SNA abriu um canal de comunicação para que os associados façam suas contribuições e sugestões de melhorias para a renovação da CCT da aviação regular para 2019/2020. No dia 17 de setembro, será realizada uma assembleia para deliberar sobre uma pauta de reivindicações a ser entregue às empresas. Veja o edital completo: https://bit.ly/2ka2v6W

As sugestões devem ser enviadas para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Assim como vem fazendo nos últimos anos, o SNA pretende entregar a pauta de reivindicações da categoria ao Snea (Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias) o mais cedo possível, de forma a permitir que as negociações evoluam da melhor forma e na tentativa de chegar a um acordo respeitando a data-base (1º de dezembro).

Por fim, lembramos que a decisão sobre a pauta de reivindicações será tomada por meio de votação dos associados em assembleia.

Contamos com a contribuição de todos e com a participação nas eventuais assembleias.

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O SNA informa que os escritórios regionais de Campinas e Porto Alegre excepcionalmente estarão fechados nesta quarta-feira, dia 11 de setembro.

O expediente voltará ao normal no dia 12 de setembro.

Em caso de necessidade, por favor entrar em contato com qualquer uma das outras sedes, subsedes e escritórios do SNA.

Veja endereços e telefones: https://goo.gl/lce2F7.

A agência de recrutamento VOR Holdings está com vagas para comandantes de A320 nas companhias Spring Airlines JuneYao Airlines, ambas com base em Shangai (China).

Os interessados devem entrar em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou fazer candidatura pelo site https://vorholdings.com/apply-now/.

Requisitos mínimos (em inglês):

- Age 30 to 54;
 - Valid ICAO ATPL with A320 type rating;
 - Valid Class I Medical;
 - English Proficiency ICAO Level 4 or greater;
 - Captains:  3000 hour TT and 500 PIC hours in A320;
 - Currency in A320 within 12 months;
 - Term: 3 years renewable;
 - Currency in A320 within 12 months

Obs.: O SNA apenas divulga vagas e não tem responsabilidade pela seleção.