O Sindicato Nacional dos Aeronautas informa que o escritório de Brasília excepcionalmente não funcionará até o dia 22 de agosto.

O expediente em Brasília voltará ao normal no dia 23 de agosto, após as 13h.

Em caso de necessidade, por favor entrar em contato com qualquer uma das outras sedes, subsedes e escritórios do SNA.

Veja endereços e telefones: https://goo.gl/lce2F7.

O SNA participou nesta quinta-feira (15) da segunda reunião com a Gol Linhas Aéreas para o desenvolvimento de um plano de carreira para os tripulantes e levou à companhia diversas sugestões enviadas pelos aeronautas.

O encontro teve a presença do representante sindical comandante Rodrigo Spader e do departamento jurídico do SNA, além dos tripulantes sorteados pela Gol para auxiliar na construção do plano. São eles: o comandante Robert Alexander, o copiloto Thiago Abdala, a chefe de cabine Rejane Aparecida e o comissário Gabriel Pronin.  

Tanto os tripulantes como o SNA ressaltaram que a categoria anseia, através do plano, reconhecimento financeiro e social e crescimento profissional, especialmente para aqueles que estão há mais tempo na empresa.

Foram debatidos exemplos de como este reconhecimento poderia ser feito, com a Gol se comprometendo a estudar os pontos apresentados.

Por parte da companhia, participaram representantes dos departamentos de Gente e Cultura, Jurídico, Operações e Comunicação Interna.

A próxima reunião está marcada para o dia 21 de agosto, quando  a empresa apresentará uma estrutura inicial para o plano.

Lembramos mais uma vez que a participação do grupo é essencial. Para aqueles que desejam dar sugestões e tirar dúvidas, o SNA disponibiliza um e-mail específico: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Fiquem atentos a nossos meios de comunicação para novidades sobre o tema.  

O departamento jurídico do SNA fica à disposição para esclarecimentos pelo telefone (11) 5090-5100, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo Whatsapp 11 95375-0095 (somente para associados).

Associe-se ao SNA
Via site: https://tinyurl.com/sna-associe-se
Via Whatsapp: 21 98702-6770
Via app: SNA no Google Play ou Apple Store

O SNA enviou ofício à Riogaleão, administradora do Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro, em que pede providências contra a perturbação causada por obras de uma reforma que ocorrem próximo ao D.O. da Latam Linhas Aéreas.

O sindicato recebeu diversas denúncias de tripulantes de que o som forte durante o período noturno impacta gravemente no descanso da tripulação que permanece em reserva.

Tal situação acaba por aumentar os riscos de fadiga na tripulação, o que pode afetar diretamente a segurança de voo.

O ruído causado pelas obras, que são de responsabilidade da administradora do aeroporto, infringe a regulamentação que prevê que a acomodação para reserva deve ocorrer em sala específica, destinada exclusivamente a tripulantes, e possuir mitigação de ruído.

O SNA espera que a Riogaleão apresente as medidas para diminuir os efeitos causados pelo ruído e que informe o prazo previsto para término das obras.

Veja o ofício enviado pelo SNA: https://bit.ly/2KpGPOF.

EDITAL CONVOCATÓRIO DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

O Sindicato Nacional dos Aeronautas - SNA, nos termos do seu Estatuto Social, por seu Diretor Presidente, ao final assinado, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo disposto no artigo 27, alínea “a”, combinado com os artigos 20, 21 §4º, 22 caput e §2º, 24, 25 “c ” e parágrafo único, “b”, 30 caput e §2 e 3º e 31, §1 º, todos do referido Estatuto Social e observados os demais requisitos estatutários e legais, convoca os pilotos da MG Escola de Aviação Civil, a participarem da Assembleia Geral Extraordinária, que será realizada no dia 12 de Agosto de 2019, às 18h00, em primeira convocação, e às 18h30, em segunda e última convocação, na Sede da Empresa, localizada na Rua Claudina de Carvalho Mello, 220, Cardoso de Melo, Muriaé-MG, CNPJ n° 26.738.711/0001-51, para seguinte ordem do dia: a) esclarecimentos e deliberação sobre proposta de renovação do Acordo Coletivo de Trabalho.

São Paulo, 08 de agosto de 2019.

Ondino Dutra Cavalheiro Neto
Diretor Presidente

A Ifalpa (Federação Internacional das Associações de Pilotos) acaba de lançar a terceira edição deste ano de sua revista trimestral InterPilot.

