O SNA entrou em contato com a supervisão do aeroporto de Santos Dumont, após receber relatos de tripulantes sobre dificuldades no acesso à Área Restrita de Segurança (ARS).

Nos relatos, os tripulantes identificaram que alguns procedimentos adotados pela equipe de APACs do aeroporto não refletiam as exigências do órgão regulador e dificultavam o ingresso à ARS.

Após contato do SNA, o supervisor do aeroporto entendeu o problema e reconheceu que o procedimento necessitava de ajustes para o correto cumprimento da norma. Ressaltou também que se tratavam de situações pontuais, mas se comprometeu a orientar a gerência e os supervisores operacionais para que as equipes de APACs sejam novamente instruídas sobre as regras de acesso à ARS.

O aeronauta pode verificar as regras no link: https://tinyurl.com/yc2sjhuc

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Em assembleia realizada on-line entre os dias 2 e 3 de junho, os aeronautas associados da Sideral Linhas Aéreas reprovaram a proposta da empresa para um Acordo Coletivo de Trabalho que versa sobre o pagamento do tempo em solo entre etapas de voo.

Foram registrados 87,50% de votos contrários à proposta e 12,50% de votos favoráveis, além de 0% de abstenção.

Íntegra do ACT da Sideral reprovado: https://tinyurl.com/y4a2tnjj

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Após o recebimento de relatos de não-funcionamento do sistema de emissão de Passe Livre da Azul Linhas Aéreas para tripulantes das companhias congêneres, o SNA solicitou ao Snea (Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias) esclarecimentos e a resolução dos possíveis problemas.

O sindicato patronal informa que a Azul já está atuando para que o sistema seja regularizado.

O SNA aguarda uma resolução definitiva do problema o mais breve possível.

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O SNA convida os pilotos associados da aviação agrícola a enviar sugestões para compor a pauta de reivindicações da categoria para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho.
 
As sugestões podem ser enviadas até o dia 3 de junho para o endereço de e-mail abaixo.
 
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A pauta de reivindicações deverá ser aprovada pelos associados em assembleia geral extraordinária a ser convocada em breve.
 
Lembramos que a atual CCT da aviação agrícola está válida até o dia 31 de agosto e que a data-base é 1º de setembro.
 
O SNA espera que uma nova convenção possa ser fechada com o sindicato patronal antes desta data.
 
Fiquem atentos aos nossos meios de comunicação para novidades.
 
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Em assembleia realizada pelo SNA no último dia 14, os tripulantes instrutores de voo da STS Escola de Aviação Civil aprovaram um Acordo Coletivo de Trabalho com vigência até abril de 2024.

O acordo prevê, além do piso salarial normativo, adicional de 30% de periculosidade sobre todas as parcelas remuneratórias, adicionais por hora de voo e desempenho de função, adicional noturno de 50% sobre a hora em voo e no trabalho em solo, mínimo de oito folgas mensais, custeio pela escola de revalidações de CHT e CMA, diária de alimentação e auxílio transporte.

Íntegra do ACT aprovado: https://tinyurl.com/2p8dbpyp

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Dando prosseguimento ao procedimento instaurado para averiguar os cuidados tomados pela Gol Linhas Aéreas com seus tripulantes em relação à covid-19, o MPT (Ministério Público do Trabalho) solicitou ao SNA uma nova pesquisa junto aos aeronautas para conhecimento da situação.

Assim, o SNA pede aos pilotos e comissários da Gol que respondam aos questionamentos abaixo, enviando as respostas para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até o dia 8 de abril de 2022.

- A empresa instaurou procedimentos de saúde voltados ao combate do Covid-19?
- A empresa cumpre as disposições legais e regulamentares sobre saúde, em consonância com as normas governamentais expedidas?
- A empresa tem fiscalizado e zelado pela efetivação das práticas sanitárias recomendadas nos locais de trabalho?
- A empresa tem garantido canais e documentos para autodeclaração de saúde, em caso de suspeita ou confirmação de casos?
- A empresa tem garantido espaços de informação e discussão sobre riscos e medidas de proteção quanto à Covid-19 aos empregados?
- A empresa tem divulgado o percentual de imunização completa, sem dados pessoais, para informação dos empregados?
- Você teve diagnóstico de Covid-19 confirmado?
- Você teve contato com alguma pessoa confirmada para Covid-19 em seu local de trabalho?
- A empresa divulga de alguma forma os casos confirmados, para evitar exposição dos demais empregados à doença?
- Como você avalia o seu risco atual de contrair a Covid-19 em seu ambiente de trabalho atualmente?
- E como avalia o risco de você transmitir a Covid-19 em seu ambiente de trabalho atualmente?

Contamos com a colaboração do grupo para fornecer as informações da forma mais precisa possível ao MPT.

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O SNA vai realizar uma reunião on-line nesta quinta-feira (31), às 17h, com os aeronautas associados da Passaredo Linhas Aéreas, para fazer a leitura da minuta da proposta da empresa para um acordo coletivo que versa sobre estabilidade de emprego, licença não remunerada, mudança da data de pagamento de salário e pagamento de multa de atraso salarial.

O link para participar da reunião será enviado por e-mail pelo sindicato aos associados.

Em caso de dúvida, entre em contato com o SNA.

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O SNA fez uma live em seu canal no Youtube nesta segunda-feira (21) para expor aos tripulantes da Azul Linhas Aéreas os desdobramentos sobre a reunião com a empresa na qual foi apresentada a pauta de reivindicações dos aeronautas, aprovada em assembleia no dia 27 de janeiro.

