SNA apoia iniciativa da Ifalpa, Alpa e ECA contra a redução de pilotos na cabine de comando

10 de março de 2023

O SNA manifesta apoio à iniciativa da Ifalpa (Federação Internacional das Associações de Pilotos de Linha Aérea), Alpa (Airline Pilots Association) e da ECA (European Cockpit Association) contra a intenção de fabricantes de aeronaves de reduzir o número de pilotos nas cabines de comando.

As três entidades internacionais de pilotos lançaram um comunicado em conjunto, se posicionando sobre o tema.

O comunicado, assinado pelos presidentes das três entidades, reforça que as empresas que apoiam essa redução estão visando apenas o lucro em detrimento à segurança de voo. Um dos pontos destacados pelas associações de pilotos é que em situações anormais ou de emergência durante o voo, se faz necessária a presença de pelo menos dois pilotos, para que possam “operar a aeronave, monitorar operações de voo, gerenciar ferramentas automatizadas e detectar e corrigir erros que possam ocorrer em um ambiente de trabalho complexo e dinâmico”.

O comunicado também destaca um estudo de 2017, realizado pela NASA e pela FAA (Federal Aviation Administration), demonstrando o risco de segurança inaceitável representado pelas operações de voo de um único piloto, especialmente durante eventos anormais.

Leia o comunicado (em inglês): https://bit.ly/3l5UlMu

Na próxima semana, a Ifalpa dará início a uma campanha contra a possibilidade de piloto único na cabine comando.

O SNA reforça o apoio às premissas defendidas pelas associações internacionais e estará presente em todas as etapas da campanha.

Fiquem atentos aos nossos meios de comunicação.

Em caso de dúvida, entre em contato com o SNA.

Canais de atendimento: https://tinyurl.com/atendimento-sna

Associe-se ao SNA
Via site: https://tinyurl.com/associe-se-ao-sna
Via Whatsapp: 11 98687-0052