Home Notícias Azul SNA ingressa com ação contra a Azul para coibir a inserção de “dia oculto/em branco” nas escalas

SNA ingressa com ação contra a Azul para coibir a inserção de “dia oculto/em branco” nas escalas

7 de dezembro de 2023

O SNA ingressou, nesta quinta-feira (7), com ação coletiva contra a Azul Linhas Aéreas para que a companhia deixe de reprogramar as escalas utilizando o “dia oculto/em branco” como tempo do tripulante à disposição da empresa.

O problema de inserção do “dia oculto/em branco” nas escalas dos tripulantes da Azul vem sendo debatido com a empresa desde 2017, quando o SNA recebeu as primeiras denúncias acerca do tema.

Após diversas reuniões, compromissos firmados pela empresa e não cumpridos, sob alegação de se tratar de um problema sistêmico, aliado ao significativo aumento de denúncias de que a companhia continua utilizando o “dia oculto/em branco” nas escalas, o sindicato ingressa com a ação contra a empresa.

Na ação, o SNA solicita que a Azul registre, nas escalas planejadas/publicadas, os horários de início e término de voos, serviços de reserva, sobreaviso e folgas. Além disso, o sindicato solicita a proibição da consignação de situações de trabalho e horários não definidos, tais como o “dia oculto/em branco”, conforme a Lei do Aeronauta.

O SNA solicitou ainda que a empresa efetue o pagamento das diferenças remuneratórias para todos os aeronautas que tiveram a designação na escala programada/publicada a inserção do “dia oculto/em branco”.

A ação contempla, ainda, a extinção de todas as faltas, descontos e demais penalidades impostas aos aeronautas que não aceitaram alterações de programações no “dia oculto/em branco” e o consequente ressarcimento dos descontos.

O SNA pede ainda que a empresa seja condenada ao pagamento de indenização a título de dano moral coletivo e dano existencial.

O departamento jurídico do SNA fica à disposição para esclarecimentos pelo e-mail juridico@aeronautas.org.br.

Em caso de dúvida, entre em contato com o SNA.

Canais de atendimento: https://tinyurl.com/sna-atendimento

Associe-se ao SNA
Via Whatsapp: 11 98687-0052
Via site: https://tinyurl.com/associe-se-sna

Juntos vamos mais longe!