O SNA convoca todos os aeronautas que puderem para que compareçam, uniformizados, à audiência pública que será realizada no dia 3 de março, às 9h, no Senado Federal, e irá tratar da inclusão da atividade aérea embarcada no projeto de lei da aposentadoria especial (PLP 245/2019).

Além do relator do projeto de lei na Comissão de Assuntos Especiais do Senado, Espiridião Amin (PP-SC), foram convidados, entre outros, o secretário especial de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco, o presidente da Sociedade Brasileira de Medicina, Flávio Suto, e representantes do SNA.

O sindicato ressalta que a presença da categoria é de extrema importância para a conscientização dos parlamentares da necessidade de aposentadoria especial para pilotos e comissários.

Participe e faça sua parte.

Obs.: O SNA vai disponibilizar serviço gratuito de vans do aeroporto e dos hotéis para o local da audiência.


***



post aud publica apos especial 3 3 2020

O SNA informa que o escritório de Campinas ficará fechado no período de 27 de fevereiro a 8 de março de 2020.

As atividades do escritório voltarão ao normal no dia 9 de março.

Em caso de necessidade, por favor entrar em contato com qualquer um dos outros representações ou sede do SNA em São Paulo.

Veja os endereços e telefones: https://goo.gl/lce2F7.

EDITAL CONVOCATÓRIO DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

Sindicato Nacional dos Aeronautas - SNA, nos termos do seu Estatuto Social, por seu Diretor Presidente, ao final assinado, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo disposto no artigo 27, alínea “a”, combinado com os artigos 20, 21, caput e §4º, 24, 25 “c ” e parágrafo único, “b”, 30, caput, e 31, §1º,  todos do referido Estatuto Social e observados os demais requisitos estatutários e legais, convoca os pilotos (comandantes e copilotos) associados ao SNA da AZUL LINHAS AÉREAS BRASILEIRAS S/A, a participarem da Assembleia Geral Extraordinária, que será realizada no dia 19 de fevereiro de 2020, às 13:30h, em primeira convocação, e às 14:00h, em segunda e última convocação, no Ramada Hotel Viracopos, localizado na Rua Sérgio Fernandes Borges Soares, nº 1000, bairro Distrito Industrial, Campinas – SP, CEP: 13054-709, para a seguinte ordem do dia:  Esclarecimentos e deliberações acerca da negociação de equiparação salarial.

São Paulo, 10 de fevereiro de 2020.

Ondino Dutra Cavalheiro Neto
Diretor Presidente

O SNA informa que o expediente na sede São Paulo nesta segunda-feira, dia 10 de fevereiro, vai ser encerrado excepcionalmente às 15h devido às chuvas fortes e alagamentos na região metropolitana.

O expediente voltará ao normal na terça-feira, dia 11.

Em caso de necessidade, por favor entrar em contato com qualquer um dos outros escritórios do SNA.

Veja endereços e telefones: https://goo.gl/lce2F7.

O SNA enviou ofício à Azul Linhas Aéreas requerendo esclarecimentos sobre denúncias de tripulantes de que têm havido frequentes descumprimentos do limite de tempo em solo entre etapas.

De acordo com as denúncias, a empresa tem feito planejamento de escalas com programações contendo tempo em solo entre etapas superiores a 180 minutos em período diurno e a 120 minutos em período noturno. 

Esta prática viola os parâmetros estabelecidos na cláusula 3.3.13 da CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) da aviação regular vigente. 

O SNA aguarda um posicionamento da empresa e a solução do problema o mais breve possível.

Fiquem atentos aos nossos meios de comunicação para novidades sobre o assunto.

Veja a íntegra do ofício enviado pelo SNA: https://bit.ly/2GPjfIq.

O SNA fica à disposição para esclarecimentos de dúvidas e para quaisquer outras orientações pelo e-mail juridico@aeronautas.org.br ou pelo WhatsApp 11 95375-0095 (somente para associados).

Associe-se ao SNA
Via site: https://tinyurl.com/sna-associe-se
Via Whatsapp: 21 98702-6770
Via app: Procurar SNA no Google Play ou na Apple Store

EDITAL CONVOCATÓRIO DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

Sindicato Nacional dos Aeronautas - SNA, nos termos do seu Estatuto Social, por seu Diretor Presidente, ao final assinado, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo disposto no artigo 27, alínea “a”, combinado com os artigos 20, 21, caput e §4º, 24, 25 “c ” e parágrafo único, “b”, 30, caput, e 31, §1º,  todos do referido Estatuto Social e observados os demais requisitos estatutários e legais, convoca os comandantes associados ao SNA da AZUL LINHAS AÉREAS BRASILEIRAS S/A, a participarem da Assembleia Geral Extraordinária, que será realizada no dia 04 de fevereiro de 2020, às 15:00h, em primeira convocação, e às 15:30h, em segunda e última convocação, no Ramada Hotel Viracopos, localizado na Rua Sérgio Fernandes Borges Soares, nº 1000, bairro Distrito Industrial, Campinas – SP, CEP: 13054-709, para a seguinte ordem do dia: discutir e deliberar acerca da proposta de equiparação salarial para comandantes da Azul.

São Paulo, 28 de janeiro de 2020.

Ondino Dutra Cavalheiro Neto

Diretor Presidente

Em reuniões realizadas nesta terça-feira (14) com a Gol Linhas Aéreas, o SNA tratou de diversos temas e demandas relativos aos tripulantes da companhia. 

- Plano de carreira

Em breve a empresa disponibilizará uma pesquisa para que os tripulantes informem suas impressões gerais sobre o plano proposto. Em paralelo, SNA e empresa estão desenvolvendo a minuta com os termos finais para que em momento oportuno o plano seja colocado em deliberação pelos tripulantes.

