Home Notícias SNA se manifesta contra emenda de cabotagem em projeto que proíbe cobrança de bagagem de mão

SNA se manifesta contra emenda de cabotagem em projeto que proíbe cobrança de bagagem de mão

27 de outubro de 2025

Compartilhe...

O SNA vem a público manifestar sua preocupação e oposição à emenda que libera a cabotagem aérea, apresentada pelo deputado Léo Prates (PDT-BA) ao PL 5.041/25, que trata da proibição da cobrança de bagagem de mão por parte das companhias aéreas.

A referida emenda não possui nenhuma ligação com o tema central do projeto e propõe alterações na Lei nº 11.182/2005 (Lei da Anac), permitindo que a agência autorize empresas estrangeiras a operar voos domésticos (cabotagem) em território brasileiro.

Segundo o texto, essa autorização poderia ser concedida a empresas que já possuem permissão para realizar transporte aéreo internacional no País, inclusive em caráter emergencial e por tempo determinado, mantendo prerrogativas previstas em tratados e acordos internacionais.

O SNA reconhece e apoia o anseio legítimo da sociedade em relação à proibição da cobrança de bagagens, medida que representa um pleito justo dos consumidores brasileiros. No entanto, o sindicato alerta que não se pode utilizar essa reivindicação popular para incluir um “jabuti” que compromete direitos trabalhistas dos aeronautas.

A eventual abertura da cabotagem a empresas estrangeiras, ainda que de forma temporária ou excepcional, ameaça diretamente os empregos dos aeronautas brasileiros, podendo gerar precarização das relações de trabalho e impactos negativos para toda a cadeia produtiva da aviação civil no Brasil. Além disso, a medida pode fragilizar a regulação e a segurança operacional.

O SNA está atuando em Brasília para derrubar a emenda e já solicitou uma reunião com o deputado Léo Prates e com o relator do projeto das bagagens, deputado Neto Carletto (Avante-BA), para debater o tema, tendo em vista que tal proposta é altamente prejudicial aos tripulantes brasileiros.

Fiquem atentos aos nossos meios de comunicação.

Em caso de dúvida, entre em contato com o SNA.

Canais de atendimento: https://tinyurl.com/atendimento-sna

Associe-se ao SNA
Via site: https://tinyurl.com/associe-se-ao-sna
Via WhatsApp: 11 98687-0052

Voando juntos, conquistamos mais!

image_pdfBaixar como PDF!