A publicação traz como destaques a cobertura completa do workshop realizado em Montréal, um artigo sobre a polêmica do B737 Max e novidades sobre o trabalho junto à Icao (Organização da Aviação Civil Internacional).

Clique para ver a InterPilot nº 3 de 2019: https://bit.ly/2LW7Fjq.

Veja edições anteriores da InterPilot: https://bit.ly/2YsHMhF.

Lembramos que todos os associados ao SNA têm também o direito de se associarem à Ifalpa sem nenhum custo.

Para isso, basta enviar um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. informando nome completo, CPF, RG, e-mail, telefone fixo e celular.

Saiba mais em: https://bit.ly/2YK3gC1.

Associe-se ao SNA
Via site: https://tinyurl.com/sna-associe-se
Via Whatsapp: 21 98702-6770
Via app: SNA no Google Play ou Apple Store

O SNA recebeu uma resposta da Anac em relação à proposta de criação de um Grupo de Trabalho com a participação do sindicato, da agência, de administradores aeroportuários e da Polícia Federal, para implantação do Programa Known Crewmember no Brasil. O programa de acesso de tripulantes, utilizado pelos norte-americanos, prevê a inspeção de segurança diferenciada, com utilização de credencial eletrônica.

A Anac informa que a participação da agência no grupo de trabalho deverá ocorrer em momento oportuno e que uma reunião ocorrerá no início do mês de agosto, com a agência, o SNA, o Departamento de Polícia Federal e o operador do aeroporto de Congonhas, a fim de estabelecer um projeto de eficiência em inspeção, visando à celeridade do procedimento e a harmonização das ações dos agentes de proteção de aviação civil com relação aos tripulantes. 

A intenção do SNA é a implementação em todo o país de um programa similar ao modelo usado nos EUA, iniciando com um projeto piloto nos aeroportos de Guarulhos e Congonhas, com o objetivo de melhorar o trânsito dos tripulantes dentro dos aeroportos. Esses tripulantes vêm enfrentando uma série de dificuldades, como se fossem elementos de risco à segurança.

O sindicato informa, ademais, que busca o mesmo entendimento com a GRU Airport, no sentido de implantação do programa também no aeroporto de Guarulhos.

Leia o ofício completo da Anac aqui

Fiquem atentos a nossos meios de comunicação para novidades sobre o tema.

Associe-se ao SNA
Via site: https://tinyurl.com/sna-associe-se
Via Whatsapp: 21 98702-6770
Via app: SNA no Google Play ou Apple Store

Nesta sexta-feira (19), o SNA finalizou mais uma renovação de Acordo Coletivo de Trabalho para instrutores de voo, desta vez para o Aeroclube do Espírito Santo, após aprovação dos termos pelos trabalhadores.

Com isso, o sindicato reforça e mantém a atuação para regularização dos contratos de trabalho dos instrutores de voo de todo o Brasil.

As renovações dos acordos coletivos reafirmam a condição desses profissionais da aviação como pilotos de aeronaves, conforme estipula a lei 13.475/17.

O SNA já renovou os acordos com:

- Aeroclube de Blumenau;
- Aeroclube de Carazinho;
- Aeroclube de Eldorado do Sul;
- Aeroclube do Espírito Santo;
- Aeroclube de Santa Cruz;
- Aeroclube do Rio Grande do Sul;
- Floripa Flight Escola;
- Realizar Escola de Aviação Civil;
- EPA – Escola Paranaense de Aviação;
- Aces High Escola de Aviação

Confira a lista de aeroclubes e escolas recomendados pelo SNA para o ensino prático de pilotos e que já regularizaram os contratos de trabalho: https://goo.gl/9G64Dg.

Lembramos, por fim, que os aeronautas podem e devem denunciar quaisquer irregularidades por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Contamos com a participação de todos.

Associe-se ao SNA
Via site: https://tinyurl.com/sna-associe-se
Via Whatsapp: 11 95902-7617
Via app: SNA no Google Play ou Apple Store 

O Sindicato Nacional dos Aeronautas se reuniu no último dia 12 com representantes da Azul Linhas Aéreas para tratar de diversos problemas referentes à implementação do sistema Sabre e para debater a renovação do ACT (Acordo Coletivo de Trabalho) sobre o PPR (Programa de Participação nos Resultados).

A empresa informou que apresentará uma proposta para renovação do acordo e que está buscando a adequação do sistema e corrigindo as falhas.

