Home Notícias Deputado apresenta outro projeto para permitir cabotagem na Amazônia Legal sem ressalvas trabalhistas

Deputado apresenta outro projeto para permitir cabotagem na Amazônia Legal sem ressalvas trabalhistas

28 de março de 2024

O deputado federal Maurício Carvalho (União/RO) apresentou, na quarta-feira (27), um PL (Projeto de Lei) que permite a prática de cabotagem aérea na Amazônia Legal sem as devidas ressalvas trabalhistas.

O PL 1007/2024 permite a prestação de serviço aéreo doméstico por empresas estrangeiras na região da Amazônia Legal e altera o art. 6º da Lei do Aeronauta, para que essas empresas não sejam obrigadas a seguir a legislação brasileira em relação ao contrato de trabalho. A matéria aguarda despacho para as comissões permanentes.

O SNA é totalmente contrário a esse projeto, pois elimina a exigência de tripulação brasileira, indo na contramão do investimento na criação de postos de trabalho brasileiros.

Reforçamos que este projeto é semelhante aos que tramitam no Senado Federal. No entanto, em um dos projetos do Senado, o PL 4.715/2023, o sindicato conseguiu a inclusão de uma emenda para garantir a proteção ao trabalho do aeronauta na navegação aérea de cabotagem.

O SNA está atento à tramitação deste novo projeto, prejudicial à categoria dos aeronautas, e vai atuar junto aos deputados para que os direitos dos tripulantes brasileiros sejam preservados.

Fiquem atentos aos nossos meios de comunicação.

Em caso de dúvida, entre em contato com o SNA.

Canais de atendimento: https://tinyurl.com/atendimento-sna

Associe-se ao SNA
Via site: https://tinyurl.com/associe-se-ao-sna
Via Whatsapp: 11 98687-0052

Juntos vamos mais longe!