Tripulantes da Latam participam de AGE e deliberam sobre proposta; 2 mil compareceram

Fonte
  • Menor Pequena Medium Grande Maior
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Com uma das maiores participações em assembleia dos últimos anos, os tripulantes da Latam Linhas Aéreas S/A votaram proposta da empresa, determinada pela magistrada, nesta sexta-feira, 12, nas bases da empresa, nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Brasília.

Ao todo, mais de 2000 pilotos e comissários esclareceram suas dúvidas e fizeram valer seu poder de voto e decisão sobre os rumos do grupo de voo na proposta que envolve redução de força de trabalho e redução salarial.

Diante da proposta ofertada pela empresa, os funcionários deliberaram a favor do Programa de Demissão Voluntária (PDV) e do Programa de Licença Não Remunerada (LNR), e rejeitaram, de forma categórica, a aplicação de dias não remunerados (DNR) com estabilidade por adesão, demonstrando que o cumprimento da CCT deve ser preservado e protegido como uma das fortalezas da categoria.

A apuração dos votos foi encerrada às 22h55 e os resultados das votação de cada um dos programas foram os seguintes:

PDV
Concorda: 1699
Discorda: 286
Abstenção: 55

LNR
Concorda: 1654
Discorda: 328
Abstenção: 58

DNR
Concorda: 234
Discorda: 1779
Abstenção: 27

Além do controle através de listas de votação, também foi realizado controle eletrônico online dos votos, de forma a garantir que os tripulantes pudessem votar apenas uma vez e em um único local. As mesas foram compostas por aeronautas da empresa, dando mais uma garantia da total lisura da votação.

A adesão aos programas aprovados (PDV e LNR) poderá ser feita a partir de comunicado da empresa informando quais os canais a serem utilizados. Informações específicas também serão publicadas em breve pelo SNA.

Após o fim do prazo para as adesões, dia 22, ao meio dia, o número atingido, tanto de adesões quanto de recusas dos pedidos dos tripulantes, será levado ao conhecimento do juízo, para que seja novamente analisada a necessidade de redução de força. Se houver, novas negociações serão abertas para a busca de alternativas plausíveis para evitar desligamentos. O programa de LNR, após o fim do prazo para as adesões, será automaticamente reaberto. O primeiro prazo de adesão (22/08) será apenas para verificação do número de adesões a ser levado ao judiciário.

O Sindicato Nacional dos Aeronautas parabeniza o grupo de voo da Latam pela participação maciça nas assembleias, com uma demonstração clara de união, que fortalece a luta de todos pelos objetivos do grupo. Parabéns também aos mais de 150 novos associados que se juntaram aos agora quase 8.000 aeronautas que efetivamente fazem parte do nosso SNA.

O departamento jurídico do SNA permanece disponível para eventuais dúvidas por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou do telefone (11) 5531-0318 (ramal 101).

Juntos somos fortes!

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS