A Latam apresentou nesta sexta-feira (7) os números de comandantes, copilotos e comissários que fizeram adesão aos programas de PDV/PAPI, bem como os aposentados ou aposentáveis com complementação ou suplementação salarial, com diferentes origens, o que diminui o número dos que serão demitidos pela companhia.

Inicialmente, a Latam anunciou o corte de 351 comandantes, 349 copilotos e 2058 comissários.

Os aeronautas nas condições apresentadas abaixo que estão fora da linha de corte são aqueles que diminuem a lista dos demitidos.

Veja os números divulgados pela Latam

- Comandantes fora do corte
AERUS: 2
FAB: 1
INSS/FAB: 2
PDV/PAPI: 34
PDV/FAB: 1
PDV: 18

- Copilotos fora do corte
PDV: 6

- Comissários fora do corte
PCMA: 14
PDV: 206

Os casos que se encontram dentro da linha de corte não têm impacto no número de demitidos.

- Comandantes dentro da linha de corte
INSS: 9
INSS/FAB: 1
LNR: 3
PDV/PAPI: 16
PDV: 9
LIMINAR: 3
CIPA: 1

- Copilotos dentro da linha de corte
INSS: 3
LNR: 3
PDV: 5
FAB: 4

- Comissários dentro da linha de corte
PCMA: 3
PDV: 70
Estabilidades Legais: 19
INSS: 92
LNR: 70
Contrato Suspenso: 1

Veja orientações para tripulantes da Latam em caso de demissão: https://tinyurl.com/y4es69b8.

Associe-se ao SNA
Via site: https://tinyurl.com/associe-se-sna
Via Whatsapp: 21 98702-6770
Via app: Procurar SNA no Google Play ou na Apple Store    

Com o anúncio da Latam de que vai proceder à demissão de cerca de 2700 tripulantes, após descontinuar as negociações com o SNA para acordos coletivos temporários que poderiam preservar os empregos, o sindicato preparou uma série de orientações aos associados.

Veja todos os artigos: https://tinyurl.com/y4hlnd4u.

Os artigos também estão disponibilizados no Portal do Associado (https://portal.aeronautas.org.br). Basta clicar no menu “Latam” que aparece à esquerda e navegar pelos artigos.

Os textos trazem orientações sobre homologação, verbas rescisórias, FGTS, planos de saúde, seguro-desemprego, renegociação de dívidas e financiamentos, contratos de locação, pensão alimentícia e recolocação profissional, entre outras coisas.

Além disso, os associados têm à disposição os seguintes canais de atendimento:

E-mail: tripulantes.latam@aeronautas.org.br
WhatsApp: 11 95375-0095 (somente para associados)
Telefone: 11 5090-5100

Caso o tripulante não faça parte do nosso quadro social, ressaltamos que é possível ingressar como sócio assistencial e, dessa forma, utilizar todos os serviços disponíveis.

Associe-se ao SNA
Via site: https://tinyurl.com/associe-se-sna
Via Whatsapp: 21 98702-6770
Via app: SNA no Google Play ou Apple Store    

O deputado Coronel Tadeu (PSL-SP), que compõe a Frente Parlamentar dos Aeronautas, esteve presente nesta quinta-feira (6) na manifestação feita por tripulantes no aeroporto de Guarulhos contra a Latam, que anunciou que vai demitir cerca de 2700 pilotos e comissários.

O parlamentar chegou a se reunir com a direção da Latam na tarde desta quinta para tentar uma última oportunidade de negociação com a empresa para preservar os empregos, porém a companhia manteve sua decisão de proceder aos desligamentos.

O SNA e a categoria agradecem ao deputado pelo empenho.

Fiquem atentos aos nossos meios de comunicação pra novidades.

Associe-se ao SNA
Via site: https://tinyurl.com/associe-se-sna
Via Whatsapp: 21 98702-6770
Via app: SNA no Google Play ou Apple Store

Diante do anúncio das demissões na Latam, o SNA tomou a iniciativa de criar um banco de currículos de tripulantes associados para buscar uma futura recolocação utilizando como base a previsão da cláusula 3.1.5 da Convenção Coletiva de Trabalho da aviação regular (veja abaixo).

