Home Planejamento previdenciário

Planejamento previdenciário

O planejamento previdenciário é um serviço de preparação pré-aposentadoria que visa garantir que o trabalhador organize o seu futuro de forma mais assertiva e recebendo o melhor benefício possível. Quando o trabalhador busca o INSS, é importante que ele já saiba quais são os seus direitos e o que ele deve esperar para sua aposentadoria.

É garantido que irei me aposentar conforme definido no planejamento previdenciário?

O cálculo realizado no planejamento previdenciário é uma estimativa e, e em muitos casos, é realizado com projeção a longo prazo, ou seja, para daqui a 10, 20 ou 30 anos.

Por isso, não leva em consideração algumas informações, como reajustes salariais, alterações no contrato de trabalho atual, inflação e possíveis mudanças nas regras previdenciárias.

Em que momento o planejamento previdenciário deve ser confeccionado?

É aconselhável que seja realizado entre os 20/30 anos de contribuições previdenciárias. Com isso, o aeronauta poderá ter um panorama da sua situação previdenciária e se organizar para que possa obter a melhor aposentadoria possível.

O planejamento previdenciário ainda é necessário depois da Reforma da Previdência?

Praticamente todas regras da aposentadoria mudaram com o início da Reforma da Previdência, e com isso, os cálculos e possibilidades dos benefícios também foram modificados.

Portanto, o planejamento previdenciário se tornou ainda mais importante.

Por exemplo, para muitos trabalhadores existem ao menos três possibilidades para o segurado do INSS se aposentar, são elas: a regra anterior à reforma para quem já tinha direito adquirido; regras de transição para quem contribuía antes da reforma, porém ainda não havia alcançado o direito adquirido; e a regra permanente.

Caso não haja o planejamento previdenciário, todas essas possibilidades podem confundir o segurado na hora de solicitar a aposentadoria perante o INSS.

Como posso solicitar o meu planejamento?

Para usufruir do benefício, o associado deverá enviar um e-mail contendo toda documentação necessária para realização do planejamento previdenciário. O e-mail deverá ser enviado para o seguinte endereço: juridico@aeronautas.org.br

Após 10 dias úteis contados do recebimento dos documentos, será agendado um atendimento para apresentação do trabalho, que poderá ser presencial ou online, diretamente com o advogado responsável pelo planejamento.

Quais documentos são necessários para o planejamento previdenciário?

O associado deverá enviar por e-mail os seguintes documentos: