Comissão Nacional de Fadiga Humana faz reunião em São Paulo

Fonte
  • Menor Pequena Medium Grande Maior
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Dando continuidade à agenda de 2018, a CNFH (Comissão Nacional de Fadiga Humana) esteve reunida no dia 2 de outubro na subsede do SNA, em São Paulo. Entre os tópicos abordados estiveram a sequência de trabalho para este ano e para 2019, a inclusão de novos membros e o Projeto Fadigômetro.

Na ocasião, passaram a integrar a comissão o comissário Mauro Matias, profissional que alia o conhecimento do setor à formação em psicologia, com especialização em gestão de recursos humanos, além de Flávio Souto e Vânia Melhado, representantes da Sociedade Brasileira de Medicina Aeroespacial, fortalecendo o corpo de especialistas em saúde da CNFH.

Fadigômetro

O mais amplo estudo sobre fadiga realizado atualmente na aviação brasileira foi destaque na pauta da reunião e teve sua primeira apresentação de dados, referentes aos meses de janeiro, maio e julho.

Apesar de ainda preliminares, os números se mostram promissores quanto à proposta e função do projeto: determinar o nível de exposição dos tripulantes da aviação regular brasileira aos riscos da fadiga para, então, serem propostos métodos de análise desses riscos e estratégias para sua mitigação.

Os dados continuam sob avaliação do corpo técnico que integra o estudo e, em breve, um primeiro relatório oficial será apresentado ao público.

A reunião foi encerrada com a indicação feita pela Dra. Frida Fischer, integrante do Projeto Fadigômetro, do 24th International Symposium on Shiftwork and Working Time, evento que acontecerá em 2019 no EUA. Coordenado pela Comissão Internacional de Saúde Ocupacional, o simpósio abordará estudos, pesquisas e práticas relacionadas aos aspectos psicossociais e aos problemas de saúde decorrentes das jornadas de trabalho.

Estiveram presentes a pedagoga Adriana Mattos e a tenente Simone, representando o Cenipa, o major Guaraciava, representando o Exército Brasileiro, e a Dra. Frida Fischer, representando a Faculdade de Saúde Pública da USP.

Pelas companhias aéreas, esteve presente Philipe Pacheco (Azul) e participaram, por vídeo conferência, Janaína da Silva (Avianca), Anna Stella (Passaredo), Marcelo Maciel (Modern Logistics) e o comandante Paulo Licati (Modern Logistics).

As entidades de classe estiveram presentes por meio do comandante Tulio Rodrigues (SNA) e de Mariana Lima (SNA), Alfredo Menquini (Abrapac) e Eduardo Morteo (Asagol), e por vídeo conferência com Raul Souza (Abear).

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS