Em live realizada nesta terça-feira (20), após a terceira reunião com a Latam, o SNA prestou esclarecimentos aos tripulantes sobre a evolução da proposta da empresa para alterações permanentes na remuneração.

Uma nova reunião com o SNA já está marcada para o dia 27 de outubro.

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O SNA vai realizar uma live nesta terça-feira (20), às 16h, em seu canal no Youtube, para prestar esclarecimentos aos tripulantes da Latam após a terceira reunião com a empresa, que está marcada para ocorrer também nesta terça, no período da manhã.

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Veja como foi a live feita pelo SNA na terça-feira (13), após reunião com a Latam.
 
A empresa apresentou um esboço de um futuro ACT, com alterações permanentes na remuneração, algumas contrapartidas, e uma nova reunião foi marcada para o dia 20 de outubro, para detalhamento dos valores e aprofundamento do debate com o sindicato.

O SNA vai realizar mais uma live nesta terça-feira (13), às 20h, em seu canal no Youtube, para repassar aos tripulantes da Latam as tratativas da segunda reunião com a empresa, que ocorrerá hoje a tarde.
 
No primeiro encontro, no último dia 8 de outubro, a Latam reafirmou o objetivo de redução de 20% no custo da folha de pagamento e apresentou algumas possibilidades na alteração do modelo de remuneração, além de outras alternativas que serão apresentadas futuramente.
 
Veja a live realizada pelo SNA no dia 8 de outubro, com todos os detalhes da primeira reunião: https://tinyurl.com/y5wneoqc.
 
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post live latam 13out

Na live de quinta-feira (8), o SNA apresentou o resultado do primeiro encontro com a Latam, após votação que aprovou a negociação do sindicato com a empresa.
 
A Latam apresentou algumas premissas e possibilidades de negociação da remuneração, entre outros assuntos, e uma nova reunião foi agendada para o dia 13 de outubro.
 
 

Os tripulantes da Latam Airlines Brasil que foram demitidos sem justa causa e aguardam a correta remuneração do valor do seguro-desemprego podem solicitar a revisão do benefício pela via administrativa, enquanto tramita o processo judicial impetrado pelo SNA contra a empresa.

Para fazer a revisão do cálculo do seguro-desemprego, os aeronautas devem acessar o site do governo federal (www.gov.br/trabalho) e justificar o pedido de análise, anexando os documentos que comprovam os valores corretos.

No dia 28 de setembro, a Justiça determinou que a Latam cumpra, no prazo de dez dias, sob pena de multa diária de R$1.000,00 a ser revertida ao trabalhador substituído, o pedido de liminar feito pelo SNA para que considere a correta remuneração dos aeronautas desligados para fins de percepção do seguro-desemprego. 

A liminar determina que a Latam considere os salários brutos dos três últimos meses para o cálculo da média aritmética do seguro-desemprego, porém esta decisão só será cumprida quando processo transitar em julgado —ou seja, quando não houver mais possibilidade de recurso por parte da empresa.

Caso não seja aprovado o recurso administrativo, há pedido na ação coletiva proposta pelo SNA para que a Latam indenize o tripulante, tendo como referência a diferença do valor devido a título de seguro-desemprego.

Em caso de dúvida, entre em contato com o SNA.

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Os sindicatos de pilotos da Alemanha, Áustria, Coreia do Sul, Estados Unidos, Holanda, Hong Kong e Índia, membros da Ifalpa (Federação Internacional de Associações de Pilotos de Linhas Aéreas), enviaram cartas de apoio ao SNA em referência ao caso recente de dumping social praticado pela Latam Airlines Brasil, por ter exercido pressão nos tripulantes para a aceitação de reduções permanentes nas remunerações.
 
As mensagens foram recebidas após a Ifalpa publicar em seu site o pedido de assistência mútua feito pelo SNA em nome dos pilotos da Latam.
 
Para ler a publicação, acesse o link: https://tinyurl.com/y4s4oxok.
 
O SNA explicou a seus pares na Ifalpa que, desde o início de setembro, a Latam Chile vem executando a rota São Paulo (GRU) - Nova York (JFK) e passou a operar as rotas GRU - Madrid (MAD) e GRU - Orlando (MCO) em outubro. A empresa chilena anunciou que somente voltaria a operar estas rotas com a Latam Brasil se os tripulantes brasileiros aceitassem um acordo com reduções permanentes nos salários.
 
Em uma das mensagens de suporte aos aeronautas brasileiros, a associação dos pilotos da Alemanha manifesta preocupação com a situação: "é um acontecimento lamentável que pilotos de todo o mundo tenham que enfrentar conflitos semelhantes nos últimos tempos, e nós temos que estar juntos durante essa crise".
 
O sindicato de pilotos da Áustria ressalta que o estabelecimento de um diálogo social construtivo entre a empresa e os representantes dos pilotos deveria ser o objetivo principal dos gestores da Latam e que o conflito com os empregados levanta várias preocupações na organização, incluindo questões relacionadas à segurança de voo durante a crise.
 
A associação de pilotos dos Estados Unidos afirma que, embora o mercado global de companhias aéreas tenha se tornado mais competitivo, os princípios básicos de manutenção de uma carreira e dos termos e das condições que promovem uma boa qualidade de vida aos pilotos nunca devem fazer parte da competição.
 