Os aeronautas associados que podem enviar seus currículos para o SNA por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

O sindicato entende que o momento é delicado não só no mercado de aviação do Brasil como em todo o mundo.  No entanto existe previsão de retomada e, consequentemente, haverá demanda por tripulantes.

Assim, da mesma forma como já foi feito anteriormente pelo SNA por ocasião da falência da Avianca, promoveremos assim que for possível roadshows e recrutamentos de empresas interessadas com prioridade para pilotos e comissários que foram demitidos da Latam.

Veja a íntegra da cláusula 3.1.5 da CCT:

“3.1.5. Recrutamento interno

Nos processos de admissão de empregados para as funções privativas de aeronautas, após o recrutamento interno, as empresas darão preferência, em igualdade de condições, aos indicados pelo Sindicato Nacional dos Aeronautas e, para tanto, informarão as condições exigidas para a admissão.

Parágrafo Único: o Sindicato manterá cadastro atualizado do pessoal disponível em condição de atender à solicitação acima referida.”

Em caso de dúvida, entre em contato com o SNA.

Canais de atendimento: https://bit.ly/3breFNZ.

Associe-se ao SNA
Via site: https://tinyurl.com/associe-se-sna
Via Whatsapp: 21 98702-6770
Via app: SNA no Google Play ou Apple Store

Na noite de segunda-feira (3), após mais uma audiência de mediação no Tribunal Superior do Trabalho, o SNA fez uma live de esclarecimentos aos aeronautas sobre o anúncio da empresa de que vai iniciar o desligamento de cerca de 2700 tripulantes.

Inscreva-se em nosso canal do Youtube para acompanhar todas as lives: https://www.youtube.com/sindicatonacionaldosaeronautas.

Associe-se ao SNA
Via site: https://tinyurl.com/associe-se-sna
Via Whatsapp: 21 98702-6770
Via app: Procurar SNA no Google Play ou na Apple Store

O SNA vai promover uma live nesta segunda-feira (3), a partir das 20h, em seu canal no Youtube, para prestar esclarecimentos aos tripulantes da Latam Airlines Brasil sobre o prosseguimento das negociações com a empresa.

Antes, também nesta segunda, às 16h, o SNA participará de audiência de mediação com a empresa e com o Tribunal Superior do Trabalho.

Inscreva-se em nosso canal do Youtube para acompanhar: https://www.youtube.com/sindicatonacionaldosaeronautas.

A mediação no TST foi solicitada pelo SNA após a categoria ter deliberado, em votação on-line, por não autorizar que o SNA negocie com a empresa mudanças permanentes no modelo de remuneração. Saiba mais: https://tinyurl.com/y2npcyvz.

Associe-se ao SNA
Via site: https://tinyurl.com/associe-se-sna
Via Whatsapp: 21 98702-6770
Via app: Procurar SNA no Google Play ou na Apple Store

Em votação realizada on-line nesta sexta-feira (31), os tripulantes associados da Latam Airlines Brasil deliberaram por não autorizar que o SNA negocie com a empresa mudanças permanentes no modelo de remuneração.

- Resultado da votação

Comissários: 79% de votos contra a autorização para negociação, e 21% de votos a favor.

Copilotos: 71% de votos contra a autorização para negociação, e 29% de votos a favor.

Comandantes: 74% de votos contra a autorização para negociação, e 26% de votos a favor.

Anteriormente, em votação realizada on-line entre os dias 23 e 27 de julho, os tripulantes rejeitaram as propostas de ACTs apresentadas pela empresa, que tinham dispositivos que condicionavam a validade dos acordos à aprovação de mudanças permanentes na remuneração.

A votação desta sexta foi realizada devido uma condição imposta pela Latam, que para continuar negociando exige que a categoria esteja disposta a negociar uma alteração permanente, reduzindo o salário.

