No dia 19 de agosto de 1947 foi realizado o primeiro voo de aeronave na proteção à produção agrícola no Brasil. O responsável pelo voo pioneiro foi o comandante Clóvis Candiota, a bordo de um Muniz M9, em Pelotas (RS).

Parabéns a todos os pilotos agrícolas do Brasil!

Lembramos também que, recentemente, os pilotos agrícolas aprovaram, em assembleia promovida pelo SNA, a nova Convenção Coletiva de Trabalho da categoria, com avanços como não permitir que os recolhimentos do FGTS sejam descontados do PLR, permitir o pagamento mensal de vale-alimentação e a inclusão de cláusula que trata do Fundo de Auxílio Mútuo dos Pilotos Agrícolas.

Também recentemente foi feita eleição do representante sindical dos pilotos agrícolas, em que o comandante Ricardo Morandini foi o escolhido.

Além disso, durante o Congresso da Aviação Agrícola, o SNA lançou oficialmente o FAM –  Fundo de Auxílio Mútuo dos Pilotos Agrícolas, que tem como objetivo prestar auxílio financeiro aos associados nos casos de afastamento permanente (perda de CMA) ou morte. Saiba mais em: https://bit.ly/2OKtAwa.


dia aviacao agricola2019

*Acima, ouça entrevista com o presidente do SNA, comandante Ondino Dutra, e o recém-eleito representante sindical da aviação agrícola, Ricardo Morandini, para o programa Conexão Rural, que vai ao ar pelas rádios Conexão Rural On Line e Acústica FM, durante o Congresso Nacional de Aviação Agrícola.

****************************************

SNA marca presença no Congresso de Aviação Agrícola

O Sindicato Nacional dos Aeronautas esteve presente, entre os dias 30 de julho e 1º de agosto, no Congresso de Aviação Agrícola, realizado em Sertãozinho-SP.

Durante o congresso, foi realizada assembleia para renovação da Convenção Coletiva de Trabalho dos pilotos agrícolas, que foi aprovada pela categoria.

Os novos termos da CCT trouxeram avanços, como não permitir que os recolhimentos do FGTS sejam descontados do PLR, permitir o pagamento mensal de vale-alimentação e a inclusão de cláusula que trata do Fundo de Auxílio Mútuo dos Pilotos Agrícolas.

Veja no link: https://bit.ly/33nlb5d.

Também foi realizada assembleia para a eleição do representante sindical dos pilotos agrícolas, em que o comandante Ricardo Morandini foi o eleito. Veja no link: https://bit.ly/31mCWzv.

Além disso, durante o Congresso foi lançado oficialmente o FAM –  Fundo de Auxílio Mútuo dos Pilotos Agrícolas.

O FAM tem como objetivo prestar auxílio financeiro aos associados nos casos de afastamento permanente (perda de CMA) ou morte, de acordo com as previsões do regulamento do Fundo.

Os valores das contribuições variam de acordo com idade, plano e remuneração do piloto agrícola. Saiba mais em: https://bit.ly/2OKtAwa.

- O Congresso

O Congresso de Aviação Agrícola do Brasil, promovido pelo Sindag (Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola) com apoio do SNA, é o maior evento de aviação agrícola do mundo.

Nesse ano, a programação teve a participação de representantes de 11 países e 105 empresas.

Além das discussões técnicas e de aprimoramento das melhores práticas na aviação agrícola, foram discutidos temas como atuação política e estratégica do setor.

O número de aviões agrícolas no Brasil cresceu mais de 50% em dez anos, segundo um levantamento do Sindag —a frota nacional é a segunda maior do mundo, atrás apenas dos EUA, com 2.194 aeronaves no início de 2019.

Veja fotos do congresso: https://bit.ly/2Yy0X9R.

Pilotos da aviação agrícola aprovaram nesta quarta-feira a nova CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) da categoria para o período 2019/2020, em assembleia realizada na cidade de Sertãozinho, no interior de São Paulo.

A nova CCT garantiu reposição integral da inflação nos salários e demais cláusulas econômicas, corrigidos pelo INPC.

Confira em breve a íntegra da nova CCT.

Lembramos que, por força da lei 13.475, a Nova Lei do Aeronauta, além dos pilotos empregados em empresas de aviação agrícola, os pilotos que trabalham como pilotos agrícolas para privados (fazendas, usinas etc) também têm suas relações de trabalho regidas pela CCT.

Ressaltamos, ainda, que a participação dos pilotos, por meio da associação ao SNA e da presença nas assembleias, é essencial.

O departamento jurídico do SNA fica à disposição para eventuais esclarecimentos pelo telefone (11) 5090-5100 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Associe-se ao SNA
Via site: https://tinyurl.com/sna-associe-se
Via Whatsapp: 21 98702-6770
Via app: SNA no Google Play ou Apple Store

Em assembleia realizada pelo SNA nesta quarta-feira (31), na cidade de Sertãozinho-SP, a categoria elegeu como representante sindical para aviação agrícola o piloto Ricardo Morandini.