Lembramos que é de extrema importância que todos estudem e analisem com profundidade a proposta da empresa e que, caso necessário, tirem suas dúvidas com o SNA, através do e-mail planodecarreiragol@aeronautas.org.br, ou com a companhia.

A votação será feita on-line, apenas para associados, sendo que as duas funções, pilotos e comissários, devem aprovar o plano, já que a proposta é conjunta e fechada para as duas funções.

- Avaliação para elevação de nível

Para a avaliação de simulador para promoção a comandante, o SNA solicitou à Gol que uma ficha de avaliação seja disponibilizada de forma antecipada aos copilotos, assim como já é feito nos treinamentos de Loft e Recurrent. A empresa afirmou que a ficha já está em elaboração e será disponibilizada em breve.

Por se tratar de um momento decisivo e importante na carreira, também foi solicitado que, em caso de reprovação, o avaliado tenha uma segunda oportunidade em um curto período, de forma a não prejudicar a promoção. A empresa está analisando a possibilidade de alteração das regras atuais.

- Novos uniformes

Os kits dos novos uniformes estão sendo entregues de forma parcial e em quantidades insuficientes. Alguns tripulantes estão tendo que se deslocar diversas vezes para buscar as peças faltantes. O SNA enviou ofício à empresa solicitando que as quantidades regulamentares sejam respeitadas e que sejam alocados na escala os dias para retirada do uniforme.

- Promoção de comissários auxiliares a chefes de cabine

O SNA está em tratativas com a chefia de comissários para que aqueles que efetuaram o curso completo de chefe de cabine, mas que ainda não foram promovidos, tenham o curso válido por tempo indeterminado, até a promoção, pois no manual consta que o prazo de validade de seis meses está relacionado à seleção para chefe, e não para o curso em si. A Gol está estudando melhorias nos processos de promoção e dará retorno ao SNA sobre o pedido.

- Passe Cat. 2 e Passe livre

As inconsistências para emissão do localizador e dos QR code para Cat. 2 foram solucionadas. Lembramos que após a emissão do localizador deve-se esperar alguns minutos para efetuar o check-in e obter o QR code, devido ao novo sistema de emissão de reserva da companhia.

Quanto ao Passe Livre, a empresa está estudando a possibilidade de ajustes para permitir a emissão do localizador e do QR code via site ou app, de forma a facilitar o acesso dos tripulantes das congêneres.

- ACT com temas gerais

Está em negociação um ACT com temas gerais de interesse dos tripulantes e da empresa, como Part Time, transferência de base, limites de tempo de solo, trocas de voos no portal de trocas, base virtual (em estudo de viabilidade), etc. Tão logo sejam fechados os termos, uma assembleia será convocada para deliberação dos tripulantes associados ao SNA.

Após atuação do SNA em busca da regularização, a Azul Linhas Aéreas se comprometeu, em reunião realizada na segunda-feira (9), a garantir o pagamento da escala mais rentável, na comparação entre a publicada e a executada, a partir de janeiro de 2020 —folha de fevereiro, com crédito em março.

O compromisso assumido pela companhia é um importante passo e vai garantir os direitos dos aeronautas, conforme preconiza a Convenção Coletiva de Trabalho.

Esclarecemos aos tripulantes que a diferença entre as escalas deve ser analisada para o período mensal, e não para cada cancelamento de programação, nos termos da Cláusula 3.2.5 da CCT (veja abaixo).

O SNA já está em tratativas junto à Azul com relação ao pagamento de eventuais diferenças anteriores à regularização.

Reforçamos que qualquer decisão referente a este assunto deverá  ser tomada pelos tripulantes associados em assembleia que será oportunamente convocada.

***

“Cláusula da CCT  - 3.2.5. Indenização

As empresas pagarão a remuneração correspondente ao trabalho não realizado quando o aeronauta não exercer sua atividade prevista, por motivo alheio à sua vontade, se outra equivalente não lhe for atribuída no lugar daquela não realizada dentro do mesmo mês.

O valor a ser pago pela parte variável não poderá ser menor que aquele resultante do planejamento da escala ao iniciar o mês.”

***

Associe-se ao SNA
Via site: https://tinyurl.com/sna-associe-se
Via Whatsapp: 21 98702-6770
Via app: SNA no Google Play ou Apple Store 

O associado Sonilon Vieira Leite foi eleito representante sindical da Omni Táxi Aéreo S/A.

A apuração dos votos foi realizada nesta segunda-feira (9), conforme o calendário do processo eleitoral definido em assembleia pelos tripulantes da companhia.

A votação foi feita on-line, entre os dias 5 e 6 de dezembro.

A Omni Táxi Aéreo S/A será comunicada imediatamente do resultado da eleição.

Associe-se ao SNA
Via site: https://tinyurl.com/sna-associe-se
Via Whatsapp: 21 98702-6770
Via app: SNA no Google Play ou Apple Store    

O associado Marcos Baptista Baeta foi eleito representante sindical da CHC do Brasil Táxi Aéreo.

A apuração dos votos foi realizada nesta quinta-feira (5), conforme o calendário do processo eleitoral definido em assembleia pelos tripulantes da companhia.

A votação foi feita on-line, entre os dias 3 e 4 de dezembro.

A CHC do Brasil Táxi Aéreo será comunicada imediatamente do resultado da eleição.

Associe-se ao SNA
Via site: https://tinyurl.com/sna-associe-se
Via Whatsapp: 21 98702-6770
Via app: SNA no Google Play ou Apple Store

Mais Artigos...