Nota de posicionamento: SNA manifesta apoio aos trabalhadores do aeroporto Carlos Prates em BH

24 de março de 2023

O SNA manifesta seu apoio aos profissionais a aviação do aeroporto Carlos Prates, em Belo Horizonte (MG). Em portaria publicada no dia 15 de dezembro de 2022, o Ministério da Infraestrutura revogou a atribuição da Infraero para exploração do aeroporto.

Nem a prefeitura de Belo Horizonte, nem o governo do estado de Minas Gerais quiseram assumir a administração do mesmo e, desta forma, o Carlos Prates deve ser totalmente desmobilizado até o dia 31 de março, com fechamento previsto em 1º de abril.

Centenas de profissionais da aviação serão afetados com o fechamento do Carlos Prates. Diversos tripulantes que operam no aeroporto, assim como instrutores de voo e alunos deixarão de ter acesso à estrutura do local.  

O SNA entende que o encerramento das atividades no aeroporto também é altamente prejudicial à formação de pilotos, já que o Carlos Prates é o segundo mais importante polo de instrução de voo no país. Cinco escolas de formação de aeronautas funcionam no local e formam, em média, 500 alunos por ano.

É importante ressaltar a vocação do Carlos Prates para a formação de mão de obra de pilotos, mecânicos e aeronautas para o Brasil e para o mundo, treinamento de forças de segurança e manutenção, além da aviação aero desportiva, aviação geral de pequeno porte e a aviação de asa rotativa.

O SNA vê com preocupação o encerramento das atividades do aeroporto Carlos Prates e reforça seu posicionamento contrário, esperando que o Ministério dos Portos e Aeroportos revogue a portaria nº 1632, para não só preservar os empregos dos profissionais da aviação, bem como para manter em funcionamento um importante centro de formação de aeronautas.

Associe-se ao SNA
Via site: https://tinyurl.com/associe-se-ao-sna
Via Whatsapp: 11 98687-0052