Home Notícias Latam Latam: SNA pede tutela de urgência em ação para regularização das escalas com concessão de folga social

Latam: SNA pede tutela de urgência em ação para regularização das escalas com concessão de folga social

6 de fevereiro de 2026

Compartilhe...

O SNA apresentou pedido de tutela de urgência na ação coletiva em curso contra a Latam Airlines Brasil, requerendo a regularização das escalas de voo com a devida concessão da folga social. No pedido, o sindicato informou ao Judiciário Trabalhista a persistência das irregularidades e solicitou a imediata adequação da programação de trabalho dos aeronautas.

A primeira instância da Justiça do Trabalho deve apreciar o pedido nos próximos dias e se manifestar sobre a conduta adotada pela Latam.

De acordo com a legislação, o tripulante deve ter, no mínimo, dez folgas mensais, sendo que ao menos duas devem compreender um sábado e um domingo consecutivos, com início até as 12h do sábado, no horário de Brasília. A lei não permite que sejam consideradas como folga social aquelas que se iniciam no sábado de um mês e se encerram no domingo de outro.

Histórico

O pedido de tutela de urgência foi apresentado no processo já em curso diante da repetição do problema em janeiro de 2026 e da ausência de regularização por parte da empresa.

Em julho de 2024, o SNA constatou irregularidades nas escalas referentes ao mês de agosto e ajuizou ação judicial com o objetivo de assegurar a correta concessão das folgas sociais e impedir a reincidência da prática. A ação foi julgada improcedente em primeira instância, sob o entendimento de que não teriam sido individualizados os aeronautas prejudicados, decisão contra a qual o sindicato interpôs recurso.

O Ministério Público do Trabalho também recorreu, apontando nulidade processual, uma vez que não foi devidamente cientificado do andamento da ação, em desacordo com a Lei da Ação Civil Pública. Em 4 de fevereiro de 2026, a segunda instância da Justiça do Trabalho acolheu o pedido do MPT, anulou a sentença e determinou o retorno do processo à primeira instância para novo julgamento.

Fiquem atentos aos nossos meios de comunicação para qualquer novidade sobre o caso.

Em caso de dúvida, entre em contato com o SNA.

Canais de atendimento: https://tinyurl.com/atendimento-sna

Associe-se ao SNA
Via site: https://tinyurl.com/associe-se-ao-sna
Via WhatsApp: 11 98687-0052

Voando juntos, conquistamos mais!

image_pdfBaixar como PDF!