A assembleia foi realizada durante o Congresso da Aviação Agrícola do Brasil.

O SNA congratula o novo representante e reforça os votos de, juntos, intensificarmos a contribuição para a defesa dos interesses dos aeronautas na aviação agrícola.

Associe-se ao SNA
Via site: https://tinyurl.com/sna-associe-se
Via Whatsapp: 21 98702-6770
Via app: SNA no Google Play ou Apple Store

EDITAL CONVOCATÓRIO DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

O Sindicato Nacional dos Aeronautas - SNA, nos termos do seu Estatuto Social, por seu Diretor Presidente, ao final assinado, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo disposto no artigo 27, alínea “a”, combinado com os artigos 20, 21 §4º, 22 caput e §2º, 24, 25 “c ” e parágrafo único, “b”, 30 caput e §2 e 3º e 31, §1 º, todos do referido Estatuto Social e observados os demais requisitos estatutários e legais, convoca os pilotos da Aeroclube Regional de Maringá, a participarem da Assembleia Geral Extraordinária, que será realizada no dia 19 de julho de 2019, às 14h00, em primeira convocação, e às 14h30, em segunda e última convocação, na Sede da Empresa, localizada na Avenida Drº Vladimir Babkov, S/nº, Hangar 46, Parque Industrial Mario Bulhões, Maringá – PR, para seguinte ordem do dia: a) esclarecimentos e deliberação sobre proposta de renovação do Acordo Coletivo de Trabalho.

São Paulo, 25 de julho de 2019.

Ondino Dutra Cavalheiro Neto
Diretor Presidente

EDITAL CONVOCATÓRIO - ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

O Sindicato Nacional dos Aeronautas - SNA, nos termos do seu Estatuto Social, por seu Diretor Presidente, ao final assinado, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo disposto no artigo 27, alínea “a”, combinado com os artigos 20, 21, caput e §4º, 24, caput, 25 alínea “c ” e parágrafo único, “b”, 30 caput, 31 caput e §1º, todos do Estatuto Social e observados os demais requisitos estatutários e legais, convoca os associados e não associados a participarem da Assembleia Geral Extraordinária, que será realizada no dia 31 de julho de 2019, às 15:30 horas, em primeira convocação, e às 16:00 horas, em segunda e última convocação, no Congresso de Aviação Agrícola, localizado na Avenida Marginal João Olézio Marques, 3.563, Sala 2 – Distrito Industrial, Sertãozinho-SP, CEP: 14160-100, para a seguinte ordem do dia: a) votação e eleição do representante sindical da aviação agrícola, iniciando-se em seguida a apuração dos votos, a declaração dos eleitos e consequente nomeação e posse.

São Paulo, 22 de julho de 2019.

Ondino Dutra Cavalheiro Neto
Diretor Presidente

EDITAL CONVOCATÓRIO - ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

O Sindicato Nacional dos Aeronautas - SNA, nos termos do seu Estatuto Social, por seu Diretor Presidente, ao final assinado, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo disposto no artigo 27, alínea “a”, combinado com os artigos 20, 21, caput e §4º, 24, caput, 25 alínea “c ” e parágrafo único, “b”, 30 caput, 31, caput e §1º, todos do Estatuto Social e observados os demais requisitos estatutários e legais, convoca os associados e não associados a participarem da Assembleia Geral Extraordinária, que será realizada no dia 31 de julho de 2019, às 14:30 horas, em primeira convocação, e às 15:00 horas, em segunda e última convocação, no Congresso de Aviação Agrícola, localizado na Avenida Marginal João Olézio Marques, 3.563, Sala 2 – Distrito Industrial, Sertãozinho-SP, CEP: 14160-100, para a seguinte ordem do dia: a) Avaliação e deliberação da proposta do SINDAG para renovação da Convenção Coletiva de Trabalho da Aviação Agrícola 2019/2020; b) Autorização para o SNA instaurar o Dissídio Coletivo, caso malogrem as negociações junto ao Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola - SINDAG.

São Paulo, 22 de julho de 2019.

Ondino Dutra Cavalheiro Neto
Diretor Presidente

EDITAL CONVOCATÓRIO DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

O Sindicato Nacional dos Aeronautas - SNA, nos termos do seu Estatuto Social, por seu Diretor Presidente, ao final assinado, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo disposto no artigo 27, alínea “a”, combinado com os artigos 20, 21 §4º, 22 caput e §2º, 24, 25 “c ” e parágrafo único, “b”, 30 caput e §2 e 3º e 31, §1 º,  todos do referido Estatuto Social e observados os demais requisitos estatutários e legais, convoca os pilotos do Aeroclube de Espírito Santo, a participarem da Assembleia Geral Extraordinária, que será realizada no dia 19 de julho de 2019, às 14h00, em primeira convocação, e às 14h30, em segunda e última convocação, na Sede da Empresa, localizada na Avenida Francisco Lacerda de Aguiar, s/n, Rodovia do Sol, Km 14, Barra do Jacu, Vila Velha - ES, para seguinte ordem do dia: a) esclarecimentos e deliberação sobre proposta de renovação do Acordo Coletivo de Trabalho.