O SNA já requereu uma audiência de mediação no TST.

Ressaltamos que o SNA já firmou mais de 60 acordos coletivos com empresas de aéreas de todos os segmentos, incluindo Gol e Azul, para enfrentamento da crise —sempre com reduções de salário e jornada temporários e com manutenção dos empregos como contrapartida.

Inscreva-se em nosso canal do Youtube para acompanhar as lives de esclarecimentos a qualquer momento: https://www.youtube.com/sindicatonacionaldosaeronautas.

Associe-se ao SNA
Via site: https://tinyurl.com/associe-se-sna
Via Whatsapp: 21 98702-6770
Via app: Procurar SNA no Google Play ou na Apple Store

De forma a atender uma solicitação da Latam Airlines Brasil, feita em reunião realizada na terça-feira (28), o SNA convoca os tripulantes associados da companhia a participar de votação on-line, que será realizada na sexta-feira, dia 31 de julho, para deliberar sobre autorizar ou não o sindicato a negociar com a empresa termos para um possível Acordo Coletivo de Trabalho sobre mudanças permanentes no modelo de remuneração.

Veja os editais de convocação da assembleia plebiscitária: comissários (https://tinyurl.com/y5cces72), copilotos (https://tinyurl.com/y4rmt8k2) e comandantes (https://tinyurl.com/y4ro7xuk).

Para votar, acesse o link a seguir a partir das 9h do dia 31 de julho e siga todas as instruções: https://votacao.aeronautas.org.br.

Caso o tripulante enfrente qualquer dificuldade, deverá entrar em contato com o SNA pelo WhatsApp (11) 99959-5241 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Se a autorização para negociação for aprovada, a Latam e o SNA negociarão os termos de uma proposta permanente que será apresentada para deliberação da categoria.

Caso a negociação não seja autorizada, a Latam afirmou que serão feitos ajustes por meio de redução de força, o que será fiscalizado pelo SNA para cumprimento da CCT vigente.

Lembramos que, em votação realizada on-line entre os dias 23 e 27 de julho, os tripulantes rejeitaram as propostas de ACTs apresentadas pela empresa, que tinham dispositivos que condicionavam a validade dos acordos à aprovação de mudanças permanentes.

Veja a gravação da live de terça (28), em que a diretoria do SNA prestou esclarecimentos sobre a nova votação: https://tinyurl.com/y4tfujd2.

Inscreva-se em nosso canal do Youtube para acompanhar as lives de esclarecimentos a qualquer momento: https://www.youtube.com/sindicatonacionaldosaeronautas.

Associe-se ao SNA
Via site: https://tinyurl.com/associe-se-sna
Via Whatsapp: 21 98702-6770
Via app: Procurar SNA no Google Play ou na Apple Store

EDITAL CONVOCATÓRIO DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA PLEBISCITÁRIA PERMANENTE

O Sindicato Nacional dos Aeronautas - SNA, nos termos do seu Estatuto Social, por seu Diretor Presidente, ao final assinado, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo disposto no artigo 27, alínea “a”, combinado com os artigos 20, 21, caput e §4º, 22, caput e §2º, 24, 25 “c ” e parágrafo único, “b”, 30 caput e §3º e 31, §1º,  todos do referido Estatuto Social e observados os demais requisitos estatutários e legais, convoca os comandantes associados ao SNA da Latam Airlines Brasil, que ingressaram no quadro social até às 12h do dia 30 de julho de 2020, a participarem da Assembleia Geral Extraordinária Plebiscitária Permanente, que devido a impossibilidade de ser efetuada presencialmente, será feita totalmente em ambiente virtual com votação on-line, que será iniciada no dia 31 de julho de 2020, às 09h, e encerrada no dia 31 de julho de 2020 às 17h, com a seguinte ordem do dia: deliberação sobre autorização ao SNA para negociar alterações permanentes no modelo de remuneração a partir de janeiro de 2022 propostas pela empresa.

