Cerca de 160 comissários participaram do Open Day da companhia Emirates Airlines, dos Emirados Árabes Unidos, na sede do SNA no último sábado (18).

O SNA tem realizado diversos eventos de recrutamento em sua sede, tanto para comandantes e copilotos como para comissários, com intuito buscar recolocação para esses tripulantes no exterior.

Estes eventos têm sido especialmente importantes para os tripulantes da Avianca devido ao momento delicado vivido pela companhia e a demissão em massa de pilotos e comissários.

Fiquem atentos aos meios de comunicação do SNA para a divulgação de novas oportunidades.


Emirates Open Day 18 05 3

Em assembleia realizada nesta sexta-feira (17), em São Paulo, tripulantes da Avianca deliberaram por manter a greve, com a suspensão de todas as decolagens de voos nos aeroportos de Congonhas (São Paulo) e Santos Dumont (Rio de Janeiro), por tempo indeterminado. O movimento paredista teve início às 6h desta sexta.

Não haverá manifestações coletivas nos aeroportos durante o fim de semana, mas o SNA convoca todos os tripulantes para comparecerem a Congonhas e Santos Dumont na segunda-feira, às 6h, para novamente realizarem manifestação pacífica.

O TST (Tribunal Superior do Trabalho) concedeu uma liminar na quinta em favor da Avianca que exige a manutenção 60% dos tripulantes disponíveis durante o período de greve, já que trata-se de serviço essencial.

No entanto, a categoria defende que o serviço de transporte aéreo de passageiros está sendo prestado pelas companhias congêneres, especialmente Gol, Latam e Azul, haja vista a drástica diminuição da malha da Avianca nos últimos meses.

A paralisação dos voos da Avianca corresponde à suspensão de uma parcela ínfima da oferta do mercado.

A empresa possui apenas seis aeronaves em operação hoje em todo o país, sendo que as três principais concorrentes possuem, em conjunto, mais de 400 aeronaves —ou seja, a frota da Avianca representa pouco mais de 1% do total.

Desta forma, a exigência da manutenção do serviço essencial à sociedade está atendida e a paralisação unicamente dos empregados da Avianca não tem, portanto, a capacidade de prejudicar a sociedade.

Além disso, a categoria referendou de forma unanime que o SNA não tem condições de verificar o contingente dos tripulantes, pois não tem acesso à malha de voos da empresa e da escala dos pilotos e comissários.

O SNA ressalta também que, ainda que a greve tenha sido deflagrada devido ao atraso no pagamento de salários e outras verbas trabalhistas, a segurança de voo é o ponto mais importante neste momento.

A própria ministra Dora Maria da Costa ponderou, na decisão da liminar, que estes aspectos “acarretam mudanças das condições emocionais dos pilotos das aeronaves, levando ao comprometimento da segurança dos voos”.

Fiquem atentos aos meios de comunicação do SNA para novidades sobre o tema.

O SNA ingressou nesta quinta-feira (2) com uma ação para que a Avianca efetue correções na lista de antiguidade apresentada pela empresa com relação aos comissários de voo.

No último dia 24 de abril, a Avianca publicou comunicados aos tripulantes informando que reduziria o quadro de aeronautas, diante da diminuição de sua malha decorrente da recuperação judicial (veja aqui: https://bit.ly/2WllQQy).

Para tanto, a companhia precisa respeitar a cláusula da Convenção Coletiva de Trabalho que trata de redução de força de trabalho —a antiguidade é um dos critérios.

Ocorre que a lista apresentada tem inconsistências que precisam ser dirimidas. 

Fiquem atentos aos nosso meios de comunicação para os desdobramentos do tema e acesse o novo portal do associado para mais informações: https://bit.ly/2XDzwqf.

O departamento jurídico do SNA fica à disposição para esclarecimentos pelo telefone (11) 5090-5100, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo Whatsapp 11 95375-0095 (somente para associados).

Associe-se ao SNA
Via site: https://tinyurl.com/sna-associe-se
Via Whatsapp: 21 98702-6770
Via app: SNA no Google Play ou Apple Store    

O Sindicato Nacional dos Aeronautas acaba de lançar um portal exclusivo para os associados, com acesso por meio de login e senha. A ideia é disponibilizar neste espaço serviços especiais e restritos para os pilotos e comissários que fazem parte do SNA.

O portal inicia com conteúdo para auxiliar os tripulantes da Avianca neste momento delicado da companhia.

