Home Notícias Ifalpa pede adoção de cultura de segurança positiva na aviação mundial

Ifalpa pede adoção de cultura de segurança positiva na aviação mundial

16 de dezembro de 2021

Em artigo publicado nesta quinta-feira (16), a Ifalpa (Federação Internacional das Associações de Pilotos de Linha Aérea) defendeu a necessidade de a aviação internacional adotar uma cultura de segurança positiva genuína.

A entidade ressalta que isso deve incluir relatórios de segurança não punitivos associados e sistemas de coleta de dados, juntamente com investigações de segurança imparciais, formando elementos essenciais de um sistema de gestão de segurança.

Assim, a Ifalpa apoia fortemente o desenvolvimento de formas transparentes de políticas e procedimentos de denúncia não punitivos e voluntários, como alicerce para estabelecer e manter uma cultura de segurança positiva.

O texto lembra que a aviação comercial é geralmente considerada segura. No entanto, deve ser compreendido e aceito que a aviação é um sistema complexo e sensível à segurança. Quando um sistema perde a capacidade de gerenciar mudanças ou eventos inesperados em tempo hábil, podem ocorrer incidentes ou acidentes graves.

Veja íntegra do position paper da Ifalpa: https://tinyurl.com/4x7xkarw

Lembramos que todos os associados ao SNA têm o direito de se associarem à Ifalpa sem nenhum custo. Para isso, envie um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. informando nome completo e CPF.

Saiba mais em: https://tinyurl.com/sna-ifalpa

Associe-se ao SNA
Via site: https://tinyurl.com/associe-se-sna
Via Whatsapp: 11 98687-0052
Via app: Procurar SNA no Google Play ou na Apple Store