Quanto à eventual antecipação unilateral do horário de apresentação de programações, a Azul informou que essa não é a orientação e que, caso isto ocorra, o tripulante deve comunicar o fato à companhia aérea para correção.

A Azul informou ainda que em breve vai mudar a sala de descanso (crew desk) em Porto Alegre para o Terminal 1.

O departamento jurídico do SNA fica à disposição para esclarecimentos pelo telefone (11) 5090-5100, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo Whatsapp 11 95375-0095 (somente para associados).  

Associe-se ao SNA
Via site: https://tinyurl.com/sna-associe-se
Via Whatsapp: 21 98702-6770
Via app: SNA no Google Play ou Apple Store

O Sindicato Nacional dos Aeronautas informa que o Escritório Regional de Porto Alegre ficará fechado nesta sexta-feira, dia 19 de julho.

As atividades do escritório voltarão ao normal no dia 22 de julho a partir das 9h.

Em caso de necessidade, por favor entrar em contato com qualquer uma das outras representações ou sede do SNA em São Paulo.

Veja os endereços e telefones: https://goo.gl/lce2F7.

Nesta segunda-feira (8), o SNA foi informado pelos tripulantes da Avianca que o plano de saúde foi restabelecido, conforme consulta feita pelos usuários no aplicativo do plano. 

É de fundamental importância que os aeronautas continuem registrando as ocorrências pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., para que o SNA possa atuar extrajudicialmente ou judicialmente em favor dos tripulantes.

O SNA permanece à disposição para dúvidas e quaisquer outras orientações, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo Whatsapp 11 95375-0095 (somente para associados).

Associe-se ao SNA
Via site: https://tinyurl.com/sna-associe-se
Via Whatsapp: 21 98702-6770
Via app: SNA no Google Play ou Apple Store  

Em assembleia realizada nesta terça-feira (2), na sede do SNA em São Paulo, foi aprovada a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho para os checadores e instrutores da Gol Linhas Aéreas. 

Após dois dias de votação on-line, iniciada às 12h do dia 1º e encerrada às 16h30 de hoje, foram recebidos 61 votos no total, sendo 60 votos (98,36%) a favor e 1 contra (1,64%). 
 
O acordo abrange todos os Instrutores de Base (IBT e IBR), Instrutores de Rota (IR) e checadores da companhia (IRX e IBX), além de trazer os critérios de seleção, remuneração e as garantias deste grupo da empresa. 
 
O prazo de vigência é de 24 meses, contados a partir de 1º de julho de 2019, e vigorará até 30 de junho de 2021.  
 
O departamento jurídico do SNA fica à disposição para esclarecimentos pelo telefone (11) 5090-5100, pelo e-mail juridico@aeronautas.org.br ou pelo Whatsapp 11 95375-0095 (somente para associados).

Associe-se ao SNA
Via site: https://tinyurl.com/sna-associe-se
Via Whatsapp: 21 98702-6770
Via app: SNA no Google Play ou Apple Store

Em assembleia realizada nesta segunda-feira (1º), com a autorização da participação de não associados pelos aeronautas filiados, foi aprovado o procedimento para votação on-line do Acordo Coletivo de Trabalho dos instrutores e checadores da Gol. O período de votação será aberto às 12h deste dia 1º de julho e será encerrado no dia 2 de julho, às 16h30. Veja o edital: https://bit.ly/2ITZDVf.

O pleito se dará da seguinte forma:

1. O votante deve entrar na página https://votacao.aeronautas.org.br para gerar acesso e preencher as informações requeridas;
2. Se os dados estiverem corretos, receberá através de um SMS ou e-mail um link exclusivo que leva para a página de votação;
3. Após votar, esse link não pode mais ser usado;
4. O votante recebe um e-mail com a confirmação de seu voto.

A íntegra da proposta do ACT para consulta estará disponível na página de votação.

A assembleia para apuração dos votos e divulgação do resultado será presencial, logo após o término da votação, no dia 2 de julho, às 16h30, em primeira convocação, e às 17h em segunda e última convocação, na sede São Paulo do SNA.

O departamento jurídico do SNA fica à disposição para esclarecimentos pelo telefone (11) 5090-5100, pelo e-mail juridico@aeronautas.org.br ou pelo Whatsapp 11 95375-0095 (somente para associados).    

 

Mais Artigos...

Página 1 de 2