A Passaredo Transportes Aéreos apresentou ao SNA uma proposta preliminar de Acordo Coletivo de Trabalho para seus tripulantes como medida emergencial dada a crise causada pela pandemia de covid-19. Em contrapartida à proposta, a empresa garante a manutenção dos empregos durante a vigência do possível acordo, nos meses de abril, maio e junho de 2020.

Essa proposta de acordo deverá ser aprovada pelos tripulantes associados da companhia. Em breve o SNA convocará para a votação on-line.

A proposta da Passaredo prevê que todos os aeronautas sejam colocados em licença remunerada compulsória nos meses de abril, maio e junho, dada a paralização completa da empresa. Aqueles que não quiserem a licença remunerada teriam a opção de aderir a um Programa de Demissão Voluntária.

- Proposta da Passaredo

LICENÇA REMUNERADA COMPULSÓRIA

- Nos meses de abril, maio e junho, os tripulantes receberão 20% (vinte por cento) da remuneração fixa mensal em forma de abono.

- Fica garantida a estabilidade de emprego para os meses de abril, maio e junho de 2020.

PROGRAMA DE DEMISSÃO VOLUNTÁRIA

- Ainda não finalizada a proposta.

É importante esclarecer que as demais previsões da Convenção Coletiva de Trabalho e da Lei do Aeronauta permanecem inalteradas.

Ressaltamos mais uma vez que a aceitação dessa proposta depende da aprovação pela maioria dos associados em votação on-line.

Em caso de dúvida, entre em contato com o SNA.

Canais de atendimento: https://bit.ly/3breFNZ.

Associe-se ao SNA
Via site: https://tinyurl.com/sna-associe-se
Via Whatsapp: 21 98702-6770
Via app: Procurar SNA no Google Play ou na Apple Store

Devido a um grande números de acessos simultâneos e a problemas técnicos, o site do SNA ficou fora do ar por alguns momentos nesta terça-feira (24), dificultando o acesso ao sistema de votação das propostas de acordos coletivos da Latam e da Gol.

O SNA informa que o sistema já está restabelecido e que todos aqueles que entraram em contato por nossos meios de comunicação serão respondidos individualmente, de forma a solucionar todos os problemas.

A votação on-line nas proposta continua até quinta-feira (26), conforme a previsão inicial. Desta forma, todos terão oportunidade de exercer sua escolha.

Para saber mais sobre a votação da Latam, acesse: https://bit.ly/39dvCcX.

Para saber mais sobre a votação da Gol, acesse: https://bit.ly/2WMG2Ot.

Associe-se ao SNA
Via site: https://tinyurl.com/sna-associe-se
Via Whatsapp: 21 98702-6770
Via app: Procurar SNA no Google Play ou na Apple Store

#OrgulhoDePertencer
#VoarÉNossaMissão

A Gol apresentou ao SNA uma proposta de Acordo Coletivo de Trabalho como medida emergencial dada a diminuição drástica da receita e do número de voos, causada pela pandemia de covid-19. Segundo a empresa, essa é uma medida necessária à sustentabilidade da companhia, que em contrapartida garante a manutenção dos empregos.

Essa proposta de acordo será levada à deliberação dos associados, por meio de votação on-line.

Uma assembleia foi convocada para o dia 23 de março, às 15h, na sede do SNA, para definir as datas, horários e regramento da votação on-line. Veja o edital: https://bit.ly/2vDtvl3.

Proposta apresentada pela empresa:

- Vigência para os meses de abril, maio e junho de 2020;

- Abrange todos os aeronautas da empresa;

- Redução de jornada com proporcional redução de remuneração fixa nos meses de abril, maio e junho, conforme os seguintes critérios:

ABRIL

- Mínimo de 16 folgas regulamentares mensais, não necessariamente em dias corridos;

- Redução de 30% da remuneração fixa (salário + compensação orgânica + adicional de periculosidade);

- Permanecem inalterados os critérios de apuração, remuneração e pagamento da remuneração variável a partir da 37ª hora de voo (e não mais a partir da 54ª hora de voo).

MAIO

- Mínimo de 18 folgas regulamentares mensais, não necessariamente em dias corridos;

- Redução de 40% da remuneração fixa (salário + compensação orgânica + adicional de periculosidade) ;

- Permanecem inalterados os critérios de apuração, remuneração e pagamento da remuneração variável a partir da 32ª hora de voo (e não mais a partir da 54ª hora de voo).

JUNHO

- Mínimo de 20 folgas regulamentares mensais, não necessariamente em dias corridos;

- Redução de 50% da remuneração fixa (salário + compensação orgânica + adicional de periculosidade);

O acordo também prevê que:

- Permanecem inalterados os critérios de apuração, remuneração e pagamento da remuneração variável a partir da 27ª hora de voo (e não mais a partir da 54ª hora de voo).