São Paulo, 29 de julho de 2020.

Ondino Dutra Cavalheiro Neto
Diretor Presidente

EDITAL CONVOCATÓRIO DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA PLEBISCITÁRIA PERMANENTE

O Sindicato Nacional dos Aeronautas - SNA, nos termos do seu Estatuto Social, por seu Diretor Presidente, ao final assinado, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo disposto no artigo 27, alínea “a”, combinado com os artigos 20, 21, caput e §4º, 22, caput e §2º, 24, 25 “c ” e parágrafo único, “b”, 30 caput e §3º e 31, §1º,  todos do referido Estatuto Social e observados os demais requisitos estatutários e legais, convoca os copilotos associados ao SNA da Latam Airlines Brasil, que ingressaram no quadro social até às 12h do dia 30 de julho de 2020, a participarem da Assembleia Geral Extraordinária Plebiscitária Permanente, que devido a impossibilidade de ser efetuada presencialmente, será feita totalmente em ambiente virtual com votação on-line, que será iniciada no dia 31 de julho de 2020, às 09h, e encerrada no dia 31 de julho de 2020 às 17h, com a seguinte ordem do dia: deliberação sobre autorização ao SNA para negociar alterações permanentes no modelo de remuneração a partir de janeiro de 2022 propostas pela empresa.

São Paulo, 29 de julho de 2020.

Ondino Dutra Cavalheiro Neto
Diretor Presidente

EDITAL CONVOCATÓRIO DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA PLEBISCITÁRIA PERMANENTE

O Sindicato Nacional dos Aeronautas - SNA, nos termos do seu Estatuto Social, por seu Diretor Presidente, ao final assinado, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo disposto no artigo 27, alínea “a”, combinado com os artigos 20, 21, caput e §4º, 22, caput e §2º, 24, 25 “c ” e parágrafo único, “b”, 30 caput e §3º e 31, §1º,  todos do referido Estatuto Social e observados os demais requisitos estatutários e legais, convoca os comissários associados ao SNA da Latam Airlines Brasil, que ingressaram no quadro social até às 12h do dia 30 de julho de 2020, a participarem da Assembleia Geral Extraordinária Plebiscitária Permanente, que devido a impossibilidade de ser efetuada presencialmente, será feita totalmente em ambiente virtual com votação on-line, que será iniciada no dia 31 de julho de 2020, às 09h, e encerrada no dia 31 de julho de 2020 às 17h, com a seguinte ordem do dia: deliberação sobre autorização ao SNA para negociar alterações permanentes no modelo de remuneração a partir de janeiro de 2022 propostas pela empresa.

São Paulo, 29 de julho de 2020.

Ondino Dutra Cavalheiro Neto
Diretor Presidente

Após uma reunião que fará com a Latam nesta terça-feira (28), o SNA fará ainda hoje, às 20h, uma live em seu canal no Youtube para esclarecimentos sobre a continuidade das negociações com a empresa.

Inscreva-se em nosso canal do Youtube para acompanhar: https://www.youtube.com/sindicatonacionaldosaeronautas.

Em votação realizada on-line entre os dias 23 e 27 de julho, os tripulantes associados da Latam rejeitaram as propostas de novos Acordos Coletivos de Trabalho apresentadas pela empresa.

- Comissários: 88,6% de votos contrários à proposta, e 11,4% de votos a favor;
- Copilotos: 88,9% de votos contrários, e 11,1% de votos a favor;
- Comandantes: 89,3% de votos contrários, e 10,7% de votos a favor.

Lembramos que as propostas rejeitadas tinham previsão de redução de jornadas e salários e garantia de empregos por 18 meses, porém havia dispositivos no texto que condicionavam a validade futura dos ACTs à aprovação de acordos específicos sobre a mudança permanente na forma de remuneração.

Associe-se ao SNA
Via site: https://tinyurl.com/associe-se-sna
Via Whatsapp: 21 98702-6770
Via app: Procurar SNA no Google Play ou na Apple Store