Home Notícias Comissão de Finanças cancela reunião e adia votação do projeto de aposentadoria especial

Comissão de Finanças cancela reunião e adia votação do projeto de aposentadoria especial

10 de dezembro de 2025

Compartilhe...

O deputado federal Rogério Correia (PT-MG), presidente da CFT (Comissão de Finanças e Tributação), da Câmara dos Deputados, cancelou a reunião que seria realizada nesta quarta-feira (10), onde seria votado o PLP 42/2023, que regulamenta a aposentadoria especial. O cancelamento se deu em razão de uma audiência pública sobre o fim da escala 6×1.

Com isso, existe a possibilidade de a votação da matéria na CFT só acontecer no em 2026, tendo em vista que a expectativa é que as comissões não funcionem na próxima semana. A decisão caberá ao presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB).

O SNA reforça que após intensa atuação, a deputada federal Erika Kokay (PT-DF), relatora do PLP 42/2023, que regulamenta a aposentadoria especial, manteve a categoria no rol de profissões beneficiadas pelo projeto e deu o parecer favorável à tramitação do mesmo.

O texto aprovado reduz a idade mínima para a concessão da aposentadoria especial a profissionais expostos a agentes nocivos à saúde ou à integridade física. A medida estabelece novas idades mínimas de 40, 45 ou 48 anos, de acordo com a gravidade do agente nocivo e o tempo de exposição, que pode ser de 15, 20 ou 25 anos. No caso dos aeronautas, o projeto reconhece a exposição a pressão anormal e a agentes nocivos, garantindo o direito à aposentadoria especial após 25 anos de atividade.

O SNA continuará acompanhando a movimentação em Brasília e manterá os aeronautas informados.

Fiquem atentos aos nossos meios de comunicação.

Em caso de dúvida, entre em contato com o SNA.

Canais de atendimento: https://tinyurl.com/atendimento-sna

Associe-se ao SNA
Via site: https://tinyurl.com/associe-se-ao-sna
Via Whatsapp: 11 98687-0052

Voando juntos conquistamos mais!

image_pdfBaixar como PDF!