Home Notícias Aeroportos Aena Brasil divulga boletim de segurança operacional sobre RDR e EMAS do aeroporto de Congonhas

Aena Brasil divulga boletim de segurança operacional sobre RDR e EMAS do aeroporto de Congonhas

27 de novembro de 2023

O departamento de Safety da Aena Brasil, administradora do Aeroporto de São Paulo/Congonhas divulgou um boletim de segurança operacional sobre os dispositivos RDR (Runway Distance Remaining) e EMAS (Engineered Material Arresting System).

Veja o boletim emitido pela Aena: https://bit.ly/3RiyEGo

O RDR está localizado em ambas laterais das pistas de pouso e decolagem (RWY). É uma sinalização vertical luminosa, com um numeral de cor branca em um fundo preto, que indica a distância remanescente da RWY em uso durante a decolagem ou o pouso da aeronave. O sistema segue o padrão da FAA (Federal Aviation Administration), órgão regulador da aviação civil nos EUA.

Já o sistema EMAS está localizado somente nas cabeceiras da RWY principal. É um sistema de desaceleração de aeronaves com viés à proteção dos eventos de “overrun”. Este sistema incrementa a proteção da área de segurança de fim de pista equivalente à RESA (Runway End Safety Area).

Associe-se ao SNA
Via site: https://tinyurl.com/associe-se-ao-sna
Via Whatsapp: 11 98687-0052

Juntos vamos mais longe!