- Em qualquer caso, fica assegurada a remuneração mínima de R$ 2.600,00;

- Garantia de emprego para todos os tripulantes durante a vigência do acordo;

- A empresa poderá publicar até 10 (dez) sobreavisos por mês;

- A escala de trabalho será quinzenal e publicada com 2 (dois) dias de antecedência;

PROGRAMA VOLUNTÁRIO DE LICENÇA NÃO REMUNERADA

- Período mínimo de 1 mês;

- Garantia de retorno à mesma base contratual;

- Manutenção da posição na lista de senioridade;

- Manutenção do plano de saúde;

- Benefícios viagem e MYID TRAVEL;

- Passe tripulante extra CAT 2;

- Passe livre nas empresas congêneres;

- Vale alimentação;

- Plano de saúde.

Além disso, o acordo prevê:

- Tripulantes a partir de 60 anos de idade terão a opção de permanecerem fora da escala de voo, observados os critérios de jornada e remuneração previstos aos demais tripulantes para os meses de abril, maio e junho.

- O pagamento do PPR 2019 será postergado para 31/8/20.

É importante esclarecer que as demais previsões da Convenção Coletiva de Trabalho e da Lei do Aeronauta permanecem inalteradas, incluindo as diárias e o vale alimentação.

A aceitação dessa proposta depende da aprovação pela maioria dos associados em votação on-line.

O SNA estará de plantão durante todo o final de semana, das 9h às 18h00, para esclarecimentos pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo Whatsapp 11 95375-0095.

Associe-se ao SNA
Via site: https://tinyurl.com/sna-associe-se
Via Whatsapp: 21 98702-6770
Via app: Procurar SNA no Google Play ou na Apple Store

O SNA enviou ofício ao Ministério da Economia em que apresenta medidas para minimizar o impacto econômico da pandemia de covid-19 na aviação brasileira em apoio às propostas feitas pela Abear (Associação Brasileira das Empresas aéreas), com o objetivo de preservar os empregos e solidez da aviação nacional.

Destaca-se que o setor aéreo está sendo um dos mais afetados pelos impactos da crise, sendo anunciada a redução na oferta dos voos domésticos e internacionais, além da suspensão de voos para o Brasil.

Entre as medidas apresentadas estão:

1. Redução de impostos PIS/Cofins sobre QAV e remoção do mesmo sobre venda de passagens aéreas;

2. Desoneração da folha de pagamento, preservando os empregos;

3. Isenção das tarifas de navegação aérea e redução das taxas aeroportuárias;

4. Linha de crédito para capital de giro, a exemplo do que já ocorre na China, Singapura e Colômbia.

Além disso, o SNA apoia toda e qualquer medida que possa auxiliar o setor neste momento de extrema dificuldade, tendo em vista que a aviação é sempre uma atividade estratégica para a economia nacional.

Por fim, ressaltamos também que o SNA já está em contato com a Anac para postergar o vencimento das habilitações, como forma de ajudar a mitigar os impactos da crise para o tripulantes.

EDITAL CONVOCATÓRIO DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

O Sindicato Nacional dos Aeronautas - SNA, nos termos do seu Estatuto Social, por seu Diretor Presidente, ao final assinado, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo disposto no artigo 27, alínea “a”, combinado com os artigos 20, 21, caput e §4º, 24, 25 “c ” e parágrafo único, “b”, 30, caput, e 31, §1º, todos do referido Estatuto Social e observados os demais requisitos estatutários e legais, convoca os aeronautas associados ao SNA da AZUL LINHAS AÉREAS BRASILEIRAS S/A, a participarem da Assembleia Geral Extraordinária, que será realizada no dia 17 de março de 2020, às 16:00h, em primeira convocação, e às 16:30h, em segunda e última convocação, no Ramada Hotel Viracopos, localizado na Rua Sérgio Fernandes Borges Soares, nº 1000, bairro Distrito Industrial, Campinas – SP, CEP: 13054-709, para a seguinte ordem do dia: Ordem do dia: Esclarecimento e deliberações acerca do pagamento do PPR.

São Paulo, 13 de março de 2020.

Ondino Dutra Cavalheiro Neto
Diretor Presidente

A Anac irá realizar edição da Semana Safety, evento voltado à promoção da segurança operacional na aviação civil brasileira, entre os dias 24 e 26 de março, no Rio de Janeiro.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até o dia 15 de março no portal de capacitação da Anac: https://bit.ly/2VIn9vs.

Para saber mais, acesse: https://bit.ly/38qzBT2.
 
Local do evento: Auditório da unidade regional da Anac no Rio de Janeiro - Avenida Presidente Vargas, 850, Centro.

Após o SNA ter oficiado a Azul Linhas Aéreas com a contraproposta dos pilotos para a questão da equiparação salarial, a empresa respondeu nesta segunda-feira (2) ao sindicato informando que não aceita a contraproposta dos tripulantes.

Diante disso, o SNA irá convocar uma nova assembleia dos pilotos da Azul em breve para decidir os próximos passos.

Fiquem atentos aos nossos meios de comunicação para a publicação do edital de convocação da assembleia.