Em breve, porém, haverá conteúdo para todos os associados, sejam eles de quaisquer empresas da aviação regular ou de táxi aéreo, aviação agrícola, instrutores e estudantes.

Para acessar, basta entrar no link https://portal.aeronautas.org.br ou procurar o botão "PORTAL DO ASSOCIADO" no site do SNA e fazer o registro —o CPF será usado como login, e será necessário informar o e-mail cadastrado no sindicato e criar uma senha.

Os associados que tiverem quaisquer problemas com acesso devem entrar em contato com o departamento de cadastro do SNA pelo whatsapp ou telefone (21) 98702-6770.

Avianca

As orientações disponíveis no portal do associado para os tripulantes da Avianca trazem explicações sobre a situação da companhia, sobre ações judiciais coletivas e individuais e uma série de artigos sobre temas como FGTS, seguro desemprego, plano de saúde, orientações para situações particulares como renegociação de dívidas, de financiamento imobiliário, contratos de locação de imóvel, pensão alimentícia etc.

Além disso, o SNA também permanece à disposição para atender ao associado, seja pelos canais de contato ou presencialmente em seus escritórios.

Associe-se ao SNA
Via site: https://tinyurl.com/sna-associe-se
Via Whatsapp: 21 98702-6770
Via app: SNA no Google Play ou Apple Store

O Sindicato Nacional dos Aeronautas ajuizou ação contra a Avianca em que pede que a empresa efetue imediatamente o pagamento integral da multa de 40% sobre o FGTS depositado aos tripulantes que assinaram o Plano de Demissão Voluntária.

A ação também requer o pagamento das verbas rescisórias aos aeronautas que assinaram o PDV no dia 2 de abril e ainda não receberam a 1ª parcela.

Foi designada audiência para o dia 19 de junho de 2019.

Fiquem atentos aos nossos meios de comunicação para novidades sobre o caso.

Leia mais sobre a Avianca: www.aeronautas.org.br/noticias/avianca.

Associe-se ao SNA 
Via site: https://tinyurl.com/sna-associe-se
Via Whatsapp: 21 98702-6770
Via app: SNA no Google Play ou Apple Store

Em assembleia realizada na segunda-feira (8), em São Paulo, o SNA prestou esclarecimentos aos aeronautas sobre o que foi definido na assembleia geral de credores da Avianca, que por sua vez foi realizada no último dia 5 de abril, e sobre o uso dos recursos oriundos da possível venda das UPIs.

Como já divulgado, o plano de recuperação judicial da companhia sofreu ajustes e prevê agora a criação de sete UPIs (Unidades Produtivas Isoladas), sendo seis companhias aéreas e uma empresa que deterá o Programa Amigos. Além disso, a Avianca continuaria com uma operação remanescente, com 16 slots em quatro destinos, até que venda das UPIs seja concluída.

O SNA considera que o plano aprovado é omisso em muitos pontos referente aos tripulantes e que contém injustiças que precisam ser corrigidas.

Na assembleia de segunda-feira, a categoria aprovou algumas premissas para a atuação do sindicato, com objetivos a serem buscados. Os principais são:

- Trabalhar pela empregabilidade dos tripulantes nas UPIs e na operação remanescente;
- Buscar a garantia do recebimento das verbas trabalhistas;
- Buscar um critério claro para as seleções de tripulantes.

Além das premissas acima, ficou definido que o sindicato deve procurar o MPT para auxiliar na resolução do conflito. O SNA também deverá requerer reunião com a Anac para entender com mais profundidade os trâmites necessários para as emissões dos Certificados de Operadores Aéreos (COA). Por fim, também deverá pedir reunião com o Cade (Conselho administrativo de Defesa Econômica) para entender o posicionamento da autarquia sobre a venda das UPIs para outras companhias aéreas.

O SNA conta ainda com o apoio do deputado Coronel Tadeu, que se colocou à disposição para auxiliar a categoria na demanda.

Fiquem atentos aos nossos meios de comunicação para novidades sobre o caso.

Leia mais sobre a Avianca: www.aeronautas.org.br/noticias/avianca

Associe-se ao SNA
Via site: https://tinyurl.com/sna-associe-se
Via Whatsapp: 21 98702-6770
Via app: SNA no Google Play ou Apple Store

Nesta quarta-feira (3), a Avianca apresentou um novo plano de recuperação judicial, que altera substancialmente o que havia sido apresentado anteriormente. No vídeo, o presidente do SNA, comandante Ondino Dutra, e o diretor da Secretaria de Relações Internacionais, comandante Marcelo Ceriotti, apresentam detalhes do plano divulgado nesta quarta.

