SNA lança acervo histórico em comemoração aos 82 anos de fundação

26 de janeiro de 2024

No dia 14 de janeiro, o SNA comemorou 82 anos de história. Em 1942, o sindicato foi fundado como Associação Profissional no Rio de Janeiro e, em 1947, estendeu a sua base para todo o território nacional, passando a se chamar Sindicato Nacional dos Aeronautas.

Para celebrar a data, o SNA lança neste mês de aniversário o seu acervo histórico digital.

Visite: https://acervo.aeronautas.org.br/

O acervo irá contar a história do sindicato, sua importância nas lutas por direitos, melhores condições de trabalho e conquistas dos aeronautas.

O SNA possui uma diversidade de documentos que começaram a ser produzidos e acumulados desde 1942. Ao longo dessas oito décadas, esse acervo documental foi aumentando gradativamente, pois é necessário preservar permanentemente documentos que asseguram direitos à categoria, como homologações, estatutos, atas de assembleia e processos trabalhistas.

Além disso, o SNA também constituiu um arquivo em função das atividades sindicais, incluindo publicações técnicas relacionadas a direitos trabalhistas e segurança de voo, para orientar melhor os aeronautas sobre seus direitos, além de jornais sindicais e peças de comunicação, como cartazes e panfletos, para engajamento e organização da categoria com o objetivo de dar publicidade às atuações.

Entre os destaques do acervo digital do SNA está uma planilha com os itens da antiga Biblioteca Aldo Pereira, com mais de 6 mil títulos disponíveis, que poderão ser consultados pelo público em geral.

O acervo também conta com um guia para que o usuário possa orientar suas buscas e pesquisas, com um mapa panorâmico de tudo que estará disponível no acervo, além de uma linha de tempo interativa, com os principais e mais relevantes fatos e marcos históricos relativos à história do SNA.

No portal há materiais diversos de acervos pessoais de aeronautas que foram doados ao sindicato, enriquecendo ainda mais a memória do SNA. O Departamento de Memória do sindicato está realizando o tratamento de outros documentos, que serão disponibilizados em breve.

O SNA destaca que as pessoas que quiserem contribuir com o acervo com fotos e documentos, ou precisarem realizar pesquisas nos materiais físicos, inclusive nos livros da Biblioteca Aldo Pereira, podem entrar em contato pelo e-mail: memoria.sna@aeronautas.org.br

Em caso de dúvida, entre em contato com o SNA.

Canais de atendimento: https://tinyurl.com/atendimento-sna

Associe-se ao SNA
Via site: https://tinyurl.com/associe-se-ao-sna
Via Whatsapp: 11 98687-0052
Juntos vamos mais longe!