O SNA fica à disposição para esclarecimentos de dúvidas e para quaisquer outras orientações pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo WhatsApp 11 95375-0095 (somente para associados).

Associe-se ao SNA
Via site: https://tinyurl.com/sna-associe-se
Via Whatsapp: 21 98702-6770
Via app: Procurar SNA no Google Play ou na Apple Store

O SNA participa nesta quarta (19) e quinta-feira (20), em Brasília, do workshop  “Nova Instrução Suplementar de Programas de Instrução (IS 141-007)”.

O evento tem como objetivo produzir um regulamento que preveja formação mais próxima às melhores práticas internacionais, que sugerem que o ensino seja efetuado por competências —conhecimentos a serem adquiridos ao longo da instrução. 

A proposta a ser elaborada deve superar os manuais antigos e prescritivos, que determinam o que deve ser ensinado em cada treinamento. 

O SNA encaminhou à Azul Linas Aéreas o resultado das assembleias de copilotos e comandantes, que rejeitaram as propostas apresentadas para a questão da equiparação salarial.

No ofício, o SNA também encaminhou as contrapropostas aprovadas pelos pilotos nas próprias assembleias —espera-se uma resposta da empresa em até dez dias.

Entre os copilotos, 96,8% rejeitaram a proposta da Azul, enquanto entre os comandantes a rejeição foi de 100%.

No entanto, para preservar o princípio da boa-fé negocial, os aeronautas optaram por dar continuidade à tentativa de conciliação. 

Fiquem atentos aos nossos meios de comunicação para novidades.

O SNA fica à disposição para esclarecimentos de dúvidas e para quaisquer outras orientações pelo e-mail juridico@aeronautas.org.br ou pelo WhatsApp 11 95375-0095 (somente para associados).

Associe-se ao SNA
Via site: https://tinyurl.com/sna-associe-se
Via Whatsapp: 21 98702-6770
Via app: Procurar SNA no Google Play ou na Apple Store

 

Em resposta a uma solicitação do SNA, a Gol Linhas Aéreas informou que já disponibilizou em seu portal a FAP (Ficha de Avaliação de Pilotos) específica para os voos de avaliação de elevação de nível, de forma a tornar mais transparentes as cobranças para este tipo de voo.

A ficha está disponível no Cedoc (Coordenadoria de Treinamento de Pilotos). Cada copiloto que será avaliado também receberá em seu e-mail a ficha antes da avaliação.

O SNA também pediu que, em caso de reprovação, seja disponibilizado um segundo voo de avaliação em um período mais breve, de forma a possibilitar que o tripulante não perca sua turma de elevação.

Este ponto ainda está em análise pela empresa, que em breve dará um retorno ao sindicato.

Fiquem atentos aos nossos meios de comunicação para novidades.

O departamento jurídico do SNA fica à disposição pelo telefone (11) 5090-5100, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo Whatsapp 11 95375-0095 (somente para associados).

Associe-se ao SNA
Via site: https://tinyurl.com/sna-associe-se
Via Whatsapp: 21 98702-6770
Via app: SNA no Google Play ou Apple Store

O SNA se reuniu nesta terça-feira (14) com a diretoria da Azul Linhas Aéreas e foram definidos parâmetros de comparação salarial dos comandantes e copilotos da companhia com o que é praticado nas empresas congêneres.

Também ficou mantido o cronograma de reuniões sobre o pleito dos copilotos para os dias 20 e 27 de janeiro, e a Azul se comprometeu a dar seu posicionamento final no dia 27.

Com relação aos comandantes, serão realizadas reuniões nos dias 3 e 10 de fevereiro, data em que a companhia dará sua posição final para esse grupo.

Fiquem atentos aos nossos meios de comunicação para novidades.

Os associados Jefferson Soares Barbosa e Maria Ines Palmeira de Lucena são os candidatos para o cargo de representante sindical da Azul Linhas Aéreas Brasileiras.

Conforme definido em assembleia realizada no dia 12 de dezembro, a votação será feita on-line, entre os dias 6 e 13 de janeiro de 2020.

Procedimentos para votação:

1. A partir do dia 6 de janeiro, o votante deve entrar na página https://votacao.aeronautas.org.br e preencher as informações requeridas. Em caso de qualquer tipo de problema com o link, o associado deverá entrar em contato por meio do telefone/whatsapp 11 95375-0095;

2. Se os dados estiverem corretos, o aeronauta receberá através de um SMS ou e-mail um link exclusivo que leva para a página de votação. Após votar, esse link não pode mais ser usado;

3. O votante receberá um e-mail com a confirmação de seu voto.

No dia 14 de janeiro será realizada apuração dos votos e divulgação do resultado.

O SNA ressalta que os representantes sindicais por empresa são responsáveis por coordenar junto com a diretoria do SNA as denúncias e demandas dos tripulantes da companhia aérea em que trabalham e da categoria em geral. São, portanto, o maior elo de ligação entre os aeronautas e a diretoria da empresa e exercem importante função dentro do sindicato.

Fiquem atentos a nossos meios de comunicação.

Mais Artigos...