Em vez da criação de uma única UPI (Unidade Produtiva Isolada) para venda de parte de seus ativos, agora a empresa pretende criar sete UPIs, que irão a leilão caso o plano seja aprovado na assembleia de credores marcada para dia 5 de abril. Além da Azul, Gol e Latam teriam interesse na aquisição dessas UPIs.

Lembramos que uma assembleia dos tripulantes está marcada para o dia 8 de abril, na sede do SNA, às 13h30, para deliberações sobre esta nova medida e sobre o resultado da assembleia geral de credores. Veja o edital completo: https://bit.ly/2YyTHa9.

Leia mais sobre a Avianca: www.aeronautas.org.br/noticias/avianca

Associe-se ao SNA
Via site: https://tinyurl.com/sna-associe-se
Via Whatsapp: 21 98702-6770
Via app: SNA no Google Play ou Apple Store

A assembleia geral de credores da Avianca, que seria realizada nesta sexta-feira (29), foi postergada por falta de quórum —era necessária a presença dos credores titulares de mais da metade dos saldos dos créditos.

Desta forma, ficam convocados os credores para realização da assembleia geral em segunda convocação, no dia 5 de abril, às 14h, ocasião em que será instalada com a presença de qualquer número de credores presentes.

A assembleia servirá para que os credores aprovem, rejeitem ou modifiquem o plano de recuperação judicial da empresa. Entre as medidas para recuperação a serem apresentadas para deliberação está a criação e a venda de uma UPI (Unidade Produtiva Isolada) denominada Life Air.

Na última quarta-feira, em audiência realizada na 1ª Vara de Falências e Recuperações Judicias de São Paulo, a Avianca não teve sucesso em uma tentativa de devolução amigável de 19 aeronaves às empresas arrendadoras, que exigem o pagamento de compromissos atrasados para fechar esse possível acordo.

No entanto, uma liminar do STJ (Superior Tribunal de Justiça) impede a reintegração de posse das aeronaves da Avianca até que seja realizada a assembleia dos credores. Entendemos, assim, que a decisão deve ser estendida até o dia 5, data da segunda chamada da assembleia. Porém não há como ter certeza devido à possibilidade de eventuais novas decisões judiciais.

Por fim, ressaltamos que a assembleia da categoria convocada pelo SNA, que seria realizada no dia 1º, fica alterada para o dia 8 de abril. A AGE servirá para prestar esclarecimentos aos tripulantes sobre o processo de recuperação e deliberar sobre possíveis formas de atuação do sindicato. Veja o edital completo: https://bit.ly/2YyTHa9.

Leia mais sobre a Avianca: www.aeronautas.org.br/noticias/avianca

Associe-se ao SNA
Via site: https://tinyurl.com/sna-associe-se
Via Whatsapp: 21 98702-6770
Via app: SNA no Google Play ou Apple Store

EDITAL CONVOCATÓRIO DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

O Sindicato Nacional dos Aeronautas - SNA, nos termos do seu Estatuto Social, por seu Diretor Presidente, ao final assinado, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo disposto no artigo 27, alínea “a”, combinado com os artigos 20, 21 §4º, 22 caput e §2º, 24, 25 “c ” e parágrafo único, “b”, 30 caput e §2 e 3º e 31, §1 º,  todos do referido Estatuto Social e observados os demais requisitos estatutários e legais, convoca os pilotos do Aeroclube de Presidente Prudente, a participarem da Assembleia Geral Extraordinária, que será realizada no dia 11 de março de 2019, às 14h, em primeira convocação, e às 14h30, em segunda e última convocação, na Sede da Empresa, localizada à Rod. Assis Chateuabrind KM 459, S/N, Bairro Aeroporto, Cidade Presidente Prudente – Estado São Paulo, para seguinte ordem do dia: a) esclarecimentos e deliberação sobre proposta do Acordo Coletivo de Trabalho.

São Paulo, 08 de março de 2019.

Ondino Dutra Cavalheiro Neto
Diretor Presidente

A companhia aérea Scoot, de Singapura, abriu oportunidades para comandantes e copilotos type rated de B737.

Haverá seleção nos dias 13 e 26 de março, em Singapura, diretamente pela empresa.

Candidaturas e pedidos de informação devem ser enviados para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Obs.: O SNA apenas divulga vagas e não tem responsabilidade sobre as mesmas.


Flyer B737 JPEG

Mais Artigos...