SNA solicita esclarecimentos à Aena sobre inspeção dos aeronautas no aeroporto de Congonhas
8 de agosto de 2025
O SNA enviou ofício à Aena Brasil, administradora do aeroporto de Congonhas, solicitando esclarecimentos sobre a inspeção dos aeronautas no portão “M” do referido aeroporto.
Segundo relatos dos tripulantes, o pórtico detector de metais instalado no portão “M” tem dificultado o embarque dos aeronautas presentes no local para assumir suas programações de voo, já que passou a acusar, há algumas semanas, a presença de metais, mesmo após a retirada de objetos pessoais e partes do uniforme, como cintos, sapatos, broches e crachás.
Isso tem atrasado o embarque dos tripulantes e causado constrangimento, além de formar longas filas de espera, devido ao compartilhamento da esteira com mercadorias, prejudicado o fluxo dos aeronautas.
Além disso, o sindicato tomou conhecimento de que os APACs (Agentes de Proteção da Aviação Civil) estão solicitando, insistentemente, a revista manual dos aeronautas após o uso do detector de metais, sem a presença de autoridade feminina para a revista.
O SNA reforça que, como os tripulantes oferecem menor grau de risco, acessam com frequência as áreas restritas, por fazerem parte de seu local de trabalho, segundo as regras da OACI (Organização da Aviação Civil Internacional), devem ser submetidos a regras diferenciadas, conforme critérios de facilitação do transporte aéreo, baseados em risco.
Desta forma, o sindicato solicitou à Aena a revisão dos detectores de metais, tendo em vista que tem influenciado na mobilidade dos tripulantes, causando transtornos aos mesmos.
Em caso de dúvida, entre em contato com o SNA.
Canais de atendimento: https://tinyurl.com/atendimento-sna
Associe-se ao SNA
Via site: https://tinyurl.com/associe-se-ao-sna
Via Whatsapp: 11 98687-0052
Juntos vamos mais longe!