Já o sindicato holandês ressaltou: "a empresa coloca os pilotos uns contra os outros, medidas que nós, como uma comunidade internacional de pilotos de linha aérea, não devemos tolerar”.
 
Veja todas as mensagens enviadas na íntegra:
 
- Estados Unidos - https://tinyurl.com/y5xrps7c 
- Coreia do Sul - https://tinyurl.com/yxlymjva
 

Após receber o resultado da votação que aprovou a negociação do SNA com a Latam Airlines Brasil, o TST (Tribunal Superior do Trabalho) determinou que o sindicato e a empresa estabeleçam uma interlocução direta e apresentem o resultado dessas reuniões para o tribunal até o dia 14 de outubro.

Diante do exposto, o SNA agendou uma reunião com a Latam na quinta-feira (8) à tarde e irá realizar uma live no mesmo dia, às 20h, em seu canal no Youtube, para repassar aos tripulantes o resultado deste encontro. 

Nos dias 1º e 2 de outubro, os aeronautas da Latam aprovaram que a diretoria do SNA negocie com a empresa mudanças permanentes no modelo de remuneração. Veja o resultado da votação: https://tinyurl.com/y6mw8w9r.

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post live latam 8out

Em votação on-line realizada nos dias 1º e 2 de outubro, os tripulantes associados da Latam Airlines Brasil deliberaram por autorizar que a diretoria do SNA negocie com a empresa mudanças permanentes no modelo de remuneração.

Veja a seguir os números da votação, que foi dividida por função.

- Comandantes: 65,5% a favor e 34,5% contra.
- Copilotos: 65,4% a favor e 34,6% contra.
- Comissários: 55,7% a favor e 44,3% contra.

Diante deste resultado, o SNA irá apresentar a resposta da categoria para o TST (Tribunal Superior do Trabalho), mediador da negociação com a Latam, que encaminhará os próximos passos.

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O SNA convoca os tripulantes associados da Latam Airlines Brasil para votação on-line, entre os dias 1º e 2 de outubro, para deliberação de autorização à diretoria do SNA para iniciar ou não negociação de acordo coletivo de trabalho de redução permanente no modelo de remuneração da empresa.

Editais de convocação da votação:
- Comandantes: https://tinyurl.com/ybnxaodn
- Copilotos: https://tinyurl.com/y84a3xsj
- Comissários: https://tinyurl.com/yalc2bvh

- Live de esclarecimentos realizada no dia 29 de setembro: https://www.youtube.com/watch?v=-li8eGRFAzc.

A votação on-line terá início às 9h do dia 1º de outubro e será encerrada às 17h do dia 2 de outubro.

Para votar, acesse o link a seguir a partir das 9h do dia 1º de outubro e siga todas as instruções: https://votacao.aeronautas.org.br.

Caso o tripulante enfrente qualquer dificuldade, deverá entrar em contato com o SNA pelo WhatsApp (11) 99959-5241 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Em pedido de mediação de negociação feito ao TST (Tribunal Superior do Trabalho) no dia 21 de setembro, a Latam afirmou ter ainda 1.200 tripulantes excedentes —e que tem o objetivo de reduzir 20% o custo de sua folha de pagamento com os aeronautas.

A empresa ainda não apresentou uma proposta concreta para evitar demissões, mas o TST intimou o SNA a deliberar em assembleia a autorização para iniciar o processo de negociação de uma redução permanente.

Veja manifestação formal da empresa no procedimento de mediação: https://tinyurl.com/y5rablak.

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Veja como foi a live realizada na noite de terça-feira (29) pelo SNA em que foram feitos esclarecimentos aos tripulantes da Latam a respeito da votação para deliberar sobre autorização à diretoria do sindicato para iniciar ou não negociação sobre acordo coletivo de trabalho de redução permanente no modelo de remuneração da empresa.

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Veja os editais de convocação das AGEs Plebiscitárias:
- Comandantes: https://tinyurl.com/ybnxaodn
- Copilotos: https://tinyurl.com/y84a3xsj
- Comissários: https://tinyurl.com/yalc2bvh

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EDITAL CONVOCATÓRIO DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA PLEBISCITÁRIA

O Sindicato Nacional dos Aeronautas - SNA, nos termos do seu Estatuto Social, por seu Diretor Presidente, ao final assinado, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo disposto no artigo 27, alínea “a”, combinado com os artigos 20, 21, caput e §4º, 22, caput e §2º, 24, 25 “c ” e parágrafo único, “b”, 30 caput e §3º e 31, §1º, todos do referido Estatuto Social e observados os demais requisitos estatutários e legais, convoca os comissários associados ao SNA da Latam Airlines Brasil, que ingressaram no quadro social até às 12h do dia 30 de setembro de 2020, a participarem da Assembleia Geral Extraordinária Plebiscitária, que devido a impossibilidade de ser efetuada presencialmente, será feita totalmente em ambiente virtual com votação on-line, que será iniciada no dia 1 de outubro de 2020, às 09h, e encerrada no dia 02 de outubro de 2020 às 17h, com a seguinte ordem do dia: deliberação sobre autorização à Diretoria do SNA para negociar, em nome dos aeronautas da Latam, perante a mediação do Tribunal Superior do Trabalho, acordo coletivo de trabalho de redução permanente no modelo de remuneração da empresa, conforme parâmetros propostos pela Latam

São Paulo, 29 de setembro de 2020.

Ondino Dutra Cavalheiro Neto
Diretor Presidente