Home Notícias Latam Nota de Posicionamento: contratações diretas da Latam

Nota de Posicionamento: contratações diretas da Latam

9 de março de 2023

O SNA se manifesta contra a contratação direta pela Latam Airlines Brasil de novos comandantes para aeronaves A320, inclusive para pilotos sem carteira do respectivo equipamento.

A empresa comunicou ao grupo de voo, por vídeo – Latam News -, que em razão do crescimento projetado entre abril e agosto de 2023, tem a necessidade de 40 comandantes A320, que deveriam ser 40 copilotos elevados à função de comandantes, mas a companhia tomou a decisão interna de promover apenas 20 copilotos e buscar no mercado comandantes com habilitação no A320.

A Latam alega que todo o processo de elevação de copiloto para comandante demora em torno de nove meses e, além do tempo, demanda custo, logo, a contratação direta seria mais rápida e mais barata. No entanto, na vaga anunciada é possível se candidatar sem a carteira do equipamento A320.

A empresa decide por promover a contratação direta de comandantes para o A320, sabendo que possui em seu grupo de voo copilotos experientes, aguardando há mais de uma década a elevação, a fim de assumir a função de comandante.

Além disso, mais uma vez, é possível constatar que a empresa realizou demissões desnecessárias no período da pandemia. Assim, os aeronautas demitidos poderiam, agora, ser recontratados pela Latam.

No mais, o SNA relembra que em março de 2022 os tripulantes da Latam aprovaram Acordo Coletivo de Trabalho para a definição da ordem classificatória da lista de pilotos utilizada para transição entre frotas narrow/wide body e elevação de nível de copiloto para comandante, o qual deve ser observado.

Desta forma, reforçamos nosso posicionamento contrário às contratações diretas por parte da Latam e esperamos que a empresa reveja o processo seletivo, priorizando os pilotos que integram o grupo de voo da empresa, respeitando a lista única de pilotos.

Em caso de dúvida entre em contato com o SNA.

Canais de atendimento: https://tinyurl.com/atendimento-sna

Associe-se ao SNA
Via site: https://tinyurl.com/associe-se-ao-sna
Via Whatsapp: 11 98687-0052