São Paulo, 16 de julho de 2019.

Ondino Dutra Cavalheiro Neto
Diretor Presidente

O SNA finalizou, no último dia 12, o Acordo Coletivo de Trabalho de pilotos agrícolas, com a Taim Aero Agrícola Ltda, localizada em Pelotas (RS), após aprovação dos termos pelos pilotos da empresa. 

Este é o quarto acordo finalizado com empresas de aviação agrícola em todo o país e mais uma conquista do sindicato na busca por melhores condições de trabalho para os pilotos agrícolas.

O SNA continuará atuando nas demais empresas a fim de que todos os pilotos agrícolas sejam atendidos em suas necessidades, levando em consideração as diferenças regionais dessa atividade.

O acordo segue os padrões da lei 13.475/17, a Nova Lei do Aeronauta, e prevê, entre outras coisas:

- Possibilidade de interrupção da jornada com descanso garantido;
- Salário fixo anual;
- Adicional de periculosidade;
- Rateio igualitário da participação nos lucros e resultados, independentemente da produtividade;
- Ajustes nos limites de jornada e horas de voo para o período de safra (respeitando os parâmetros de segurança de voo);
- Mínimo de oito folgas mensais; 
- Licença remunerada no período de entressafra;
- Adicional Noturno;
- Custeio de revalidações de CMA e CHT.

O SNA ressalta que prosseguirá com a atuação perante as empresas de aviação agrícola de todo o território nacional para a regularização dos contratos de trabalho dos pilotos.

Lembramos, por fim, que os pilotos agrícolas podem e devem denunciar quaisquer irregularidades por meio do e-mail ricardo.morandini@aeronautas.org.br ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Associe-se ao SNA
Via site: https://tinyurl.com/sna-associe-se
Via Whatsapp: 21 98702-6770
Via app: SNA no Google Play ou Apple Store 

EDITAL CONVOCATÓRIO DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

O Sindicato Nacional dos Aeronautas - SNA, nos termos do seu Estatuto Social, por seu Diretor Presidente, ao final assinado, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo disposto no artigo 27, alínea “a”, combinado com os artigos 20, 21 §4º, 22 caput e §2º, 24, 25 “c ” e parágrafo único, “b”, 30 caput e §2 e 3º e 31, §1 º, todos do referido Estatuto Social e observados os demais requisitos estatutários e legais, convoca os pilotos da TAIM AERO AGRÍCOLA, a participarem da Assembleia Geral Extraordinária, que será realizada no dia 10 de julho de 2019, às 13h00, em primeira convocação, e às 13h30, em segunda e última convocação, na Sede do SNA em Porto Alegre, localizada na Avenida dos Estados, nº 1825, loja 06, Bairro Anchieta, CEP: 90200-001, para seguinte ordem do dia: a) esclarecimentos e deliberação sobre proposta de Acordo Coletivo de Trabalho para os pilotos da empresa TAIM AERO AGRÍCOLA.

São Paulo, 05 de julho de 2019.

Ondino Dutra Cavalheiro Neto
Diretor Presidente

O SNA informa que serão realizadas a eleição do representante sindical para aviação agrícola e a discussão para renovação da CCT da categoria durante o Congresso da Aviação Agrícola do Brasil.

O evento, promovido pelo Sindag com apoio do SNA, acontecerá entre os dias 30 de julho e 1º de agosto, em Sertãozinho, interior de São Paulo.

Desta forma, todos os pilotos da aviação agrícola ficam convidados a participar do congresso e das deliberações do SNA —em breve será divulgado edital convocatório tanto para a eleição do representante quanto para a discussão da CCT.

Para participar, basta fazer inscrição gratuita pelo site https://www.congressoavag.org.br.

O evento também terá painéis de discussão e palestras em que serão abordados temas como novas tecnologias, tendências para o futuro, manutenção, segurança, legislação e meio ambiente.

Estima-se que cerca de 200 expositores estarão presentes.

Participe!    

Os associados ao SNA têm direito a entrada gratuita no Congresso da Aviação Agrícola do Brasil, que será realizado pelo Sindag entre os dias 30 de julho e 1º de agosto, em Sertãozinho, interior de São Paulo.

Para tanto, basta fazer inscrição pelo site https://www.congressoavag.org.br/.

Além de ser um dos apoiadores do evento, o SNA com um stand no local e participará das palestras e painéis de discussão.

Entre os temas que serão abordados estão novas tecnologias, tendências para o futuro, manutenção, segurança, legislação e meio ambiente.

Estima-se que cerca de 200 expositores estarão presentes.

Participe!    

Folder Congresso Sindag 2019