SNA participa da sétima reunião do grupo de trabalho contra o risco baloeiro

14 de setembro de 2016

O Sindicato Nacional dos Aeronautas participou nesta quarta-feira da sétima reunião do grupo de trabalho da SAC (Secretaria de Aviação Civil) formado para tentar mitigar os problemas do risco baloeiro no espaço aéreo brasileiro. Também participaram a Ifalpa (Federação Internacional das Associações de Pilotos) e a Asagol.

Entre os assuntos discutidos esteve a preocupação com o aumento do número de avistamentos de balões nos últimos meses. O SNA e a Ifalpa ressaltaram a necessidade de ações efetivas dos órgãos de segurança pública para coibir o lançamento ilegal de balões, o que põe a aviação em risco.

O grupo de trabalho, que também conta com participações de Anac, Decea, Cenipa e Abear, foi formado após a Ifalpa ter enviado, em abril deste ano, um comunicado à SAC em que informou que o espaço aéreo do país foi rebaixado para a categoria Criticamente Deficiente um dos motivos principais foi justamente o perigo baloeiro.

A próxima reunião do grupo de trabalho está agendada para o dia 4 de outubro, na Secretaria de Aviação Civil, em Brasília.

Reforçamos o pedido para que todos os pilotos reportem avistamentos de balões, afim de ajudar no monitoramento pelas autoridades.