A empresa assumiu compromisso de comunicar mensalmente, a partir de abril de 2022:

- Ações publicadas nas escalas;
- Atendimento de folgas;
- Elevações de nível;
- Trocas de equipamento;
- Transferências.

A companhia também informou que já investiu em uma melhora nos protocolos de atendimento dos escaladores e que espera uma redução do número de períodos em branco/ocultos nas escalas.

O SNA pede que os tripulantes fiquem atentos ao cumprimento dos compromissos e que façam denúncias ao sindicato caso necessário para que a empresa possa ser cobrada.

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Após questionamento feito pelo SNA, a Latam Airlines Brasil afirmou que os ex-tripulantes da companhia poderão fazer uma consulta para saber se estão elegíveis para recebimento do PPR (Programa de Participação nos Resultados) de 2021.

De acordo com a Latam, o ex-tripulante deverá acessar o link abaixo a partir do dia 1º de abril de 2022 para fazer a solicitação:

https://sites.google.com/latam.com/portalexcolaborador

A solicitação deverá conter nome completo, número de RG e CPF, data de demissão e dados bancários (banco, agência e conta). Não serão aceitas contas bancárias de terceiros e/ou familiares.

Ainda de acordo com a companhia, a previsão de pagamento é junho de 2022.

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Em assembleia realizada na quinta-feira (27) em Campinas, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Belo Horizonte, os tripulantes associados da Azul Linhas Aéreas deliberaram por aprovar uma pauta de reivindicações para buscar melhorias nas condições de trabalho.

A compilação dos pedidos dos aeronautas será levada pelo SNA à companhia. O sindicato aguarda um posicionamento da empresa para que se possa encontrar caminhos para solucionar todas as questões.

As principais reivindicações e que requerem soluções imediatas são:

- Não alteração dos horários de folga;
- Não postergação do término das viagens;
- Resolução para as situações de “dias em branco”/ "ocultos";
- Melhora substancial no tratamento despendido pelos escaladores.

Entre outros temas discutidos e que também serão apresentados à empresa estão:

- Extrapolação do tempo em solo entre etapas superior a 3 horas no planejamento das escalas;
- Contato dos escaladores durante o repouso e folga regulamentar;
- Alteração dos horários de apresentação;
- Agrupamento de folgas não atendidos;
- Solicitação do período oposto não atendido;
- Regramento para base virtual utilizando a senioridade;
- Prioridade nos pedidos de férias.

Além destas, também foram levantadas reivindicações de grupos específicos para os quais os tripulantes querem soluções:

- Melhor distribuição dos voos - produtividade entre os tripulantes;
- Prioridade no atendimento de folgas Natal/Ano Novo dos tripulantes comerciais;
- Novas seleções e reajustes sobre a gratificação de LÍDER;
- Possibilidade de contratação interna para a AZUL e não somente para CONECTA;
- Elevação de classe em mesma proporção das contratações externas para copilotos;
- Reajuste na remuneração dos copilotos;
- Repouso adequado nos voos internacionais.

Por fim, foi deliberado também questionar a Azul sobre os seguintes temas:

- Voos supernumerários;
- Operação com menos comissários anteriores à publicação de isenção (13/01);
- Abertura de novas seleções de comissários para LÍDERES, haja vista as escalas apertadas.

 

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O SNA convoca os aeronautas da TAM Aviação Executiva e Táxi Aéreo S/A para assembleia plebiscitária que será realizada on-line, no dia 27 de janeiro, às 16h, para deliberar sobre a proposta da empresa para um Acordo Coletivo de Trabalho sobre programa de Participação nos Lucros e Resultados.

O link para participação será enviado pelo SNA aos associados.

Íntegra da proposta da empresa: https://tinyurl.com/39fazksv 

Edital de convocação da assembleia: https://tinyurl.com/2p9ynkde

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Confira as últimas atualizações das ações coletivas movidas pelo SNA contra a Itapemirim Transportes Aéreos em favor dos tripulantes. A empresa teve suas atividades suspensas em dezembro de 2021.

- *Atraso salarial, não realização dos depósitos de FGTS e dano moral coletivo*

O SNA aguarda posicionamento da Justiça após apresentação de contestação por parte da Itapemirim.

Obs.: Com relação aos salários de janeiro de 2022, o SNA pede aos tripulantes que enviem comprovantes (holerites, escalas), tarjados e acompanhados de autorização para uso no processo, para que possamos tomar as ações necessárias.

Whatsapp dep. Jurídico: 11 95375-0095

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

- *Atraso no pagamento de diárias e vale alimentação*

A Justiça determinou em dezembro o restabelecimento do pagamento das diárias de alimentação e do vale-alimentação.

Tanto nessa ação como na dos salários, o SNA pediu arresto de valores nas contas bancárias da empresa, até o limite de R$ 500 mil, para garantir o cumprimento de futura execução trabalhista aos aeronautas —ainda não houve decisão sobre isso.

- *Plano de Saúde*

Foi negado pedido de tutela de urgência em dezembro, e o SNA pediu reconsideração dessa decisão. A ação pede restabelecimento do plano de saúde dos ativos e restabelecimento do direito de permanência no plano de saúde aos beneficiários cujos contratos tenham sido extintos e que tenham optado pela manutenção do plano, devendo estes arcar integralmente com as despesas decorrentes.

Em caso de dúvida, entre em contato com o SNA.

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